Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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knigh7
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8371 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 26, 2011 1:08 am

Acesse o link, entre em Forum, depoimento 27.

Ah, o Brigadeiro é suspeito para falar?

eu respondi ao seu questionamento:
Alberto escreveu:Agora, me mostre um caso em que NÂO houve negociação com os franceses para se chegar a um acordo.
E o depoimento dele não serve como demonstracão que os franceses cobram caro porque vc está pedindo agora referente a contrato de manutencão?

Siga em frente então...




AlbertoRJ
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8372 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jun 26, 2011 1:34 am

De forma alguma, conforme meu post anterior.,
[]'s




Alberto -
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marcelo l.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8373 Mensagem por marcelo l. » Dom Jun 26, 2011 11:57 am

prp escreveu:
marcelo l. escreveu:E lembrando dentro das leis brasileiras a Helibrás é uma firma nacional, se a Sikorsky quisesse poderia fazer o mesmo, a legislação brasileira é uma das mais vantajosas nesse sentido do mundo.
Se a Sikorsky quisesse e ela NÃO quiz.
A Helibrás tem essa vantagem de ser uma empresa nacional. Se eles não querem contratar nem o pessoal para montar e apertar parafuso não tem o que reclamar.




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Piffer
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8374 Mensagem por Piffer » Dom Jun 26, 2011 2:37 pm

Eu realmente desconheço essa história dos problemas com o canhão DEFA. Mas essa história do embargo do canhão Vulcan é uma das lendas que floresceram na internet.

O Brasil nunca optou pelo Vulcan. Desde o início, o conceito era ter um canhão de 30 mm, muito mais adequado a uma aeronave de ataque do que um canhão menor e com cadência mais alta, adequada ao combate ar-ar. Basta ver as aeronaves clássicas de ataque, como o A-10 e o Su-25, para ver como isso faz sentido.

Em outros fóruns, gente que participou de todo o projeto do AMX desde o início já disse isso reiteradas vezes.

Abraços,




Carpe noctem!
PRick

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8375 Mensagem por PRick » Dom Jun 26, 2011 3:35 pm

Penguin escreveu:Os "equivalentes" a Embraer da Turquia (TAI), India (HAL), Coreia do Sul (KAI) estão desenvolvendo helicópteros próprios, para atender a suas necessidades. Estão desenvolvendo expertise neste mercado. No futuro podem se tornar concorrentes dos fabricantes tradicionais. Caminho das pedras similar ao seguido pela Embraer quando desenvolveu o Bandeirantes há mais de 40 anos atrás e que a levou a se tornar o 3o maior fabricante aeronáutico do mundo

Na Coréia do Sul há uma frota de 700 helicópteros. Metade necessitará substituição em breve. O que faz o governo local? Bancou o desenvolvimento de um helicóptero nacional (KAI Surion) que irá abocanhar boa parte deste mercado, incluindo a substituição da frota de UH-1. Lembra a estratégia do KC390, porém menos dependente de mercados externos.

Estão adquiriram diretemente tecnologia da Eurocopter sem ter que adquirir nenhum helicóptero não necessário como contra-partida. O contrato com a Eurocopter para desenvolvimento e ToT para a KAI está avaliado em EUR 900mi. As turbinas serão GE T700 (as mesmas do UH-60) e a Eurocopter aceitou!

Imagem
Olha dois desses países tem modelo de negócios diferentes, na India e na Turquia essas industrias costumam ser estatais.

Todos eles estão fazendo helos com tecnologia da Eurocopter, por sinal, esse helo Coreano é um PUMA dos pobres. O EC-725 é muito mais capaz.

Pode ser bom para a Coréia, mas é pequeno para o Brasil, precisamos de helos da classe mesmo dos EC-725. O uso da turbina dos EUA me parece lógico porque a maioria dos helos em uso por eles, tem esse tipo de turbina ou de fabricação dos EUA. Bem diferente no nosso caso.

Se vamos desenvolver algo me parece que o caminho é o NH-90 no futuro. Essa é a configuração ideal. Melhor construir sob-licença do que fazer um projeto de segunda.

Estamos atrás desses países, mas estávamos muito mais atrás ainda.

O interessante é o seguinte, nenhum desses países estão fazendo parcerias ou tiveram ToT dos EUA. Ainda mais quando temos dois aliados importantes dos EUA nessa lista tríplice.

[]´s




AlbertoRJ
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8376 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Jun 26, 2011 5:44 pm

Piffer escreveu:Eu realmente desconheço essa história dos problemas com o canhão DEFA. Mas essa história do embargo do canhão Vulcan é uma das lendas que floresceram na internet.

O Brasil nunca optou pelo Vulcan. Desde o início, o conceito era ter um canhão de 30 mm, muito mais adequado a uma aeronave de ataque do que um canhão menor e com cadência mais alta, adequada ao combate ar-ar. Basta ver as aeronaves clássicas de ataque, como o A-10 e o Su-25, para ver como isso faz sentido.

Em outros fóruns, gente que participou de todo o projeto do AMX desde o início já disse isso reiteradas vezes.

Abraços,
Quem acompanhava as publicações de Defesa dos anos 80 e 90 deve ter lido também sobre o caso do Vulcan, acredito que não sou o único dessa época por aqui, Pode até ser uma inverdade mas não é novidade da internet mesmo.


[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8377 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 26, 2011 6:23 pm

Pô, vamos voltar aos famosos slides DA PRÓPRIA FAB SOBRE EMBARGOS AMERICANOS?

Acho que tem muito mais valor/peso a palavra da Força do que de um brigadeiro isolado.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8378 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 26, 2011 6:27 pm

É que o assunto era sobre a questão de cobrar caro.




