Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#76 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Abr 25, 2011 2:09 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:
Gerson Victorio escreveu:Bacchi,

Na concorrência da Arábia Saudita nos anos oitenta em que o EE-T1 teria vencido....qual era a categoria na época?

Gerson
A que sempre foi: Main Battle Tank!

Como o Tamoyo.

Bacchi
Se o Tamoyo é considerado Main Tank ....o TAM(Ejército Argentino) também poderia ser? Ele ficou fora da sua lista no post mais acima.

Lendo seus seus últimos post vi agora que fiquei com a informação errada sobre as categorias(Medium/Main) durante muito anos ....só pra finalizar você poderia citar algum Medium Battle Tank da atualidade? SK-105 seria um?

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#77 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 25, 2011 4:57 pm

Gerson, pelo que entendi da explicação do Bacchi, não existe mais essa divisão Light, Medium, Heavy Tank. Os light poderiam ser os caça-tanques, veiculos de reconhecimento e tal. Os Medium Tank viraram os MBT. Os Heavy não existem mais, seja porque o canhão chegou no limite, a blindagem idem etc.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#78 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Abr 25, 2011 6:33 pm

Bolovo escreveu:Gerson, pelo que entendi da explicação do Bacchi, não existe mais essa divisão Light, Medium, Heavy Tank. Os light poderiam ser os caça-tanques, veiculos de reconhecimento e tal. Os Medium Tank viraram os MBT. Os Heavy não existem mais, seja porque o canhão chegou no limite, a blindagem idem etc.
Na atualidade temos: Light Tank (Carro de Combate Leve) e Main Battle Tank (Carro de Combate Principal).

Caça Carros (Tank Destroyers) é uma outra categoria. Pode ser sobre lagartas ou sobre rodas.

Aliás, como escrevi no meu recente artigo na Tecnologia & Defesa o nome correto é: Canhão Anti Carro - Auto Propulsado ou Míssil Guiado Anti Carro - Auto Propulsado.

Bacchi




Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#79 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Abr 25, 2011 6:45 pm

[quote="Gerson Victorio]
Se o Tamoyo é considerado Main Tank ....o TAM(Ejército Argentino) também poderia ser? Ele ficou fora da sua lista no post mais acima.

Lendo seus seus últimos post vi agora que fiquei com a informação errada sobre as categorias(Medium/Main) durante muito anos ....só pra finalizar você poderia citar algum Medium Battle Tank da atualidade? SK-105 seria um?

Gerson[/quote]

Eu, pessoalmente, considero o TAM um Main Battle Tank.

O Jane's Armour & Artillery o chama de Medium Tank. Talves seja porque TAM significa Tanque Argentino Mediano, nome que foi dado nos anos 70.

O SK-105 é designado pelo Jane's como Light Tank. Alguns o consideram um Tank Destroyer.

É preciso lembrar que nos últimos anos do Leopard 1 no exército alemão, ele teve função de tank destroyer em brigadas de infantaria.

Não tome uma posição muito firme. Existe muita confusão. É preciso tomar cuidado com afirmações muito contundentes.

Bacchi




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#80 Mensagem por binfa » Seg Abr 25, 2011 10:13 pm

Imagem

credito: Eliana




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
rmturchiello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 204
Registrado em: Qui Dez 31, 2009 6:50 pm
Localização: São Luiz Gonzaga-RS
Agradeceram: 1 vez

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#81 Mensagem por rmturchiello » Ter Abr 26, 2011 10:31 pm

helio escreveu:
hmundongo escreveu:Hélio, parabéns pela foto, se puder, me responda uma dúvida, quando e onde ela foi tirada, pois pela "antiguidade" dos meios nela mostrados despertou muita curiosidade de todos aqui.
Abraço.
Esta foto não é antiga, foi tirada em março de 2009 no 4ºRCB de São Luiz Gonzaga-RS
O 4ºRCB recém recebeu um pelotão de M41C reformados pelo PqRMnt/3 de Sta Maria.
Quando fiz a visita eles estavam em mau estado. O veículo que vcs veem na foto foi o unico que deu partida com seus proprios meios, o resto foi dado partida com a ajuda de uma "chupeta" deste.
Os M41 do 6ºRCB de Alegrete-RS que visitei em 2007 e do 20ºRCB de Campo Grande-MS que visitei em 2008 estavam em muito melhor
estado. O 20ºRCB inclusive pretende manter um pelotão deles ativo mesmo com a vinda dos M60A3TTS

