Flight Daily News
19/07/2010.
FARNBOROUGH: Elbit reveals CockpitNG avionics concept
© Elbit Systems
By Arie Egozi
Elbit Systems is offering its CockpitNG to at least three platform manufacturers. The CockpitNG for fighter aircraft, helicopters, trainers and airlifters is being unveiled at the show.
The CockpitNG is based on a smart central large area display which includes all avionic components in one suite. The display is fully integrated with the helmet mounted and head-up displays.
According to Elbit all of the system's components incorporate multi-touch-screen technology to allow the pilot to operate the aircraft in a smooth and customisable manner.
This modular solution enhances mission performance and reduces aircrew workload, and can be tailored to multiple platforms offering full multi-mission support for attack, emergency services, training and air support.
The modular and flexible high-resolution displays are all video-capable and feature extended day and night field-of-view.
The Elbit development team says that to ensure timely and accurate presentation of mission data, the CockpitNG includes a full suite of next generation avionics applications, simultaneously supporting Windows-based and real-time applications. Advanced data and sensor fusion, a smart electronic flight bag and a 3D vector map including embedded video and highway-in-the-sky (HITS) representation are fully integrated into the solution.
The team claims that embedded Virtual Avionics (EVA) with full support for virtual radar, EW and targeting pod further extend the solution to provide a cost-effective, virtual advanced fighter for training purposes.
Sobre o KC-390
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- marcelo bahia
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Re: Sobre o KC-390
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
Re: Sobre o KC-390
Desculpe Marcelo Bahia mas este (Floriano), por estas bandas nao é bem vindo, Florianopolis estaria melhor se chamasse "Desterro", a especialidade de Floriano era mesmo com balas tanto é que encontrou o que procurava em Canudos...
Agora uma versão muito interessante para o kc-390 sem duvidas seria uma para combate a incendios e/ou kit de adaptação para os mesmos, estamos totalmente a merce tmb nesta area, florestas são consumidas pelo fogo nas epocas de seca...
Sds. Jr_SC
Agora uma versão muito interessante para o kc-390 sem duvidas seria uma para combate a incendios e/ou kit de adaptação para os mesmos, estamos totalmente a merce tmb nesta area, florestas são consumidas pelo fogo nas epocas de seca...
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- marcelo bahia
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Re: Sobre o KC-390
OFF-TOPIC MODE ON.P2NJR escreveu:Desculpe Marcelo Bahia mas este (Floriano), por estas bandas nao é bem vindo, Florianopolis estaria melhor se chamasse "Desterro", a especialidade de Floriano era mesmo com balas tanto é que encontrou o que procurava em Canudos...
Agora uma versão muito interessante para o kc-390 sem duvidas seria uma para combate a incendios e/ou kit de adaptação para os mesmos, estamos totalmente a merce tmb nesta area, florestas são consumidas pelo fogo nas epocas de seca...
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Me desculpe, meu caro, mas acho que você está confundindo os personagens históricos e muito mal informado.
Quanto a não ser bem-vindo "por essas bandas", só me surpreenderia se o General Floriano fosse bem-vindo. Estive recentemente na Alemanha e lá não ouvi coisas muito positivas sobre o pensamento de certas pessoas que emigraram para "essas bandas".
Sds.
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- delmar
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Re: Sobre o KC-390
Quem morreu em Canudos foi o Cel. Moreira Cesar, que havia sido nomeado por Floriano Peixoto interventor em Santa Catarina e alí cometeu uma série de arbitrariedades. Foi durante a chamada revolução federalista.P2NJR escreveu:Desculpe Marcelo Bahia mas este (Floriano), por estas bandas nao é bem vindo, Florianopolis estaria melhor se chamasse "Desterro", a especialidade de Floriano era mesmo com balas tanto é que encontrou o que procurava em Canudos...
