TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
FINGER
Júnior
Júnior
Agradeceu: 27 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#58276 Mensagem por FINGER » Sex Mai 27, 2011 2:06 pm

Caros foristas,

Já há algum tempo me intriga a proeminência do sr. Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo nas negociações envolvendo a concorrência do FX2.

É vôo de Gripen pra cá, vôo de Rafale pra lá (não sei se ele voou o F18), viagens patrocinadas pelas empresas concorrentes, audiências, enfim, esse senhor é tratado pelas empresas com uma deferência que parece, em alguns casos, até maior do que a dada ao próprio Jobim, como se a decisão sobre a compra passasse necessariamente por seu crivo.

Por que as empresas dão tanta atenção a ele?
Qual a real participação dele nesse processo?
Em algum momento ele chegou a ser indicado, mesmo que informalmente, pelo ex-presidente como um interlocutor no processo (sei que ambos são muito amigos)?

Alguém poderia ajudar-me a desvendar esse mistério? Pepê alguma dica??

Silvano R Ferreira
Brasília - DF
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#58277 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mai 27, 2011 2:23 pm

PRick escreveu:Existem aqui duas coisas coisas que estão repetindo, que do ponto de vista de um comprador externo são irrelevantes.

Os motivos pelos quais o Typhoon está atrasado ou não está sendo desenvolvido, não interessa para o comprador externo. Quem vai pagar 90 milhões de Euros por uma aeronave, vai querer uma aeronave com total capacidade, multifuncional no mínimo.

A outra é que as nações somadas teriam maior poder econômico e o Typhoon maior produção assegurada, como podemos ver, a despeito de tais fatos, o Typhoon é mais caro de operar e comprar. No outro ponto, se esquecem no que falei antes, das 04 nações que estão no Programa do Typhoon, 03 estão em pelo menos num outro programa, o do JSF. Quer dizer apesar de maior poder economico, eles dispersam seus gastos com outros caças. Algo que não ocorre com a França, para ela o comprometimento é de 100%. As outras estão 50% comprometidas, é aquela história, muito gente participando, mas ninguém é responsável pela criança.

[]´s
Uma frase que caberia: Cachorro de dois donos morre de fome.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

#58278 Mensagem por Túlio » Sex Mai 27, 2011 7:37 pm

FABIO escreveu:Juliano eles fazem isso comigo direto,fazer o que :cry:

São uns PECADORES esses caras, sacanagem mesmo, te sonegarem os mais profundos segredos da Nação, recusarem-se a te contar o que não sabem ou o que sabem mas legalmente não podem falar a ninguém, vou te contar, êitcha gente desaforada esses foristas... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
brisa

#58279 Mensagem por brisa » Sex Mai 27, 2011 8:20 pm

Pois é Tulio, isto é um absurdo..... eu acho que estes caras deveriam serem punidos....

agora, o culpado principal, todo mundo aqui no DB sabe quem é.... :twisted: :mrgreen:

aquanostra
Júnior
Júnior

#58280 Mensagem por aquanostra » Sex Mai 27, 2011 10:02 pm

Túlio escreveu:
FABIO escreveu:Juliano eles fazem isso comigo direto,fazer o que :cry:

São uns PECADORES esses caras, sacanagem mesmo, te sonegarem os mais profundos segredos da Nação, recusarem-se a te contar o que não sabem ou o que sabem mas legalmente não podem falar a ninguém, vou te contar, êitcha gente desaforada esses foristas... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[082] [082] [082]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#58281 Mensagem por Túlio » Sex Mai 27, 2011 10:29 pm

brisa escreveu:Pois é Tulio, isto é um absurdo..... eu acho que estes caras deveriam serem punidos....

agora, o culpado principal, todo mundo aqui no DB sabe quem é.... :twisted: :mrgreen:

O MARINO!!! HUHAUAHUAHAUAHAUAHUAHAUAHAUAHUAHAU

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

eur2
Avançado
Avançado
Agradeceram: 5 vezes

#58282 Mensagem por eur2 » Sex Mai 27, 2011 10:30 pm

ísso é demais [003] [003] [003]

Pepê Rezende
Sênior
Sênior

#58283 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Mai 28, 2011 6:27 am

FINGER escreveu:Caros foristas,

Já há algum tempo me intriga a proeminência do sr. Luiz Marinho, prefeito de São Bernardo do Campo nas negociações envolvendo a concorrência do FX2.

