NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
O cara tá assistindo a Caçada ao Outubro Vermelho demais.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Eu não sei se é apenas conservadorismo ou uma escolha baseada no perfil de missões imaginado.Bourne escreveu:A MB é conservadora prefere hélice.
Os sistemas de jato de água usados em muitos dos submarinos nucleares mais modernos tem a vantagem de sofrer menos com cavitação em velocidades mais altas, tornando os submarinos menos ruidosos nestas condições. Para quem imagina seus SSN´s acompanhando forças-tarefa de superfície como parte da escolta ou como apoio esta é uma vantagem importante. Também é útil em SSBN´s navegando rápido para tomar suas posições de disparo de mísseis em uma crise. Mas o sistema é menos eficiente em baixas velocidades (pois possuem maior arrasto interno), exigindo mais potência do conjunto reator/turbinas/geradores, que tem que trabalhar com rotações maiores nesta condição o que tende a tornar os mesmos subs mais ruidosos quando em patrulha a baixas velocidades do que os equipados com hélices.
O que será mais importante para os primeiros sub´s nucleares da MB? Gerar o mínimo de ruído em velocidades mais altas (até 15 a 17 nós, a mais do que isso todo sub é ruidoso independente do sistema de propulsão), ou ser o mais silencioso possível quando estiver de tocaia a 5-7 nós?
Leandro G. Card
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Leandro,LeandroGCard escreveu:Eu não sei se é apenas conservadorismo ou uma escolha baseada no perfil de missões imaginado.Bourne escreveu:A MB é conservadora prefere hélice.
Os sistemas de jato de água usados em muitos dos submarinos nucleares mais modernos tem a vantagem de sofrer menos com cavitação em velocidades mais altas, tornando os submarinos menos ruidosos nestas condições. Para quem imagina seus SSN´s acompanhando forças-tarefa de superfície como parte da escolta ou como apoio esta é uma vantagem importante. Também é útil em SSBN´s navegando rápido para tomar suas posições de disparo de mísseis em uma crise. Mas o sistema é menos eficiente em baixas velocidades (pois possuem maior arrasto interno), exigindo mais potência do conjunto reator/turbinas/geradores, que tem que trabalhar com rotações maiores nesta condição o que tende a tornar os mesmos subs mais ruidosos quando em patrulha a baixas velocidades do que os equipados com hélices.
O que será mais importante para os primeiros sub´s nucleares da MB? Gerar o mínimo de ruído em velocidades mais altas (até 15 a 17 nós, a mais do que isso todo sub é ruidoso independente do sistema de propulsão), ou ser o mais silencioso possível quando estiver de tocaia a 5-7 nós?
Leandro G. Card
Pergunta de leigo, que despertou a curiosidade após sua esclarecedora explicação: é possível um sistema misto?
"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
interessante..... eu nunca ouvi falar em submarinos com propulsão a jatos de agua...
acho que a velha e boa hélice, ainda é insubistituível....
Se de fato existir um sistema desses, creio que seria apenas uma ajuda para manobras...
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- soultrain
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Aqui o sistema visivel pump-jet de um modelo à escala de um Borei:
Leandro,
Segundo uma vez ouvi, este sistema sofre mais com o fenómeno de cativação que o hélice. Além do que falou, é um sistema bem mais caro e de difícil desenvolvimento, é muto susceptivel a mudanças de peso no sub (alterações posteriores, p exp) e sujeito a avarias com entrada de materiais estranhos, algas, lixo, madeira, etc.
Leandro,
Segundo uma vez ouvi, este sistema sofre mais com o fenómeno de cativação que o hélice. Além do que falou, é um sistema bem mais caro e de difícil desenvolvimento, é muto susceptivel a mudanças de peso no sub (alterações posteriores, p exp) e sujeito a avarias com entrada de materiais estranhos, algas, lixo, madeira, etc.
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
soutrain, o sistema foi abandonado tanto nos Borei(projeto 955) como nos Le triomphant franceses por ineficiencia e custos....
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Uma das desvantagens dele é que QUANDO cavita sofre MAIS DESGASTE do que um hélice, pois trabalha com diferenciais de pressão maiores em torno das pás, que são menores e giram mais depressa. Mas a cavitação demora mais a ocorrer, ao menos em rotações próximas ao ótimo de projeto, pelo mesmo motivo.soultrain escreveu:Leandro,
Segundo uma vez ouvi, este sistema sofre mais com o fenómeno de cativação que o hélice. Além do que falou, é um sistema bem mais caro e de difícil desenvolvimento, é muto susceptivel a mudanças de peso no sub (alterações posteriores, p exp) e sujeito a avarias com entrada de materiais estranhos, algas, lixo, madeira, etc.
Ele é de fato mais caro, pesado, complexo e sensível que os hélices tradicionais, como pode ser visto no artigo da Wikipédia abaixo, que tem um resumo bem simplificado das suas vantagens e desvantagens. Na verdade existe mais de um sistema, desde os que não passam de hélices carenadas (os mais comuns), passando por rotores centrífugos em ductos de geometria complexa (aparentemente a solução na classe Borei) e indo até sistemas totalmente internos ao casco com entradas e saídas distantes do rotor/rotores (usados nos jet-skys, mas que eu saiba não em submarinos).
http://en.wikipedia.org/wiki/Pump-jet
A adoção de um sistema assim para o primeiro SNB (que vejo mais como um protótipo do que qualquer outra coisa) com certeza traria um custo e um fator de risco que pessoalmente acho que não valeria à pena. Para os modelos seguintes, mais desenvolvidos, poderia talvez ser uma opção. Entretanto, eu imagino os sub´s nucleares da MB trabalhando mais para emboscar frotas inimigas nos seus portos ou nas rotas de acesso ao Atlântico Sul do que acompanhando frotas ou correndo entre sub´s e navios inimigos para lançar mísseis nucleares, e por isso acho que talvez mesmo para eles os hélices sejam uma opção melhor.
Mas para SSN´s e SSBN´s de outras nações que precisem manter velocidades razoavelmente elevadas por um tempo longo parece que as vantagens superam as desvantagens, tanto que foram adotados em diversas classes modernas, dos EUA à Europa e à Russia.
Leandro G. Card
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
2006brisa escreveu:soutrain, o sistema foi abandonado tanto nos Borei(projeto 955) como nos Le triomphant franceses por ineficiencia e custos....
2009
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Este aí é um B-871 ("Alrosa"), project 877V Classe Kilo
Aqui um esquema de um Borei
Aqui um esquema de um Borei
- soultrain
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Esse é um Project 885 Yasen / Granay (Severodvinsk class)
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Tem alguma coisa estranha Soutrain.soultrain escreveu:Esse é um Project 885 Yasen / Granay (Severodvinsk class)
O Severodvinsk é um SSN, e a imagem que o Brisa postou é de um SSBN. Pela forma do convés de mísseis eu diria mesmo que é um Borei.
Mas a imagem é de uma maquete, e existem muitos desenhos e imagens de maquetes dos Borei com sistemas de jato de água também. E todas as referências que encontro só os mencionam com este sistema. Ou a maquete da imagem do Brisa é muito nova, ou muito velha.
Leandro G. Card
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
Hummm,
Olha a foto:
Olha a foto:
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- soultrain
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Re: NOTICIAS SUB NUCLEAR BRASILEIRO
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