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Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
- Penguin
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Re: Sobre o KC-390
06 de Maio, 2011 - 11:42 ( Brasília )
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... ll-Collins
KC-390 - Aviônico da Rockwell Collins
Embraer acaba de selecionar solução de sistema aviônico da Rockwell Collins para equipar a frota de aviões KC-390 da Força Aérea Brasileira Primeira aplicação do Pro Line Fusion para plataforma militar
Arte como será o aviônico no KC-390. O Pro Line Fusion fornecerá aos pilotos dos KC-390 os mais altos níveis de conhecimento situacional, reduzindo ao mesmo tempo sua carga de trabalho e garantindo assim o sucesso de sua missão Arte - Rockwell Collins
Rio de Janeiro, 5 de Maio de 2011 ---A Embraer escolheu a Rockwell Collins para fornecer o flight deck Pro Line Fusion™ para os aviões de reabastecimento e transporte KC-390. A Força Aérea Brasileira empenhou a compra de 28 aviões KC-390.
“Este pedido é emblemático pois representa nossa capacidade de aproveitar soluções aviônicas de uso comercial no mercado militar”, afirmou Dave Nieuwsma, Vice Presidente e Diretor Geral da Mobility and Rotary Wing Solutions da Rockwell Collins. “Com tecnologias avançadas, incluindo maiores equipamentos, aumento das capacidades gráficas, bem como visão sintética, o nosso flight deck Pro Line Fusion fornecerá aos pilotos dos KC-390 os mais altos níveis de conhecimento situacional, reduzindo ao mesmo tempo sua carga de trabalho e garantindo assim o sucesso de sua missão.”
O sistema de aviônicos Pro Line Fusion apresenta avanços tecnológicos e integração inteligente, que conferem flexibilidade e crescimento, permitindo fazer frente a desafios futuros. Uma interface humana treinada ajuda os pilotos a aproveitarem ao máximo a potencialidade do sistema, conseguindo conhecimentos situacionais extensos, o que permite uma tomada de decisão aperfeiçoada. As eficiências operacionais melhoram, porque o piloto recebe a informação correta no momento certo.
“Estrategicamente, esta compra significa bastante para a Rockwell Collins, porque é o resultado de mais de 35 anos de serviços prestados aos setores da aviação civil e militar em crescimento no Brasil, inclusive com o forte relacionamento que construímos com a Embraer”, afirma LeAnn Ridgeway, Vice Presidente e Diretora Gerente da Rockwell Collins International & Service Solutions para as Américas.
Os equipamentos padrão do flight deck do avião KC-390 são: cinco displays de Cristal Líquido com 15 polegadas em diagonal com alta resolução (Liquid Crystal Displays - LCD); Sistemas Integrados de Informação de Voo (Integrated Flight Information Systems - IFIS) com gráficos eletrônicos e mapas melhorados; Sistema Avançado de Controle de Voo (Flight Management Systems - FMS) com um sistema de Aumento para Áreas Ampliadas que permite o uso do Localizador com abordagem de orientação Vertical (Localizer Performance with Vertical guidance approaches - WAAS/LPV); capacidades de Desempenho de Navegação Exigido (Required Navigation Performance - RNP); capacidade de planejamento de voo avançado e gráfico e; Sistema de Gerenciamento da Informação (Information Management System - IMS) para gerenciar o banco de dados, facilitando a interatividade sem fio com a infraestrutura em terra.
A Rockwell Collins continua construindo sua forte tradição de sucesso, fornecendo soluções integradas para programas da aviação militar. Tirando proveito dos desenvolvimentos chave dos aviões e das comunicações entre o comercial e o militar, além de aplicar a tecnologia já pronta da área comercial junto com a abordagem de sistemas abertos, a Rockwell Collins tem condições de fornecer aos seus clientes soluções com maior valor agregado.