Um abraço
Hélio
Essa foto do Hélio foi tirada aqui no regimento, e a situação continua a mesma, ou ainda pior ou seja falta bateria pra a maioria das viaturas e pra vocês terem idéia temos praticamente um museu vivo ou seja 02 Dodge MP10 uns 16 Jeep CJ5 05 Ford F600 entre eles um a gasolina ainda 02 veraneio entre outras peças de museu, esse ano o comandante foi a Brasilia pleitear algumas viaturas e recebeu como resposta que segundo o mapa de disponibilidade não temos falta de viaturas ou seja pra chegar viatura nova só depois de descarregar essas.




Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#82 Mensagem por helio » Qua Abr 27, 2011 11:17 am

rmturchiello escreveu:
helio escreveu: Esta foto não é antiga, foi tirada em março de 2009 no 4ºRCB de São Luiz Gonzaga-RS
O 4ºRCB recém recebeu um pelotão de M41C reformados pelo PqRMnt/3 de Sta Maria.
Quando fiz a visita eles estavam em mau estado. O veículo que vcs veem na foto foi o unico que deu partida com seus proprios meios, o resto foi dado partida com a ajuda de uma "chupeta" deste.
Os M41 do 6ºRCB de Alegrete-RS que visitei em 2007 e do 20ºRCB de Campo Grande-MS que visitei em 2008 estavam em muito melhor
estado. O 20ºRCB inclusive pretende manter um pelotão deles ativo mesmo com a vinda dos M60A3TTS

Um abraço
Hélio
Essa foto do Hélio foi tirada aqui no regimento, e a situação continua a mesma, ou ainda pior ou seja falta bateria pra a maioria das viaturas e pra vocês terem idéia temos praticamente um museu vivo ou seja 02 Dodge MP10 uns 16 Jeep CJ5 05 Ford F600 entre eles um a gasolina ainda 02 veraneio entre outras peças de museu, esse ano o comandante foi a Brasilia pleitear algumas viaturas e recebeu como resposta que segundo o mapa de disponibilidade não temos falta de viaturas ou seja pra chegar viatura nova só depois de descarregar essas.
Olá returchiello
voce poderia me informar se os M41C que estavam no PqRMnt/3 para reparos já voltaram ao 4ºRCB?
Um abraço

Hélio




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#83 Mensagem por prp » Qua Abr 27, 2011 11:25 am

rmturchiello escreveu:
helio escreveu: Esta foto não é antiga, foi tirada em março de 2009 no 4ºRCB de São Luiz Gonzaga-RS
O 4ºRCB recém recebeu um pelotão de M41C reformados pelo PqRMnt/3 de Sta Maria.
Quando fiz a visita eles estavam em mau estado. O veículo que vcs veem na foto foi o unico que deu partida com seus proprios meios, o resto foi dado partida com a ajuda de uma "chupeta" deste.
Os M41 do 6ºRCB de Alegrete-RS que visitei em 2007 e do 20ºRCB de Campo Grande-MS que visitei em 2008 estavam em muito melhor
estado. O 20ºRCB inclusive pretende manter um pelotão deles ativo mesmo com a vinda dos M60A3TTS

Um abraço
Hélio
Essa foto do Hélio foi tirada aqui no regimento, e a situação continua a mesma, ou ainda pior ou seja falta bateria pra a maioria das viaturas e pra vocês terem idéia temos praticamente um museu vivo ou seja 02 Dodge MP10 uns 16 Jeep CJ5 05 Ford F600 entre eles um a gasolina ainda 02 veraneio entre outras peças de museu, esse ano o comandante foi a Brasilia pleitear algumas viaturas e recebeu como resposta que segundo o mapa de disponibilidade não temos falta de viaturas ou seja pra chegar viatura nova só depois de descarregar essas.
E como que é o processo para descarregar?
Lembro que onde servi tinha, por exemplo, 20 barracas no inventário e quando vinha o pessoal para verificar quais seriam descarregadas eles pagavam um monte de barracas velhas rasgadas, que não fazia parte do inventário, e colocavam para inspeção, quando o inspetor (sei lá o nome dado) olhava aquele monte de barraca velha descarregava tudo :lol: :lol:




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#84 Mensagem por helio » Qua Abr 27, 2011 12:15 pm

Prp
Que eu saiba, os carros indisponiveis ficam à disposição dos BLog ou do PqRMnt/3. A descarga do EB é feita a partir daí. Ví PqRMnt do Rio em 2006 vários M41 nos mais variados estados de sucata. Teve um comandante do 6ºRCB que foi até lá e trouxe de caminhão tudo que era possivel canibalizar. O 6ºRCB era a OM do EB que tinha o maior numero de M41 operacionais, em compensação tinha quando visitei vários M113 indisponíveis.

