Como assim catastrofe? Seria ruim nacionalizar os componentes?helio escreveu:Pois é Eligio
Vc que é de Sta Maria sabe do caso de um certo major(hoje na reserva) que gostava de fazer experimentos com os M113 do 28ºBIB. Ele também queria fabricar sobressalentes para Leo 1. Não sei se ele conseguiu, mas seria uma verdadeira catastrofe, utilizarmos estes componentes, que com certeza seriam muito mais baratos do que os importados.
Abraços
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
A Licitação pode incluir testes de qualidade para garantir que as peças tenham a mesma qualidade que a original, inclusive prevendo testes laboratoriais ou por empresas especializadas. Pode ser estabelecida a obrigatoriedade do atendimento a normas técnicas de conhecimento público. Pode ser solicitada amostra. Pode ser desclassificada aquela que não for aprovada. A Constituição Federal tem entre os Princípios que regem a Administração Pública o Princípio da Eficiência. Se quem licita não se importa com a qualidade do que está comprando, a culpa não é da Lei.
Edit.: Só acrescento que estou comentando em tese, não conheço o caso concreto e não estou afirmando que alguém comprou sem se importar com a qualidade. Estou dizendo apenas que é possível comprar com qualidade utilizando-se do procedimento legal previsto.
Edit.: Só acrescento que estou comentando em tese, não conheço o caso concreto e não estou afirmando que alguém comprou sem se importar com a qualidade. Estou dizendo apenas que é possível comprar com qualidade utilizando-se do procedimento legal previsto.
Saudações,
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
João
É excelente poder fabricar no Brasil componentes, mas sempre sob licença, e com padrão de qualidade aprovada pelo fabricante do veiculo, não com gambiarras como de utilizar motor de Silverado capotado em M113 e dizer que ficou muito melhor que o original.
O grande problema das industrias paralelas é ficar vangloriando que conseguiu substituir as peças originais por um de muitissimo menor custo( como são ladrões as montadoras, dizem com frequencia). Mal sabe o consumidor que a unica coisa que o fabricante do paralelo fez, foi copiar a peça sem utilizar a mesma matéria prima e pior, sem ao menos testar sua eficiencia, coisa comunissima no Brasil.
Quer um exemplo prático: veja os filtros de ar e de óleo fabricados no mercado paralelo para os automoveis nacionais. Muito mais baratos, tanto que o dono do carro na hora da troca de óleo quase sempre opta pelo paralelo. O caro começa a ter problemas, e a culpa sempre cai para o fabricante do carro.
abraços
Hélio
É excelente poder fabricar no Brasil componentes, mas sempre sob licença, e com padrão de qualidade aprovada pelo fabricante do veiculo, não com gambiarras como de utilizar motor de Silverado capotado em M113 e dizer que ficou muito melhor que o original.
O grande problema das industrias paralelas é ficar vangloriando que conseguiu substituir as peças originais por um de muitissimo menor custo( como são ladrões as montadoras, dizem com frequencia). Mal sabe o consumidor que a unica coisa que o fabricante do paralelo fez, foi copiar a peça sem utilizar a mesma matéria prima e pior, sem ao menos testar sua eficiencia, coisa comunissima no Brasil.
Quer um exemplo prático: veja os filtros de ar e de óleo fabricados no mercado paralelo para os automoveis nacionais. Muito mais baratos, tanto que o dono do carro na hora da troca de óleo quase sempre opta pelo paralelo. O caro começa a ter problemas, e a culpa sempre cai para o fabricante do carro.
abraços
Hélio
Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Como a própria realidade indica, existem peças e peças, as chamadas peças originais são fabricadas por terceiros, e apenas ganham o selo de qualidade e a garantia do fabricante do veículo, nada mais.helio escreveu:João
É excelente poder fabricar no Brasil componentes, mas sempre sob licença, e com padrão de qualidade aprovada pelo fabricante do veiculo, não com gambiarras como de utilizar motor de Silverado capotado em M113 e dizer que ficou muito melhor que o original.
