henriquejr escreveu:Zero, o modelo de segurança pública empregado no Brasil é arcaíco e falido. Melhores condições de trabalho só melhorariam um pouco os serviços (ou não) mas continuaria tendo falhas gravíssimas!
Henrique, eu até acredito que o modelo atual do Brasil é arcaico (não sei se falido...), mas não concordo que se tivéssemos condições de serviço as coisas melhorariam apenas um pouco.
Leve em consideração o que você disse anteriormente, a PM quando leva uma ocorrência para a DP fica nessa mesma DP praticamente o dia todo! e fica lá por quê? porque falta Agente da Autoridade, falta a própria Autoridade Policial e para finalizar faltam os meios disponíveis (Computadores em boas condições, sistemas rápidos e seguros e etc.)
Nesse cenário o que melhoraria caso a figura do DelPol fosse trocada pela do Promotor?
henriquejr escreveu:Não estou colocando a culpa nos Delegados, eles apenas ocupam um cargo que existe e, se eu fosse um deles defenderia o sistema com unhas e dentes! É normal, igual aos Oficiais da PM que não querem nem ouvir falar em desmilitarização justamente porque são os mariores beneficiados do sistema.
Eu acho que a história vai muito mais a frente do que defender o cargo que ocupam, Henrique! Afinal aos olhos do Direito Administrativo, mesmo que mude tudo os Deltas teriam que ser reaproveitados em cargos semelhantes, ou seja, continuariam a ser os cabeças da nova estrutura policial e o SdPM continuaria sendo a ralé da nova estrutura policial
Entretanto haveria mais uma vez um esvaziamento nas fileiras da Polícia, afinal de contas transferiríamos a maioria do poder que hoje a Polícia detém para o MP e de graça, dizendo: "Olha aqui, não somos capazes de gerenciar isso, que fique para vocês!!!" e assim a Polícia perde mais uma vez espaço para outra instituição.
henriquejr escreveu:Na minha opinião o sistema de segurança pública brasileiro deveria seguir o modelo que é adotado na maioria dos países desenvolvidos, onde o Promotor, ou um Juiz de Instrução, é resposável pelo andamento das investigações e as forças policiais sendo seus auxiliares, ou instrumentos técnicos para a investigação.
Eu gostaria de saber qual a diferença entre o responsável pelas investigações ser um Policial e um Promotor no Brasil! Até entendo que trabalhar direto com um Promotor trás celeridade ao processo, e posso falar isso de carteira assinada, pois meu órgão trabalha de maneira semelhante, ou seja, trata direto com Promotores... mas continuo enxergando que se não houver toda uma estrutura por trás disso, é chover no molhado, da mais do mesmo.
henriquejr escreveu:Deveriam acabar com as duas policias e criar polícias estaduais, fazendo o ciclo completo (investigativo e ostensivo), e as Guardas Municipais deveriam passar a ter o poder de polícia, atuando em crimes específicos e fazendo a segurança patrimonial dos municícios, além de exercer o políciamento nas comunidades (polícia comunitária).
Unificar as Polícias é um quebra-cabeças do ponto de vista do Direito Administrativo. Lembro de neste mesmo tópico surgirem vários opiniões e teve gente aqui querendo comparar Capitão PM a Delegado de Polícia e Perito... ngm merece!
Quanto a Guarda Municipa, acho que na verdade o que deveria acabar é essa piada chamada "Poder DA Polícia" (Poder DE Polícia, tecnicamente todo Agente do Estado tem, inclusive os GMs)! Essa história é ridícula, deveria funcionar como nos EUA, ou seja, ser considerado ou não uma Law Enforcement Agency, ter que ter o nome "Polícia" para gozar dessa prerrogativa é ridícula, veja o caso dos Agenetes Penitenciárias, não são Policiais de direito, mas são Policiais de fato! hoje o Agente Penitenciário não tem direito a comprar uma .40S&W própria, mas o Bombeiro Militar tem... enfim, isso tem que acabar.