Distribuição das bases aéreas brasileiras
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
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- Glauber Prestes
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Acho que dá pra modificar isso. Com um eventual advento de grandes bases multifuncionais, seria interessante ter um comando geral da base, cuidando da organização geral, e abaixo (ou paralelamente) teríamos o comando de cada esquadrão.rodrigo escreveu:Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
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- saullo
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Creio que os caças multifunção, hoje F-5M e em breve (espero) o FX-2, deverão ficar em Anápolis, Santa Cruz, Canoas e Manaus.
Os caça-combardeiros A-1M ficariam em Santa Maria e Campo Grande, tirando o Esq. Adelphi do Rio de Janeiro.
Os treinadores a jato, possivelmente M-346 e os A-29 de treinamento ficariam em Natal, que seria a base de treinamento de combate por excelência.
A base do Galeão e a dos Afonsos podem ser fechadas, com Afonsos ficando só pro Musal, e a Brigada Para-quedista indo para Goiânia, numa localização central do país conforme consta do plano de modernização do EB, com os transportes pesados sendo baseados em Anápolis.
As novas de São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Vilhena poderiam receber A-29, e pode-se ter novas bases em Cascavel-PR e Santa Vitória do Palmar-RS, todas essas também operando A-29.
Para equipar todas essas bases, seria preciso mais uns 30 ou 40 A-29 além do que temos hoje.
Abraços
Os caça-combardeiros A-1M ficariam em Santa Maria e Campo Grande, tirando o Esq. Adelphi do Rio de Janeiro.
Os treinadores a jato, possivelmente M-346 e os A-29 de treinamento ficariam em Natal, que seria a base de treinamento de combate por excelência.
A base do Galeão e a dos Afonsos podem ser fechadas, com Afonsos ficando só pro Musal, e a Brigada Para-quedista indo para Goiânia, numa localização central do país conforme consta do plano de modernização do EB, com os transportes pesados sendo baseados em Anápolis.
As novas de São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé e Vilhena poderiam receber A-29, e pode-se ter novas bases em Cascavel-PR e Santa Vitória do Palmar-RS, todas essas também operando A-29.
Para equipar todas essas bases, seria preciso mais uns 30 ou 40 A-29 além do que temos hoje.
Abraços
- Pablo Maica
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Eu concordo com o Glauber que Canoas deveria ser desativada, tornando-se um terminal logistico pra dar uma desafogada no Salgado Filho.
Com a previsão de a construção de mais uma pista em SM, assim como a ampliação do aeroporto civil e a criação de um terminal para carga, a FAB podia pegar carona e trazer o Pampa, que ficaria no lugar de um dos esquedrões de A-1 (muito provavelmente do Poker), o ETA seria acomodado em uma isntalação nova (hangaretes e um predio administrativo) o 2/1 GCC seria mandado para outra base ois aqui temos o mangrulho.
E o transformaria o Binfa da BASM (que tem bastante espaço ocioso) em BINFAE.
Um abraço e t+
Com a previsão de a construção de mais uma pista em SM, assim como a ampliação do aeroporto civil e a criação de um terminal para carga, a FAB podia pegar carona e trazer o Pampa, que ficaria no lugar de um dos esquedrões de A-1 (muito provavelmente do Poker), o ETA seria acomodado em uma isntalação nova (hangaretes e um predio administrativo) o 2/1 GCC seria mandado para outra base ois aqui temos o mangrulho.
E o transformaria o Binfa da BASM (que tem bastante espaço ocioso) em BINFAE.
Um abraço e t+
- saullo
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Também pode ser interessante.Pablo Maica escreveu:Eu concordo com o Glauber que Canoas deveria ser desativada, tornando-se um terminal logistico pra dar uma desafogada no Salgado Filho.
