Operações Policiais e Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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ZeRo4
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Re: Operações Policiais e Militares

#8206 Mensagem por ZeRo4 » Qua Abr 27, 2011 9:43 pm

prp escreveu:Zero, nos dois aspéctos a FNS se enquadraria muito bem, mas estamos no Brasil né.
Sinceramente não acho, prp! Acho que o contingente deve ser específico para essa força, essa história de ficar tirando PMs e BMs dos estados acaba dando margem para esse tipo de coisa, visto que sempre existiram as gordas diárias.




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Re: Operações Policiais e Militares

#8207 Mensagem por prp » Qui Abr 28, 2011 8:29 am

28/04/2011 00h16 - Atualizado em 28/04/2011 00h16
Delegado é suspeito de desviar produtos apreendidos em SP
Aparelhos de videogame foram encontrados na casa dele em Cândido Mota.
Depois de preso, ele prestou depoimento na Corregedoria e foi liberado.
Do G1 SP, com informações da TV Tem
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Um delegado de Cândido Mota, a 431 km de São Paulo, foi preso pela Corregedoria da Polícia Civil nesta quarta-feira (27). Ele é suspeito de desviar produtos eletrônicos apreendidos.
Na casa dele, foram encontrados videogames que teriam sido apreendidos em uma ocorrência de contrabando. A apreensão foi em janeiro, quando um veículo carregado de aparelhos eletrônicos do Paraguai bateu na Rodovia Raposo Tavares em Cândido Mota.
Além dos produtos apreendidos nesta ocorrência, a polícia apreendeu também uma arma que não estava regularizada. O delegado foi ouvido na delegacia seccional de Assis, a 434 km da capital, pagou fiança e foi liberado.
A partir desta quinta-feira (28), o delegado entrará em férias e depois que retornar ao trabalho deverá ser afastado provisoriamente do cargo.




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Re: Operações Policiais e Militares

#8208 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Abr 28, 2011 12:58 pm

PM paulista compra carros de luxo para oficiais
.
O comandante-geral da Polícia Militar (PM) de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo, comprou, por R$ 2,8 milhões, um Captiva para ele e 61 Vectras para atender os coronéis da corporação. Classificado como um utilitário esportivo de luxo, o Captiva do comandante saiu por R$ 92,9 mil e permite que ele compareça a seus compromissos e vá da casa ao trabalho em um carro mais caro e luxuoso que o usado pelo governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que normalmente utiliza Vectra ou Corolla.

O jornal O Estado de S. Paulo flagrou na terça-feira (26) o coronel em seu carro quando chegava a um encontro na zona norte da capital paulista. A seis quilômetros dali, Alckmin subia em um Vectra preto após uma solenidade na zona leste. O governador abriu mão dos Ômegas blindados contratados por seu antecessor, José Serra (PSDB).

Seu exemplo foi seguido pelo delegado-geral, Marcos Carneiro Lima, que se desfez de três Vectras e duas Blazers que serviam à chefia da Polícia Civil - ele mantém um Vectra e duas Blazers. Os carros são usados agora na apuração de crimes. Além disso, na Civil só diretores de departamento - 20 dos 132 delegados de classe especial - têm carro descaracterizado.

A compra do Captiva e dos Vectras para todos os coronéis é polêmica ainda por causa da legislação sobre o uso de veículos por autoridades no Estado. Ela estabelece hierarquia de carros de acordo com o cargo. O governador e o vice (Grupo Especial) têm direito aos carros mais caros. Depois, vêm os secretários (Grupo A) e, por último, as autoridades do Grupo B, entre as quais estão o comandante e o delegado-geral. Portaria de junho de 2010 diz que o Captiva só pode ser adquirido como veículo de prestação de serviço.

Defesa

Fazia mais de uma década que coronéis da PM não tinham veículos descaracterizados, sem as cores da polícia. À reportagem, o coronel Camilo disse que a compra dos carros foi feita porque coronéis são executivos e não podem andar em viaturas para não serem parados a toda hora para atender às ocorrências. Em nenhum momento alegou razões de segurança. De fato, nenhum dos veículos é blindado. A PM tem 57 coronéis.

