tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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JL
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Re: tanques e blindados

#241 Mensagem por JL » Ter Jun 14, 2011 9:16 am

Bacchi, seria interessante, pois todos temos curiosidade a respeito.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
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Re: tanques e blindados

#242 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jun 14, 2011 10:14 am

eligioep escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:

Bacchi,
realmente existiu isto??....
Poderia comentar?
O shrapnell e o Cascavel anti helicopteros existiram, infelizmente - muito trabalho, muito dinheiro gasto, para nada.

O Urutu lança chamas e o meia lagarta consegui frear.

Bacchi




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Re: tanques e blindados

#243 Mensagem por joao fernando » Ter Jun 14, 2011 10:48 am

Alias, qual a vantagem de meia lagarta? O pior das rodas e o pior das lagartas??? :twisted: :twisted: :twisted:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: tanques e blindados

#244 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Jun 14, 2011 11:19 am

joao fernando escreveu:Alias, qual a vantagem de meia lagarta? O pior das rodas e o pior das lagartas??? :twisted: :twisted: :twisted:
Meu caro joao fernando,
Você quase acertou!
O meia lagarta surgiu como uma tentativa de dar aos veículos sobre rodas existentes uma maior capacidade de se deslocar sobre a neve/gelo.
Com efeito, o 1º meia lagarta foi projetado/construído pelo francês Adolphe Kegresse, gerente da garagem do Tsar Nicolau II, para permitir que os carros do tsar pudessem se deslocar facilmente no severo inverno russo.
Kegresse, após a revolução russa regressou a França e interessou o industrial francês André Citroen em fabricar estes carros.
Os mesmos foram um sucesso publicitário ao fazer raids através da Africa, ligando Paris a Pequim, mas comercialmente foram um fracasso, e militarmente um sucesso.
Varios meia lagartas foram produzidos para o exército francês, como veículos de reconhecimento, e durante a 2ª GM, pelos exércitos alemães e estadunidense principalmente como VBTPs.
No após guerra a melhoria em condições QT dos veículos blindados sobre rodas selou o destino dos meia lagartas.
De vez em quando aparecia um protótipo, mas após algum tempo sem pedidos sumia qualquer menção ao mesmo.
Muito bem, o que aconteceu na ENGESA, é que um dos vendedores, um general de brigada da reserva (que trabalhava no setor de vendas da ENGESA - pessoa de uma simpatia e de um trato agradável, admiráveis) apareceu com a informação de que o exército do Chile queria um meia lagarta e que nós devíamos oferecer o mesmo.
Eu era na época Gerente de Marketing de Produtos Militares, e fui contra esta proposta, usando o argumento de que o gasto em dinheiro não justificava o trabalho em um produto que eu considerava sem nenhuma possibilidade de venda, devido as razões que já expus acima.
Para desagrado do general minha opinião foi aceita.
Anos depois soube que a firma Cardoen do Chile (licenciada da MOWAG), naquela época tinha modificado um Piranha para meia lagarta (que recebeu o nome de Alacran).
Ficou no protótipo como tantos outros do pós guerra.
Bacchi




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Re: tanques e blindados

#245 Mensagem por joao fernando » Ter Jun 14, 2011 12:03 pm

Entendi tambem, que a meia lagarta serviria numa epoca em que a tração 6x6 ou mesmo 4x4 seria muito cara/dificil de ser confiavel. Um cascavel, ou melhor, um Guarani, com 6 rodas indenpendentes, mais eletronica ajudando no controle de tração, resolvem a parada de maneira muito mais pratica




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: tanques e blindados

#246 Mensagem por Centauro » Ter Jun 14, 2011 12:18 pm

Sr. Bacchi poderia dizer o que é shrapnell?
Pois pesquisando achei apenas referencias a um tipo de projetil de fragmentação
Desde ja agradeço

