Eu sei que você não os comparou.Pepê Rezende escreveu:Se vc ler com atenção verá que não comparei Barroso e Inhaúma com Sovremenny... Coloquei-as na mesma categoria das fragatas de uso costeiro tipos 053 e 054. Ao mesmo tempo, ressalto que não temos tantos inimigos portenciais quanto a China. Em relação a submarinos nucleares, a comparação fica ainda mais próxima. Eles terão quatro submarinos balísticos e nove SNA. Teremos seis SNA. O total de SSK deles chegará a 38. Nós teremos 12. Não é tão mal assim.Luís Henrique escreveu:Se seguirmos o plano até os 30 escoltas, concordo contigo.
Mas com 18 escoltas, ainda que haja semelhanças, não podemos comparar 5 corvetas Inhauma/Barroso com 4 Sovremenny.
O bicho tem quase 9.000T de deslocamento. Não sei as condições atuais dos 4 Sovremenny chineses, mas com uma modernização diria que seria um meio até superior aos 052C.
Uma dúvida, os Sovremenny chineses utilizam o Moskit???
Algo que seria interessante copiarmos é o número de escoltas para defesa antiaérea. 4 em um total de 18 eu acho pouco. Seria muito mais seguro 6 unidades, 4 para a 1ª FT e 2 para a 2ª.
Bom, contando as 2 FTs de cada país, vemos muitas semelhanças.
Mas as fragatas adicionais da China somam 26 unidades.
Somando todos os escoltas chineses temos 25 + 26 = 51 escoltas.
O número de submarinos você disse que serão 75.
Analisando este fato, eu reafirmo que não entendo o número de SNA pretendidos no PAEMB.
Gastamos DÉCADAS e MUITO dinheiro e pesquisa para obtermos tecnologia para construção da arma mais dissuasória no mar, o Submarino Nuclear. E após todo este INVESTIMENTO vamos construir apenas 6 unidades.
Gostaria que o PAEMB fosse seguido a risca e só alterassem o número de SNA de 6 para 15; mesmo que isto acarretasse a diminuição no número de SSK, algo que não precisaria acontecer.
Teriamos 30 escoltas e 30 submarinos.
Abraços
Pepê
Eu acreditava que o plano é para 15 SSK em vez de 12.
Sobre a China, com 38 SSK + 13 nucleares = 51 submarinos. E os 75 submarinos?