Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3301 Mensagem por wagnerm25 » Ter Jul 05, 2011 8:47 am

Tempos atrás vi uma matéria, no NATGEo (discovery?) sobre carros de combate alemães que podiam concentrar fogo atuando numa espécia de cluster. Ou seja, era definido um alvo e todos os carros em determinada posição concentravam fogo ao mesmo tempo e no mesmo local. Não lembro o modelo nem o nome do sistema, mas era coisa fina.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39178
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2780 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3302 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jul 05, 2011 8:50 am

Carros de Combate ou artilharia autopropulsionada?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3303 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jul 05, 2011 9:02 am

cabeça de martelo escreveu:Carros de Combate ou artilharia autopropulsionada?
Eu assisti este documentário.

Era sobre o auto propulsado alemão PzH 2000 155 mm.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3304 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jul 05, 2011 9:35 am

helio escreveu:
henriquejr escreveu:Então vamos permanecer com os M113 que, atravessam riachos mas não conseguem protejer seus ocupantes de nada maior que um 7.62mm e não tem velocidade suficiente para acompanhar os MBTs que usamos hoje!
Pois é Henrique
-Se nós temos um TO com vários rios e banhados, sendo essencial um blindado anfíbio;
...<recortado>...
Para fechar a equação é melhor modenizar nossos velhos e surrados M113
entendeu agora?

Hélio
Eu como regra não discuto a doutrina do EB.

Não me considero com conhecimento suficiente para discutir com oficiais que fizeram do exército a sua carreira e que para isto cursaram a AMAN, fizeram Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e fizeram curso de Estado Maior.

Todavia eu tenho há muitos anos uma tremenda duvida?

Qual a vantagem de um VBTP anfíbio, no contexto de outros equipamentos que não o são?

Qual a vantagem de um M113 atravessar um rio, sem que o façam os carros de combate, a artilharia, os engenheiros, que não dispõem de veículos anfíbios.

Qual a vantagem do Urutu anfíbio no Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, se o Cascavel e os jeeps não o são.

Já o VBTP-MR mostra no seu projeto uma diretriz que me parece logica: toda a família será anfíbia.

Não teremos um VBTP anfíbio atuando isolado.

Em suma, alguém pode me explicar?

Bacchi




Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3305 Mensagem por Alitson » Ter Jul 05, 2011 11:13 am

A meu ver blindados de esteiras devem operar em terra, de rodas em qualquer lugar. Mas se você quer poder de fogo e transporte anfíbio, BMP-3 na cabeça.

Regimentos de cavalaria blindada = BMP-3
Regimentos de carros de combate = MBT(Leo 2A7 ou T-90S)
Regimentos de artilharia = (M-109A5 ou PZH-2000)

[]s




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3306 Mensagem por helio » Ter Jul 05, 2011 11:31 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
helio escreveu: Pois é Henrique
-Se nós temos um TO com vários rios e banhados, sendo essencial um blindado anfíbio;
...<recortado>...
Para fechar a equação é melhor modenizar nossos velhos e surrados M113
entendeu agora?

Hélio
Eu como regra não discuto a doutrina do EB.

Não me considero com conhecimento suficiente para discutir com oficiais que fizeram do exército a sua carreira e que para isto cursaram a AMAN, fizeram Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e fizeram curso de Estado Maior.

Todavia eu tenho há muitos anos uma tremenda duvida?

Qual a vantagem de um VBTP anfíbio, no contexto de outros equipamentos que não o são?

Qual a vantagem de um M113 atravessar um rio, sem que o façam os carros de combate, a artilharia, os engenheiros, que não dispõem de veículos anfíbios.

Qual a vantagem do Urutu anfíbio no Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, se o Cascavel e os jeeps não o são.

Já o VBTP-MR mostra no seu projeto uma diretriz que me parece logica: toda a família será anfíbia.

Não teremos um VBTP anfíbio atuando isolado.

Em suma, alguém pode me explicar?

Bacchi
Bacchi
Penso eu que a doutrina do EB não limita o emprego de um VBTP ML somente escoltado por CC.
Num país repleto de rios e lagos, seu uso é fundamental. Basta dizer que temos as versões ancora do M113(provido de uma ancora para ser utilizado para desencalhar em algumas travessias), bem como o emprego em catastrofes da natureza. Há um par de anos, durante a enxurrada que assolou o estado de santa Catarina, foram os M113 que ajudaram a resgatar os flagelados. Os EE-11 apesar de anfibios patinavam na lama, e o emprego destes vetustos blindados foram primodiais.

Hélio




Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3307 Mensagem por henriquejr » Ter Jul 05, 2011 2:11 pm

Pronto... então que se repasse os M113 para as instituições de defesa civil Brasil afora!!! O que não dá é o EB permanecer com um veiculo "blindado" altamente limitado só porque ele tem a capacidade de atravessar determinados tipos de rio!!




.
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3308 Mensagem por helio » Ter Jul 05, 2011 2:31 pm

henriquejr escreveu:Pronto... então que se repasse os M113 para as instituições de defesa civil Brasil afora!!! O que não dá é o EB permanecer com um veiculo "blindado" altamente limitado só porque ele tem a capacidade de atravessar determinados tipos de rio!!
Desculpe Henrique
Eu dei apenas um exemplo de utilidade.
Então já que vc não acha que é importante ser anfibio, me explique por favor qual a finalidade do EB desenvolver a versão "ancora" utilizada pelo comandante do esquadrão.
Suponho que vc conheça esta versão.
Há poucos anos cada esquadrão do 6ºRCB tinha um M113 "ancora".
É muito fácil nomear o M113 como blindado limitado. Limitado a que? Limitado para proteção balistica? Limitado para ser aerotransportado? Limitado dentro de nosso orçamento? Limitado dentro de nossa logistica de manutenção?
Por favor enumere por ordem decrescente as prioridades para vc concluir que seja classificado como "altamente limitado". Tenho certeza que as suas prioridades para considerar "altamente limitado" não são as mesmas do EB.