Com a previsão de a construção de mais uma pista em SM, assim como a ampliação do aeroporto civil e a criação de um terminal para carga, a FAB podia pegar carona e trazer o Pampa, que ficaria no lugar de um dos esquedrões de A-1 (muito provavelmente do Poker), o ETA seria acomodado em uma isntalação nova (hangaretes e um predio administrativo) o 2/1 GCC seria mandado para outra base ois aqui temos o mangrulho.
E o transformaria o Binfa da BASM (que tem bastante espaço ocioso) em BINFAE.
Um abraço e t+
Abraços
- Alitson
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Caça:
Manaus - Pacau(FX-2) + Poker(A-1M)
Anápolis - Jaguar(FX-2)
Santa Cruz - Jambok(F-5EM)
Santa Maria - Centauro(A-1M) + Pampas(F-5EM)
Boa Vista - Escorpião(A-29)
Porto Velho -Grifo(A-29)
Campo Grande - Flecha(A-29) + Adelphi(A-1M) + Pif-Paf(F-5EM)
Natal - Rumba(A-29) + Joker(T-X)
T-X = novo caça LIFT da FAB
A-1M = todos os A-1 deveriam de ser modernizados e capazes de realizar missões de ataque, SEAD e reconhecimento e os esquadrões disponibilizados para estas
[]s
Manaus - Pacau(FX-2) + Poker(A-1M)
Anápolis - Jaguar(FX-2)
Santa Cruz - Jambok(F-5EM)
Santa Maria - Centauro(A-1M) + Pampas(F-5EM)
Boa Vista - Escorpião(A-29)
Porto Velho -Grifo(A-29)
Campo Grande - Flecha(A-29) + Adelphi(A-1M) + Pif-Paf(F-5EM)
Natal - Rumba(A-29) + Joker(T-X)
T-X = novo caça LIFT da FAB
A-1M = todos os A-1 deveriam de ser modernizados e capazes de realizar missões de ataque, SEAD e reconhecimento e os esquadrões disponibilizados para estas
[]s
A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
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CYMA G-18C AEP
- Thor
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).glauberprestes escreveu:Acho que dá pra modificar isso. Com um eventual advento de grandes bases multifuncionais, seria interessante ter um comando geral da base, cuidando da organização geral, e abaixo (ou paralelamente) teríamos o comando de cada esquadrão.rodrigo escreveu:Já peço desculpas se for ofensivo, mas precisam de bases também para o número de oficiais para comandar. E não é só na FAB, nem só nas forças armadas.
Abraços
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Prezado Glauber, Santa Cruz não necessita de um Binfae também?glauberprestes escreveu:O que eu vejo como uma reforma interessante é:
Anápolis
-Jaguar (Defesa Aérea), Guardião (Sensoriamento), Carcará (Rec), Pioneiro (transporte), Coral (Transporte), Cascavel (Transporte), Binfae
Boa Vista
-Escorpião (Caça)
Belém
-Gordo (transporte), Tracajá (transporte), Rumba (transporte), Falcão (Helo), Binfae
Brasília
-GTE, Guará (transporte), Condor (transporte) GEIV, Binfae
Campo Grande
-Onça (transporte), Pelicano (SAR), Flecha (caça), Centauro (caça), Parasar, 5º/1º GCC, Binfae
Florianópolis
-Phoenix (patrulha)
Manaus
-Pacau (caça), Binfae, Cobra(Transporte), Harpia (helo), Arara (transporte), 2º/1º GCC, Binfae
Natal
-Netuno (patrulha), Pif-Paf (caça), Joker (caça/instrução), Gavião (helo/instrução), Pastor (transporte), 3º/1º GCC, Binfae
Porto Velho
-Poti (helo ataque), Grifo (caça)
Santa Cruz
-Cardeal (patrulha), Jambock (caça), Adelphi (caça), Corsário (REVO), Carajá (transporte), Puma (Helo), 1º/1ºGCC
Santa Maria
-Pantera (helo), Poker (caça/rec), Hórus (rec), Pampa (Caça), Pégaso (transporte), 4º/1ºGCC, Binfae
Salvador
-Orugan (patrulha)
Afonsos
-Desativada
Canoas
-Desativada
Fortaleza
-Desativada
Galeão
-Desativada
Recife
-Desativada
Santos
-Desativada
São Paulo
-Desativada
Gde abraço!