O grande problema das industrias paralelas é ficar vangloriando que conseguiu substituir as peças originais por um de muitissimo menor custo( como são ladrões as montadoras, dizem com frequencia). Mal sabe o consumidor que a unica coisa que o fabricante do paralelo fez, foi copiar a peça sem utilizar a mesma matéria prima e pior, sem ao menos testar sua eficiencia, coisa comunissima no Brasil.
Quer um exemplo prático: veja os filtros de ar e de óleo fabricados no mercado paralelo para os automoveis nacionais. Muito mais baratos, tanto que o dono do carro na hora da troca de óleo quase sempre opta pelo paralelo. O caro começa a ter problemas, e a culpa sempre cai para o fabricante do carro.
abraços
Hélio
Existe como comprar sem a intermediação do fabricante, no mercado paralelo, o mesmo produto com preços muito mais baratos, do mesmo modo pode-se achar no mercado paralelo produtos melhores que os originais, é tudo questão de qualidade na fabricação. Como é o caso dos alto-falantes que comprei agora, os originais que vieram com o carro são um lixo.
A ARTEB é o maior fabricante de faróis no Brasil, são os usados em quase todos os carros, o custo de um comprado fora de concessionária, é 50% do valor cobrado.
Então dá para fabricar peças com excelente qualidade a custos menores, tirando o intermediário. Porém, tem que haver controle de qualidade.
Fico pensando, temos que atrair grandes fabricantes brasileiros para a área de defesa, imagine a TRAMONTINA fabricando peças, componentes de aço para as FA`s por exemplo.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Vc tem razão Prick, mas quando a fabrica reconhece o defeito de um componente, faz um recall substituindo a peça defeituosa, ou em caso mais graves substituindo os componentes que foram danificados com o uso da peça defeituosa.
Pergunto a voce, a fabrica iria se importar se a peça que vc comprou no mercado paralelo, mesmo sendo da mesma marca que é fornecido à fabrica?
Por que a mesma peça, do mesmo fabricante é mais barato do que o fornecido pela montadora? Porque as peças vendidas em lojas de autopeças não passam pelo rigor do controle de qualidade das montadoras.
Quanto ao som, se vc comprar um automóvel popular, a montadora se importa muito pouco quanto a qualidade do som. Geralmente eles vendem o carro "preparado para som", isto é, sem rádio, sem auto falantes, ou no seu caso(presumo) com auto falantes de baixa qualidade. Entretanto se vc adquirir um carro nacional mais caro( de 40 a 80 mil) virá um som de boa qualidade. É claro que se vc é muito exigente e quer ouvir um som de altissima qualidade, é recomendável trocar os auto-falantes, mas sempre incorre no risco do carro ter efeitos colaterais, como infilitração de água nas forrações das portas( geralmente devido a colocação inadequada dos falantes pelo instalador) ou até em certos casos de problemas eletricos.
Abraços
Hélio
Pergunto a voce, a fabrica iria se importar se a peça que vc comprou no mercado paralelo, mesmo sendo da mesma marca que é fornecido à fabrica?
Por que a mesma peça, do mesmo fabricante é mais barato do que o fornecido pela montadora? Porque as peças vendidas em lojas de autopeças não passam pelo rigor do controle de qualidade das montadoras.
Quanto ao som, se vc comprar um automóvel popular, a montadora se importa muito pouco quanto a qualidade do som. Geralmente eles vendem o carro "preparado para som", isto é, sem rádio, sem auto falantes, ou no seu caso(presumo) com auto falantes de baixa qualidade. Entretanto se vc adquirir um carro nacional mais caro( de 40 a 80 mil) virá um som de boa qualidade. É claro que se vc é muito exigente e quer ouvir um som de altissima qualidade, é recomendável trocar os auto-falantes, mas sempre incorre no risco do carro ter efeitos colaterais, como infilitração de água nas forrações das portas( geralmente devido a colocação inadequada dos falantes pelo instalador) ou até em certos casos de problemas eletricos.