Sobre a Rockwell Collins
Rockwell Collins é uma companhia pioneira no desenvolvimento e implementação de comunicação inovadora e soluções eletrônicas para a aviação, tanto para fins comerciais ou aplicações governamentais. Nosso expertise em painéis aviônicos, cabines eletrônicas, missões de comunicações, gerenciamento de informações, treinamentos e simulações, é possível pelos 20 mil funcionários e um serviço global com apoio de uma rede que atua em 27 países. Para saber mais, visite www.rockwellcollins.com.
http://www.defesanet.com.br/aviacao/not ... ll-Collins
KC-390 - Aviônico da Rockwell Collins
Embraer acaba de selecionar solução de sistema aviônico da Rockwell Collins para equipar a frota de aviões KC-390 da Força Aérea Brasileira Primeira aplicação do Pro Line Fusion para plataforma militar
Arte como será o aviônico no KC-390. O Pro Line Fusion fornecerá aos pilotos dos KC-390 os mais altos níveis de conhecimento situacional, reduzindo ao mesmo tempo sua carga de trabalho e garantindo assim o sucesso de sua missão Arte - Rockwell Collins
Rio de Janeiro, 5 de Maio de 2011 ---A Embraer escolheu a Rockwell Collins para fornecer o flight deck Pro Line Fusion™ para os aviões de reabastecimento e transporte KC-390. A Força Aérea Brasileira empenhou a compra de 28 aviões KC-390.
“Este pedido é emblemático pois representa nossa capacidade de aproveitar soluções aviônicas de uso comercial no mercado militar”, afirmou Dave Nieuwsma, Vice Presidente e Diretor Geral da Mobility and Rotary Wing Solutions da Rockwell Collins. “Com tecnologias avançadas, incluindo maiores equipamentos, aumento das capacidades gráficas, bem como visão sintética, o nosso flight deck Pro Line Fusion fornecerá aos pilotos dos KC-390 os mais altos níveis de conhecimento situacional, reduzindo ao mesmo tempo sua carga de trabalho e garantindo assim o sucesso de sua missão.”
O sistema de aviônicos Pro Line Fusion apresenta avanços tecnológicos e integração inteligente, que conferem flexibilidade e crescimento, permitindo fazer frente a desafios futuros. Uma interface humana treinada ajuda os pilotos a aproveitarem ao máximo a potencialidade do sistema, conseguindo conhecimentos situacionais extensos, o que permite uma tomada de decisão aperfeiçoada. As eficiências operacionais melhoram, porque o piloto recebe a informação correta no momento certo.
“Estrategicamente, esta compra significa bastante para a Rockwell Collins, porque é o resultado de mais de 35 anos de serviços prestados aos setores da aviação civil e militar em crescimento no Brasil, inclusive com o forte relacionamento que construímos com a Embraer”, afirma LeAnn Ridgeway, Vice Presidente e Diretora Gerente da Rockwell Collins International & Service Solutions para as Américas.
Os equipamentos padrão do flight deck do avião KC-390 são: cinco displays de Cristal Líquido com 15 polegadas em diagonal com alta resolução (Liquid Crystal Displays - LCD); Sistemas Integrados de Informação de Voo (Integrated Flight Information Systems - IFIS) com gráficos eletrônicos e mapas melhorados; Sistema Avançado de Controle de Voo (Flight Management Systems - FMS) com um sistema de Aumento para Áreas Ampliadas que permite o uso do Localizador com abordagem de orientação Vertical (Localizer Performance with Vertical guidance approaches - WAAS/LPV); capacidades de Desempenho de Navegação Exigido (Required Navigation Performance - RNP); capacidade de planejamento de voo avançado e gráfico e; Sistema de Gerenciamento da Informação (Information Management System - IMS) para gerenciar o banco de dados, facilitando a interatividade sem fio com a infraestrutura em terra.
A Rockwell Collins continua construindo sua forte tradição de sucesso, fornecendo soluções integradas para programas da aviação militar. Tirando proveito dos desenvolvimentos chave dos aviões e das comunicações entre o comercial e o militar, além de aplicar a tecnologia já pronta da área comercial junto com a abordagem de sistemas abertos, a Rockwell Collins tem condições de fornecer aos seus clientes soluções com maior valor agregado.
