Corpo de Fuzileiros Navais

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#406 Mensagem por papagaio » Seg Mai 09, 2011 12:31 am

FCarvalho
Vc conhece a realidade dentro de uma OM do CFN para afirmar que tudo é tão real assim ?
Vc tem certeza que os Grupamentos do CFN, fora da FFE vivem e respiram operacionalidade ?
Abs,




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#407 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 09, 2011 7:17 pm

Sapão
Sem querer ofender você FCarvalho, mas a declaração acima é sim uma ofensa, no minimo uma declaração de que o EB não atua em ambientes de operações reais.

E nada poderia estar mais longe da realidade do que essa afirmação.
Guerra
Não tem cabimento essa comparação. O EB tem a brigada paraquedista, a brigada operações especiais, a brigada aeromovel. E estamos falando aqui de brigadas. Porque uma coisa é equipar um btl, a outra coisa é equipar uma brigada, e no caso da inf mec o "sonho" não é apenas uma brigada. Eu acho isso real. A menos, é obvio, que o tamanho do territorio brasileiro for uma ilusão de otica.
Bom, Guerra e Sapão, colegas foristas, vai aqui meu esclarecimento.

Quanto me referi a operacionalidade da FFE e realidade, me referia à disponibilidade para aquisição/uso de forma regular/planejada de produtos, projetos e/ou sistemas militares nacionais ou importados.

Jamais afirmei que o EB não é operacional, que não tem om's operacionais ou que não trabalha com essa realidade. Apenas citei o caso do Guarani para exemplificar que no caso da FFE, como se trata de uma de nossas poucas forças realmente operacionais, não cabia/cabe esperar pela finalização de um projeto, como o Guarani, para manter-se equipada, por mais que seja um produto nacional. A manutenção da operacionalidade vem primeiro. Por isso a aquisição dos Piranha IV, apesar do projeto do Guarani. E como se trata de uma força pequena, e de ciunho excencialmente expedicionária, torna-se ainda mais imperativo o esforço da manutenção de sua capacidade combativa. Coisa que a MB nunca descuidou, até hoje, e isto é ponto de honra dentro do próprio CFN.

Neste sentido, o VBTP-MR Guarani, ainda é um sonho, porque se trata disso: um projeto que ainda tem que se provar viável, industrial e operacionalmente. Note-se não estou aqui denegrindo aquele, mas apenas ressaltando que para o CFN/FFE ele não interessa por ainda não ser um veiculo disponível hoje. E as necessidades do CFN/FFE são para hoje. Amanhã, se ele vier a ser tornar algo real, nos fatores que citei, aí será outra conversa. Ademais, ele é um sonho tanto quanto a mecanização da infantaria do EB, dentre outras coisas, que jamais passaram do papel ou de planos. As FT's da vida não me deixam mentir.

Sendo assim, o CFN não pode medir sua operacionalidade/capacidade de combate por recursos/produtos que poderão vir a ser.

Hora, o EB tem mais de 20 bgdas para manter, organizar e suprir. A maioria delas tem opeacionalidade duvidosa ou questionável, vide a realidade da defesa nacional. No entanto, nosso estado de eterno "sono em berço explêndido" nos propicia, graças a Deus, o tempo e as condições necessárias, frente a indiferença do Estado e a letargia politica reinantes, tempo para investir em planos (produtos) que um dia poderão vir a traduzir-se em operacionalidade concreta para, senão a totalidade dessas bgdas, ao menos para a maioria delas. Esse luxo nos podemos nos dar. Mas essa realidade não é factível ao CFN pelo que já expus acima.

Aliás, é bom que se diga, nenhum exÉrcito no mundo pode viver de "ilhas de modernidade" para poder exercer bem seu papel constitucinal. E o nosso, olhando no todo, por melhores que sejam seus quadros humanos, é hoje uma força com uma capacidade operacional absolutamente questionável e relativa. Infelizmente não é possível tapar o sol com a peneira. E isso apesar do esforços em se manter as om's ditas operacionais.

