Lima, o Iraque só ocorreu daquele jeito por algumas razões, primeiro quando da primeira guerra o povo se revoltou no norte e sul contra o regime, os americanos ficaram impassiveis vendo o massacre, mais tarde foram apenas pelo petróleo e colocaram estrangeiros no poder (toda liderança inicial do primeiro governo tinha estudado no ocidente).cb_lima escreveu:Foi exatamente o que estava dizendo na página anterior.Enlil escreveu: Pois então, o "depois" q é o verdadeiro problema, vide Iraque e Afeganistão.
Não custa nada isso virar um Iraque 2.0 ou algo pior com o agravante da crise humanitária bater na porta da Europa em uma velocidade absurdamente grande.
Aí fica a questão... se não resolver essa situação e o Kadafi fica nesse finge que vai mais não vai isso pode acabar em ínumeros problemas diferentes... se resolver a situação em "2 semanas" com tropas no chão e o fim do Exército Líbio e do Kadafi quem é que vai assumir esse poder com a Europa cheia de problemas próprios e ninguém "de nome" na Líbia para ser conhecido e respeitado pelos locais.
Essa guerra serviu o propósito de "show room" de armas, mas o tiro pode sair pela culatra.
[]s
CB_Lima
Levaram menos tropas que o necessário, depois da rendição dispensaram todo exército abandonando os depósitos, a população que tinha sido massacrada uma década antes era toda agora anti-ocidental e jihadista, no norte mesmo os curdos pelos problemas que tem com a Turquia desconfiam e muito dos EUA.
Os EUA entraram sem apoio tanto da população como as lideranças locais...aquilo foi erro estratégico gigantesco.
Abs,