Sobre a Rockwell Collins
Rockwell Collins é uma companhia pioneira no desenvolvimento e implementação de comunicação inovadora e soluções eletrônicas para a aviação, tanto para fins comerciais ou aplicações governamentais. Nosso expertise em painéis aviônicos, cabines eletrônicas, missões de comunicações, gerenciamento de informações, treinamentos e simulações, é possível pelos 20 mil funcionários e um serviço global com apoio de uma rede que atua em 27 países. Para saber mais, visite www.rockwellcollins.com.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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- marcelo bahia
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Re: Sobre o KC-390
Exatamente, Delmar!!delmar escreveu:Quem morreu em Canudos foi o Cel. Moreira Cesar, que havia sido nomeado por Floriano Peixoto interventor em Santa Catarina e alí cometeu uma série de arbitrariedades. Foi durante a chamada revolução federalista.P2NJR escreveu:Desculpe Marcelo Bahia mas este (Floriano), por estas bandas nao é bem vindo, Florianopolis estaria melhor se chamasse "Desterro", a especialidade de Floriano era mesmo com balas tanto é que encontrou o que procurava em Canudos...
Agora uma versão muito interessante para o kc-390 sem duvidas seria uma para combate a incendios e/ou kit de adaptação para os mesmos, estamos totalmente a merce tmb nesta area, florestas são consumidas pelo fogo nas epocas de seca...
Sds. Jr_SC
Antes que minhas palavras sejam mal interpretadas vou esclarecer o que chamei de "pensamento de certas pessoas que emigraram para essas terras".
O que escutei na Alemanha foi que muitos dos emigrantes que foram para o Brasil no século XIX estavam bastante imersos no chamado "nacionalismo alemão", que era de cunho ultraconservador, racista e xenófobo. Esse pangermanismo foi o germe do processo de formação futuro do Nazismo. É claro que o contexto histórico da época contribuiu muito para que isso acontecesse, portanto, não deve ser desconsiderado. A região que depois formou a "Deutschland" era o quintal da Europa, sendo seguidas vezes invadida e saqueada por vários países.
Com a derrora do Nazismo e a descoberta do holocausto a sociedade alemã depois da 2ª guerra mundial teve a oportunidade de ser reeducada e por meio de uma série de ações culturais e políticas resignificar todo o ocorrido durante este lapso da história, o que infelizmente não ocorreu com os alemães que emigraram para o Brasil. Abriu-se uma fenda entre a sociedade alemã liberal de hoje e muitos dos descendentes ainda identificados com uma sociedade extremamente conservadora.
Voltando a Floriano Peixoto. Os que lutaram contra o nosso "desterrador" foram os bravos heróis do movimento antiabolicionista, pró-chibata, da crença na inferioridade de uma "raça", dos que eram contra os subsídios à industrialização, à educação pública para todos, à saúde pública, contra os subsídios ao fortalecimento do Exército Nacional (em detrimento das GuardaS nacionais). Os mesmos que contribuíram por 36 anos para que o país se limitasse à agroexportação, ao atraso tecnológico, que se arrasta até hoje, etc, etc. Faltaram outros Florianos Peixotos ao Brasil ( mas teve um que pelo memos foi Comandante da Minustah ).
Sobre a chamada "Revolução Federalista" só posso dizer que as eleições já estavam marcadas para 1894 quando houve a tentativa de golpe!! Quem se negou a realizá-las foi Deodoro, que acabou derrubado pelo mesmo movimento que depois atingiu Floriano Peixoto. Floriano Peixoto as realizou, mesmo tendo saído vitorioso e esmagado os revoltosos.
Deodoro caiu quando passou por cima da constituição e afastou o governador de São Paulo à força (ainda que por boas razões). Tentaram derrubar Floriano Peixoto por outros motivos! Por causa dos subsídios para a industrialização do país (lembre-se que éramos uma sociedade agroexportadora dominada por muito poucos), a perigosa ideia de uma educação pública e gratuita para todos (incluindo os negros), subsídios públicos para aqueles que não tinham condições de pagar um médico (era a diferença entre a vida e a morte), um Exército NACIONAL forte e principalmente a obsessão por um governo federal forte e capaz de domar os interesses das oligarquias regionais, que se interessavam pelo ultrafederalismo para não perder poder.
