Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Moderador: Conselho de Moderação
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Re: Aviões A-4 da MB serão modernizados?
Obrigado pelo exclarecimento, Walter!
Saberia dizer se o radar da Elta é melhor ou pior que o Grifo? Lembro de uma reportagem que saiu numa RFA antiga sobre os radares que competiram para equipar os F-5M e pelo que lembro, o Elta era o que oferecia mais vantagens mas o Grifo foi o escolhido! Depois fiquei sabendo que o Grifo que equipa os F-5M tem alguns melhoramentos em relação a versão original.Também vi a declaração de um piloto de A-1 que comentava muito na comunidade dessa aeronave no orkut e ele declarou que o desempenho do radar Grifo nos F-5M tem sido estupendo (exatamente nessas palavras)!
Saberia dizer se o radar da Elta é melhor ou pior que o Grifo? Lembro de uma reportagem que saiu numa RFA antiga sobre os radares que competiram para equipar os F-5M e pelo que lembro, o Elta era o que oferecia mais vantagens mas o Grifo foi o escolhido! Depois fiquei sabendo que o Grifo que equipa os F-5M tem alguns melhoramentos em relação a versão original.Também vi a declaração de um piloto de A-1 que comentava muito na comunidade dessa aeronave no orkut e ele declarou que o desempenho do radar Grifo nos F-5M tem sido estupendo (exatamente nessas palavras)!
.
-
- Sênior
- Agradeceram: 455 vezes
henriquejr escreveu:Obrigado pelo exclarecimento, Walter!
Prezado Amigo,
O modelo Elta além de ser compatível com o domo de radar do A4 tem um alcanse maior do que o Grifo.
Sds
Lord Nauta
Na verdade, tanto o Elta 2032 quanto o Grifo são radares modulares, quer dizer o alcance e suas capacidades dependem de qual versão modular foi instalada, dado que o tamanho da antena e os módulos de potência podem ser customizados para cada instalação requerida.Lord Nauta escreveu:henriquejr escreveu:Obrigado pelo exclarecimento, Walter!
Prezado Amigo,
O modelo Elta além de ser compatível com o domo de radar do A4 tem um alcanse maior do que o Grifo.
Sds
Lord Nauta
O Grifos intalados em nossos F-5, é o melhor modelo deles, por isso foi retirado o canhão. O Elta existe uma variação de 72 até 100 kgs, entre o modelo mais básico e o mais completo possível.
Creio que a grande vantagem do Elta 2032 é sua integração com os mísseis israelenses. Porém, o nosso Grifo também está integrado. Contudo, parece que o modelo do Grifo instalado no F-5 não caberia no A-4. O Elta é mais compacto que os Grifo mais completos. Esse deve ter sido o fator determinante, espaço.
Agora, isso vai fazer com que os AF-1 fiquem despadronizados com os F-5M. Só existirão em uso no Brasil esses 12 radares Elta 2032. Mas a FAB escolheu um radar Elta paro os P-3, se não me falha a memória.
[ ]´s
- Alcantara
- Sênior
- Agradeceu: 215 vezes
- Agradeceram: 248 vezes
- Contato:
Creio que a grande vantagem do Elta sobre o Grifo, NA ÉPOCA, era o alcance ligeiramente maior.henriquejr escreveu:Obrigado pelo exclarecimento, Walter!
Por outro lado, em comparação com o Elta, o Grifo possuia maior ângulo de varredura, além de processar e acompanhar mais alvos simultaneamente. Todas as informações segundo essa mesma matéria. Eu tenho essa revista até hoje.
Essa avaliação foi referente a versão original. Como já foi dito, a versão "Br" é bem melhor do que a versão original, logo, supõem-se que todas as características "deficitárias" em relação ao Elta foram minimizadas ou superadas, e as "superlatárias" foram ainda mais realçadas.
Por todo o exposto, pode ser supor que a FAB tenha visto na proposta/projeto do Grifo maior capacidade de desenvolvimento futuro.
Parece que ela tinha razão. O Grifo "Br" tem tido desempenho excelente nos exercícios internacionais
Abraços!
"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Gostei do cockpit do A-4
Ficou legal mesmo!
