MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1381 Mensagem por LeandroGCard » Dom Mai 15, 2011 11:48 am

alcluiz escreveu:
Sem ajuda do governo, Positivo fecha primeiro trimestre com prejuízo de R$30 milhões

Imagem

Apesar de continuar com o posto de maior fabricante de computadores do Brasil e uma das líderes do mercado nacional, o primeiro trimestre de 2011 da Positivo Informática não será muito comemorado. O prejuízo líquido da empresa foi de R$30,3 milhões. No mesmo período do ano passado, a empresa teve lucro de R$36,9 milhões. O que aconteceu?

A explicação é simples: com o momento de mudança de governo, a compra por parte do Estado diminui drasticamente — ou menos 38,2% em comparação entre 2010 e 2011. E quando o governo não compra e a Positivo depende exclusivamente do varejo e das pequenas e médias empresas, o cenário não é nada bom: a venda de desktops, por exemplo, caiu 30,4% em um ano. No total, a venda para canais (varejo, governo e corporativo) caiu 21,1%.

Em outras palavras, enquanto o governo não voltar a comprar, a Positivo perde espaço para HP e Dell, que vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado nacional. Ainda sobre o balanço, a empresa não cita em nenhum momento o fluxo de vendas de seu e-reader, o Positivo, que pode estar embolado na parte de “Outros” — que também teve queda de 26,8% em um ano.


Fonte

http://www.gizmodo.com.br/conteudo/sem- ... 0-milhoes/
Nada a se admirar, já coloquei isso aqui antes.

Com acesso apenas ao mercado nacional empresas como a Positivo não tem a mínima chance de disputar contra gigantes como a Dell ou a HP, que vendem no mundo volumes centenas de vezes maiores e tem cadeias de co-desenvolvedores e fornecedores totalmente dedicadas. E em todos os setores industriais será assim, enquanto o Brasil não tiver um ambiente econômico que permita que as empresas nacionais possam disputar de igual para igual no mercado mundial (ou pelo menos sem desvantagens exageradas) nossas empresas serão apenas sardinhas em uma poça d'água cercada por um mar infestado de tubarões, se tentarem sair serão devoradas e se algum tubarão entrar livremente o estrago será total.

Ações de proteção do governo podem ser positivas quando o cenário de competitividade já estiver resolvido e as empresas nacionais precisarem de um primeiro empurrão para poderem entrar no mercado mundial e começarem a brigar com as grandes. Aí a garantia de pelo menos um pequeno mercado cativo protegido dos "tubarões" pode ser muito importante para permitir que os empresários tenham pelo menos alguma expectativa de que seus investimentos em inovação não resultem em prejuízo total. Mas proteger indústrias locais com um ambiente econômico completamente defasado dos parâmetros de competitividade global só irá criar estes cartéis regionais que venderão produtos defasados e muito caros, e só servirão para colocar mais alguns brasileiros nas listas de bilionários mundiais com o nosso dinheiro (isso se os donos forem brasileiros, senão nem isso), enquanto prejudicam mais do que ajudam o país sob a alegação de criar alguns empregos para apertadores de parafusos semi-alfabetizados.


Já vimos este filme antes, e ele não tem um final feliz.


Leandro G. Card




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1382 Mensagem por Bourne » Dom Mai 15, 2011 2:47 pm

Sei não. Tem tantas marcas genéricas no mercado a preço de banana com supostas boas configurações cheio de peças ding ling que vendem bem, principalmente para quem não entende o que está comprando que é a maioria. Talvez o problema esteja na estratégia de inserção no mercado da positivo que funcionou no passado e agora não estar tão bem. Além do que a Positivo não é nenhuma coitada. Criou uma rede de fornecedores e gama de produtos invejável. Fez alguma coisa errada no meio do caminho.

Eu não compraria um desktop da positivo por que é mais caro e não tem a qualidade pelo preço que cobra. Também não compraria de nenhuma marca renomada como Dell por que é caro. O melhor negócio é comprar uma baratinha para quebrar um galho ou montar um personalizado escolhendo os componentes e configurações.