Abraço

Hélio

Hélio




Carlos Mathias

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3309 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jul 06, 2011 6:16 pm

Todo veículo tem suas limitações, e todo veículo é uma solução de compromisso.




Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3310 Mensagem por brasil70 » Qua Jul 06, 2011 9:03 pm

Já que o assunto é o M113, vejam esse video de um arriado e pegando fogo na Libia. O blindado aperece no 1:00 minuto de video. :D




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3311 Mensagem por binfa » Qua Jul 13, 2011 3:16 pm

Sobre a proteção adicional da torre dos Leo 1A5....

".... as torres com até 60 milímetros, foram mais tarde reforçada no programa de eficiência de combate por chapas de aço emborrachado...."

http://data3.primeportal.net/tanks/ulrich_wrede/leopard_1a5/images/leopard_1a5_07_of_21.jpg

http://data3.primeportal.net/tanks/ulrich_wrede/leopard_1a5/images/leopard_1a5_14_of_21.jpg

http://data3.primeportal.net/tanks/ulrich_wrede/leopard_1a5/images/leopard_1a5_10_of_21.jpg

http://data3.primeportal.net/tanks/ulrich_wrede/leopard_1a5/images/leopard_1a5_03_of_21.jpg

http://data3.primeportal.net/tanks/ulrich_wrede/leopard_1a5/images/leopard_1a5_17_of_21.jpg

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Leopard_1

credito fotos: http://data3.primeportal.net/tanks

Leopard 1A5 no 67° Aniverssário do Parque Regional de Santa Maria

Imagem

Imagem

Imagem

credito: http://www.steindorffviaturas.com.br




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3312 Mensagem por binfa » Qua Jul 13, 2011 5:50 pm

EB - Leopard 1A5 Campo de instrução de Saicã (16/06/2011)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

credito: CMSM Santa Maria




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
P. K. Liulba

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3313 Mensagem por P. K. Liulba » Qua Jul 13, 2011 6:39 pm

Sinceramente.... Essa camuflagem pode ser boa para europeus, para nós é esquisita.




PRick

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3314 Mensagem por PRick » Qua Jul 13, 2011 7:36 pm

The Leopard 1A5

In 1980, though no longer being used by Germany, Krauss-Maffei felt the Leopard 1 design still had some life in it, and began a large set of modifications that would lead to the Leopard 1A5. As most later versions of the Leopard 1 were still in active use, Krauss-Maffei based their modifications at first on older Leopard 1s – primarily the Leopard 1A1A1-1A1A4. Eventually, some 1339 Leopard 1A5s would be built or upgraded from earlier versions; they formed a large part of the Greek and Canadian tank forces. Introduction of the Leopard 1A5 was in 1987.

Modifications started with the turret. The turret of the Leopard 1A1A1 was scrapped entirely, and a new all-welded turret with a large bustle was installed. This bustle held various pieces of equipment as well as ammunition, allowing ammunition capacity to be restored. Modifications to ammunition stowage itself allowed the Leopard 1A5 to use the modern long-rod APFSDS penetrators. Krupp-Atlas developed an improved new fire control system, the EMES-18 (based on the EMES-15 used in the Leopard 2), to grant the main gun and coaxial greater accuracy; this included a new ballistic computer and a laser rangefinder, as well as a better stabilization system. Thermal imaging was added for the gunner (also accessible by the commander, but not a part of his independent sight). The engine, transmission, and suspension all received incremental upgrades.

A single member of this group was further modified as an experiment, and unofficially called the Leopard 1A6. This version had bolt-on armored Lexan panels for the turret and hull, but the primary difference was the installation of the Rheinmetall 120mm main gun. It proved itself in trials, but had already been rendered superfluous by the Leopard 2. The project was not carried any further, but it’s an interesting enough “what-if” that I included it below.

http://www.pmulcahy.com/tanks/german_tanks.html
Bem interessante, ao contrário dos apressados por aqui falando em borracha, pelo que andei lendo sobre os LEXAN PANELS, são blindagem de material não metálico, e parece claro, pelas soldas na blindagem adicional, deve tratar-se de um painel composto de camadas de materiais diferentes. Muito longe de ser apenas borracha.

Interessante também as torres já estarem preparadas para receberem o canhão de 120 mm do Leo 2.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61290
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3315 Mensagem por Túlio » Qua Jul 13, 2011 7:52 pm

PRick escreveu: Bem interessante, ao contrário dos apressados por aqui falando em borracha, pelo que andei lendo sobre os LEXAN PANELS, são blindagem de material não metálico, e parece claro, pelas soldas na blindagem adicional, deve tratar-se de um painel composto de camadas de materiais diferentes. Muito longe de ser apenas borracha.

Interessante também as torres já estarem preparadas para receberem o canhão de 120 mm do Leo 2.

[]´s

PRICK, ler e fazer copy-paste é tri mas VI DE PERTO, TOQUEI E FOTOGRAFEI!

É B-O-R-R-A-C-H-A !

E não é SOLDADA, é APARAFUSADA! :wink: 8-]

Queres que eu poste as fotos de novo? :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder