Fragatas FREMM franco-italianas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#316 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 18, 2011 8:44 pm

soultrain escreveu:Também.

Mas remeto à minha primeira pergunta.
Obviamente, nós como não estamos na MB, temos informacões pouco detalhadas, em contraponto a nossa marinha.

Se pelas informacões que nós entusiastas podemos conseguir através de consultas de acesso públicó eu nutri uma grande simpatia pela FREMM e ao mesmo tempo se tem a noticia que o modelo italiano é preferido pela MB, para mim é o suficiente para determinar a inclinacão, embora eu sempre, assim como vc, deseje saber mais.




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soultrain
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#317 Mensagem por soultrain » Seg Jul 18, 2011 9:01 pm

Pepê Rezende escreveu:
soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...

Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
Os franceses também topam, mas a italiana tem 70 milhões de razões a menos para ser a favorita... Não sei se fui claro! A Type 26, por sua vez, tem 180 milhões de razões a mais para que a MB não a queira, além de quatro anos a mais de espera.

Abraços

Pepê
Foi claro, eu meteria as barbas de molho depois do que os Italianos fizeram, mas topam mesmo? Não é como meter um motor de um Fusca num Lamborgini?





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NJ
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#318 Mensagem por knigh7 » Seg Jul 18, 2011 9:10 pm

Aliás estou querendo muito saber qual a propulsão oferecida pelos franceses e italianos a MB para alcancar uma velocidade de cruzeiro maior. Espero que tenha se mantido o sistema CODLAG, mais silencioso, mas não sei se fizeram isso.




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#319 Mensagem por lynx » Seg Jul 18, 2011 9:12 pm

Só uma observação de quem está fora desse circuito (mas vai voltar em breve :roll: ) faz um ano: as FREMM precisam de muuuitas alterações para atenderem os requisitos da MB. Por isso quem abrir mais a arquitetura, com um custo acessível é claro, leva vantagem.




Carlos Mathias

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#320 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Jul 18, 2011 9:33 pm

Foi isso que eu quis dizer. :)




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#321 Mensagem por lynx » Seg Jul 18, 2011 10:13 pm

Carlos Mathias escreveu:Foi isso que eu quis dizer. :)
Bingo!




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#322 Mensagem por Pepê Rezende » Seg Jul 18, 2011 10:18 pm

soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...

Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
Os franceses também topam, mas a italiana tem 70 milhões de razões a menos para ser a favorita... Não sei se fui claro! A Type 26, por sua vez, tem 180 milhões de razões a mais para que a MB não a queira, além de quatro anos a mais de espera.
soultrain escreveu:Foi claro, eu meteria as barbas de molho depois do que os Italianos fizeram, mas topam mesmo? Não é como meter um motor de um Fusca num Lamborgini?
O Siconta é um excelente sistema, muito próximo do desempenho do DNA da BAe System. Aprendemos muito depois de integrar radares holandeses e britânicos a mísseis antiaéreos italianos e mísseis Exocet MM40 franceses e sonares britânicos a torpedos norte-americanos... O know why e o know how não se perderam.

Abraços

Pepê




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#323 Mensagem por Penguin » Ter Jul 19, 2011 12:33 am

Lançada a primeira FREMM Italiana, ‘Carlo Bergamini'

http://www.naval.com.br/blog/2011/07/18 ... bergamini/

Imagem

http://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/Lan%C3%A7amento-FREMM-Carlo-Bergamini-foto-2-Marinha-Italiana.jpg

Imagem




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#324 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 19, 2011 1:21 am

esse artigo é do ano passado. Coloca alguns dados interessantes, mas há equívocos.

com relacão a questões técnicas, marquei em azul o que é verdadeiro, em vermelho, o equivoco.e em amarelo o que não sei. Caso alguém divirja, sou todo-ouvidos.


Fonte: Mer et Marine

Futures frégates brésiliennes : Français et Italiens à couteaux tirés



A imprensa brasileira noticiou, há poucos dias, uma eventual assinatura de um contrato para a aquisição, por parte da indústria italiana, a tipo 18 fragatas FREMM, 10 navios de patrulha marítima e navios reabastecedores.