Para os nots nem olho marcas genéricas que oferecem as configurações maravilhosas a baixo preço. É melhor pagar um pouco mais por uma HP, STI, CCE, Sony e LG que não estão a preços tão altos. Por exemplo, a minha mamãe comprou um not da HP por 1,2 mil o que seria impossível a cerca de um ano. Um amigo carioca adquiriu uma HP por 1,6 mil que é top e tem um equipamento de mídia com maior capacidade que meu desktop e placa de vídeo.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1383 Mensagem por DELTA22 » Dom Mai 15, 2011 2:59 pm

Comprei semana passada um note Acer novo com uma excelente configuração, tela de 15.6" e tudo mais por R$1000. Supimpa! :wink: 8-]




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1384 Mensagem por marcelo bahia » Dom Mai 15, 2011 3:20 pm

Bourne escreveu:Sei não. Tem tantas marcas genéricas no mercado a preço de banana com supostas boas configurações cheio de peças ding ling que vendem bem, principalmente para quem não entende o que está comprando que é a maioria. Talvez o problema esteja na estratégia de inserção no mercado da positivo que funcionou no passado e agora não estar tão bem. Além do que a Positivo não é nenhuma coitada. Criou uma rede de fornecedores e gama de produtos invejável. Fez alguma coisa errada no meio do caminho.

Eu não compraria um desktop da positivo por que é mais caro e não tem a qualidade pelo preço que cobra. Também não compraria de nenhuma marca renomada como Dell por que é caro. O melhor negócio é comprar uma baratinha para quebrar um galho ou montar um personalizado escolhendo os componentes e configurações.

Para os nots nem olho marcas genéricas que oferecem as configurações maravilhosas a baixo preço. É melhor pagar um pouco mais por uma HP, STI, CCE, Sony e LG que não estão a preços tão altos. Por exemplo, a minha mamãe comprou um not da HP por 1,2 mil o que seria impossível a cerca de um ano. Um amigo carioca adquiriu uma HP por 1,6 mil que é top e tem um equipamento de mídia com maior capacidade que meu desktop e placa de vídeo.
Tive um CCE por vários anos que nunca me deu problema. Há pouco tempo comprei um DELL, muito mais caro, e já deu problema no sistema de refrigeração duas vezes. Vou voltar para as marcas mais baratas da próxima vez! :wink:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1385 Mensagem por suntsé » Dom Mai 15, 2011 3:35 pm

marcelo bahia escreveu:
Bourne escreveu:Sei não. Tem tantas marcas genéricas no mercado a preço de banana com supostas boas configurações cheio de peças ding ling que vendem bem, principalmente para quem não entende o que está comprando que é a maioria. Talvez o problema esteja na estratégia de inserção no mercado da positivo que funcionou no passado e agora não estar tão bem. Além do que a Positivo não é nenhuma coitada. Criou uma rede de fornecedores e gama de produtos invejável. Fez alguma coisa errada no meio do caminho.

Eu não compraria um desktop da positivo por que é mais caro e não tem a qualidade pelo preço que cobra. Também não compraria de nenhuma marca renomada como Dell por que é caro. O melhor negócio é comprar uma baratinha para quebrar um galho ou montar um personalizado escolhendo os componentes e configurações.

Para os nots nem olho marcas genéricas que oferecem as configurações maravilhosas a baixo preço. É melhor pagar um pouco mais por uma HP, STI, CCE, Sony e LG que não estão a preços tão altos. Por exemplo, a minha mamãe comprou um not da HP por 1,2 mil o que seria impossível a cerca de um ano. Um amigo carioca adquiriu uma HP por 1,6 mil que é top e tem um equipamento de mídia com maior capacidade que meu desktop e placa de vídeo.
Tive um CCE por vários anos que nunca me deu problema. Há pouco tempo comprei um DELL, muito mais caro, e já deu problema no sistema de refrigeração duas vezes. Vou voltar para as marcas mais baratas da próxima vez! :wink:

Sds.
è muita questão de sorte né.


Eu comprei um CCE, e menos de um mês, o HD pifou sem mais e nem menos. Perdi todos os meus Arquivos!

Ainda, bem que eu tinha backup de pelo menos 70% deles.....mas esses 30% que eu perdi...ja me deram uma enorme dor de cabeça....


Apartir de agora, faço backups semanais para não dar bola pro azar.




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1386 Mensagem por marcelo bahia » Dom Mai 15, 2011 7:32 pm

suntsé escreveu:
marcelo bahia escreveu: Tive um CCE por vários anos que nunca me deu problema. Há pouco tempo comprei um DELL, muito mais caro, e já deu problema no sistema de refrigeração duas vezes. Vou voltar para as marcas mais baratas da próxima vez! :wink:

Sds.
è muita questão de sorte né.


Eu comprei um CCE, e menos de um mês, o HD pifou sem mais e nem menos. Perdi todos os meus Arquivos!

Ainda, bem que eu tinha backup de pelo menos 70% deles.....mas esses 30% que eu perdi...ja me deram uma enorme dor de cabeça....