Fonte:
http://www.naval.com.br/blog/2011/06/03 ... a-marinha/
[]s
CB_Lima
Ficou legal mesmo!
Fonte:
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Corsário01
- Sênior
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
O pequenino vai dar trabalho quando estiver pronto. Aguardem!cb_lima escreveu:Gostei do cockpit do A-4
Ficou legal mesmo!
Fonte:
[]s
CB_Lima
As coisas estão andando.
Abraços,
Abraços,
Padilha
Padilha
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
É bom saber que em como todo projeto dessa complexidade os desafios estão sendo superados.Corsário01 escreveu: O pequenino vai dar trabalho quando estiver pronto. Aguardem!
As coisas estão andando.
Abraços,
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Corsário01
- Sênior
Isso é novo para a MB e é claro que alguma coisa em início de projeto pode andar devagar, mas agora vai.
Abraços,
Padilha
Padilha
- joao fernando
- Sênior
- Agradeceram: 29 vezes
Faço votos, de 12 A4 no mar, e mais uns 24 em terra, para spare parts e para combate
Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Como o companheiro Lord Nauta sempre comenta, a Marinha precisa de uma quantidade maior de AF-1M.
Eu tenho a esperança de que em breve o contrato seja ampliado para, pelo menos, mais três unidades.
abraços]
Eu tenho a esperança de que em breve o contrato seja ampliado para, pelo menos, mais três unidades.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Corsário01
- Sênior
O problema é que neste momento, existem outras prioridades na frente, mas eu não descarto esta possibilidade não.
Mas não acredito em mais 3 não.
Bastam 2 células em excelente estado e basta.
Afinal, tanto a aeronave quanto o PA tem data de validade estipulada, ou seja, temos que segurar os parcos recursos para aloca-lo no futuro em outro vetor.
Acho que é isso o que todos desejamos, então não vamos queimar tudo no A4. Apenas o suficiente.
Afinal, tanto a aeronave quanto o PA tem data de validade estipulada, ou seja, temos que segurar os parcos recursos para aloca-lo no futuro em outro vetor.
Acho que é isso o que todos desejamos, então não vamos queimar tudo no A4. Apenas o suficiente.
Abraços,
Padilha
Padilha
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 238 vezes
- Agradeceram: 541 vezes
Entendo. Mas o fato de o NAe ter uma missão incial de 'escola' para o próximo porta aviões com novas aeronaves não pode fazer com que se abra mão de tê-lo como uma arma de guerra verdadeira.Corsário01 escreveu:O problema é que neste momento, existem outras prioridades na frente, mas eu não descarto esta possibilidade não.
É uma escola sim, mas não pode deixar de ser uma arma. Ele tem que servir para atacar alvos no ar, no mar e na terra com efetividade. E para isso é necessário uma quantidade interessante.
Mas eu entendo, sei que em breve a Marinha receberá novos caças, o que faz com que não seja muito interessante investir tão pesadamente em meios mais antigos. Então se vale a pena ou não vai depender mesmo de quanto poderá custar essas três células adicionais.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- magliano
- Júnior
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Faço votos para que os objetivos sejam logo alcançados e que os nossos falcões estejam brevemente preparados para a sua missão.
Abraços a todos,
Abraços a todos,
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 384 vezes
- Agradeceram: 432 vezes
Achei que o cockpit dos A-4MB seriam equipados com 3 MFDs, como vem sendo o padrão empregado pela Embraer/Aeroeletronica nos últimos projetos (F-5BR, A-29 e A-1M).cb_lima escreveu:Gostei do cockpit do A-4
Ficou legal mesmo!
Fonte:
[]s
CB_Lima
.
O problema é que o painel do A-4 tem menos espaço, ele é muito pequeno mesmo.henriquejr escreveu:Achei que o cockpit dos A-4MB seriam equipados com 3 MFDs, como vem sendo o padrão empregado pela Embraer/Aeroeletronica nos últimos projetos (F-5BR, A-29 e A-1M).cb_lima escreveu:Gostei do cockpit do A-4
Ficou legal mesmo!
Fonte:
[]s
CB_Lima
[]´s