http://shabablibya.org/news/gaddafis-li ... -defectors
Em entrevistas exclusivas com o The Sunday Times, dois generais e um coronel que procuraram refúgio na Itália, disse a capacidade militar do coronel Kadafi tinha diminuído para apenas um quinto de sua força, e previu que ele cairia de poder dentro de semanas.
"Milhares de membros das forças armadas têm desertado ou desertas, especialmente ao longo das últimas duas semanas. Há defecções cada dia. Todo aquele que recebe uma oportunidade de agarra-la ", disse o general Massoud Melud Halassa.
Oito desertores - cinco generais, dois coronéis e um oficial júnior - foram extraídos através da Tunísia e da Líbia trazido para Roma com a ajuda do serviço de inteligência italiano estrangeiros.
Eles estavam confiantes de que o regime estava a ruir. "Khadafi vai cair em poucas semanas", a moral é tão ruim, tanto no exército e na população ", disse o general Halassa, que desertou há uma semana com a esposa e cinco filhos. Ele disse que os ataques dos rebeldes e da NATO, bem como a escassez de alimentos e combustíveis tiveram desmoralizadas forças do coronel Khadafi.
Na noite de sexta-Bretanha implantado seus helicópteros Apache pela primeira vez, atacando e destruindo duas instalações militares, um radar e um posto de controle armado.
Geral Halassa disse: "Às vezes, os rebeldes ou os manifestantes que estão mortos são parentes ou amigos dos homens do exército, os assassinos e os mortos estão relacionados, e que fere a moral ainda mais."
Ali Geral Oun Oun, anteriormente do serviço de inteligência militar, disse que um grupo de 120 oficiais e soldados que tinham desertado estavam agora em Tunis. Muitos outros lados tinham mudado e se juntou aos rebeldes, ou estavam escondidos.
Ambos os generais estima-se que as forças armadas estavam agora a 20 por cento de sua força inicial no início da luta por causa das perdas e deserções que haviam sofrido.
O oficial sênior da inteligência italiana que ajudou a supervisionar a sua deserção também previu que Gaddafi seria derrubado dentro de semanas.
"As deserções são um sinal concreto de que o sistema está em colapso Kadhafi, e não haverá mais deserções grande. O Kadafi mais perde o controle, mais essas pessoas fogem ", disse ele.
Todos os três oficiais que falaram ao jornal The Sunday Times, entende-se voltar para a Líbia neste fim de semana para se juntar aos rebeldes. "Minha esperança é que possamos voltar para a Líbia e viver em liberdade existe, e não sob o domínio de um tirano", disse o general Ali Oun.
Na noite passada, os ministros britânicos prometeram intensificar a pressão sobre Gaddafi como helicópteros Apache preparado para novos ataques. William Hague, secretário de Relações Exteriores da Grã-Bretanha, alertou que a coligação seria "continuar e intensificar" os esforços para derrubar o ditador líbio, pavimentando o caminho para futuros ataques.
Falando como ele chegou na cidade pelos rebeldes de Benghazi para conversas com figuras da oposição, deputado Haia reiterou o compromisso do Reino Unido para a missão internacional. "O coronel Kadhafi está isolado internacionalmente e internamente. Ele perdeu toda a legitimidade. Ele tem que ir ", disse ele.
Sr. Haia foi acompanhado na viagem por Andrew Mitchell, o secretário de desenvolvimento internacional, que anunciou um auxílio extra para a desminagem.
O ataque de helicópteros Apache na sexta-feira foi lançada a partir do HMS Ocean, o maior navio de guerra da Royal Navy. Os helicópteros, pilotados por veteranos do Afeganistão, retornou a salvo, apesar brevemente vir sob o fogo de AK-47s.
Os franceses, que também enviaram helicópteros, alegou ter destruído 15 veículos militares de Khadafi.
Os Apaches e os helicópteros franceses foram ordenados em ação após um acordo no mês passado entre David Cameron e Nicolas Sarkozy, o presidente francês. Na semana passada o primeiro-ministro falou da necessidade de "ampliar" a pressão sobre o líder líbio.
Commodore John Kingwell, o comandante da força-tarefa da Marinha Real, disse que os helicópteros podem voar mais baixo e "alvo com maior precisão" do que os aviões da RAF que nem sempre podem atacar com medo de matar civis.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant