Crise Econômica Mundial

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRick

Re: Crise Econômica Mundial

#2506 Mensagem por PRick » Seg Mai 16, 2011 7:17 pm

LeandroGCard escreveu:
PRick escreveu:Industria, informação e conhecimento não são substitutos para riqueza natural, o Japão que o diga. Falta de território e riquezas naturais impedem e impediram o Japão se tornar um rival dos EUA. Para ser grande, é necessário população, território e riqueza natural. O resto pode ser desenvolvido, mas nunca serão dominantes dentro desse novo cenário.

Por falar em bugingangas, isso deu riqueza a China e tornou os EUA os maiores consumidores delas.

Mas enfim, com o falei antes, o brasileiro tem complexo de inferioridade nato, como vc demonstrou em seu curto texto.

[]´s
Tá bom então.

Japão, Alemanha, França e etc. então são apenas pobres-coitados que não tem recursos naturais em abundância nem área para aumentar a produção de alimentos, e por isso estão condenados à pobreza e à mediocridade no futuro, pois é pobrezinhos deles. Nós é que estamos bem, vendendo nossas commodities que ainda vão durar mais algumas décadas e fingindo que temos alguma importância para o mundo além do setor futebolístico (e dá-lhe copa do mundo em 2014!!!).

E é claro que China e índia não fazem absolutamente nenhum esforço para garantir a máxima competitividade de seus produtos em termos de custos e preços e ao mesmo tempo lutam para criar empresas próprias cada vez mais capacitadas a competir em termos de inovação e qualidade com as dos países desenvolvidos ocidentais. Porque deveriam? Indústrias são perda de tempo, o negócio é só vender ferro e soja, tudo mais é perfumaria inútil e não garante o futuro de ninguém. Não faz absolutamente diferença para um país se a população está podendo consumir mais porque tem empregos cada vez melhores e mais produtivos em empresas que se esforçam em inovar para poder conquistar os mercados mundiais, ou simplesmente porque o governo distribui o dinheiro dos outros, arrrecadado através de impostos escorchantes.

Então tá bom, voltamos a conversar daqui a 20 ou 30 anos e vamos ver como foi que o mundo andou até lá.

Abraços,


Leandro G. Card

A minha resposta já está acima, o que vc escreveu não se contrapos a minha frase, pelo contrário apenas reforça ela. Sem riqueza natural não existe industria, não inverta a ordem das coisas. É isso, sem entropia, não existe o que transformar.

Nenhuma política, nenhum conhecimento vai substituir a ausência de território, população e recursos naturais, essa foi a grande diferença entre o Imperialismo Inglês e o dos EUA.

Japão e França, mesmo Alemanha, dependem muito da energia nuclear, mas não tem Urânio. As duas grandes guerras mundiais foram motivadas emparedamento alemão nas matérias primas e a outros mercados. O Japão foi quase forçado a entrar na Segunda Guerra por conta da falta de petróleo.

O que ocorreu agora no Japão é sintomático. A falta de riqueza natural, território, que no Japão se traduz em falta de capacidade energética. Se fez sentir agora de forma dramática. Totalmente dependente da energia nuclear, está numa sinuca de bico.

O mesmo vale para China e India, essas nações não tem capacidade de auto suficiência de produção de alimentos como os EUA tem. Portanto, a ascenção dessas nações ao mercado consumidor está mudando o mundo, a correlação de forças entre os produtos no mundo. Esses são os fatos. Como isso será no longo prazo, quer dizer daqui um século, não dá para prever, porém, se estamos falando em 20 anos, essa realidade tem tudo para acelerar, como de fato está se acelerando.

A despeito de todas as nossas políticas de proteção, está difícil segurar a valorização do Real, e mesmo assim nossa Balança continua aumentando o seu superávit. Contrariando todas os antigos dogmas econômicos. Eles não consideravam dois bilhões de asiáticos comendo todos os dias. :mrgreen: :mrgreen:

[]´s




Editado pela última vez por PRick em Seg Mai 16, 2011 7:22 pm, em um total de 1 vez.
PRick

Re: Crise Econômica Mundial

#2507 Mensagem por PRick » Seg Mai 16, 2011 7:20 pm

soultrain escreveu:O Leandro tem uma certa razão Prick.

Quanto aos bens de luxo, deveria ver a cotação das empresas francesas que os comercializam, por exemplo a LVMH.

Quanto aos vinhos de alta qualidade, o mercado está em alta, veja o Petros na ordem dos 5000€ a garrafa, ou os Champanhes com as produções todas vendidas.