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8379 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jun 26, 2011 6:30 pm

E estamos aqui relativizando, contextualizando o que é caro ou barato.

Alugar uma casa é barato, mas no futuro sai muito caro.
Comprar uma casa é caro, mas no futuro é muito mais barato.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8380 Mensagem por knigh7 » Dom Jun 26, 2011 6:37 pm

eu acho que gastar dinheiro para produzir aqui um modelo mais novo é um dinheiro bem gasto.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8381 Mensagem por henriquejr » Dom Jun 26, 2011 11:12 pm

Piffer escreveu:Eu realmente desconheço essa história dos problemas com o canhão DEFA. Mas essa história do embargo do canhão Vulcan é uma das lendas que floresceram na internet.

O Brasil nunca optou pelo Vulcan. Desde o início, o conceito era ter um canhão de 30 mm, muito mais adequado a uma aeronave de ataque do que um canhão menor e com cadência mais alta, adequada ao combate ar-ar. Basta ver as aeronaves clássicas de ataque, como o A-10 e o Su-25, para ver como isso faz sentido.

Em outros fóruns, gente que participou de todo o projeto do AMX desde o início já disse isso reiteradas vezes.

Abraços,
Pois é. Desde o inicio do seu desenvolvimento que venho acompanhando a tragetória do AMX, foi um avião que sempre despertou o meu interesse e sem achei ele muito bonito!

Lembro de ter visto uma entrevista com um piloto da FAB sobre o AMX (acho que foi o Silvio Potengi) onde o mesmo desmitificou essa história de embargo ao M-60. Na entrevista ele diz que desde o inicio o Brasil optou pelo canhão de 30mm, por ser mais adequado contra instalações e veiculos blindados (missões de ataque ao solo). O uso do M-60 pelos Italianos foi, de certo ponto, incoerente para as funções que o AMX deveria efetuar.

Outra diferença marcante entre os modelos dos dois países também podemos citar a maior capacidade de combustível interno dos AMX brasileiros (com o uso de tanques subalares de maior capacidade) e a instalação de um radar muito mais capaz que o utilizado pelo menodelo italiano (que usa um radar de telemetria). Se não me engano o sistema de guerra eletronica dos AMX brasileiros também eram (ou deveriam ser) bem melhores que os italianos. Infelizmente, pela cronica falta de verbas da FAB, o AMX brasileiro nunca teve seu desenvolvimento concluido, até hoje voa sem o radar!




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8382 Mensagem por sapao » Qui Jun 30, 2011 9:21 pm

PRick escreveu:
Esses preços não existem, o contrato dos EC-725 não é um contrato de compra e venda de prateleira, não é possível precificar os helos de modo individual. São preços incomparáveis. E não é pé-de-boi. Tem mais equipamento e os BH´s que compramos, esses são mesmo a versão mais básica e antigas existentes.[]´s
Não, não são. Sariam da fabrica 0km e com plastico no banco.
São as versões mais modernas do L, alem dele so o M.




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Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8383 Mensagem por sapao » Qui Jun 30, 2011 9:30 pm

PRick escreveu: Acho que você não entendeu, em 2009 acabou o antigo contrato de manutenção que o EB tinha com a Sirkosky.

Para renovar a Sirkosky pediu um preço que deixaria o BH´s com uma hora de voo 70% mais cara que o Cougar do EB. São dois helos da mesma classe.
Não, não são.A menos que você esteja falando de esteira de turbulencia...
O EB pulou na hora, porque isso é um absurdo.
E como foi feita a manutenção neste periodo? E para que insistir em negociar com esse tipo de empresa para manter 04 celulas com mais de 15 anos voando, se o negocio é tão ruim?

Se você entra com um preço muito acima, e depois corta ele de maneira significativa, eu descartaria continuar a negociação com essa empresa, porém, como no caso se trata de contrato de manutenção feito com o único fornecedor do produto. Você não tem escolha.
Tem sim.

Então se o preço inicial colocava seu produto 70% mais caro de manter que seu concorrente da mesma classe. É de se esperar, se a Sirkosky for uma empresa séria, que o preço final não tenha descontos superiores a 50%, o que deixaria o BH´s com a hora de voo 35% superior ao do Cougar.
Não são da mesma classe, e supor podemos supor de tudo.Inclusive que os numeros estão errados...

Achar que se conseguiu coisa melhor, é simplesmente dizer que o pessoal da Sirkosky são um bando de vigaristas. Ter um preço caro justificado é uma coisa, ter o preço caro para extrair um lucro absurdo, é coisa de capitalista picareta.
E o EB então continua negociando com eles porque? Para manter uma extensa frota de 04 aeronaves?

Esse por sinal, é o melhor argumento para não padronizar toda uma frota com único fabricante, e nem deixar a manutenção na mão de fornecedores externos, que não possam sofrer pressão do governo para coibir abusos.
Mais um motivo para continuar com o H-60L e não confiar na EADS cegamente.Não se esqueça que a Helibras é uma montadora.

[]´s




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8384 Mensagem por sapao » Qui Jun 30, 2011 9:32 pm

PRick escreveu:Como já expliquei acima, os BH´s são os helos mais caros de operar do EB, isso é claro, e custam bem mais que os Cougar. O artigo não fala o preço final acertado, porém, não se passa de 70% para um preço muito menor, se conseguiram chegar a 35% de maior valos, já seria uma vitória das grandes.

O EB deveria passar os BH´s para a FAB. E deixar o abacaxi de custos com ela. :twisted: :twisted:

[]´s
Seriam aceitos de muito bom grado, pode perguntar para QUALQUER tripulação de H-1H!!!!!!




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Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8385 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Jun 30, 2011 10:53 pm

Disso eu não tenho nenhuma dúvida.




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