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Moderador: Conselho de Moderação
Eu não sei se é apenas conservadorismo ou uma escolha baseada no perfil de missões imaginado.Bourne escreveu:A MB é conservadora prefere hélice.
Leandro,LeandroGCard escreveu:Eu não sei se é apenas conservadorismo ou uma escolha baseada no perfil de missões imaginado.Bourne escreveu:A MB é conservadora prefere hélice.
Os sistemas de jato de água usados em muitos dos submarinos nucleares mais modernos tem a vantagem de sofrer menos com cavitação em velocidades mais altas, tornando os submarinos menos ruidosos nestas condições. Para quem imagina seus SSN´s acompanhando forças-tarefa de superfície como parte da escolta ou como apoio esta é uma vantagem importante. Também é útil em SSBN´s navegando rápido para tomar suas posições de disparo de mísseis em uma crise. Mas o sistema é menos eficiente em baixas velocidades (pois possuem maior arrasto interno), exigindo mais potência do conjunto reator/turbinas/geradores, que tem que trabalhar com rotações maiores nesta condição o que tende a tornar os mesmos subs mais ruidosos quando em patrulha a baixas velocidades do que os equipados com hélices.
O que será mais importante para os primeiros sub´s nucleares da MB? Gerar o mínimo de ruído em velocidades mais altas (até 15 a 17 nós, a mais do que isso todo sub é ruidoso independente do sistema de propulsão), ou ser o mais silencioso possível quando estiver de tocaia a 5-7 nós?
Leandro G. Card
Uma das desvantagens dele é que QUANDO cavita sofre MAIS DESGASTE do que um hélice, pois trabalha com diferenciais de pressão maiores em torno das pás, que são menores e giram mais depressa. Mas a cavitação demora mais a ocorrer, ao menos em rotações próximas ao ótimo de projeto, pelo mesmo motivo.soultrain escreveu:Leandro,
Segundo uma vez ouvi, este sistema sofre mais com o fenómeno de cativação que o hélice. Além do que falou, é um sistema bem mais caro e de difícil desenvolvimento, é muto susceptivel a mudanças de peso no sub (alterações posteriores, p exp) e sujeito a avarias com entrada de materiais estranhos, algas, lixo, madeira, etc.
2006brisa escreveu:soutrain, o sistema foi abandonado tanto nos Borei(projeto 955) como nos Le triomphant franceses por ineficiencia e custos....
Tem alguma coisa estranha Soutrain.soultrain escreveu:Esse é um Project 885 Yasen / Granay (Severodvinsk class)