Quanto a vinhos eu conheço um pouco, gosto de beber ;) Na minha modesta opinião qualquer vinho nosso médio é superior a qualquer Chileno ou Argentino e como singelo exemplo, dou um dos vinhos mais baratos aqui, por 2 euros e pouco que ganhou o prémio Best Value 2011 da Wine & Spirit, o Quinta do Cabriz Dão 2010. Tipicamente os nossos vinhos ganham muitos prémios em provas cegas, porque o seu defeito é a sua melhor qualidade. São vinhos de baixa produção e com uma grande variedade de castas. Ao contrário dos vinhos industriais de Bordeus, Chilenos, Americanos e Argentinos, feitos ao gosto Americano e todos iguais, sem carácter, a moda dos mono castas. Esses vinhos sabem quase igual independente do ano, o segredo do tycon dos vinhos mundiais, que organizou a uniformização do sector com produções quase ilimitadas, para mim foi um atentado ao vinho.

Quem gostar de vinho que não sabe a baunilha, frutos vermelhos, doce bla bla bla, prove os nossos fora do main stream, aqueles de produtor pequeno.

[[]]'s

Esse mercado tem sempre um bom público, porém, só poucos fornecedores, quer dizer, é um nicho para poucos. E os franceses já ocuparam quase todos eles. E a produção é pequena, estou falando dos grandes números, o mundo atual é deles.

[]´s




PRick

Re: Crise Econômica Mundial

#2508 Mensagem por PRick » Seg Mai 16, 2011 7:31 pm

Túlio escreveu:Ministro: 80% das vendas brasileiras para China são commodities

16 de maio de 2011 • 18h11

LUCIANA COBUCCI
Direto de Brasília

O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, afirmou nesta segunda-feira que 80% dos produtos exportados para a China, um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, são commodities - produtos básicos. Segundo Pimentel, a China importa, basicamente, minério de ferro, soja e petróleo brasileiros.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre, representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), reconheceu o problema e disse que o real valorizado ante o dólar não é o único fator que causa o baixo nível de industrialização brasileiro.
"O câmbio mostrou um problema que já existe há anos. Outro aspecto é que temos outros gargalos dentro dos custos. Precisamos da reforma tributária e precisamos atrair investimentos que nos tornem mais competitivos. Precisamos ter mais condições de diminuir nossos custos, temos custos internos elevados por falta de investimentos. O Brasil investe 19% do PIB (Produto Interno Bruto) na indústria, quando o esperado é em torno de 23%, 24%", avaliou.
Mais cedo, o ministro chinês de Comércio Exterior, Chen Deming, criticou a baixa industrialização dos produtos brasileiros após reunião bilateral que ocorreu durante todo o dia. O ministro asiático também lembrou que a demanda chinesa é por produtos industrializados e que o mercado doméstico do país é o segundo maior do mundo, devendo alcançar a primeira posição nos próximos anos.


http://economia.terra.com.br/noticias/n ... R_79702920
O que a China compra do mundo? Deve ser 90% de comodities, é isso que a China importa, faz todo o possível para não importar nada além disso.

Quantos países no mundo tem superávit com a China? Os que vendem produtos industriais ou os que vendem comodities? É razoável achar que a China será grande importadora de produtos industriais? Porque a Austrália está indo tão bem na economia, não será porque está próxima da China, Japão e India, que não cansam de comprar suas comodities?

O mundo está nessa balada. Mesmo paises que fazem políticas ativas estão nela.

Não existe qualquer oposição entre exportar comodities e produtos industriais. Pelo contrário, quem tem muitas comodities e recursos naturais tem vantagens para fazer industrias usando esses insumos. Então não existe o que contrapor aqui. São complementares. Porém, o mundo não está demandando produtos industriais, mas comodities, principalmente, alimentos. E isso ainda deve perdurar por mais 20 anos pelo menos.

[]´s




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Crise Econômica Mundial

#2509 Mensagem por soultrain » Seg Mai 16, 2011 7:33 pm

Prick,

Você se assustaria com a produção desses bens. A produção de Moet & Chandon Vintage é na ordem das 5 milhões de garrafas, assim como as outras marcas similares. Veja as vendas totais da LVMH depois a gente fala.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: Crise Econômica Mundial

#2510 Mensagem por soultrain » Seg Mai 16, 2011 7:35 pm

Vendas 2010 - 20 320 biliões de Euros





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
PRick

Re: Crise Econômica Mundial

#2511 Mensagem por PRick » Seg Mai 16, 2011 7:41 pm

soultrain escreveu:Vendas 2010 - 20.320 biliões de Euros

Quantas gfs de vinho são produzidas no mundo? Qual é o PIB da França e da Europa. Somente a França produz Champanhe. Somente a Rússia tem o caviar. Esse mercado é para 01% do população mundial, e o mesmo vale para o PIB mundial. A França vem caindo no rank do PIB, perdendo posições para quem produz quantidade. Faça uma comparação de faturamento das FASTFOOD no mundo. No Brasil essas porcarias estão vendendo como nunca.