Engraçado que Floriano foi transfomado num "tirano", mas se esquecem que antes dele partir para a guerra e ordenar alguns fuzilamentos, o Rio de Janeiro foi por vários dias bombardeado pela Marinha sem dor e piedade da população local. Mas esperavam que com essa atitude Floriano fizesse o mesmo que fez Deodoro; colocasse o rabo entre as pernas e saísse da presidência. Em vez disso, foi à Bahia reunir uma esquadra improvisada para lutar contra a esquadra do almirante Custódio de Melo e também recrutou mercenários e navios norteamericanos para a luta, saindo-se incrivelmente vencedor do combate posterior (botaram os baianos na área deu nisso ). Mas mesmo vencedor, manteve as eleições que ele próprio tinha dado sua palavra em 1891 que seriam realizadas em 1894. Seu candidato foi derrotado por meio de uma FRAUDE, como eram as eleições naquele período, e se afastou do poder!
Se você que tanto defende aqueles que lutaram contra Floriano Peixoto pensa que os "federalistas" eram pessoas que apoiavam a monarquia, acho que te enganaram! Eles não gostavam de nenhuma representação de um Governo Nacional centralizado e poderoso, independentemente se era monárquico ou republicano, daí o ódio deles pelo Exército Nacional. Apostavam nas Guardas nacionais para se contraporem aos imperadores e depois aos presidentes. Enquanto o governo nacional comesse nas mãos deles seria perfeito, se deixasse de comer, seria o "tirano" a ser destruído! O próprio Exército não queria necessariamente o fim da monarquia, mas queria mudanças na relação que o imperador tinha com esses poderes regionais, o que não aconteceu, e com o próprio Exército, que representava o setor mais progressista do país naquela época.
A nomenclatura "República do Café com Leite" usa as representações dos dois estados mais poderosos, mas ela era apoiada por quase todas as oligarquias agrárias do país independentemente se eram da Bahia ou de Santa Catarina. Os nossos "senhores feudais", nossos "coronéis" (da Guarda nacional, posteriormente Polícia Militar) queriam por meio do ultrafederalismo manter-se ad infinitum no poder, mesmo que isso representasse o atraso e a submissão aos países mais industrializados. Tal como na guerra civil americana, nosso país era dividido pelos que queriam a industrialização e a mão-de-obra assalariada e aqueles que queriam viver da economia agroexportadora e da escravidão. Tenha certeza que Floriano Peixoto estava no 1° time. Tal era o apoio dos oligarcas federalistas aos separatistas do sul dos Estados Unidos que chegaram a apoiar com o que podiam a guerra civil americana. Isto está num livro chamado "O Sul Mais Distante-Os EUA, o Brasil e o tráfico escravista africano", do historiador americano Gerald Horne. Inclusive ele fala neste livro sobre um plano dos norteamericanos para tomarem a região amazônica ainda no século 19. Muito interessante!! Eu recomendo!!
Sds.
Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"
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- brasil70
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Re: Sobre o KC-390
Marcelo bahia, depois da aula de historia, eu fico muito agradecido pelo amigo ter me dado um dia de folga da escola, rs. Nunca aprendi tanto com poucas palavras. Belo texto que só agrega valor ao forum e posteriormente aos seus usuarios.
"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
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- Carlos Lima
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Re: Sobre o KC-390
Fantástico mesmo!!!
E para o melhor aproveitamento dessa verdadeira aula, eu sugiro passar esse texto e essa discussão para a parte de Conflitos Passados e Históricos do nosso Fórum por favor!
[]s
CB_Lima
E para o melhor aproveitamento dessa verdadeira aula, eu sugiro passar esse texto e essa discussão para a parte de Conflitos Passados e Históricos do nosso Fórum por favor!
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- Valdemort
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Re: Sobre o KC-390
HelloJustin Case escreveu:Amigos, boa noite.
Quanto ao uso de "joysticks", passou a ser possível com o advento de comandos "fly by wire".
O posicionamento do manche na lateral favorece em altas cargas G, pois é mais adequado para aeronaves que usam assento ejetável inclinado (para 9 G). É também uma posição melhor quando se deseja melhor visualização do painel para colocar displays na posição frontal baixa.
Existem aeronaves que usam manche tradicional e usam "fly-by-wire". Há dois motivos para isso. Um deles é quando se deseja contar com back-up de acionamento mecânico. Outro motivo é para que os pilotos tenham um feed-back de manche tradicional, o que facilitaria a adaptação para pilotos antigos.