A escolha pessoal do Captiva não foi, diz Camilo, opção pelo luxo, mas sim pelo conforto de quem, por necessidade do ofício, passa boa parte do dia sentado no veículo, entre um compromisso e outro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noti ... ciais.jhtm




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Re: Operações Policiais e Militares

#8209 Mensagem por Matheus » Qui Abr 28, 2011 1:29 pm

Aqui na PRF os superintendentes receberam uma Ford Edge cada...




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Re: Operações Policiais e Militares

#8210 Mensagem por PQD » Qui Abr 28, 2011 1:55 pm

Matheus escreveu:Aqui na PRF os superintendentes receberam uma Ford Edge cada...

sei-la em se tratando da PRF onde o carro é uma ferramenta de trabalho realmente, os carros tem de ser os melhores, agora não sei qual vai ser a utilização destes Fords, so sei que deixa uma captiva envergonhada como se fosse um pé de boi...EDGE é um carrao




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Re: Operações Policiais e Militares

#8211 Mensagem por Frederico Vitor » Qui Abr 28, 2011 2:18 pm

PQD escreveu:
Matheus escreveu:Aqui na PRF os superintendentes receberam uma Ford Edge cada...

sei-la em se tratando da PRF onde o carro é uma ferramenta de trabalho realmente, os carros tem de ser os melhores, agora não sei qual vai ser a utilização destes Fords, so sei que deixa uma captiva envergonhada como se fosse um pé de boi...EDGE é um carrao
Bota carrão nisso. Lembro que até pouco tempo atrás, o comandante da PMGO usava um Toyota Corolla preto, escoltado por uma Blazer da PM2 (serviço reservado). Já o governador de Goiás, tem a sua disposição um Jaguar S-Type e um Hyundai Azera. Segundo fontes, nem sempre 100% confiáveis, esse último veículo foi um presente da CAOA (empresa que trouxe a montadora coreana para Goiás) a governadoria do Estado.




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Re: Operações Policiais e Militares

#8212 Mensagem por Matheus » Qui Abr 28, 2011 5:43 pm

PQD escreveu:
Matheus escreveu:Aqui na PRF os superintendentes receberam uma Ford Edge cada...

sei-la em se tratando da PRF onde o carro é uma ferramenta de trabalho realmente, os carros tem de ser os melhores, agora não sei qual vai ser a utilização destes Fords, so sei que deixa uma captiva envergonhada como se fosse um pé de boi...EDGE é um carrao
é, mas os "peões" andam de Blazer "Mille".




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Re: Operações Policiais e Militares

#8213 Mensagem por Pereira » Qui Abr 28, 2011 8:02 pm

O comandante da minha unidade, um Ten Cel, também tem vtr à disposição, mas é um Uno.




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Re: Operações Policiais e Militares

#8214 Mensagem por PQD » Sex Abr 29, 2011 9:24 am

Matheus escreveu:
PQD escreveu:
sei-la em se tratando da PRF onde o carro é uma ferramenta de trabalho realmente, os carros tem de ser os melhores, agora não sei qual vai ser a utilização destes Fords, so sei que deixa uma captiva envergonhada como se fosse um pé de boi...EDGE é um carrao
é, mas os "peões" andam de Blazer "Mille".
pois é matheus, o problema todo é esse tipo de coisa




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Re: Operações Policiais e Militares

#8215 Mensagem por Rodrigoiano » Dom Mai 01, 2011 6:25 am

Frederico Vitor escreveu:
PQD escreveu:
sei-la em se tratando da PRF onde o carro é uma ferramenta de trabalho realmente, os carros tem de ser os melhores, agora não sei qual vai ser a utilização destes Fords, so sei que deixa uma captiva envergonhada como se fosse um pé de boi...EDGE é um carrao
Bota carrão nisso. Lembro que até pouco tempo atrás, o comandante da PMGO usava um Toyota Corolla preto, escoltado por uma Blazer da PM2 (serviço reservado). Já o governador de Goiás, tem a sua disposição um Jaguar S-Type e um Hyundai Azera. Segundo fontes, nem sempre 100% confiáveis, esse último veículo foi um presente da CAOA (empresa que trouxe a montadora coreana para Goiás) a governadoria do Estado.
Prezado conterrâneo, você tem certeza em relação ao Jaguar? Pergunto pois até dezembro o carro que o ex-governador usava era um Kia Ophirus preto, geralmente escoltado por Corollas pretos. Seria um erro crasso do governador atual que tanto critica o anterior (especialmente os gastos) comprar um carro de luxo desses.