[ ]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61332
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6595 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#2512 Mensagem por Túlio » Seg Mai 16, 2011 7:44 pm

:shock: :shock: :shock: :shock:

EUA suspendem investimentos em previdência para evitar moratória

16/05/2011 - 17h57 | do UOL Economia



Washington, 16 mai (EFE).- O temor de moratória nos Estados Unidos, que nesta segunda-feira atingiu o teto de endividamento de US$ 14,3 trilhões, levou o Secretário do Tesouro, Timothy Geithner, a anunciar a suspensão temporária dos investimentos em dois planos federais de previdência.

A medida significa que o Governo americano começará a pegar dinheiro emprestado destes dois fundos de previdência para pagar servidores públicos.

"Os aposentados e empregados federais não serão afetados por estas ações", confirmou nesta segunda-feira Geithner, em carta enviada ao Congresso dos EUA na qual anuncia as medidas de emergência, já que os fundos serão completados assim que for elevado o teto da dívida.

Geithner afirmou que as medidas - somadas a outras adotadas anteriormente - têm como objetivo dar margem de manobra aos EUA de 11 semanas, especificamente até o dia 2 de agosto, apesar de o teto da dívida ter sido alcançado nesta segunda-feira.

Por causa dessa conjuntura, o secretário do Tesouro reiterou aos legisladores a importância de chegar a um acordo e "agir a tempo de aumentar o teto da dívida que proteja a credibilidade nos EUA e evite consequências econômicas catastróficas para os cidadãos".

Alguns analistas interpretaram a decisão do Tesouro dos EUA como um "sinal de alerta" diante das consequências econômicas negativas que representaria para o país, caso declarasse moratória, já que isso poderia gerar uma nova crise financeira.

"A moratória não só aumentaria os custos do endividamento do Governo federal, mas também das famílias, negócios e dos Governos locais, reduzindo o investimento e a criação de postos de trabalho", acrescentou Geithner.

Não é a primeira vez que o Congresso dos EUA atinge o teto de sua capacidade de endividamento. O mesmo aconteceu em 1995 e 1996 sob a Presidência de Bill Clinton, mas os analistas assinalam que a dívida nacional e os juros gerados eram menores do que os enfrentados agora pelo Tesouro.

Espera-se que o déficit fiscal deste ano dos EUA alcance o número recorde de US$ 1,5 trilhão.

Congressistas republicanos e democratas já indicaram que não vão aprovar a elevação do teto da dívida até a apresentação de planos específicos para reduzir o elevado déficit fiscal do país que permitam o descenso dos altos níveis de dívida nacional.

O presidente americano Barack Obama propôs em abril um plano econômico para reduzir o déficit dos EUA em US$ 4 trilhões nos próximos 12 anos, baseado principalmente em cortes na despesa, mas que também na alta de impostos.

A batalha no Congresso se mostra complicada apesar de o presidente da Câmara de Representantes dos EUA, o republicano John Boehner, ter afirmado no domingo em entrevista na TV que é favorável a "um acordo neste ponto".

No entanto, Boehner precisou que para elevar o teto da dívida "tudo deve estar na mesa, exceto a alta de impostos". "Porque a alta de impostos danificará nossa economia e a capacidade de criar postos de trabalho", explicou.

Por sua vez, uma carta assinada pela Câmara de Comércio dos EUA e outras associações empresariais pediram aos legisladores que "aumentem o teto da dívida como elemento crítico para garantir a confiança dos investidores globais na solvência" do país.

Se chegar 2 de agosto sem a aprovação do limite do endividamento, os analistas afirmam que os Estados Unidos teriam de decidir quais pessoas que fazem empréstimos continuariam recebendo os pagamentos e quais teriam suspensas suas cobranças, o que traria consequências incertas à economia americana e mundial.

http://noticias.bol.uol.com.br/economia ... toria.jhtm




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2513 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 16, 2011 8:19 pm

É Srs

A situação não está nada fácil... e não se surpreendam se mais e mais "fábricas" americanas retornarem para os EUA.

Para voces terem uma idéia, em mais ou menos 5 anos o custo de manter a mão de obra na China vai se equiparar aos EUA.

Vamos ver no que isso vai dar...

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61332
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6595 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#2514 Mensagem por Túlio » Seg Mai 16, 2011 8:42 pm

PUTZ!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Mão de obra ianque no mesmo valor que a dos chinas? Deve estar mesmo FEIO por lá. Só falta então alguém escrever As Vinhas da Ira 2...

