Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7936 Mensagem por sapao » Qua Abr 13, 2011 9:27 pm

Carlos Mathias escreveu:
Concordo que seria o melhor, logisticamente, coloca-lo em SP ou no Rio; operacionalmente acho inviavel pois não teria sentido nenhum, da mesma maneira que coloca-lo em Recife.

Imagine ter que explicar para a comandante-em-chefe o porque de colocar uma unidade de MI-35 no Nordeste e/ou Sudeste?
Os helis de ataque tem baixa autonomia quando na configuração de ataque e tem de estar perto de onde vão operar, ou pelo menos onde será o cenario mais provavel de operação.
:x :x :x :x :x :x

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR !!!!!!!!!!!!!!!

Não fio, eu falei receber os helis aqui durante as primeiras experiências sexuais com a máquina, prá quando descobrir que precisa ir numa serralheria fazer peça, estar mais perto das melhores serralherias do Brasil, entendeu?
Derpooooooois de resolvidos os principais problemas "insolúveis e devolutíveis", aí sim, manda os monstros prá o meio do mato.

Pô, lá em PV não tem serralheria nem puteiro como aqui, muito menos uma cachaçinha de Campos. :wink: :mrgreen:

Captou?

Recebe aqui, resolve os galhos e manda pro mato depoooooois de resolver os gigantescos problemas de capacete e parafusos.

rsrsrs
acho que entendi!

Não tem como CM, haveriam outros fatores logisticos que deveriam ser levados em conta: onde colocar o esquadrão (fisicamente falando)?
verba para transferir todo mundo de novo depois?
para que receber a aeronave em um ambiente para depois coloca-lo em outro?

O mais proximo disso que ouvi foi tentar segurar a unidade mais 1 ano em Recife, mas a resposta foi: não!

Realmente ouvi argumentos que me fizeram concordar: quando a FAB recebeu os M-III, que eram o que de mais moderno havia na epoca, eles foram jogados em uma base aérea de terra aonde o unico asfalto era a psita no meio do cerrado, e lá voaram por mais de 30 anos; no SIVAM quando recebemos os primeiros radares 3D transportaveis na historia da FAB eles foram distribuidos nos pontos mais distantes da Amazonia e estão lá até hoje.

Houveram problemas?
Muitos, mas eles foram sanados e a grande maioria deles só foi percebido por estarem as maquinas no habitat em que seriam utilizadas!

Coloca-las em um lugar mais facil para uma adaptação so iria mascarar algum problema ( o das pás é um exemplo) durante a fase mais importante que é o inicio da vida util onde ainda temos a garantia do fabricante para nos ajudar, e isso TEM que ser feito aonde ele vai operar.

Sinceramente eu tenho que concordar com isso, e não acho que o MI-35 precise de nenhuma "aliviada" neste sentido, somente nas criticas que acho serem injustas para uma aeronave recem incorporada.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7937 Mensagem por rcolistete » Qui Abr 14, 2011 8:37 am

Carlos Mathias escreveu:8-] 8-] 8-] 8-]

Isôôôôôôô !!! :x

Heli macho, que é feito prá guerra. 8-]
Pô, Carlos Mathias, vá lá na LAAD conversar com os pilotos dos nossos Mi-35 ! Tem boas novidades te esperando... Ataka logo essa chance 8-] :wink:

Abraços,

Roberto




P. K. Liulba

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7938 Mensagem por P. K. Liulba » Qui Abr 14, 2011 10:16 am

Brasileiro escreveu:
Piffer escreveu:O que foi dito é que as entregas dos últimos seis estão suspensas por pelo menos um ano.

Abraços,
O que pode não ser interessante, se o que importa é economizar...

Caso a fabricante já esteja trabalhando nos mesmos haverá um custo adicional para a FAB caso ela peça para empacotar por um ano tudo o que já está sendo fabricado.


abraços]
Certamente haverá custos adicionais.
No entanto, disponibilidade orçamentária é assim, engessada. Você corta 10X num ano, para no seguinte, gastar 15X (se houver disponibilidade). O que você não pode, é gastar 11X, quando o previsto é 10X, mesmo que resulte em 15X, no ano vindouro.




Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7939 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 14, 2011 10:11 pm

Estive na LAAD.
Rapidamente mas estive.

Soube de coisas boas, muito boas até.