Um abraço

Hélio




rmturchiello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 204
Registrado em: Qui Dez 31, 2009 6:50 pm
Localização: São Luiz Gonzaga-RS
Agradeceram: 1 vez

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#85 Mensagem por rmturchiello » Qua Abr 27, 2011 8:32 pm

Pois é pessoal o processo de descarga é demorado, pois passa por todos os escalões, depois de descarregado, meios como viatura geralmente vão para Blog ou PRMnt para serrem leiloados ou desmontados para reaproveitamento de peças. Helio, estou aqui desde 2005 sempre como chefe da equipe de manutenção de blindados, não sei quando vc esteve aqui mas desde 2005 nenhum M41 foi ou veio do PqRMnt, não sei quem te passou essa informação mas ela não procede se foi depois de 2005, temos aqui se não me engano 05 M41 que eram dos RCC que vieram do PqRMnt/3 acho que em 2002 depois que os RCC receberam os Leopard , mas são carros sem ferramental e sem mapa de tiro ou seja só podem ser utilizados como chassi, O grande problema aqui é que estamos no final da linha e muita coisa não chega se é que vcs me entendem, falta muita coisa. Nossos M41 estão nas ultimas dos 33 que temos apenas 08 estão disponíveis, o resto esta com caixa quebrada, motor fundido, redentores do canhão estourado entre outras coisas , em compensação os M113 daqui só não estão com 100% de disponibilidade por falta de lagartas, o representante da Brasilia motors que veio vistoriar o lote de 22 carros que serram revitalizados disse que nunca tinha visto M113 em tão bom estado isso que nós fomos uma das ultimas unidade a ser visitada por ele.




Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#86 Mensagem por prp » Qua Abr 27, 2011 9:36 pm

rmturchiello escreveu:Pois é pessoal o processo de descarga é demorado, pois passa por todos os escalões, depois de descarregado, meios como viatura geralmente vão para Blog ou PRMnt para serrem leiloados ou desmontados para reaproveitamento de peças. Helio, estou aqui desde 2005 sempre como chefe da equipe de manutenção de blindados, não sei quando vc esteve aqui mas desde 2005 nenhum M41 foi ou veio do PqRMnt, não sei quem te passou essa informação mas ela não procede se foi depois de 2005, temos aqui se não me engano 05 M41 que eram dos RCC que vieram do PqRMnt/3 acho que em 2002 depois que os RCC receberam os Leopard , mas são carros sem ferramental e sem mapa de tiro ou seja só podem ser utilizados como chassi, O grande problema aqui é que estamos no final da linha e muita coisa não chega se é que vcs me entendem, falta muita coisa. Nossos M41 estão nas ultimas dos 33 que temos apenas 08 estão disponíveis, o resto esta com caixa quebrada, motor fundido, redentores do canhão estourado entre outras coisas , em compensação os M113 daqui só não estão com 100% de disponibilidade por falta de lagartas, o representante da Brasilia motors que veio vistoriar o lote de 22 carros que serram revitalizados disse que nunca tinha visto M113 em tão bom estado isso que nós fomos uma das ultimas unidade a ser visitada por ele.
Mas o Helio falou 6RCB e não 4RCB. É a mesma coisa?