Centauro




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Re: tanques e blindados

#247 Mensagem por felipexion » Qui Jun 16, 2011 11:27 pm

Túlio escreveu:Felipe, deve ter bastante ufanismo no meio disso. De qualquer modo, não deixei de ficar curioso com a - para mim - surpreendente invectiva do nosso amigo Bacchi: tenho lido elogios ao Ogum precisamente em função de sua semelhança com o Wiesel Alemão... :|
Ufanismo há em tudo, principalmente quando se trata de produtos idealizados/projetados na década de 80.
Reginaldo Bacchi escreveu:
Reginaldo Bacchi escreveu:
O "Ogum" foi o projeto mais sem nexo feito pela ENGESA.
Bacchi
Meus caros felipexion e Túlio
Eu não quis dizer que o Ogum foi um mau projeto de engenharia.
Muito pelo contrario, foi um dos melhores trabalhos da engenharia da ENGESA!
Não só um bom trabalho como um trabalho extremamente rápido. O protótipo ficou pronto 3 meses após o começo do projeto!!!
O que eu sempre senti, foi que, no fundo ninguém sabia para o que servia o Ogum!
O pessoal que fazia o projeto muitas vezes trabalhava sem uma definição exata da finalidade do produto final.
A ideia do Ogum foi trazida pelo pessoal de vendas afirmando que o exército iraquiano queria um produto para substituir o Wiesel (que eles não tinham).
Quando o projeto começou, eu não tinha nenhum conhecimento do que era o Wiesel dentro da estrutura do exército alemão.
Com o tempo descobri uma série de coisas:
1. O Wiesel foi desenvolvido para mobiliar as tropas aero terrestres alemãs, servindo como veículo de reconhecimento e tembém como transporte do míssil anti carro guiado TOW;
2. Até aí morreu Neves. Podemos dizer que o Ogum poderia se encaixar nisto sem nenhum problema.
3. Mas, eu descobri mais coisas. Um dos principais requisitos era dele caber dentro de um helicóptero médio de transporte, cujas dimensões eram muito reduzidas.
A questão de ser sobre rodas ou sobre lagartas foi decidido por isto. Sobre rodas foi impossível se chegar às dimensões desejadas, ao passo que sobre lagartas o foi.
Ou seja, o que decidiu a questão foi a restrição a largura do veículo e não as melhores qualidades da roda sobre a lagarta ou vice versa.
Em suma, foi feito o projeto inicialmente com motor nacional Perkins e depois refinado com adoção de motor BMW turbo.
Fizemos várias demonstrações ao pessoal do Irak. Demonstrações empolgantes - só faltava o Ogum subir pelas paredes!!!
Depois de algum tempo acabaram declarando que não tinham serventia nenhuma para o Ogum, encerrando assim a tragi cômica carreira deste malfadado produto.
Este foi um dos muitos casos grotescos que eu assisti durante meus muitos anos de ENGESA.
Projetos que eram trazidos aos engenheiros de produtos da maneira mais leviana possível, sem nenhum documento que explicasse claramente o que se devia fazer, sem estabelecimento de metas, sem compromissos da parte do comprador - tudo na base do papo furado.
Eu vi vários casos grotescos semelhantes: o shrapnell, o Cascavel anti helicópteros, o Urutu lança chamas, o Cascavel meia lagarta etc etc etc.
Bacchi

Obrigado Bacchi! Comentários como esse enriquecem o Fórum.




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Re: tanques e blindados

#248 Mensagem por EDSON » Qui Jun 30, 2011 5:22 pm

Ahora que ha pasado un poco de tiempo se puede hacer un estudio un poco más concreto del Objeto-195 T-95:

Tras la aparición del “conservador” T-90, hubo mucha especulación sobre cómo sería el tanque ruso de nueva generación. Desde finales de los 80 se habían realizado trabajos de investigación, pero la desintegración de la URSS y la crisis económica afectaron estos planes. Ucrania se quedó con una de las 2 oficinas de diseño (Jarkov). Otras dos quedaron en territorio ruso (Omsk y Nizhny Tagil). La fábrica de Omsk producía únicamente T-80, y a principios del siglo XXI terminó en bancarrota. El gobierno ruso adquirió una parte de la empresa para dedicarla a hacer mantenimiento de los T-80.

Uralvaznod (UVZ), en Nizhny Tagil, tuvo más suerte gracias a los contratos de exportación y producción civil. Tras el cierre de la oficina de diseño de Omsk, parte del personal pasó a UVZ. Hoy en día es el único productor y diseñador de carros de combate en la URSS. En la actualidad fabrica T-90 en diferentes versiones y moderniza T-72.
Imagem
Objeto-195 (www.andrei-bt.livejournal. com)


El origen del Objeto-195 es poco claro. Desde mediados de los 90 se había financiado el diseño de un nuevo tanque, pero sólo a partir del año 2000 se concretó un programa, conocido como “Modernización-88”. Este programa agrupaba a diversas empresas con el objetivo de crear los diferentes componentes del carro (cañón, transmisión, motor…).
El primer prototipo estuvo disponible a finales de los 90. Entre ese periodo y el 2009, cuando comienzan a filtrarse algunas fotos de mala calidad, hay poca información, tan solo algunos comentarios y noticias al respecto, pero nada específico.

Finalmente, en el 2009, se obtuvieron algunas fotos y patentes, que aparecieron por primera vez en el blog del escritor Andrei Tarasenko (http://andrei-bt.livejournal.com). Las fotos e información era más concreta y permitía un análisis más detallado.

Imagem
Objeto-195 (Copyright desconocido)

La principal novedad del Objeto 195 es su torre automatizada. La tripulación pasa a una cápsula aislada del resto del carro. Esto corregía uno de los puntos débiles de los tanques rusos, la protección post-penetración.

Las dimensiones del nuevo vehículo eran generosas si se compara al T-90. Esto fue una sorpresa porque en otros paises se ha apostado por vehículos más ligeros y fáciles de desplegar. La potencia de fuego era mucho mayor que en otros carros porque el cañón principal (designado 2A83) era de 152mm, y el secundario de 30 (modelo 2A42). Como es de esperar, el carro disponía de una dirección de tiro con cámaras térmicas, seguimiento independiente de blancos y otros parámetros considerados modernos hoy en día. Un aspecto curioso es que la cámara térmica era de origen ruso; el modelo es denominado “Orion”. Se trata de algo sorprendente porque los T-80/90 han dependido de Francia en lo que se refiere a estos equipos.

