Quem fala num possível ataque venezuelano ao Brasil desconhece geografia. A fronteira entre os dois países é acidentada e só há uma rota de invasão possível que passa pelo território de índios problemáticos, os Waimiri Atroari. Se houvesse um ataque, Chávez poderia conquistar apenas metade do Estado de Roraima e ficaria isolado. Valeria a pena?FCarvalho escreveu:Delta, malucos como o Cheves não se preocupam muito com popularidade quando a corda começa a apertar no pescoço. Popularidade em ditaduras não são conquistadas, são compradas.
Duvido que ele queira nos empragar como inimigo externo também. E menos ainda os USA. Vai sobrar para colombia ou guiana. Mas cá entre nós. Se a guiana virar alvo da sanha dele, será que nós - que não temos nada com isso e não estamos nem aí - podermos, ou conseguiremos, ficar de fora, de mais esta aventura bolivariana. A que custo?
abs
Contra a Colômbia, a rota estaria praticamente livre a um avanço de blindados pelo litoral. O Exército colombiano teria de imprimir uma guerrilha a partir do Altiplano e da Selva Amazônica. Muito cá entre nós, a situação mudou muito com a saída do maluco do Uribe, que realizou inúmeras ações em território venezuelano usando grupos paramilitares. Santos não quer criar problemas. Quanto à Guiana, atrairia reações da Europa e dos EUA.
Chávez quer sossego, por incrível que pareça.
Pepê