Petróleo, praias e turismo
Fomos também conhecer as praias de Cuba. Via rodoviária fomos até Varadero, num onibus de turismo, cerca de 180km de Havana. A estrada é boa, bem conservada. Ao contrário daqui quase não se veem caminhões pesados rodando. São duas faixas de rolamento em cada sentido, sem acostamento. Para quem é aqui do sul é o que fizeram na Tabaí -Canoas, alargaram a estrada aproveitando o acostamento para uma nova faixa.
Em um determinado trecho da rodovia encontra-se uma área onde estão localizados poços de petróleo, alguns deles com máquinas bombeando. Há também uma termoelétrica que transforma este petróleo em eletricidade. No mar dá para ver uma plataforma de perfuração. Eu não sabia que Cuba produzia certa quantia de petróleo.
Varadero é uma peninsula ocupada somente por hotéis, resort e outras atividades ligadas ao turismo. Aluguel de barcos de pesca, passeios de catamarã pelas ilhas, restaurantes, etc...
O Turismo é a principal indústria de Cuba atualmente e, pelo que pude notar, tem preferência sobre tudo. Se um turista for direto a Varadero, Caio Blanco ou Caio Largo, passar uma semana por lá e voltar direto ao seu país vai achar que Cuba é a oitava maravilha do mundo.
Algumas fotos da praia e do hotel em Varadero.