Abraços
Hélio
Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Isso na teoria, as montadoras de carros fazem controle de qualidade, porém, está longe de ser perfeito. Gostaria de pensar que as peças originais seriam mais caras por conta do maior rigor, porém, não encontro explicação para a variação de preço existente para uma mesma peça na rede autorizada. Estava pesquisando capas de neoprene para comprar, são originais, descobri que na rede autorizada, preços que iam de 500 até 2000 mil reais. A mesma capa, da VW TECH.helio escreveu:Vc tem razão Prick, mas quando a fabrica reconhece o defeito de um componente, faz um recall substituindo a peça defeituosa, ou em caso mais graves substituindo os componentes que foram danificados com o uso da peça defeituosa.
Pergunto a voce, a fabrica iria se importar se a peça que vc comprou no mercado paralelo, mesmo sendo da mesma marca que é fornecido à fabrica?
Por que a mesma peça, do mesmo fabricante é mais barato do que o fornecido pela montadora? Porque as peças vendidas em lojas de autopeças não passam pelo rigor do controle de qualidade das montadoras.
Quanto ao som, se vc comprar um automóvel popular, a montadora se importa muito pouco quanto a qualidade do som. Geralmente eles vendem o carro "preparado para som", isto é, sem rádio, sem auto falantes, ou no seu caso(presumo) com auto falantes de baixa qualidade. Entretanto se vc adquirir um carro nacional mais caro( de 40 a 80 mil) virá um som de boa qualidade. É claro que se vc é muito exigente e quer ouvir um som de altissima qualidade, é recomendável trocar os auto-falantes, mas sempre incorre no risco do carro ter efeitos colaterais, como infilitração de água nas forrações das portas( geralmente devido a colocação inadequada dos falantes pelo instalador) ou até em certos casos de problemas eletricos.
Abraços
Hélio
Todos os alto-falantes usados hoje pela VW em carros fabricados no Brasil são da BOMBER. Independente do preço. Por sinal, ela fornece para a maioria das montadoras. E esses são os de qualidade, os prêmiuns são da marca BUSTER, os que vem da fábrica consegui descobri o fabricante, uma tal de audiolab, é uma fábrica de fundo de quintal localizada em SP. Foi isso que levantei, resultado comprei BRAVOX e HELIX. Não existe como comparar a qualidade, e a BRAVOX fornecia para a VW até 02 anos atrás, pararam porque não podiam competir com os preços da concorrência.
Detalhe, descobri que a concessionária que comprei o carro aqui no RJ, usa serviço de montadores terceirizados para colocar algo-falantes, uma oficina próxima. Resultado, eu mesmo vou levar lá para trocar tudo, e pagar sem atravessador. Só estou esperando a garantia do carro terminar.
São essas coisas que encarecem os produtos e as peças de reposição originais. Tem muito atravessador ganhando.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Prick
Este é o grande problema de certas marcas de automoveis.
Já cansei de ver oficinas terceirizadas que fazem os consertos e pintura em carros que solicitam serviço a uma concessionária.
Vc vai ficar ainda mais espantado, quando uma concessionária oferece ao infeliz cliente, a instalação de um ar-condicionado num carro que vem sem este equipamento. Eles colocam um ar-condicionado de outra marca, um componente que nem sempre é compativel com o carro.O estrago é enorme.