O contrato seria estimado em 12,7 bilhões de dólares! Mas o que pensa aimprensa brasileira? Na verdade, não muito, e o que se passa não é nada senão o efeito de anúncio provavelmente iniciado pela Itália, que também tem o respaldo de uma forte comunidade no Brasil.


Nenhum contrato foi assinado ainda e isso não vai acontecer antes de 2011, o Brasil está entrando num período de campanha eleitoral para as presidenciais de Novembro e portanto todo e qualquer contrato desta magnitude é inviabilizado pelas leis locais a menos que por ocasiões muito específicas, o que não é o caso.


Contudo, Roma não poupa esforços para tentar abocanhar o mercado brasileiro.

Nos últimos meses, vários navios da Marina Militare, tais como a fragata de defesa aérea Andrea Doria (tipo Horizon franco-italiana), fez escalas no Rio de Janeiro, apoiando a política comercial bastante musculada.


Enquanto isto, Silvio Berlusconi está programando visitar o Brasil no próximo mês “, os italianos mostram um marketing muito agressivo”, diz um perito.


Na esteira desta batalha diplomático econômica, está a necessidade de reaparelhamento da Marinha do Brasil e Roma pretende emplacar este gigantesco contrato ( O maior da atualidade) com a oferta de sua versão da Fragata Européia de Multi-Missão (FREMM), um programa executado em cooperação com Paris.


Lançado em 2005 pela França e pela Itália, o programa FREMM centra-se na construção de 17 navios para a Marinha Francesa e 10 para a Marina Militare.

Ao contrário de fragatas Horizon nas qais as francesas Forbin, Paul Knight, e italianas Andrea Doria e Caio Duilio que são exatamente (ou quase) idênticas, o Programa FREMM constitui-se em navios completamente diferentes.


A cooperação entre os países neste projeto se restringe aos estudos do casco e compra de alguns equipamentos em comum, tais como os destinados a propulsão.


Quanto ao resto, os navios franceses e italianos não têm muito a ver. Por razões orçamentais, a Itália, aliás, decidiu fazer a sua FREMM uma versão em miniatura da Horizon, utilizando o sistema de combate e o radar EMPAR.


Por sua vez, a França quis passar para a próxima geração, desenvolvendo um sistema de combate totalmente novo (notadamente por razões de evolução no sistema de guerra anti-submarino). Assim, o CMS da fragata francesa será totalmente centralizado (com gestão integrada de todos os sensores e armas), enquanto nas Horizon o sistemas são separados em (anti-aéreo e interfaces com outros sistemas integrados).



Enquanto as Horizon utilizam computadores que trabalham na escala de megabitis (tecnologia de 1995) as FREMM francesas utilizam processadores e componentes mais avançados que trabalham em escalas de gigabit ( geração 2015).


Os franceses, aliás, escolheram o radar multifunção Herakles, enquanto o navio italiano não possui radar equivalente (por falta de espaço) sendo assim o navio não dispõe do radar de vigilância de longa distância (M S 1850) da Horizon. Desta forma a FREMM italiana concentra toda a sua capacidade de detcção de longo raio na nova versão do radar EMPAR, de alcance maior.


Tanto a Francesa quanto a Italiana deslocam apenas 6.000 toneladas ou seja 1.000 toneladas a menos do que as fragatas Horizon que incorporam praticamente os mesmos equipamentos.

As margens de evolução são, portanto, reduzidas, embora os italianos tenham recentemente ampliado o seu convés. No entanto, em Roma, diz-se que os navios poderão, se necessário, empregar os mísseis Aster, o que para as versões francesas, já são juntamente com os mísseis de cruzeiro Scalp Naval ítens operacionais incluídos nos seus sitemas de armas.
A França aposta na competição para fornecimento das Fragatas para a Marinha do Brasil, e tem razões para isto uma vez que oferecerá entre outros itens, a nova geração do CMS. Ainda assim, “a equipe francesa” deve ser cautelosa, pois não se pode apenas confiar na superioridade técnica “, afirma um executivo da DCNs. Os italianos ainda são negociadores matreiros (no bom sentido), pois eles provaram novamente meses atrás no Oriente Médio, as suas façanhas, in off, para surpresa de todos arrebataram um contrato que acreditava-se ser certo de vitória Francesa.