É vôo de Gripen pra cá, vôo de Rafale pra lá (não sei se ele voou o F18), viagens patrocinadas pelas empresas concorrentes, audiências, enfim, esse senhor é tratado pelas empresas com uma deferência que parece, em alguns casos, até maior do que a dada ao próprio Jobim, como se a decisão sobre a compra passasse necessariamente por seu crivo.

Em algum momento ele chegou a ser indicado, mesmo que informalmente, pelo ex-presidente como um interlocutor no processo (sei que ambos são muito amigos)?

O Marino fez uma aliança com a FIESP para encaixar o Gripen. Quer que a INBRA se transforme nume empresa aeronáutica do porte da Embraer. Apostam nele porque é compadre do Lula. Nunca foi indicado pelo presidente como interlocutor no processo.

Carlos Mathias

#58284 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 28, 2011 10:23 am

O Marino fez uma aliança com a FIESP para encaixar o Gripen.
Tenho certeza que foi um lapso, escreva-se aí MARINHO, prefeito lá dos interiores de SP.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#58285 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 28, 2011 11:19 am

Sacanagem com o CMG véio... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Carlos Mathias

#58286 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 28, 2011 11:20 am

Depois do Talha pedindo calma, até poderia ser verdade. :roll: :mrgreen: :lol:

marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#58287 Mensagem por marcelo l. » Sáb Mai 28, 2011 12:15 pm

FINGER escreveu:Caros foristas,

O Marinho além de todas as colocações ser uma aposta do PT para o futuro etc, saiu na frente por várias razões, entre elas que o ABC já tem curso da Universidade Federal para Engenharia Aeroespacial, isso demonstra que o governo tem interesse quando tiver uma política industrial (aí é a questão?) de desconcentrar o
o pólo aeronáutico do pais.

Acho que informalmente não, mas ele viu a chance e capitalizou a ação, é um processo parecido que houve com a indústria de automóvel que tinha as plantas no ABC e o governo incentivou a ida de unidades para a região de São José dos Campos depois até em outros estados. Hoje, as lideranças sindicais (o Marinho é ligado a essa tradição) pensam no caminho inverso. Acho que mais que mais que voz do Lula, ele é a voz da CUT do ABC que sempre quis políticas afirmativas do governo para utilizar a mão de obra especializada da região em processos de alta tecnologia que absorveriam as perdas de empregos da indústria automobilística.

Se o governo perder essa chance, é melhor fechar mesmo, e assumir que não teremos política industrial, só de incentivos fiscais com pouca estratégia para o país, o meu medo atual (além de não sair o F-X-2) é deixar que comece uma disputa PT (São Bernardo) x São José (PSDB) que por sinal não é impossível com incentivos fiscais de um lado e outro.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Quiron
Sênior
Sênior
Agradeceu: 28 vezes
Agradeceram: 76 vezes

#58288 Mensagem por Quiron » Sáb Mai 28, 2011 1:12 pm

Absurdo colocarem o Marino como defensor do Gripen. Todos sabem que ele é um defensor incondicional do F-18 na MB.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#58289 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 28, 2011 1:54 pm

O prefeito MariNHO até pode ser, o CMG MariNO é Rafale. :wink: 8-]

PRick

#58290 Mensagem por PRick » Sáb Mai 28, 2011 1:56 pm

Túlio escreveu:O prefeito MariNHO até pode ser, o CMG MariNO é Rafale. :wink: 8-]
:lol: :lol: :lol: Não bebam antes de escrever, um é oficial da MB e o outro Prefeito de uma cidade. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

Responder