Quando à escolha da Rockwell Collins, imagino que o motivo principal tenha sido buscar uma diminuição nos riscos do projeto, pois a Elbit/AEL, embora tenha excelentes sistemas, tem tradição muito menor no fornecimento de sistemas aviônicos completos para (novas) aeronaves comerciais e de transporte.
Não creio que tenha sido nem o preço, nem o país de origem o motivo principal.
Acho que há outros fornecedores de grande porte que não participaram da concorrência, provavelmente por não se sentirem confortáveis com a política estabelecida pela EMB para a recuperação dos investimentos de risco.
Abraços,
Justin
Just in case .
O uso dos flightsticks ao contrario do que se pensa passou a ser usado em avioes de transporte mas por uma questao de filosofia operacional .
A polemica de que e melhor, o flightstick ou control wheel steering ( manche ) e uma questao de gosto pessoal e escolha do fabricante.
Porque os maiores fabricantes optaram por um ou por outro ? Basicamente questao de filosofia operacional . Exemplo : Airbus e Boeing , flightstick ou side stick e control wheel steering .
Ambos tem vantagens e desvantagens .
Em voos normais e instrucao o aviador que nao esta operando nao tem sencibilidade do que o outro esta fazendo no caso do flightstich ao contrario do control wheel.
Visibilidade de panel , posso te garantir que e total nos modernos 777 e 787 ( ja estive no simulador do 787).
Ambos possuem backup em caso de falha total dos FCCs ( flight control computer ) .
Quanto a adaptacao de pilotos antigos , posso te garantir que ja vi diversos pilotos com somente esperiencia em Boeing se adaptarem perfeitamente nos Airbus e vice-versa, o AlcMartin pode me confirmar.
Na Cia que trabalho tem varios ex Varig pilotos de MD11 e B767 voando A330 e ex B737 no A320 . A adaptacao foi sem traumas
Ja voei de A330 e B777 e acho os 2 fantasticos. Quetao de gosto .
Em avioes de combate sem duvida o sidestck e mas adequado por diversos fatores , mas nao e a minha "seara" .
Valeu ,
Abcs
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
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- Valdemort
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Re: Sobre o KC-390
Alguem saberia me dizer qual e a largura do KC390 ?
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- soultrain
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Re: Sobre o KC-390
Valdemort,
Nos caças, julgo que a afirmação do Justin é a correcta:
Nos caças, julgo que a afirmação do Justin é a correcta:
O posicionamento do manche na lateral favorece em altas cargas G, pois é mais adequado para aeronaves que usam assento ejetável inclinado (para 9 G). É também uma posição melhor quando se deseja melhor visualização do painel para colocar displays na posição frontal baixa.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
- marcelo bahia
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Re: Sobre o KC-390
brasil70 escreveu:Marcelo bahia, depois da aula de historia, eu fico muito agradecido pelo amigo ter me dado um dia de folga da escola, rs. Nunca aprendi tanto com poucas palavras. Belo texto que só agrega valor ao forum e posteriormente aos seus usuarios.
Carlos Mathias escreveu:X 2!!!!!
cb_lima escreveu:Fantástico mesmo!!!
E para o melhor aproveitamento dessa verdadeira aula, eu sugiro passar esse texto e essa discussão para a parte de Conflitos Passados e Históricos do nosso Fórum por favor!
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CB_Lima
Hader escreveu:Parabéns Marcelo! Sem história não se faz um país.
[]'s
Obrigado, amigos!
Houve por décadas uma sistemática desconstrução da imagem e do governo dele. O General Floriano Peixoto é um personagem histórico que precisamos resgatar.
Abraço.
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- henriquejr
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Re: Sobre o KC-390
Com relação ao uso de manche na lateral, como provavelmente o KC-390 terá (pelas fotos do cockpit), não atrapalha a questão do braço motor do piloto? Tipo, se o piloto que ocupar o assento esquerdo for destro, ele não terá dificuldade para operar o manche usando a mão esquerda (questão de sensibilidade de coordenação motora)???
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