Prezado Matheus os "chefes" da PRF tão bem hein...Edge entre 123 e 146 mil...podia ser algo mais barato né?!...Eu falo isso pois é estranho usarem carros mais luxuosos que os da presidência...o TCU não deve gostar disso não...

Gde abraço aos dois!




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Re: Operações Policiais e Militares

#8216 Mensagem por Matheus » Dom Mai 01, 2011 11:34 am

Rodrigoiano escreveu: Prezado Matheus os "chefes" da PRF tão bem hein...Edge entre 123 e 146 mil...podia ser algo mais barato né?!...Eu falo isso pois é estranho usarem carros mais luxuosos que os da presidência...o TCU não deve gostar disso não...

Gde abraço aos dois!
Tem uns mais baratos também, Fusion novos.... :lol: Quem que poderiam importar diretamente as EDGE para usar como viatura, nos EUA custam a partir de 60 mil reais. Cerca de 10 mil a menos que um Blazer.... [004]




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Re: Operações Policiais e Militares

#8217 Mensagem por Frederico Vitor » Dom Mai 01, 2011 11:39 am

Rodrigoiano escreveu:

Prezado conterrâneo, você tem certeza em relação ao Jaguar? Pergunto pois até dezembro o carro que o ex-governador usava era um Kia Ophirus preto, geralmente escoltado por Corollas pretos. Seria um erro crasso do governador atual que tanto critica o anterior (especialmente os gastos) comprar um carro de luxo desses.
Enquanto ao carro oficial da governadoria, agora vc me deixou em dúvida. Pois ambos os veículos, tanto o Kia quanto Jaguar são parecidos. Mas uma coisa é certa, o atual governador circula com o veículo em questão.




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Re: Operações Policiais e Militares

#8218 Mensagem por Matheus » Ter Mai 03, 2011 1:44 pm

os meandros da seg. pública no Brasil:


Texto extraído do livro "Segurança tem saída", de Luiz Eduardo Soares.

A descoberta do que é a Polícia Rodoviária Federal foi uma grata surpresa. Um privilégio do cargo que ocupei em Brasília, por dez meses, em 2003. Como secretário Nacional de Segurança Pública, tive a chance de conviver com profissionais da PRF e de conhecer por dentro seu cotidiano, seus dilemas e potencial.

Quando participei da elaboração do plano nacional de segurança para o então pré-candidato Lula, entre 2000 e 2002, propus que deixássemos de fora a Polícia Federal e a PRF, assumindo nossa ignorância e indicando apenas que deveriam ser realizados diagnósticos institucionais sobre ambas, para que projetos bem fundamentados fossem formulados.

Eu estava certo, recomendando prudência. As informações que circulavam sobre ambas, mesmo entre especialistas, eram irrisórias.

Mas foram os profissionais da PRF que mais me impressionaram, desde o período da transição, quando atuei, entre mais de 80 técnicos, como o único representante do futuro governo Lula na área da justiça e da segurança.

O fato de haver um só representante já demonstrava que a importância atribuída a essa matéria era mínima.

Da Polícia Federal eu tinha uma impressão sombria. Sombria porque nebulosa, incompleta, indefinida, e também porque pouco alentadora. Mais do que palavras críticas, contava para meu juízo o testemunho da perseguição política. Dois delegados da maior qualidade, profissional e moral, que me visitaram em casa em 2002, durante a campanha eleitoral, no Rio de Janeiro, quando eu era candidato a vice-governador na chapa do PT, foram deslocados das funções relevantes que exerciam como forma de punição e de sinalização para os demais que ousassem aproximar-se de mim. Um primitivismo de arrepiar. Coisa da idade da pedra lascada.

