rcolistete escreveu:Penguin escreveu:[ quote="rcolistete"]
Alto lá, em 07/09/2009 foi anunciada pelo então presidente a escolha do Rafale. Mas muita gente (militar, civil, lobista a forista, etc) achou isso um absurdo, sabe, e conseguiram, nada foi feito. Dá-lhe então F-5E/F ex-Jordânia !
Nada foi feito por outras razões. Basicamente as mesmas pelas quais o F-X2 não sai há muito tempo: falta de prioridade em investir em caças novos para a FAB.
Com base em que o Presidente tomou a decisão dele? No "fi-lo por que qui-lo"?! Se ele realmente fez isso, desculpe, mas está errado. Ele não é especialista em defesa e nem em avaliaçõe de caças e muito menos é imperador. Se ele estivesse calçado pela Força Aérea e MD, por que ele recuaria?
[/img]
[]s
Caro Penguim,
Como sempre, você e sua memória seletiva, oportunamente "esquece" que houve reunião entre o comandante da FAB, Ministro da Defesa, membros da Dassault, etc, à noite antes de 07/09/2009. Por favor, respeite aqui as pessoas que há mais de 10 anos acompanham o FX-2, não somos idiotas que lêem o presente apagando o passado.
Antes dessa data o Ministério da Defesa e o Governo Federal já tinham recebido vários relatórios preliminares do FX-2, que não sendo licitação, poderia e pode ser decidida a qualquer hora.
FAB dividida, lobby para lá e para cá, deu nisso : MB com seu FX-2 (ProSub) e EB com o seu (R$6 bi em 2 mil e poucos Guaranis), FAB com F-5E/F ex-jordanianos sendo modernizados. Dá-lhe tiro-no-pé !
Roberto[/quote]
---------------------------------------------------------
Por que o recuo depois de uma reunião onde tudo ficou acertado?
Vc quer dizer que o Governo da oitava economia do mundo, que agia de forma independente na arena internacional, contrariando interesses vigentes, de repente fica refém de lobbistazinhos e subalternos descontentes, subordinando decisões estratégicas da defesa nacional a esse pessoal?! O figurino realmente não combina com os personagens envolvidos, principalmente com Lula. Cada um acredita no que quer...
As notícias e o que foi postado aqui no pós-seleção da Dassault pelo GF está tudo disponível, inclusive as notas oficiais do MD e FAB:
No dia seguinte em 08/09/2009, o Ministério da Defesa publicou a seguinte nota:
MINISTÉRIO DA DEFESA - COMUNICADO À IMPRENSA 08/09/2009)
Programa FX-2
"No dia 06 de setembro, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou o interesse do governo francês em aprofundar a parceria entre os dois países também no setor aeronáutico.
Afirmou que o Governo Francês assume, além de outros, o compromisso de fazer ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França.
Informou, ainda, da disposição da França de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.
Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas.
Nelson A. Jobim, Ministro de Estado da Defesa"
E logo depois a FAB:
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3799
No mais, o que aconteceu depois do 07/09/2009 são notícias e versões publicadas nos mais diversos meios de comunicação, para todos os gostos.