Apartir de agora, faço backups semanais para não dar bola pro azar.
Eu também já tive que trocar o HD do meu DELL, mas por causa de um jogo do Bahia. Dei uma porrada no computador e quebrei o dito cujo. :cry:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
felipexion
Sênior
Sênior
Mensagens: 3548
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 11:06 am
Localização: Bahia!
Agradeceram: 87 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1387 Mensagem por felipexion » Seg Mai 16, 2011 10:27 pm

DELTA22 escreveu:Comprei semana passada um note Acer novo com uma excelente configuração, tela de 15.6" e tudo mais por R$1000. Supimpa! :wink: 8-]
Comprei um Microboard, com processador Core i5 (430m), 3gb ddr3, 250hd e win7 por 1170 à vista em promoção de final de ano. Apressei um na Ricardo Eletro, estava por 1600 hoje.
Nessa configuração um HP não sairia por menos de 2 mil reais.




[centralizar]Mazel Tov![/centralizar]
PRick

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1388 Mensagem por PRick » Ter Mai 17, 2011 10:20 am

O grande problema da Positivo é a decadência nas vendas do Desktop. Ele ficará restrito a algumas áreas e nichos de mercado.

Com os preços dos Notebooks rivalizando com o Desktop, a Positivo ficou sem seu principal filão de lucro.

Eu já estou com 2 Notes. E não tenho mais o Desktop.

[]´s




PRick

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1389 Mensagem por PRick » Qua Mai 18, 2011 1:58 pm

Acho que vou montar um serviço de consultoria. :lol: :lol: Isso estava na cara. A economia brasileira está criando vida própria, quando isso acontece fica difícil desacelerar.
Economia brasileira acelera ritmo de crescimento em março
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) tem expansão de 0,51% ante fevereiro; em 12 meses, crescimento é de 6,25%

iG São Paulo | 18/05/2011 12:36


A economia brasileira acelerou o ritmo de crescimento em março. Isso é o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta quarta-feira.

O indicador fechou o mês com 143 pontos, contra 142,27 em fevereiro, o que indica uma expansão de 0,51%, considerando os dados dessazonalizados. Em fevereiro, o IBC-Br havia registrado crescimento de 0,32% na comparação com janeiro.

Nos três primeiros meses do ano, o índice apresenta expansão de 3,97%. Já a taxa anualizada mostra crescimento de 6,25%, também na série dessazonalizada.

O IBC-Br é visto no mercado como uma indicação para o resultado final do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

http://economia.ig.com.br/economia+bras ... 69739.html




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1390 Mensagem por marcelo bahia » Qua Mai 18, 2011 5:09 pm

PRick escreveu:Acho que vou montar um serviço de consultoria. :lol: :lol: Isso estava na cara. A economia brasileira está criando vida própria, quando isso acontece fica difícil desacelerar.
Economia brasileira acelera ritmo de crescimento em março
Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) tem expansão de 0,51% ante fevereiro; em 12 meses, crescimento é de 6,25%

iG São Paulo | 18/05/2011 12:36


A economia brasileira acelerou o ritmo de crescimento em março. Isso é o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) divulgado nesta quarta-feira.

O indicador fechou o mês com 143 pontos, contra 142,27 em fevereiro, o que indica uma expansão de 0,51%, considerando os dados dessazonalizados. Em fevereiro, o IBC-Br havia registrado crescimento de 0,32% na comparação com janeiro.

Nos três primeiros meses do ano, o índice apresenta expansão de 3,97%. Já a taxa anualizada mostra crescimento de 6,25%, também na série dessazonalizada.

O IBC-Br é visto no mercado como uma indicação para o resultado final do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

http://economia.ig.com.br/economia+bras ... 69739.html
Prick,

Eu continuo achando que a economia vai desacelerar no 2º trimestre.

Abraço.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1391 Mensagem por Bourne » Qua Mai 18, 2011 6:02 pm

Segundo o BC "a economia continua acelerando, precisa subir mais a taxa de juros". :lol:




PRick

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1392 Mensagem por PRick » Qua Mai 18, 2011 6:05 pm

marcelo bahia escreveu:
PRick escreveu:Acho que vou montar um serviço de consultoria. :lol: :lol: Isso estava na cara. A economia brasileira está criando vida própria, quando isso acontece fica difícil desacelerar.
Prick,

Eu continuo achando que a economia vai desacelerar no 2º trimestre.

Abraço.

Talvez ela não mantenho o mesmo ritmo atual, afinal, estamos agora no patamar de 6,25%. Porém, será superior ao que o mercado, esses jênios(sic) falam. Não podemos esquecer que neste ano, e em 2012 teremos um monte de grandes obras começando ou em andamento. São estádios, aeroportos, sistemas viários, metros, etc...

O RJ vai aumentar em muito o ritmo de expansão da economia, é Copa, Olimpíada, Pré-sal...

[]´s




Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1393 Mensagem por LeandroGCard » Qua Mai 18, 2011 6:19 pm

Bourne escreveu:Segundo o BC "a economia continua acelerando, precisa subir mais a taxa de juros". :lol:
Você não usou o smiley errado? Não seria [032] [032] [032]?