Talvez quando essa operacionalidade das "ilhas de modernidade" puderem ser aplicadas a 80/90% da força, em todos os ramos e armas, poderemos afirmar que temos uma força terrestre efetiva e operacional.

Bem, mas esta é apenas a minha opinião de leigo e estudioso do assunto.

Espero ter me feito entender. E desde já deixo minhas sinceras desculpas por qualquer ofensa ou mal entendido aos colegas militares. Esta jamais foi minha intenção.

abs cordiais.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#408 Mensagem por FCarvalho » Seg Mai 09, 2011 7:20 pm

papagaio escreveu:FCarvalho
Vc conhece a realidade dentro de uma OM do CFN para afirmar que tudo é tão real assim ?
Vc tem certeza que os Grupamentos do CFN, fora da FFE vivem e respiram operacionalidade ?
Abs,
Colega Papagaio, não sou intimo de nenhuma grupamento do CFN, e nem mesmo da FFE, mas posso afirmar com alguma segurança, que os que conheço são bastante operacionais e efetivos em suas áreas.

Claro, com as limitações que a desimportância que a defesa nacional nos obriga a observar.

saudações.




Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#409 Mensagem por sapao » Ter Mai 10, 2011 10:20 pm

Ok FCarvalho,
agora entendi seu ponto de vista.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#410 Mensagem por FCarvalho » Qua Mai 11, 2011 7:37 pm

sapao escreveu:Ok FCarvalho,
agora entendi seu ponto de vista.
[009]




Carpe Diem
Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 259
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 5:45 pm
Agradeceram: 2 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#411 Mensagem por Anderson Subtil » Sex Mai 27, 2011 11:26 am

lgum dos amigos sabe informar se o contingente de GptOpFN no Haiti sofreu um aumento de efetivos depois do terremoto? Quantos são agora?


Anderson Subtil




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37503
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3218 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#412 Mensagem por FCarvalho » Sex Mai 27, 2011 6:48 pm

Anderson Subtil escreveu:lgum dos amigos sabe informar se o contingente de GptOpFN no Haiti sofreu um aumento de efetivos depois do terremoto? Quantos são agora?


Anderson Subtil
Ao que eu saiba, não houve aumento e nem solicitação para tal. Mante-se até então os efeitvos lá estacionados. Cerca de 215 homens, entre infantaria, eng e serv. médicos.
Posto que não não concorde com tal numero, já que o Uruguai, que tem força naval muitíssimo menor é atualmente responsável pala segurança maritima do litoral haitinano.
O mesmo entendimento se aplica ao pel de inf da FAB, que chegou lá por estes dias. O EB está responsavel pela segurança da área do aeroporto de Port Príncipe. Porque a FAB não dispôe de pelo menos uma cia reforçada para tal atividade, já que lhe é próprio o serviço?
Vai entender.




Carpe Diem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#413 Mensagem por talharim » Ter Jun 28, 2011 8:16 am

COMANDO-GERAL DO CORPO DE FUZILEIROS
NAVAIS
COMANDO DO MATERIAL DE FUZILEIROS
NAVAIS
CENTRO DE REPAROS E SUPRIMENTOS
ESPECIAIS DO CFN
EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo No- 63114.001113.2010-45 objeto: sobressalentes e peças
para arma;
fundamento legal: caput e Inciso I, do artigo 25, da Lei No-
8.666/93 e Despacho No- 6844 MIR/NAJ-RJ/CGU/AGU/2010. Justificativa:
empresa detentora de Declaração de Exclusividade para
fabricação e comercialização de peças da arma Pistola Taurus.
Termo
de Justificativa de Inexigibilidade de Licitação 02/2010, 24/06/2011,
LUIZ AFONSO BOTTENTUIT LIMA, Capitão-de-Mar-e-Guerra
(FN), Ordenador de Despesas. Ratificação em 27/06/2011, ALEXANDRE
JOSÉ BARRETO DE MATTOS, Contra-Almirante (FN), Comandante
do Material de Fuzileiros Navais. Valor: R$ 139.096,06;contratada: FORJAS TAURUS S.A - CNPJ 92.781.335/0001-02.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#414 Mensagem por talharim » Qui Jun 30, 2011 8:27 am