La capacidad de disparar en desenfilada es muy superior a la de otros vehículos porque la torre no tiene tripulantes y el armamento está en un punto muy alto. El alcance se ha estimado en 8kms y el carro no tendría problemas para batir un carro actual. El cargador automático es similar al del T-80, y los proyectiles se encajan en el carrusel verticalmente. Para mejorar la protección, el cargador está aislado del resto del carro, y existe un hueco con el suelo del chasis para reducir el efecto de las minas. A día de hoy no existen datos sobre el blindaje en términos de grosor o configuración.

Del motor y transmisión no se tienen muchos detalles. En algunos medios se ha hablado de un motor con cilindros en configuración H de 1.600HP. La fábrica de Chelyabinsk lleva unos años trabajando en esta configuración con el objetivo de sustituir al venerable V-84/92. La suspensión se denomina "adaptativa", por lo que debe disponer de un equipo hidraúlico para ajustar la dureza o altura.

En el 2010 el ministerio de defensa declaró haber cancelado cualquier inversión extra en el proyecto. La principal razón que se dio fue que el carro estaba basado en tecnología soviética y que no se adaptaba a los requerimientos modernos.

Imagem

Imagem

Comparativa con un Abrams [estimación] (www.militaryphotos.net)

Esto cogió a muchas personas por sorpresa pero no sorprendió en otros círculos. El Objeto-195 respondía más bien a conceptos de la Guerra Fria, época en la que los carros eran la punta de lanza de los ejércitos. Hoy en día hay más enfasis en la capacidad de despliegue, hasta tal punto que todas las naciones europeas han reducido varias veces su cantidad de tanques. A algunos carristas no les convenció el hecho de que la tripulación estuviese en una cápsula fuera de la torre ya que se perdía la perspectiva del campo de batalla. La impresión que daba era de un vehículo pensado para un campo de batalla con contaminación nuclear.

El carro tenía otros problemas. El coste inicial era de 400 millones de rublos –varias veces el de un T-90- y algunos subcontratistas tenían problemas para suministrar componentes de tan alta tecnología. En Mayo de 2011 el ministerio de defensa anunció que se estaba diseñando un nuevo tanque, denominado Armada. Este modelo estaría basado en un chasis unificado. Según los medios de comunicación estará disponible en el 2015.

Fuentes y enlaces de interés
- http://tank-t-90.ru/T-95/t95c.jpg
- http://www.argumenti.ru/army/n293/111496
- http://tank-t-90.ru/publ/slukhi_o_t_95/t95/2-1-0-20
- http://www.kotsch88.de/al_russianexpoarms_04-06.htm
- http://www.chtz-uraltrac.ru/




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Re: tanques e blindados

#249 Mensagem por Bolovo » Dom Jul 31, 2011 8:26 am





"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: tanques e blindados

#250 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Jul 31, 2011 1:48 pm

Deixa o PT ver isso!!!!!! :x

"Começam a cair os CCs russos de isopor!!!!". :mrgreen: :lol:

Bem, isso é só o que todos sabem.
Propaganda e mais propaganda.

Basta ver/ler certos posts que pululam por aqui e no site vizinho . :roll: :?




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Re: tanques e blindados

#251 Mensagem por Túlio » Dom Jul 31, 2011 2:06 pm

É, a OTAN se encheu de helis AT e mísseis cada vez mais poderosos apenas para enfrentar essas geringonças de nada aí, sei... :roll: :roll: :roll: :roll:




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Re: tanques e blindados

#252 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Ago 02, 2011 1:19 am

Reginaldo Bacchi escreveu:... o Cascavel anti helicopteros existiram, infelizmente - muito trabalho, muito dinheiro gasto, para nada.
Para ilustrar o que o Bacchi escreveu: O Cascavel Anti-Helicóptero armado com canhão Oerlikon KBB de 25mm.
Imagem

Esse veículo erroneamente aparece na web como Cascavel Anti-Aéreo ou Cascavel IFV.


Abraços,
Paulo




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Re: tanques e blindados

#253 Mensagem por eligioep » Ter Ago 02, 2011 6:05 pm

Paulo,
pelo visto este Cascavel é uma das versôes mais recentes.

E obrigado por dividí-la conosco!

Abraços!




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Re: tanques e blindados

#254 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Ter Ago 02, 2011 7:21 pm

eligioep escreveu:Paulo,
pelo visto este Cascavel é uma das versôes mais recentes.
E obrigado por dividí-la conosco!
Abraços!
Como já escrevi antes este foi uma das maiores cagadas da ENGESA!!!

Um veiculo com um canhão de 25 mm para destruir um helicóptero a 4 km!!!

Só um imbecil como o o que comandou este programa para fazer isto!!!

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Re: tanques e blindados

#255 Mensagem por Túlio » Qua Ago 03, 2011 9:35 am

E o tale de SHRAPNELL, afinal, o que era?




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