Leandro G. Card




Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1394 Mensagem por Andre Correa » Qua Mai 18, 2011 10:34 pm

Brasil cai para 44º em ranking de competitividade com 59 países
18 de maio de 2011 • 05h30 • atualizado 07h51

O Brasil perdeu seis posições em um ranking anual de competitividade organizado pela escola de administração suíça IMD. O País foi puxado para baixo pela queda na produtividade e eficiência empresarial e pelo aumento do custo de vida. O Brasil, que entre 2007 e 2010 havia pulado de 49º para 38º no ranking, ficou neste ano em 44º entre 59 países analisados.

O Brasil perdeu posições para México (que saltou de 47º para 38º entre 2010 e 2011), Turquia (48º para 39º), Filipinas (que caiu de 39º para 41º), Itália (de 40º para 42º) e Peru (41º para 43º). Os Emirados Árabes Unidos, que foram incluídos pela primeira vez no ranking neste ano, aparecem em 28º lugar, tomando mais uma posição do Brasil.

Hong Kong e Estados Unidos lideram o ranking deste ano depois de ultrapassarem Cingapura, que caiu para o 3º lugar, seguidos de Suécia, Suíça, Taiwan, Canadá, Catar, Austrália e Alemanha. A Venezuela permanece como última no ranking, em 59º. Entre os países do grupo Bric, a China perdeu uma posição no ranking e aparece em 19º, a Índia caiu de 31º para 32º e a Rússia subiu de 51º para 49º. A África do Sul, que se integrou neste ano ao grupo, caiu de 44º para 52º. Entre os sete países da América Latina, o Brasil é o quarto, atrás de Chile (25º), México e Peru, mas à frente de Colômbia (46º), Argentina (54º) e Venezuela.

Fatores

Para elaborar o ranking, o IMD, considerado pelo jornal Financial Times a quinta melhor escola de administração do mundo, considerou indicadores relativos a quatro grupos de fatores - performance econômica, eficiência do governo, eficiência do setor privado e infraestrutura. Apesar de subir do 37º para o 30º posto no ranking específico para performance econômica, o país perdeu três postos em eficiência do governo (52º para 55º), cinco em eficiência do setor privado (24º para 29º) e dois em infraestrutura (49º para 51º).
Para cada um desses fatores, foram analisados cinco subfatores. Os subfatores que sofreram a maior piora relativa foram produtividade e eficiência, no qual o país perdeu 24 posições, caindo para o 52º lugar, e preços, com queda de 12 postos, para a 51ª posição. No outro extremo, o país ganhou 23 posições no subfator investimento internacional, ocupando a 19ª posição no ranking, e mercado de trabalho, no qual ocupa o 9º lugar após ganhar 24 posições.

Diferença de eficiência

O IMD identificou o Brasil como o país com a maior diferença de eficiência entre os setores público (55º) e privado (29º) entre os 59 países do ranking - 26 posições. O país ficou à frente do Japão (50º lugar para a eficiência do governo e 27º para a do setor privado, com 23 posições de diferença), da Bélgica (39º lugar para o governo, 23º para o setor privado, diferença de 16) e Irlanda (30º e 18º lugar, respectivamente, com diferença de 12 posições). Esses dois rankings são liderados por Hong Hong e Cingapura.

Os dados sobre o Brasil foram compilados pela Fundação Dom Cabral, de Minas Gerais, que apontou também os principais desafios do país para aumentar sua competitividade. Entre os desafios está "assegurar o controle sobre os gastos do governo, implementar o PAC, sustentando investimentos em infraestrutura física e tecnológica, renovar os mecanismos que fortalecem a competitividade de indústrias específicas e cadeias de valor e sustentar a atratividade internacional do País evitando, ao mesmo tempo, o superaquecimento e a volatilidade da taxa de câmbio".

O relatório também sugere "ajustar as taxas de juros para reduzir o spread (diferença entre os juros que os bancos pagam na captação de recursos e o que cobram dos clientes nos empréstimos), mas também para manter a inflação sob controle". Para Carlos Arruda, professor da Fundação Dom Cabral responsável pela captação e análise dos dados do Brasil para o ranking, o relatório deste ano "traz sinais de alerta para a estabilidade macroeconômica" do País. "A continuidade do crescimento econômico nacional dependerá do comportamento da economia brasileira frente aos desafios do câmbio, do crédito, dos ativos e da produção", afirma.

FONTE




Audaces Fortuna Iuvat
Carlos Mathias

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#1395 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Mai 18, 2011 10:48 pm

Imagina se fosse bom... :roll:




Responder