COMANDO-GERAL DO CORPO DE FUZILEIROS
NAVAIS
COMANDO DO MATERIAL DE FUZILEIROS
NAVAIS
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
PROCESSO: 04/2011; OBJETO: aquisição de 03 (Três) Viaturas
Transporte Especializado de 3/4 TON 4x4 AMB LAND ROVER
DEFENDER 110;
FUNDAMENTO LEGAL: inciso XIX do art. 24
da Lei 8.666/93; EXPEDIÇÃO DO ATO do Ordenador de Despesa
em 29/06/2011; Termo de Justificativa de Dispensa de Licitação nº
04/2011 do CMatFN; RATIFICADO em 29/06/2011, pelo Comandante
do Material de Fuzileiros Navais.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#415 Mensagem por Naval » Ter Jul 12, 2011 11:59 pm

Marines


Um bom vídeo da Boyzada que tá se formando recentemente no CIAMPA.
A internet é uma bela ferramenta para um embusteiro :mrgreen: Típico dos 18/19 anos.
Na minha época não tinha isso. kkkkkkkkkk

Mais legal é processo de transformação de paisano pra naval. :mrgreen:


Primeiro dia CIAMPA. Só um aperitivo... :twisted:
O hoje Suboficial Boavista, na minha época sargento instrutor...como desejei matar esse cara. :evil:
Ótimo instrutor :lol:


Abraços.




Editado pela última vez por Naval em Dom Jul 31, 2011 3:18 pm, em um total de 8 vezes.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#416 Mensagem por Naval » Qua Jul 13, 2011 12:49 am

Bom video do Humaitá em Formosa. (Favor desconsiderar o locutor :roll: boy demais)


A diferença do "coice" dos morteiros 81mm acima e o 120mm.


E agora o de 60mm, nem se mexe. Bela salva de tiros. O cara escreveu erroneamente FFE, são gringos.


Abraços.




Editado pela última vez por Naval em Qua Jul 13, 2011 1:21 pm, em um total de 4 vezes.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#417 Mensagem por Naval » Qua Jul 13, 2011 1:17 am

Guerra escreveu:
- Número do beliche e alojamento;
- Estação de transbordo;
- Equipes de embarcação;
- Estação de abandono de navio;
- Locais de formatura.
O que é "estação de transbordo"?
Por acaso tava garimpando no You tube e achei esse video no Ary Caveira, vê como o bicho balança.


Videozinho da Companhia de Apoio de Fogo do Paissandu, o mais Boy dos três de Infantaria.
Pra quem não sabe, quartelex, é um período que o naval fica de molho no quartel em instrução(sem poder ir pra casa), por tempo indeterminado, como o nome mesmo diz "aquartelamento" tipo pronto emprego.


Troca de gorro do COMANF no BTL TONELERO. :)




Abraços.




Editado pela última vez por Naval em Dom Abr 21, 2013 8:34 pm, em um total de 4 vezes.
"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#418 Mensagem por Naval » Qua Jul 13, 2011 1:53 am

Operações Ribeirinhas.



Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
Naval
Sênior
Sênior
Mensagens: 1505
Registrado em: Dom Jul 27, 2003 10:06 am
Agradeceram: 43 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#419 Mensagem por Naval » Qua Jul 13, 2011 1:42 pm

Combate corpo a corpo no CFN.
Desde 1999, Mestre Paulo ministra as aulas de defesa pessoal na Marinha/CFN.
Em 1995 na minha turma, as aulas eram ministradas pelo pessoal do TONELERO.


Abraços.




"A aplicação das leis é mais importante que a sua elaboração." (Thomas Jefferson)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39136
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2774 vezes

Re: Corpo de Fuzileiros Navais

#420 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jul 14, 2011 7:58 am

No meu tempo a panca na minha tropa era as borboletas, todos tinhamos uma. 8-]




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder