Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3151 Mensagem por Alcantara » Qui Jun 16, 2011 5:09 pm

joao fernando escreveu:O Classe G é um veiculo militar vendido para civis. O top do top da Mercedes
Preços de Mercedes Classe G

Tabela FIPE: de R$ 355.067,00 a R$ 478.490,00
iCarros : de R$ 519.000,00 a R$ 519.000,00

Fonte: http://www.icarros.com.br/tudo-sobre/me ... g/872.html

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E por falar no MB Classe G...


MB Classe G vira conceito de guerra
05/07/2010 - Redação / Fonte: iCarros

Famosa por fabricar automóveis luxuosos e requintados, a Mercedes-Benz resolveu apresentar um novo modelo em um evento bem diferente dos salões em que está acostumada a expor seus veículos. De olho no segmento de veículos militares, a marca alemã apresentou o LAPV 6.X Concept, um conceito baseado nos utilitários Classe G.

O modelo foi mostrado na Eurosatory, uma feira destinada a profissionais de defesa realizada na França, e é dotado de especificações necessárias para operações em terrenos acidentados e áreas de conflito, como sistema avançado de navegação e uma caixa-preta que armazena dados do veículo. A carroceria do LAPV 6.X Concept é coberta por uma armadura composta por placas de blindagem que podem ser substituídas rapidamente em caso de reparo. Além disso, o assoalho pode receber proteção extra contra minas terrestres.

A suspensão conta com um sistema que pode ajustar a pressão dos pneus e a altura dos amortecedores para que estes ofereceçam até 450 milímetros de distância livre do solo. O “tanque de guerra” da Mercedes-Benz atinge a velocidade máxima de 150 km/h graças a um propulsor a diesel, cujas especificações não foram divulgadas, e pode levar até 1.300 kg de carga.

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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3152 Mensagem por Carlos Lima » Qui Jun 16, 2011 6:08 pm

Porta copo, controle no volante e mp3 no Jipe Uruguaio! ... não aparece militar! :D :shock: :lol:

[100]

[]s
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3153 Mensagem por knigh7 » Sex Jun 17, 2011 1:54 am

eligioep escreveu: ...
Depois, já aqui, fui confrontado por um General 3 estrelas, que insistiu em dizer que era mau uso e tal, mas como pode ser mau uso, se você tem 42 vtr e trocou o kit de embreagem de TODAS elas em 6 meses pelo manos uma vez, sendo que algumas, como as da PE e do DOPAZ, estes com blindagem adicional e as da PE por rodarem muito (mesmo) em congestionamentos, mais de uma vez? Será que TODOS os motoristas eram maus motoristas? Será que não tinha nenhum bom condutor ali no meio???
...
Sd[]

Olá, Eligioep!

E há Marruás também com blindagem adicional? Se há, são muitos?

abracos




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3154 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 17, 2011 7:49 am

Meus senhores desculpem-me a minha sinceridade, mas se já se constrói veiculos utilitários 4x4 no Brasil, para quê comprar a empresas estrangeiras? Por muito que sejam uma porcaria (e não estou a dizer que o sejam), pelo menos é a vossa porcaria.

Veiculos Norte-Americanos? Obrigado, mas não.

Vocês não estão todos amiguinhos com os Italianos na construção de VBTP? Então vejam se eles querem construir este veiculo no Brasil, é que aí sim iam ficar com um viaturas 4x4 blindados de excelente qualidade (usados pelos italianos, espanhós, britânicos e brevemente pelos russos).

:arrow: http://es.wikipedia.org/wiki/Iveco_LMV




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3155 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 17, 2011 7:54 am

Alcantara escreveu:
joao fernando escreveu:O Classe G é um veiculo militar vendido para civis. O top do top da Mercedes
Preços de Mercedes Classe G

Tabela FIPE: de R$ 355.067,00 a R$ 478.490,00
iCarros : de R$ 519.000,00 a R$ 519.000,00

Fonte: http://www.icarros.com.br/tudo-sobre/me ... g/872.html

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E por falar no MB Classe G...


MB Classe G vira conceito de guerra
05/07/2010 - Redação / Fonte: iCarros

Famosa por fabricar automóveis luxuosos e requintados, a Mercedes-Benz resolveu apresentar um novo modelo em um evento bem diferente dos salões em que está acostumada a expor seus veículos. De olho no segmento de veículos militares, a marca alemã apresentou o LAPV 6.X Concept, um conceito baseado nos utilitários Classe G.

O modelo foi mostrado na Eurosatory, uma feira destinada a profissionais de defesa realizada na França, e é dotado de especificações necessárias para operações em terrenos acidentados e áreas de conflito, como sistema avançado de navegação e uma caixa-preta que armazena dados do veículo. A carroceria do LAPV 6.X Concept é coberta por uma armadura composta por placas de blindagem que podem ser substituídas rapidamente em caso de reparo. Além disso, o assoalho pode receber proteção extra contra minas terrestres.