Em novembro de 2002, durante o processo de transição, fui procurado por entidades que representavam policiais rodoviários em 16 estados. A reunião cheia de gente foi antecedida por sessões de fotos e troca de amabilidades. Apesar do clima cordato, eu estava preparado para enfrentar demandas corporativistas justificáveis, mas, provavelmente, impossíveis de atender. A surpresa não poderia ter sido maior. Os representantes da categoria só me pediram dois compromissos: o apoio do governo à luta dos profissionais contra a corrupção que grassava no interior da instituição - apesar dos méritos excepcionais do general Moraes, um comandante excelente, por cuja manutenção no governo lutei o quanto pude, em vão - e o fim do loteamento político da PRF, quer dizer, o fim das indicações políticas para os cargos técnicos, sobretudo para as superintendências regionais, que aconteciam a torto e a direito, contra o desejo da categoria e do comando.

Esse aparelhamento desmoralizava a instituição e era a principal fonte seja da corrupção, seja da ineficiência. Era emocionante ouvir aquilo. O Brasil tem jeito, a segurança tem saída, a humanidade merece nossa fé. Pensei coisas bonitas e alentadoras assim. Tive vontade de abraçá-los um a um e cantar o Hino Nacional. Para mim, era uma espécie de reencontro com a própria razão de ser da crença no país. Enchi o peito, com orgulho, e respondi com toda a convicção: "Eu lhes garanto que esse procedimento absurdo não se repetirá no governo Lula. Afinal, por que lutamos durante décadas? Não foi para um dia sermos capazes de fazer política de outro jeito e mudar o país? Sempre denunciamos o loteamento político, o aparelhamento e outras indignidades. Podem contar comigo e confiar no governo." Eles não pareciam céticos. Ao contrário, mostravam-se otimistas como quase toda a sociedade, naquele momento. Mesmo assim me advertiram: "Vamos visitar o senhor, novamente, daqui a alguns meses".

Lula tomou posse, fui confirmado na Secretaria Nacional de Segurança e a vida seguiu seu curso. Pus o pé na estrada e saí atrás do apoio dos 27 governadores ao nosso plano nacional, porque só poderia ter êxito um consenso negociado, sem arrogância ou tentativa de manipulação. Para construir um sistema único de segurança (o SUSP), reformando as polícias e viabilizando a cooperação entre instituições dentro dos e entre os estados, seria indispensável o envolvimento ativo de todos os principais atores políticos. Felizmente, até agosto de 2003, todos os governadores assinaram o termo de apoio ao plano nacional e nós instalamos, como primeiro passo da nova caminhada, 27 gabinetes de gestão integrada da segurança pública, um em cada estado. Cabia ao presidente fazer a sua parte: não cortar os recursos do Fundo de Segurança Pública; enviar ao Congresso um projeto de lei normatizando o SUSP (com exigências mínimas de qualidade que todas as polícias existentes ou a serem criadas teriam de cumprir), e uma emenda constitucional retirando da Constituição a definição do modelo de polícia e transferindo aos estados a autoridade para escolher seu próprio modelo, de acordo com suas necessidades e possibilidades.

Lula não fez sua parte. Preferiu não cumprir suas promessas de campanha, consolidadas no plano nacional, porque temia tornar-se o maior protagonista nacional da área da segurança. Por uma razão muito simples: o sucesso das reformas viria a longo prazo; a curto prazo, continuariam os problemas. E todos eles acabariam sendo imputados ao presidente, se ele se transformasse no líder do processo de reforma da segurança. Seria mais prudente deixar a bomba no colo dos governadores e evitar riscos de desgaste. Uma pena. Mais uma vez o cálculo político preservava o ator político, mas contrariava o interesse público.

Estivemos a um passo da grande mudança... Claro que a mudança dos marcos legais, por si, não resolveria os problemas, mas criaria as condições para que as reformas começassem a ser realizadas. Hoje, por maior que seja a boa vontade de um governador, a camisa-de-força constitucional bloqueia qualquer iniciativa reformista mais profunda. As melhorias possíveis, atualmente, são muito limitadas, porque as estruturas organizacionais das polícias não podem ser tocadas.