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#87 Mensagem por binfa » Qua Abr 27, 2011 9:50 pm

Imagem

credito: Repórter do Futuro




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8739
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#88 Mensagem por prp » Qua Abr 27, 2011 9:58 pm

Imagem
Imagem
1Cia de Fuzileiros de Selva

Imagem




Editado pela última vez por prp em Qua Abr 27, 2011 10:02 pm, em um total de 1 vez.
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#89 Mensagem por helio » Qua Abr 27, 2011 9:58 pm

rmturchiello escreveu:Pois é pessoal o processo de descarga é demorado, pois passa por todos os escalões, depois de descarregado, meios como viatura geralmente vão para Blog ou PRMnt para serrem leiloados ou desmontados para reaproveitamento de peças. Helio, estou aqui desde 2005 sempre como chefe da equipe de manutenção de blindados, não sei quando vc esteve aqui mas desde 2005 nenhum M41 foi ou veio do PqRMnt, não sei quem te passou essa informação mas ela não procede se foi depois de 2005, temos aqui se não me engano 05 M41 que eram dos RCC que vieram do PqRMnt/3 acho que em 2002 depois que os RCC receberam os Leopard , mas são carros sem ferramental e sem mapa de tiro ou seja só podem ser utilizados como chassi, O grande problema aqui é que estamos no final da linha e muita coisa não chega se é que vcs me entendem, falta muita coisa. Nossos M41 estão nas ultimas dos 33 que temos apenas 08 estão disponíveis, o resto esta com caixa quebrada, motor fundido, redentores do canhão estourado entre outras coisas , em compensação os M113 daqui só não estão com 100% de disponibilidade por falta de lagartas, o representante da Brasilia motors que veio vistoriar o lote de 22 carros que serram revitalizados disse que nunca tinha visto M113 em tão bom estado isso que nós fomos uma das ultimas unidade a ser visitada por ele.
A informação veio do PqRMnt/3 eles estavam reformando um pelotão de M41 para ser enviado para o 4ºRCB
Quanto ao M113 este eterno problema de falta de lagartas e também da bucha que interliga cada lagarta vi em todas as OMs
Parabéns pelo bom estado dos M113

Hélio

Hélio




rmturchiello
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 204
Registrado em: Qui Dez 31, 2009 6:50 pm
Localização: São Luiz Gonzaga-RS
Agradeceram: 1 vez

Re: Acervo Fotográfico do Exército Brasileiro

#90 Mensagem por rmturchiello » Qua Abr 27, 2011 10:10 pm

helio escreveu:
rmturchiello escreveu:Pois é pessoal o processo de descarga é demorado, pois passa por todos os escalões, depois de descarregado, meios como viatura geralmente vão para Blog ou PRMnt para serrem leiloados ou desmontados para reaproveitamento de peças. Helio, estou aqui desde 2005 sempre como chefe da equipe de manutenção de blindados, não sei quando vc esteve aqui mas desde 2005 nenhum M41 foi ou veio do PqRMnt, não sei quem te passou essa informação mas ela não procede se foi depois de 2005, temos aqui se não me engano 05 M41 que eram dos RCC que vieram do PqRMnt/3 acho que em 2002 depois que os RCC receberam os Leopard , mas são carros sem ferramental e sem mapa de tiro ou seja só podem ser utilizados como chassi, O grande problema aqui é que estamos no final da linha e muita coisa não chega se é que vcs me entendem, falta muita coisa. Nossos M41 estão nas ultimas dos 33 que temos apenas 08 estão disponíveis, o resto esta com caixa quebrada, motor fundido, redentores do canhão estourado entre outras coisas , em compensação os M113 daqui só não estão com 100% de disponibilidade por falta de lagartas, o representante da Brasilia motors que veio vistoriar o lote de 22 carros que serram revitalizados disse que nunca tinha visto M113 em tão bom estado isso que nós fomos uma das ultimas unidade a ser visitada por ele.
A informação veio do PqRMnt/3 eles estavam reformando um pelotão de M41 para ser enviado para o 4ºRCB
Quanto ao M113 este eterno problema de falta de lagartas e também da bucha que interliga cada lagarta vi em todas as OMs
Parabéns pelo bom estado dos M113

Hélio

Hélio
Pois é recebemos 03 pares de lagarta pra M113 ano passado, originais americanas, mas em menos de 6 meses ja estavam detonadas ai veio uma ordem pra retirar e aguarda para serem recolhidas para garantia.
Helio esses M41 do PqRMnt/3 nunca chegaram ( ainda bem) eles tem 05 caixas CD500 nossas lá pra concerta ja fazem uns 4 anos e nada segundo o pessoal de lá não existe mais suprimento pra essa caixas.
Abraço




Deus criou os homens diferentes, mas Samuel Colt os igualou !!!
Responder