A suspensão conta com um sistema que pode ajustar a pressão dos pneus e a altura dos amortecedores para que estes ofereceçam até 450 milímetros de distância livre do solo. O “tanque de guerra” da Mercedes-Benz atinge a velocidade máxima de 150 km/h graças a um propulsor a diesel, cujas especificações não foram divulgadas, e pode levar até 1.300 kg de carga.

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E então o Enok? Essa é a versão blindada do Mercedes Classe G e já é usado pelo Exército Alemão. :?




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3156 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 17, 2011 8:00 am

eligioep escreveu: Cabeça de Martelo,
qual? Nissan? Mitsubishi? Mahindra?
Nenhum produzido aqui no Brasil, assim como o Wrangler. Todos excelentes opções...desde que venham a ser Made in Brasil!
Nissan.

Mahindra? Nunca ouvi falar dessa marca.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3157 Mensagem por eligioep » Sex Jun 17, 2011 9:15 am

Mahindra = Índia

Esse MB vi em testes na RLS, mas era uma pick-up cabine simples.
E era um protótipo da própria RLS....




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3158 Mensagem por helio » Sex Jun 17, 2011 9:34 am

Cabe esclarecer que na época em que o Brasil optou pelo Land Rover, o unico utilitário nacional que dispunhamos era o JPX. Todos sabem que estes utilitários na sua grande maioria estão indisponiveis por causa do motor Peugeot. Os Toyota tambem estavam fora de linha
O erro foi adquirir a versão civil do Land Rover, com certeza de novo prevaleceu o custo unitário visto que foram adquirirdos centenas deles.
Hoje temos a Agrale, que está substituindo os veneráveis Jeep.
Quanto a qualidade dos Land Rover, é indiscutível, talvez a qualidade de nossos usuáriuos também deva ser criticada.
Digo isto pois o estado de conservação dos veiculos militares em geral é pessima. Não é porque são usados de forma extrema, pois todos nos sabemos que fazemos poucos exercicios.
Vejo carros de combate detonados pois os motoristas são conscritos e não estão dando a minima para zelar pelo material. Muitos casos de acidentes de carros de combate são provocados pelo mau uso.
Se vcs tiverem o cuidado de reparar os caminhões, utilitários do EB utilizados no dia a dia verão que peças simples como maçanetas, buzinas, paineis, porta-luvas estão na maioria destruidos. Não é pela idade, ví até um caminhão VW recém incorporado com o interior detonado.


Acho que os unicos veiculos em bom estados são aqueles utilizados pelos comandantes das OM.
Com certeza o carro de uso militar não é para ser conservado como nossos veiculos particulares, mas o desprezo por eles é evidente.
Muitas vezes chegam a criticar um veiculo ou outro pela fragilidade, entretanto é só levar num BLog ou PqRMnt e verificar que as OM utilizam sobressalentes do mercado paralelo, gambiarras, mangueiras inadequadas, etc... Este descaso influi em criticas contra certos carros.
Sempre que vou parao Rio ando de onibus urbano. É surpreendente como os motoristas tem vocação em destruir o coletivo. Sinceramente acho que os diferenciais e caixas de cambio dos onibus daquela cidade são feitas de titanio.
Da mesma forma já peguei carona em muitos veiculos militares aonde os conscritos tem vocação para destruir o carro.

Um abraço

Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3159 Mensagem por eligioep » Sex Jun 17, 2011 10:25 am