Mas não postei acima para zoar com a caveira dos ianques, é na verdade um AVISO: se eles entrarem mesmo em moratória eu duvido que nós não nos enrasquemos e para valer! :shock: :shock: :shock: :shock:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FoxTroop
Sênior
Sênior
Mensagens: 1477
Registrado em: Qui Mai 27, 2010 11:56 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 112 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2515 Mensagem por FoxTroop » Seg Mai 16, 2011 8:54 pm

Túlio escreveu:PUTZ!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Mão de obra ianque no mesmo valor que a dos chinas? Deve estar mesmo FEIO por lá. Só falta então alguém escrever As Vinhas da Ira 2...

Mas não postei acima para zoar com a caveira dos ianques, é na verdade um AVISO: se eles entrarem mesmo em moratória eu duvido que nós não nos enrasquemos e para valer! :shock: :shock: :shock: :shock:
Túlio, como costuma colocar aqui textos de resumo dos boletins GEAB, fico um pouco surpreso com a sua surpresa. Os tipos têm uma taxa de acerto das previsões, superior a 80% e já à algum tempo que têm avisado para o colapso eminente da capacidade americana de se financiar. Insistem mesmo que toda a poeira levantada sobre os problemas da Zona € (que ninguém duvida que são importantes e podem ser muito graves se não se tomarem as medidas que se impõem) apenas serve para desviar atenções e mascarar o real problema da economia mundial.

No inicio deste ano, disse que 2011 seria um ano de acontecimentos épicos e não pelas melhores razões. Espero estar bem enganado.....




Imagem
PRick

Re: Crise Econômica Mundial

#2516 Mensagem por PRick » Seg Mai 16, 2011 9:02 pm

Túlio escreveu::shock: :shock: :shock: :shock:

EUA suspendem investimentos em previdência para evitar moratória

16/05/2011 - 17h57 | do UOL Economia



Washington, 16 mai (EFE).- O temor de moratória nos Estados Unidos, que nesta segunda-feira atingiu o teto de endividamento de US$ 14,3 trilhões, levou o Secretário do Tesouro, Timothy Geithner, a anunciar a suspensão temporária dos investimentos em dois planos federais de previdência.

....................

http://noticias.bol.uol.com.br/economia ... toria.jhtm
Em outras palavras, a dívida líquida dos EUA bateu 100% do PIB, e o Governo não pode continuar aumentando a dívida acima desse patamar sem autorização do Congresso.

Não tem saída, ou eles começam a cortar os gastos ou terão que aumentar os impostos.

[]´s




PRick

Re: Crise Econômica Mundial

#2517 Mensagem por PRick » Seg Mai 16, 2011 9:04 pm

cb_lima escreveu:É Srs

A situação não está nada fácil... e não se surpreendam se mais e mais "fábricas" americanas retornarem para os EUA.

Para voces terem uma idéia, em mais ou menos 5 anos o custo de manter a mão de obra na China vai se equiparar aos EUA.

Vamos ver no que isso vai dar...

[]s
CB_Lima

Além da China, existe a Índia e um monte de países com mão de obra ainda muito mais barata. :twisted: :twisted:

[]´s




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2518 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 16, 2011 9:23 pm

Túlio escreveu:PUTZ!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Mão de obra ianque no mesmo valor que a dos chinas? Deve estar mesmo FEIO por lá. Só falta então alguém escrever As Vinhas da Ira 2...

Mas não postei acima para zoar com a caveira dos ianques, é na verdade um AVISO: se eles entrarem mesmo em moratória eu duvido que nós não nos enrasquemos e para valer! :shock: :shock: :shock: :shock:
Veja bem, não é a mão de obra em si... "salário" e sim todos os custos relativos a manter determinadas industrias em países como a China quando comparado a manter a mesma industria nos EUA e o quanto isso afeta o custo final do produto (acho que acabei me explicando mal... desculpe).

Com relaçõa a "Índia e outros países" é complicado porque determinadas industrias simplesmente não tem como mudar de um lugar para o outro a cada 5 / 10 anos.

Veremos aonde isso vai parar, mas pelo que dizem o "Made in USA" vai voltar a moda logo logo.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61332
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6595 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#2519 Mensagem por Túlio » Seg Mai 16, 2011 9:29 pm

Tipo assim, deixar o China e a Índia fazendo os ursinhos de pelúcia e os radinhos de pilha e pegar de volta o filé, Lima?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2520 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 16, 2011 9:36 pm

Túlio escreveu:Tipo assim, deixar o China e a Índia fazendo os ursinhos de pelúcia e os radinhos de pilha e pegar de volta o filé, Lima?
Y e p!

Exatamente... o mesmo vale para a diminuição da quantidade de bolsas universitárias para "gênios" que não tragam o fruto de tais bolsas para os EUA.

O pior é que para muitos trabalhos High tech existem empregos, mas não existe o estímulo para que "americanos" tenham tais especialidades. Agora existem planos de inverter essa situação e fazer os americanos 'descobrirem' determinados empregos que praticamente não existem mais por aqui.

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Responder