Existem algumas boas marcas de veiculos nacionais que realmente prezam pela qualidade. Sempre fui apreciador de autos alemães, e sempre gostei da Volkswagen, pela sua mecanica e não pelo seu acabamento ou ergonomia.Entretanto o atendimento das concessionárias é ainda do tempo que eles dominavam no Brasil: muita arrogancia e zero serviço
Embora seja nikkei, nunca me atraiu ter carros japoneses, mas meus ultimos 2 carros que comprei são da Toyota Confesso que nunca fiquei tão satisfeito com o controle de qualidade que a montadora impõe em suas concessionárias. Como sempre, tenho algumas criticas contra o carro, mas infimas comparadas aos beneficios que ele traz.
Abraços
Hélio
Este é o grande problema de certas marcas de automoveis.
Já cansei de ver oficinas terceirizadas que fazem os consertos e pintura em carros que solicitam serviço a uma concessionária.
Vc vai ficar ainda mais espantado, quando uma concessionária oferece ao infeliz cliente, a instalação de um ar-condicionado num carro que vem sem este equipamento. Eles colocam um ar-condicionado de outra marca, um componente que nem sempre é compativel com o carro.O estrago é enorme.
Existem algumas boas marcas de veiculos nacionais que realmente prezam pela qualidade. Sempre fui apreciador de autos alemães, e sempre gostei da Volkswagen, pela sua mecanica e não pelo seu acabamento ou ergonomia.Entretanto o atendimento das concessionárias é ainda do tempo que eles dominavam no Brasil: muita arrogancia e zero serviço
Embora seja nikkei, nunca me atraiu ter carros japoneses, mas meus ultimos 2 carros que comprei são da Toyota Confesso que nunca fiquei tão satisfeito com o controle de qualidade que a montadora impõe em suas concessionárias. Como sempre, tenho algumas criticas contra o carro, mas infimas comparadas aos beneficios que ele traz.
Abraços
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Perfeito.lubra escreveu:A Licitação pode incluir testes de qualidade para garantir que as peças tenham a mesma qualidade que a original, inclusive prevendo testes laboratoriais ou por empresas especializadas. Pode ser estabelecida a obrigatoriedade do atendimento a normas técnicas de conhecimento público. Pode ser solicitada amostra. Pode ser desclassificada aquela que não for aprovada. A Constituição Federal tem entre os Princípios que regem a Administração Pública o Princípio da Eficiência. Se quem licita não se importa com a qualidade do que está comprando, a culpa não é da Lei.
Edit.: Só acrescento que estou comentando em tese, não conheço o caso concreto e não estou afirmando que alguém comprou sem se importar com a qualidade. Estou dizendo apenas que é possível comprar com qualidade utilizando-se do procedimento legal previsto.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Quando eu entrei na Chrysler, em 1965, a mesma estava se preparando para produzir os caminhões Dodge.PRick escreveu: Como a própria realidade indica, existem peças e peças, as chamadas peças originais são fabricadas por terceiros, e apenas ganham o selo de qualidade e a garantia do fabricante do veículo, nada mais.
Existe como comprar sem a intermediação do fabricante, no mercado paralelo, o mesmo produto com preços muito mais baratos, do mesmo modo pode-se achar no mercado paralelo produtos melhores que os originais, é tudo questão de qualidade na fabricação. Como é o caso dos alto-falantes que comprei agora, os originais que vieram com o carro são um lixo.
A ARTEB é o maior fabricante de faróis no Brasil, são os usados em quase todos os carros, o custo de um comprado fora de concessionária, é 50% do valor cobrado.
Então dá para fabricar peças com excelente qualidade a custos menores, tirando o intermediário. Porém, tem que haver controle de qualidade.
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Durante a liberação de peças para a revenda tive a ocasião de ver um caso interessante: o dos tambores de freio do caminhão D500.
Já que tanto a GM como a Ford usavam o mesmo eixo trasiiro fabricado pela Braseixos (Licença Rockwell) e os mesmos freios fabricados pela Bendix, os tambores de freio eram absolutamente iguais.
Muito bem, em contato com o departamento de peças da Chrysler verifiquei que a Ford vendia os mesmos tambores na reposição pelo dobro do preço da Chrysler (cujo preço já dava lucro) e a GM pelo triplo do preço!!!