Nesta perspectiva, pronunciamentos de efeito como estes feitos pela imprensa brasileira Brasil, provavelmente não irão faltar. A técnica é curiosa e ao mesmo tempo reminiscente dos russos, muito bons em fingir que têm contratos já preestabelecidos de forma que lançam nuvens sobre as concorrências desetabilizando os seus concrrentes.


O contexto de mudança política no Brasil também é um fator determinante, apesar da parceria estratégica assinada entre Brasil e França (que resultou na compra dos submarinos), o resultado das negociações dependerá do resultado das próximas eleições, o Proximo presidente (a) do Brasil estará livre para escolher se manterá ou não as relações com Paris no que concerne a compra de sistemas militares.

http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=113493




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#325 Mensagem por rcolistete » Ter Jul 19, 2011 9:38 am

soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...

Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
Olá soultrain,

Algumas informações colhidas com a DCNS na LAAD 2011 :
* a FREEM pode sim usar o SICONTA da MB, porém o SICONTA não seria capaz de fazer tudo o que o sistema francês faz e... o SICONTA é remotamente originado de um sistema da DCNS de há alguns anos. Elogiaram o SICONTA;
* a FREEM oferecida oficialmente à MB tem um mistura de Aster 15 e 30 (aleluia !) que a MB pode escolher à vontade;
* a motorização da FREM oferecida à MB é mais potente que a versão francesa para poder atingir velocidades mais altas (para acompanhar NAe, por exemplo).

Abraços, Roberto




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#326 Mensagem por rcolistete » Ter Jul 19, 2011 9:39 am

Pepê Rezende escreveu:
soultrain escreveu:A diferença é que os Italianos toparam tirar o sistema de combate deles e colocar o SICONTA, mas fazer isso...

Faz-me lembrar alguns episódios do FX.
Os franceses também topam, mas a italiana tem 70 milhões de razões a menos para ser a favorita... Não sei se fui claro! A Type 26, por sua vez, tem 180 milhões de razões a mais para que a MB não a queira, além de quatro anos a mais de espera.

Abraços

Pepê
A FREEM italiana (oferecida ao Brasil) poderia portar Aster 30 além de Aster 15 ???




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#327 Mensagem por knigh7 » Ter Jul 19, 2011 10:43 am

Vale ressaltar que a diferenca de valor do Aster 15 e 30 é irrisória, pois o 30 é o 15 com o booster.




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#328 Mensagem por Franz Luiz » Ter Jul 19, 2011 11:24 am

Alguém poderia resumir por favor: qual a diferença dos dois sistemas radar das italianas e francesas?




PRick

Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#329 Mensagem por PRick » Ter Jul 19, 2011 11:39 am

Franz Luiz escreveu:Alguém poderia resumir por favor: qual a diferença dos dois sistemas radar das italianas e francesas?

O Herakles é um radar mais recente e mais poderoso que o EMPAR, radar usado nas Horizons, os italianos estavam fazendo um nova versão dele, não sei como isso ficou. Como o Herakles é muito maior e pesado, ele não pode ser o radar da versão atual das FREMM italianas, o mastro principal teria que ser modificado.

[]´s




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Re: Fragatas FREMM franco-italianas

#330 Mensagem por Franz Luiz » Ter Jul 19, 2011 12:33 pm

Obrigado PRick.
Com certeza o EMPAR satisfaz as necessidades da MB, senão a proposta de FREMM Italiana não estaria tendo esta preferência pela MB.
Ou então a MB está pedindo uma proposta sob medida, com outros sistemas.




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