Quando meu trabalho no governo começava a engrenar, fui procurado por alguns policiais da PRF, no Rio de Janeiro. Precisavam falar comigo, privadamente. A conversa foi curta e objetiva. Eles confiavam em mim o suficiente para se arriscarem a trazer-me denúncias muito graves sobre o então superintendente, no estado. As informações eram inacreditáveis e envolviam receptação de carga roubada, adulteração de combustível, contrabando e outros crimes. Os esquemas estavam documentados e as descrições eram realmente impressionantes. Pedi que indicassem dois colegas para acompanhar-me, imediatamente, a Brasília. Telefonei ao diretor-geral da PRF e o convidei para uma reunião em meu gabinete. Tomamos o primeiro vôo. A reunião foi tensa. O diretor custou a crer. Exigi a exoneração do superintendente. Mesmo que tudo fosse um engano, um mal-entendido ou uma armação, o fato é que ele não poderia continuar ocupando um cargo de confiança de tamanha responsabilidade enquanto o caso não fosse esclarecido. Finalmente, o diretor rendeu-se, quando ameacei ir direto ao presidente. Eu estava blefando. O presidente deixou de receber o segundo escalão desde a posse. O Núcleo Duro blindara o gabinete.

Na manhã seguinte o Diário Oficial registrava a exoneração do posto de superintendente da PRF no Estado do Rio de Janeiro, que é um cargo de confiança - não houve demissão da polícia, evidentemente, porque isso requer longo processo, que envolve investigação e, claro, amplo direito de defesa. Em torno do meio-dia, o superintendente afastado me ligou, com insistência. Assessores que atendiam meu celular estranharam a atitude e perceberam indisfarçável agressividade no tom da voz. Estranharam porque os policiais costumam respeitar a hierarquia e a disciplina, mesmo em situações tensas. Ligar diretamente para um secretário nacional não ocorre nunca a um profissional de posição subalterna. Não que eu me importasse com essas coisas. Mas era significativo. O recado que me mandava, repetidamente, era o seguinte: ele sabia que fora eu o responsável por sua exoneração. Que não era justo; não podia acontecer. Atribuímos a impertinência à revolta natural, sobretudo em se sabendo das consequências, uma vez que, dados os motivos, a exoneração seria apenas o primeiro passo de um procedimento de apuração, administrativo e criminal. Isso caíra como uma bomba na vida do superintendente. Era compreensível o desespero. A impunidade se tornou tão comum no Brasil que rompê-la causa perplexidade.

Não dei maior importância aos telefonemas. Uma hora depois recebemos comunicado urgente do departamento de inteligência da Secretaria de Segurança do Estado do Rio. O Disque Denúncia recebera informação de que essa mesma pessoa estaria preparando um atentado contra mim. Era muita coincidência, ainda que isso pudesse vir de inimigos do ex-superintendente, interessados em levá-lo ainda mais para o fundo. Em ambientes minados, nunca se sabe. De todo modo, nos vimos obrigados, eu e minha equipe, a intensificar as medidas de segurança. Até porque eu estava de partida para o Rio. À noite, na Rua do Catete, o segundo carro de minha segurança - passei a circular com dois carros - identificou um Passat branco com quatro homens nos seguindo. Numa manobra ágil, o Passat foi fechado, mas o motorista desconhecido foi ainda mais rápido, subiu na calçada e fugiu pela contramão por uma rua lateral. O segundo carro da segurança não tinha licença para segui-lo, porque a norma elementar recomenda cautela com esses movimentos que podem ser meras ações diversionistas, realizadas exatamente com a intenção de atrair a atenção do veículo que atua na cobertura, deixando o alvo vulnerável.

Descobrimos que a placa do Passat era fria. Dois ou três dias depois, o prédio onde moram meus pais desde 1964, na Rua das Laranjeiras, numa área pacata, foi alvejado com vários tiros, em plena madrugada. Janelas quebraram. Moradores desceram à rua em pânico. Segundo o porteiro, alguns homens desceram de um automóvel e atiraram em direção ao prédio. Evitei dar publicidade ao episódio por várias razões. Meus pais e seus vizinhos também preferiram a discrição.