O que acontece, pelo que eu entendo, é que o preço de venda dos carros é muito limitado devido a permitir baixo preço e ser compativel com os da competição.
Já o preço de venda de peça de reposição é livre, pois o comprador já está com o carro e não tem solução senão pagar os preços escorchantes.
Ou seja, as montadoras ganham mais por produto na peça de reposição do que no veículo original.
Ha lojas que vendem peças das fabricas originais por preços bem aceitaveis.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
A minha experiencia ao trabalhar 18 anos e 8 meses em montadoras automotivas (VEMAG, Chrysler e Ford) é exatamente o contrário do que você diz.PRick escreveu:
Isso na teoria, as montadoras de carros fazem controle de qualidade, porém, está longe de ser perfeito.
A esmagadora maioria dos problemas de qualidade que encontrei foram oriundos de erros de projeto.
Os pouquissimos erros de controle de qualidade que encontrei se deram por confiar no Controle de Qualidade do fornecedor (Caso da Ford com seu programa de qualidade assegurada).
Bacchi
Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Bacchi ,Reginaldo Bacchi escreveu:A minha experiencia ao trabalhar 18 anos e 8 meses em montadoras automotivas (VEMAG, Chrysler e Ford) é exatamente o contrário do que você diz.PRick escreveu:
Isso na teoria, as montadoras de carros fazem controle de qualidade, porém, está longe de ser perfeito.
A esmagadora maioria dos problemas de qualidade que encontrei foram oriundos de erros de projeto.
Os pouquissimos erros de controle de qualidade que encontrei se deram por confiar no Controle de Qualidade do fornecedor (Caso da Ford com seu programa de qualidade assegurada).
Bacchi
o problema é que o controle de qualidade é sinônimo de conjuntura, quer dizer, vai conforme as vendas. Ano passado, 2010, devido ao aquecimento do mercado de carros novos, as coisas ficaram estranhas. Vou falar mais do carro que comprei, porque procurei saber, trata-se do Novo FOX.
Problemas relatados, em grande quantidade.
1- Defeito da válvula de expansão do ar-condicionado
2- Manchas nos fárois!
3- Manchas ou arranhões no plástico do painel(meu carro veio assim ).
4- Motores com problemas, a VW não fala muito a respeito do que ocorreu, parece que uma série inteira de motores estão com sérios problemas de montagem. Dizem que as juntas e as colas que unem as partes que compõe o bloco do motor, foram subdimensionadas ou colocadas em quantidade menor que o necessário, causando perda de pressão e vazamento de óleo(você melhor que nós todos sabe o que isso pode acarretar num motor).
Nenhum desses defeitos foram detectados pelo de controle de qualidade(ou então fizeram vista grossa), pergunto, como esses carros passaram pela inspeção final? Ninguém ligou o farol ou o painel do carro? Detalhe estou esperando meu painel novo faz mais de um mês. Resultado, avisei lá que só vou trocar o painel na primeira revisão do carro. Teve gente que esperou a válvula do ar por mais de 02 meses! A fábrica fala que não existem peças disponíveis para a troca. Aí não há controle de qualidade que seja efetivo numa situação dessas.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
OK.PRick escreveu:
Bacchi ,
o problema é que o controle de qualidade é sinônimo de conjuntura, quer dizer, vai conforme as vendas. Ano passado, 2010, devido ao aquecimento do mercado de carros novos, as coisas ficaram estranhas. Vou falar mais do carro que comprei, porque procurei saber, trata-se do Novo FOX.
Problemas relatados, em grande quantidade.
1- Defeito da válvula de expansão do ar-condicionado
2- Manchas nos fárois!
3- Manchas ou arranhões no plástico do painel(meu carro veio assim ).