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Hoje, durante uma entrevista aqui na BACG o Saito anunciou:
...será o Adelphi.“Daqui a quatro ou cinco anos virá, com certeza, uma unidade de combate à jato da força aérea brasileira transferido do Rio de Janeiro para cá”
http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/ ... rande.html
de volta a Campo Grande - MS.
- rodrigo
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Concordo. É um problema mais estrutural do que organizacional.rodrigo escreveu:Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.Não entendi bem o que quis dizer. Desde muitas décadas atrás, talvez desde a criação do antigo Ministério da Aeronáutica, a FAB é organizada em bases aéreas, com um comandante "geral" (Coronel) e todo os seus setores subordinados, cuja missão é "...apoiar as unidades que operem permanentemente ou provisoriamente...". As Unidades Aéreas e outros Esquadrões (GCC, BINFAE, etc) possuem um comandante (oficial superior - Major ou Tenente-Coronel), que recebem todo o apoio e comandamento administrativo da base e estão sistemicamente subordinados a um Comando Operacional (questão de ordens operacionais, diretrizes, etc).
Salvo engano, a Suécia coloca seus pilotos mais antigos para fazer a instrução. Seria interessante fazer essa modificação aqui... Além dos voluntários, Coronéis e Ten. Coronéis poderiam ser instrutores da AFA, CATRE, Gavião, e etc...
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
Pensando em POA, a manutenção da base em Canoas não fica prejudicada pela densidade populacional em torno da base, assim como a proximidade com o aeroporto civil? Não poderiam mudar tudo para SM?
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
O Trafego do salgado filho é intenso.
Aliás eu sempre achei que canoas devia ser transformada em aeroporto de carga, pra desafogar POA.
E pra quem conhece a BACo, é uma base muito antiga, ela ainda carrega aquele conceito de dispersão da WWII. Os prédios são muito distantes, a base é completamente "espalhada".
Conversando com soldados de la ja ouvi que em função disso a segurança é um ponto fraco.
Um abraço e t+
Aliás eu sempre achei que canoas devia ser transformada em aeroporto de carga, pra desafogar POA.
E pra quem conhece a BACo, é uma base muito antiga, ela ainda carrega aquele conceito de dispersão da WWII. Os prédios são muito distantes, a base é completamente "espalhada".
Conversando com soldados de la ja ouvi que em função disso a segurança é um ponto fraco.
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Re: Distribuição das bases aéreas brasileiras
E quem desempenharia as funções de Estado-Maior e direção da força, cargos que exigem maior responsabilidade e experiência??glauberprestes escreveu:Concordo. É um problema mais estrutural do que organizacional.rodrigo escreveu: Esse assunto é mais amplo e poderia ser discutido em tópico exclusivo. Mas até o número de oficiais generais é inchado.
Salvo engano, a Suécia coloca seus pilotos mais antigos para fazer a instrução. Seria interessante fazer essa modificação aqui... Além dos voluntários, Coronéis e Ten. Coronéis poderiam ser instrutores da AFA, CATRE, Gavião, e etc...
Os oficiais mais antigos, depois que já passaram por tudo isso aí, quando estão nos Comandos Operacionais (que exigem mais conhecimento e nivel de decisão), contribuem com a instrução como tripulantes do quadro de pilotos externos. Exemplo, enquanto um tenente ou capitão que é piloto organico da Unidade, que precisa voar para pegar mais e mais experiência, faz uns 2 voos por dia, um Coronel que chefia uma seção do Estador-Maior de uma FAE faz uns 3 a 5 voos por semana, a depender de sua disponiblidade a frente das inúmeras atribuições que possui.
Abraços
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