Helio,
cabe um aparte. Não é permitido conscrito pilotar carro de combate. Além do mais, o motorista tem de possuir CNH cat D, coisa que só consegue aos 21 anos de idade.
Sobre os veículos novos detonados, cabe colocar que os veículos em pior estado de conservação são os da região do RJ, pois há uma idéia geral por lá de "usar até acabar", não havendo uma filosofia de manutenção. Assim também veio este conceito junto com o 1 RCC quando da sua chegada em SMaria. Era nítida a diferença de conservação dos Leo 1 A1 do 1 RCC e do 4 RCC, assim como as vtr sobre rodas.
Quanto ao uso de peças paralelas, é uma imposição da Lei 8666 (Lei das Licitações), onde leva quem vende mais barato e peça paralela sempre será de menor preço que uma dita "original", de fábrica.
Sobre LRover, mantenho minha postura: não é vtr para uso militar, ainda mais de forma intensiva, como no Haiti. Pelo menos, a que nós possuímos.
Cambiarras e adaptações são fruto direto da falta de verbas para a correta manutenção e da necessidade de manter o material rodando. Ex: Haiti, onde eu tinha que colocar para rodar. Solução: retirar de vtr indisponível por outro motivo ou "fabricar a solução". Citei num post anterior a problemática das pontas de eixo da LR 130. Pois bem, a solução que encontrei foi colocar num torno a ponta de eixo e a tulipa, a peça que faz a conexão, retirar material, centrar e soldar. Não sei porque na 130 vem em 2 peças, pois na 90 e 110 é peça única. Resultado: quase fui punido, pois veio um Capitão (do RJ), fez uma inspeção nas vtr e na oficina do BRABATT e viu esta operação. Levou ao Comando no RJ/Brasil e veio um pedido de esclarecimento. Se não fizessemos isto no Haiti, que é conduta e zona de combate, teríamos, na época - 2007, as 130 paradas, pois a grande maioria apresentava este problema, e as peças nunca vinham do Brasil, simplesmente pela LRover Brasil não tê-las em estoque......
Na época de aquisição das LRover o JPX já não era mais produzido.
E certamente existem maus motoristas que influem no desempenho do material.
Mas a LRover, após a aquisição, não foi aprovada nos testes do CTEx, em Marambai, cujo resultado nunca foi oficialmente divulgado, apenas arquivado..............
E de forma geral, o conscrito, quando motorista de vtr, zela melhor por ela do que o Sd antigo, que já está de "saco cheio" e perto de ir embora. E o Sd EV precisa mostrar serviço para tentar vaga e ficar no EB.
Quando da quisição das LRover, o JPX já não era mais produzido....




Editado pela última vez por eligioep em Sex Jun 17, 2011 11:06 am, em um total de 1 vez.
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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3160 Mensagem por helio » Sex Jun 17, 2011 11:05 am

Eligio
Quanto a compra por licitação do menor preço, existem alguns vicios que se devem corrigir.
Quando a ENGESA e Bernardini forneceram blindados ao EB, especificaram todos os sobressalentes, inclusive numerando-os
Alguns mecanicos "espertos", tiveram a brilhante descoberta que os sobressalentes numerados fornecidos por estas industrias, poderiam ser encontrados no mercado civil a um preço muito mais acessível.
Não repararam entretanto que apesar de existirem similares no mercado, a marca escolhida pelo fabricante do blindado tinha passado pelo controle de qualidade, e garantia a durabilidade do blindado. O resultado catastrófico vc já sabe, os blindados vivem encostados, os sargentos vivem criticando o blindado, mas ele continua a insistir em ganbiarras como estas.
Hoje existem inumeros fornecedores de sobressalentes para veiculos militares do EB, que com peças de pessima qualidade participam em licitações e ganham sempre. Aonde está o pessoal do EB que avalia a qualidade das peças oferecidas?
Na vida cotidiana estamos cansados de ver até propaganda recomendando recusar as imitações do tipo "Tubos Tigre" ou comerciais do tipo "la garantia soy yo", mas ainda tem gente que prefere um carro da JAC motors. Vc vai comprar peças numa loja e sempre o vendedor oferece uma opção "mais em conta". Somente uma pessoa que não dá valor ao carro que tem opta por peças paralelas e usadas.
Por outro lado como vc bem explicou, o comandante de uma OM tem uma verba escassa para manter seus blindados, e acaba muitas vezes aderindo ao jeitinho brasileiro = da "criatividade " do mecanico, afinal a curto prazo vai manter operacional seus meios não é?
Entretanto já ví comandantes mais criativos, no RCB de Alegrete, em 2007 o comandante viajou pessoalmente para o PqRMnt do Rio e trouxe caminhões e caminhões de peças canibalizadas dos M41C indisponiveis. quando visitei a unidade , o indice de disponibilidade dos carros era altissimo.
Conheci também um outro comandante do 13ºRCMec que hoje é sub-comandante do Minustah que quando chegou em Pirassununga, com muita vontade, recolocou os URAL em operação assim como outoras blindados como o Jararaca e inumeros Cascaveis e Urutus
Se um blindado não pode ser dirigido por um conscrito, estamos pior do que pensei, pois a irresponsabilidade de alguns motoristas é enorme.

Um abraço

Hélio




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3161 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Sex Jun 17, 2011 11:08 am