4- Motores com problemas, a VW não fala muito a respeito do que ocorreu, parece que uma série inteira de motores estão com sérios problemas de montagem. Dizem que as juntas e as colas que unem as partes que compõe o bloco do motor, foram subdimensionadas ou colocadas em quantidade menor que o necessário, causando perda de pressão e vazamento de óleo(você melhor que nós todos sabe o que isso pode acarretar num motor).
Nenhum desses defeitos foram detectados pelo de controle de qualidade(ou então fizeram vista grossa), pergunto, como esses carros passaram pela inspeção final? Ninguém ligou o farol ou o painel do carro? Detalhe estou esperando meu painel novo faz mais de um mês. Resultado, avisei lá que só vou trocar o painel na primeira revisão do carro. Teve gente que esperou a válvula do ar por mais de 02 meses! A fábrica fala que não existem peças disponíveis para a troca. Aí não há controle de qualidade que seja efetivo numa situação dessas.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
E câmbio automático, não sei se você viu...cb_lima escreveu:Porta copo, controle no volante e mp3 no Jipe Uruguaio! ... não aparece militar!
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Valeu, Bacchi.
Acrescentando mais algumas opiniões minhas sobre o que seria o mundo "ideal", vale lembrar que aquele que necessita da aquisição de um bem ou serviço para executar o seu trabalho (cumprir suas obrigações), podendo ser uma pessoa, departamento ou órgão (o requisitante), também tem grande responsabilidade numa aquisição (ou licitação). Geralmente este requisitante não é a mesma pessoa, departamento ou órgão que faz a aquisição (o comprador ou responsável pela licitação). Se o requisitante não determinar o nível de qualidade desejado e os critérios de aferição, dificilmente o comprador o fará por sí só. O "ideal" seria o trabalho conjunto entre o requisitante e o comprador, sem perder de vista as diretrizes da administração superior.
É claro que obter um funcionamento "ideal" não é nada fácil.
A aquisição de peças para aviação não encontra tanta diversidade de fornecedores justamente por conta da existência de um padrão estabelecido que deve ser atendido.
Guardadas as proporções, a razoabilidade e tendo em conta a avaliação do custo/benefício das exigências de qualidade (assumindo-se que não é econômico exigir além do necessário), acho que é possível fazer o mesmo em licitações de todo tipo, tomando o cuidado de não estabelecer exigências sem justificativa técnica aceitável, evitando-se assim caracterizar um direcionamento.
Acrescentando mais algumas opiniões minhas sobre o que seria o mundo "ideal", vale lembrar que aquele que necessita da aquisição de um bem ou serviço para executar o seu trabalho (cumprir suas obrigações), podendo ser uma pessoa, departamento ou órgão (o requisitante), também tem grande responsabilidade numa aquisição (ou licitação). Geralmente este requisitante não é a mesma pessoa, departamento ou órgão que faz a aquisição (o comprador ou responsável pela licitação). Se o requisitante não determinar o nível de qualidade desejado e os critérios de aferição, dificilmente o comprador o fará por sí só. O "ideal" seria o trabalho conjunto entre o requisitante e o comprador, sem perder de vista as diretrizes da administração superior.
É claro que obter um funcionamento "ideal" não é nada fácil.
A aquisição de peças para aviação não encontra tanta diversidade de fornecedores justamente por conta da existência de um padrão estabelecido que deve ser atendido.
Guardadas as proporções, a razoabilidade e tendo em conta a avaliação do custo/benefício das exigências de qualidade (assumindo-se que não é econômico exigir além do necessário), acho que é possível fazer o mesmo em licitações de todo tipo, tomando o cuidado de não estabelecer exigências sem justificativa técnica aceitável, evitando-se assim caracterizar um direcionamento.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?
Alcantara escreveu:
Para comparação, painel do Marruá do EB (foto minha):
Sei lá, o outro parece um carro de passeio, o Marruá tem mais 'cara de jipão de guerra' (foto minha):
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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