Começaram a chegar recados do ex-superintendente: quem ri por último ri melhor. Fulano de tal o substituiria. Gente sua. Gente de seu grupo político. Eu não perdia por esperar. Levei o caso ao ministro da Justiça, meu superior hierárquico. Aliás, compartilhei com ele todos os lances do episódio, desde o início. Aproximadamente uma semana depois dos tiros em Laranjeiras, o ex-superintendente sofreu um atentado e quase perdeu um braço. Sobreviveu por milagre. Nosso pessoal da inteligência correu à delegacia e constatou uma curiosa interferência de seu irmão, policial civil, no boletim de ocorrência, o qual registrava apenas uma tentativa de assalto. Aos poucos deciframos o enigma: o ex-superintendente, provavelmente, já havia recebido - antes da exoneração - pagamentos por "serviços" ou "produtos" que não poderia mais entregar, em função da perda do cargo.

Avisei ao ministro sobre mais esse lance e lhe pedi todo o cuidado do mundo na nomeação do substituto. O quadro se tornava cada vez mais complicado e a cada dia mais tenso. Pedi que a Polícia Federal interviesse e investigasse. Alguns dias depois, um calafrio percorreu minha coluna quando li o Diário Oficial, levado por um assessor inteiramente transtornado. O governo nomeara a tal pessoa que o ex-superintendente anunciara em seus recados irônicos e ameaçadores. Desci aos saltos a escada privativa que ligava meu gabinete ao do ministro. Entrei sem fôlego e sem voz. Ele estava de pé e se antecipou. Sabia por que eu estava ali e imaginava meu sentimento. Ele próprio estava profundamente chateado e desconfortável, mas, infelizmente, fora impossível impedir a nomeação. José Dirceu já havia negociado com Roberto Jefferson aquela superintendência e o acordo tinha sido fechado.

Moral da história: O ex-superintendente exonerado por minha pressão foi preso pela Polícia Federal um ano depois desse episódio. As acusações se confirmaram. Ele havia sido indicado pelo deputado Jefferson, assim como seu sucessor o seria. Era pessoa do grupo político do deputado, no estado do Rio, assim como seu sucessor. Isso, entretanto, não significa que o deputado soubesse de suas práticas criminosas ou que tenha sido seu cúmplice. Tampouco significa que o sucessor fosse capaz dos mesmos procedimentos. Os ministros envolvidos no episódio evidentemente não aceitariam nenhuma cumplicidade com tais práticas.

Meu intuito foi simplesmente relatar os fatos. Eles apenas mostram, de meu ponto de vista, que o rigor com que agentes políticos se aplicam à tessitura de alianças nem sempre corresponde àquele aplicado a outras questões e compromissos. Mesmo quando essas outras questões são graves a ponto de mexerem com a vida e a morte, como é o caso da segurança pública. O segundo encontro com os representantes regionais da PRF foi melancólico. Eu os olhava num misto de vergonha e decepção. Intuí que eles compartilhavam esses sentimentos. As palavras foram escassas. Não sei até que ponto eles retiveram de mim a imagem de alguém que tentava cumprir o seu dever, mesmo derrotado, ou se passaram a me ver como um elo nas engrenagens dessa máquina degradada que é a politização da segurança e do serviço público.

Anos depois foi irônico que o mesmo par, Dirceu e Jefferson, protagonizasse a catástrofe ética do governo. (grifos nossos)




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Re: Operações Policiais e Militares

#8219 Mensagem por ZeRo4 » Qua Mai 04, 2011 12:24 am

Acho que ficar falando disso é besteira...

Aqui no RJ todos os diretores de Penitenciária rodam com um krro blindado, os modelos são: Fusion (mod. novo), Corolla, Civic e Jetta, além disso os diretores de cadeias mais perigosas tbm contam com uma Blazer de escolta.




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Re: Operações Policiais e Militares

#8220 Mensagem por moura » Qua Mai 04, 2011 3:01 pm

No DPF hoje carro não é problema mas sim combustivel que não tem!!!!!!!!!!! :cry:




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