eligioep escreveu:Helio,
cabe um aparte. Não é permitido conscrito pilotar carro de combate. Além do mais, o motorista tem de possuir CNH cat D, coisa que só consegue aos 21 anos de idade.
Sobre os veículos novos detonados, cabe colocar que os veículos em pior estado de conservação são os da região do RJ, pois há uma idéia geral por lá de "usar até acabar", não havendo uma filosofia de manutenção. Assim também veio este conceito junto com o 1 RCC quando da sua chegada em SMaria. Era nítida a diferença de conservação dos Leo 1 A1 do 1 RCC e do 4 RCC, assim como as vtr sobre rodas.
Quanto ao uso de peças paralelas, é uma imposição da Lei 8666 (Lei das Licitações), onde leva quem vende mais barato e peça paralela sempre será de menor preço que uma dita "original", de fábrica.
Sobre LRover, mantenho minha postura: não é vtr para uso militar, ainda mais de forma intensiva, como no Haiti. Pelo menos, a que nós possuímos.
Cambiarras e adaptações são fruto direto da falta de verbas para a correta manutenção e da necessidade de manter o material rodando. Ex: Haiti, onde eu tinha que colocar para rodar. Solução: retirar de vtr indisponível por outro motivo ou "fabricar a solução". Citei num post anterior a problemática das pontas de eixo da LR 130. Pois bem, a solução que encontrei foi colocar num torno a ponta de eixo e a tulipa, a peça que faz a conexão, retirar material, centrar e soldar. Não sei porque na 130 vem em 2 peças, pois na 90 e 110 é peça única. Resultado: quase fui punido, pois veio um Capitão (do RJ), fez uma inspeção nas vtr e na oficina do BRABATT e viu esta operação. Levou ao Comando no RJ/Brasil e veio um pedido de esclarecimento. Se não fizessemos isto no Haiti, que é conduta e zona de combate, teríamos, na época - 2007, as 130 paradas, pois a grande maioria apresentava este problema, e as peças nunca vinham do Brasil, simplesmente pela LRover Brasil não tê-las em estoque......
Na época de aquisição das LRover o JPX já não era mais produzido.
E certamente existem maus motoristas que influem no desempenho do material.
Mas a LRover, após a aquisição, não foi aprovada nos testes do CTEx, em Marambai, cujo resultado nunca foi oficialmente divulgado, apenas arquivado..............
E de forma geral, o conscrito, quando motorista de vtr, zela melhor por ela do que o Sd antigo, que já está de "saco cheio" e perto de ir embora. E o Sd EV precisa mostrar serviço para tentar vaga e ficar no EB.
Quando da quisição das LRover, o JPX já não era mais produzido....
Mais uma vez um excelente comentário.
Quanto à questão de peças eu fico estarrecido em ver o que acontece.
Eu me formei engenheiro mecânico em 1957 e meu primeiro emprego foi na Engenharia de Produtos da VEMAG (fabricante do DKW sob licença da Auto Union).
Dois ou três anos antes, tinha começado o plano do GEIA de criação das indústrias nacionais de veículos automotores.
Praticamente vivi todo o programa de desenvolvimento de peças fabricadas no Brasil.
Lembro até hoje a dificuldade em fabricar no Brasil itens como mangueiras de freios, lonas de freio, limpadores de para brisas, silenciadores etc etc etc.
Quando eu soube da decisão de compra de repostos em lojas de auto peças fiquei boquiaberto!!!
Isto é uma loucura!
Não há nenhuma garantia de qualidade!
O que poderia ser feito como mínimo seria liberar a compra de componentes de marca e tipo que tivessem qualidade garantida por Controle de Qualidade de órgão das forças armadas ou de entidade publica certificada.
Comprar da maneira como está sendo feita é um crime contra não só os veículos como contra os militares que os tripulam!
Bacchi




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3162 Mensagem por eligioep » Sex Jun 17, 2011 11:23 am

Helio,
concordo que tem militar, em todos os níveis, bem intencionados e com vontade de (bem)trabalhar. Até creio que seja a maioria....

Sei também sobre estas peças. Como exemplo, as peças Engesa eram, algumas, terceirizadas, mas a sua qualidade era infinitamente superior do que aquelas compradas em balcão de loja.

Sobre a qualidade, infelizmente não podemos escolher por marca, na hora da compra, conforme a Lei 8666.

Mas está melhorando, já se consegue eliminar alguns produtos duvidosos usando como referencia na licitação norbas NBR ou ABNT, ou ainda, exigindo que a data de fabricação não seja superior a 4 meses antes darta da entrega, o que elimina os Xing Ling.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3163 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jun 17, 2011 11:28 am

A vida de militar vale menos que nada (a não ser que isso faça perder votos aos politicos).




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3164 Mensagem por eligioep » Sex Jun 17, 2011 11:29 am

Bacchi,
obrigado. Partindo do Sr, com a sua experiência...

Mas é esta mesma a sistematica de compras: leva quem vende por menos.




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Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#3165 Mensagem por helio » Sex Jun 17, 2011 11:36 am

Pois é Eligio
Vc que é de Sta Maria sabe do caso de um certo major(hoje na reserva) que gostava de fazer experimentos com os M113 do 28ºBIB. Ele também queria fabricar sobressalentes para Leo 1. Não sei se ele conseguiu, mas seria uma verdadeira catastrofe, utilizarmos estes componentes, que com certeza seriam muito mais baratos do que os importados.

Abraços

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