:: Camuflagem das aeronaves da FAB!!!
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
Re: :: Camuflagem das aeronaves da FAB!!!
Agora imagina o mesmo voando sobre a Selva, Plantação ou Floresta.
Uma ciza e outra verde camuflada, o efeito é o mesmo.
Uma ciza e outra verde camuflada, o efeito é o mesmo.
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
- soultrain
- Sênior
Outra forma de camuflagem, é pintar o cockpit na barriga, também confunde instantaneamente o inimigo, fica mais difícil prever a movimentação seguinte.
Ou ainda o inverso, como as aeronaves de resgate, que usam um padrão berrante para serem mais visíveis.
Ou ainda o inverso, como as aeronaves de resgate, que usam um padrão berrante para serem mais visíveis.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- FOXTROT
- Sênior
- Agradeceu: 264 vezes
- Agradeceram: 106 vezes
X2.Bati o olho e vi apenas UM avião. Só depois fui encontrar o outro...
Valeu Walter, eu não conhecia essa imagem ainda.
Saudações
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Essa era temporária e eles usavam no Inverno, em especial em missões na Noruega.WalterGaudério escreveu: Era essa imagem de que eu falava. Consegui peneirar na net.
Tem uns Harriers GR3 lindões assim.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Cinza Superioridade Aérea. Quase da cor do céu.
Ataque ao solo
Inverno
Ataque ao solo
Inverno
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- soultrain
- Sênior
When asked about the utility of camouflage patterns for aircraft, versus the USA’s tested uniform grey compromise, Hyperstealth President Guy Cramer replied that misdirection had its own value:
“Russia uses camouflage on their modern aircraft and they usually don’t go to any extra expense unless research has proved an advantage. So while camouflage may be used to reduce a visible signature it can also be used to deceive and confuse. Most camouflage schemes on Russian aircraft are designed to break the symmetry axis so the target is difficult to recognize and identify… [see also the painted] canopy on the underside the [Canadian] CF-18 uses under close combat conditions – it is enough to confuse the brain of the adversary to believe the CF-18 top side is facing him and will thus counter move in the wrong direction….”
A delay of even a couple of seconds in identifying the type and orientation of an enemy aircraft can indeed be decisive. The question is whether an advantage against one background type would cancel out its utility by being a disadvantage against other backgrounds.
“Russia uses camouflage on their modern aircraft and they usually don’t go to any extra expense unless research has proved an advantage. So while camouflage may be used to reduce a visible signature it can also be used to deceive and confuse. Most camouflage schemes on Russian aircraft are designed to break the symmetry axis so the target is difficult to recognize and identify… [see also the painted] canopy on the underside the [Canadian] CF-18 uses under close combat conditions – it is enough to confuse the brain of the adversary to believe the CF-18 top side is facing him and will thus counter move in the wrong direction….”
A delay of even a couple of seconds in identifying the type and orientation of an enemy aircraft can indeed be decisive. The question is whether an advantage against one background type would cancel out its utility by being a disadvantage against other backgrounds.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Cara!
Eu só vi o outro Jaguar depois que li o tópico todo.
Verdade, se você olhar rápido, só vê um avião.
- Alcantara
- Sênior
- Contato:
Pronto, assim fica mais fácil, não?Carlos Mathias escreveu:Cara!
- Alcantara
- Sênior
- Contato:
É provisória. Mas tem razão, é feia pra caramba. Tosca. Parece que é feita com tinta guache, daquelas que as crianças usam na escola (pré-escola, maternal, sei lá o nome que tem agora, rsrsr)!Carlos Mathias escreveu:Fica, e feia prá cacete.
Mas em torno de 1.000 Km/H, fica show!
Abraços!!!
Eu não me conformo da FAB ter abandonado o Southeast Asia dos F-5E. Essa camuflagem nova é fraca... principalmente para fotos. E fico imaginando o AMX com o verde e castanho.
Abraços
Abraços
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Sim... é removida com um banhoAlcantara escreveu:É provisória. Mas tem razão, é feia pra caramba. Tosca. Parece que é feita com tinta guache, daquelas que as crianças usam na escola (pré-escola, maternal, sei lá o nome que tem agora, rsrsr)!Carlos Mathias escreveu:Fica, e feia prá cacete.
Abraços!!!
Camuflagem com príncipio semelhante foi utilizada pelos Jet Ranger da MB lá no Pantanal senão me engano.
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
cb_lima escreveu:Sim... é removida com um banhoAlcantara escreveu: É provisória. Mas tem razão, é feia pra caramba. Tosca. Parece que é feita com tinta guache, daquelas que as crianças usam na escola (pré-escola, maternal, sei lá o nome que tem agora, rsrsr)!
Abraços!!!
Camuflagem com príncipio semelhante foi utilizada pelos Jet Ranger da MB lá no Pantanal senão me engano.
[]s
CB_Lima
Positivo. Foi o pessoal do HU-5 que testou a cerca de 4 anos. E ficou bastante efetiva.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Agradeceu: 54 vezes
- Agradeceram: 253 vezes
A camuflagem antiga, como já dizia o nome, foi desenvolvida para o sudoeste asiatico e não para o Brasil.Operti escreveu:Eu não me conformo da FAB ter abandonado o Southeast Asia dos F-5E. Essa camuflagem nova é fraca... principalmente para fotos. E fico imaginando o AMX com o verde e castanho.
Abraços
Como disse, o motivo final não é estetico e sim operacional.
Gosto por gosto, acho que cada um aqui do DB pintaria de uma cor diferente.
[justificar]“ Se não eu, quem?