EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6826
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 796 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1546 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Mai 09, 2011 6:14 pm

Guilherme, a sua tradução é correta. É exatamente isso que What the Fuck denota.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1547 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 09, 2011 8:27 pm

Mas que rumo bizonho tomou esse tópico. [003]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1548 Mensagem por Mapinguari » Seg Mai 09, 2011 9:05 pm

joao fernando escreveu:A Fiat é hoje, mais Brasuca que Italiana. A operação Brasileira, salvou a Italiana da falencia, e a engenharia, hoje, é aqui e não mais lá (ou aumentou muito aqui, deixando de privilegiar a da matriz)
E quem quiser prova da importância da Fiat Brasil para a Fiat Italiana, basta passar pela Ponte Rio-Niterói em qualquer dia da semana e poderá ver os milhares de carros sen.do embarcados, diariamente, em navios RO-RO para exportação. Por último, o Guarani não é cópia de nenhum blindado italiano. Ele foi projetado segundo os requerimentos do Exército Brasileiro




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1549 Mensagem por henriquejr » Ter Mai 10, 2011 1:38 pm

Mas pelo que sei ele esse projeto teve forte influencia de um projeto que a Iveco já tinha: O Superav!




.
PRick

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1550 Mensagem por PRick » Ter Mai 10, 2011 6:13 pm

henriquejr escreveu:Mas pelo que sei ele esse projeto teve forte influencia de um projeto que a Iveco já tinha: O Superav!
Sim, a IVECO não inventou nada, parece mesmo que pegou o projeto do Superav e fez uma versão modificada para seis rodas, dentro das especificações do EB. E creio que o EB até queria isso, nada de começar do zero, mas da experiência já adquirida do fabricante e seus projetos.

Imagem




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1551 Mensagem por joao fernando » Ter Mai 10, 2011 6:22 pm

No que não vejo nada de errado. Atende ao EB, pows!

O resto é firula. Alias, se tiver partes e peças intercambiaveis, diminue o valor total




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5448
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1552 Mensagem por henriquejr » Ter Mai 10, 2011 8:07 pm

Ninguém tá dizendo que haja algo de errado. O EB abriu uma concorrência internacional visando preencher seus requisitos para um veiculo anfibio, blindado, de transporte de tropas, reconhecimento, etc... Diversas empresas enviaram propostas oferecendo projetos que correspondesse os requisitos do EB (o próprio EB chegou a testar diversos produtos, entre eles o Piranha III, etc). O fabricante que melhor atendeu os requisitos do EB foi justamente a IVECO, com um projeto baseado no SUPERAV e que poderia receber as modificações necassárias para suprir tais requisitos!

Com isso ganhou a IVECO, que tirou seu projeto do papel, conseguiu uma boa encomenda e ainda colocou mais um produto no mercado internacional, e também ganhou o EB, que vai suprir suas necessidades com um blindado cujo projeto preencheu bem os requisitos estabelecidos, melhor que simplesmente ter adquirido algo ja pronto como o PATRIA, Piranha III, Centauro, etc...




.
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8828
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1553 Mensagem por prp » Ter Mai 10, 2011 11:24 pm

Acho que vocês estão redondamente enganados, o projeto é do EB e não da FIAT, a Iveco somente fez suas modificações com sua experiência em blindados. E utilizou algumas soluçoes de outros projetos seus no Guarani, mas o projeto em si é do EB. Por isso que o Guarani tem algum aspecto do superav.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1554 Mensagem por gribel » Qua Mai 11, 2011 2:16 am

Control C, Control V.
Não tem porque não usar no que for genérico!




Hader

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1555 Mensagem por Hader » Qua Mai 11, 2011 7:17 am

prp escreveu:Acho que vocês estão redondamente enganados, o projeto é do EB e não da FIAT, a Iveco somente fez suas modificações com sua experiência em blindados. E utilizou algumas soluçoes de outros projetos seus no Guarani, mas o projeto em si é do EB. Por isso que o Guarani tem algum aspecto do superav.
Correto. Os conceitos básicos já existiam antes do contrato com a IVECO. A aparência geral dele não sealterou tanto. É aquele papo de sempre: problemas semelhantes levam a soluções semelhantes. A IVECO usou sua experiência para desenvolver sub-sistemas e soluções de engenharia, mas o projeto não nasceu nas pranchetas italianas. São duas fases distintas do projeto.

[]'s




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1556 Mensagem por eligioep » Qua Mai 11, 2011 8:51 am

henriquejr escreveu:

Com isso ganhou a IVECO, que tirou seu projeto do papel, conseguiu uma boa encomenda e ainda colocou mais um produto no mercado internacional, e também ganhou o EB, que vai suprir suas necessidades com um blindado cujo projeto preencheu bem os requisitos estabelecidos, melhor que simplesmente ter adquirido algo ja pronto como o PATRIA, Piranha III, Centauro, etc...
..........??????




Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1557 Mensagem por eligioep » Qua Mai 11, 2011 8:56 am

Pode ser coincidência, ou não, mas o fato é que o SUPERAV se parece muito com o Guarani. Reduziu-se o comprimento total e deslocou-se o eixo traseiro para tras......
O projeto pertence ao EB(ao contrário dos da ex-ENGESA), mas foi elaborado pelos militares e repassado para produção na IVECO ou foi elaborado em conjunto? Creio ser a segunda opção a certa..... Neste caso, ele poderá ser produzido, mediante autorização do EB, em outros países ou até fabricantes.
Cel Jauro, o Sr saberia responder esta?
[]s




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8828
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 412 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1558 Mensagem por prp » Qua Mai 11, 2011 10:15 am

eligioep escreveu:Pode ser coincidência, ou não, mas o fato é que o SUPERAV se parece muito com o Guarani. Reduziu-se o comprimento total e deslocou-se o eixo traseiro para tras......
O projeto pertence ao EB(ao contrário dos da ex-ENGESA), mas foi elaborado pelos militares e repassado para produção na IVECO ou foi elaborado em conjunto? Creio ser a segunda opção a certa..... Neste caso, ele poderá ser produzido, mediante autorização do EB, em outros países ou até fabricantes.
Cel Jauro, o Sr saberia responder esta?
[]s
Ele se parece com o guarani, mas são de concepção completamente diferente, o guarani é sobre chassi o superavi é monobloco. Ou seja o projeto basico é do EB, a IVECO aplicou suas soluções de engenharia e melhoria no projeto.




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1559 Mensagem por Moccelin » Qua Mai 11, 2011 10:42 am

Não sei, mas me parece que o chassi do Uruveco é apenas para a sustentação da suspensão. Digo isso porque ele é muito estreito para ser a principal elemento estrutural, e o segundo motivo é a falta de treliças... Só os diferenciais e a "costura" ao possível monobloco sustentam o tal chassi lateralmente.

Me parece mais ser um conjunto monobloco com sub-chassi, assim como alguns carros que possuem a resistência estrutural advinda do monobloco, mas possuem sub-chassis segurando os elementos da suspensão.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1560 Mensagem por eligioep » Qua Mai 11, 2011 11:16 am

X2.......!!!
Para ele ter um chassis que realmente fosse chassis, teria que existir a possibilidade de retirar o "monobloco" e a estrutura principal continuar ali, podendo até receber outro tipo de carroceria, como é o caso de alguns blindados modernos.




Responder