O que o Sapão fala se confirmou. :wink:




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7940 Mensagem por sapao » Qui Abr 14, 2011 10:48 pm

Quanto tiver tempo posta ai CM; realmente nada melhor do que falar com quem opera...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7941 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 14, 2011 11:01 pm

Basicamente é o que o Vinicius postou.
Depois ele coloca com mais detalhes. :wink:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7942 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 14, 2011 11:17 pm

O Comando da FAB/COMGAR, seja lá a instância responsável, não está autorizando qualquer reportagem oficial com o Esquadrão, nem entrevistas, nem nada. Não sabemos das razões. Quero destacar os esforços do CECOMSAER para que fosse liberado, mas por razões que todos desconhecemos, os altos-escalões ainda querem preservar alguns segredos, se é que eles existem.

Então, tudo o que sabemos é extra-oficial. Os informes são positivos no geral. Há alguns problemas sim, porém com as responsabilidades previstas em contrato que está sendo cumprido. Há, por exemplo, técnicos russos trabalhando diretamente no esquadrão.

Hoje soubemos também que o Mi-35 foi catalogado no padrão OTAN pela FAB, no Centro de Catalogação da Aeronáutica, já que os russos não têm ainda esta prerrogativa. Aliás, o Brasil é o único país da América Latina que pode catalogar equipamentos militares no padrão OTAN, pois está no nível dois. Mesmo o Brasil não sendo um país Otan, tem as mesmas prerrogativas de um país Otan, ou seja, pode atribuir as referências e pode também incluir os dados no sistema Otan de catalogação. Quem sabia disso?




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7943 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 14, 2011 11:19 pm

Eu!

Não sabia... :mrgreen:




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7944 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Abr 14, 2011 11:23 pm

A outra questão é que de fato o novo lote está adiado, mas não cancelado, e tem relação com verbas (ou falta de) e não por problemas com os russos ou coisa parecida. Segundo apuramos, vai ser até bom pro esquadrão, por incrível que possa parecer.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7945 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Abr 14, 2011 11:25 pm

Me disseram a mesma coisa.

[]'s




Alberto -
Carlos Mathias

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7946 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Abr 14, 2011 11:26 pm

Mas...
Jesuis viu tudo isso lá na LAAD? :roll: :mrgreen:




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8741
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7947 Mensagem por prp » Qui Abr 14, 2011 11:41 pm

O tempo é o senhor das razões. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7948 Mensagem por rcolistete » Sex Abr 15, 2011 1:37 am

Olá pessoal,

Ok, passo aqui informações extra-oficiais sobre os Mi-35 na FAB :

- mísseis Ataka recebidos e devidamente estocados no Brasil;
- sistemas de armamentos e aviônicos são elogiados (pela capacidade e precisão), bem como a blindagem e segurança (por ser bimotor, etc);
- todos os pilotos de Mi-35 treinam nas duas posições : piloto e co-piloto/artilheiro;
- problemas das fontes (compatibilidade de tensões) e capacetes NVG já resolvidos (só falta em um 1 Mi-35);
- o contrato do Mi-35 foi muito bem redigido pela FAB/MD, amarrando bem as obrigações dos russos. Problemas pequenos de russos não falando bem inglês, manuais que não explicam todo o conhecimento dos russos, etc;
- a manutenção a nível de esquadrão com o tempo será toda brasileira, e parte da manutenção mais pesada será realizada pelos PAMA's que estão se qualificando para manter o Mi-35;
- os 2 tanques auxiliares de combustível aumentam em 1h10-1h15 o tempo de vôo do Mi-35, além das 2h30 usuais. Pode-se colocar 4 tanques auxiliares ao todo (só que mata a capacidade de levar armamento);
- o compartimento de carga pode acomodar 8 soldados equipados (embora eu tenha achado meio apertado), e estão cogitando usar tal espaço para colocar combustível extra a fim de aumentar ainda mais a autonomia do Mi-35;
- entrada operacional do Mi-35 estava prevista para 2011, porém deve ficar para 2012 com o corte de orçamento;
- antes dessa entrada operacional serão feitos lançamentos reais de armamentos no Brasil, algo ainda não feito. Na Rússia foram feitos lançamentos de armamentos, não sei quais exatamente;
- o mais importante :D : os ventiladores-de-caminhoneiro nos 2 cockpits são muito apreciados pela tripulação do Mi-35, pois em "Forno Velho" :lol: é quente demais para ficar esperando alguns minutos até o ar-condicionado poder ser acionado (quando o regime de potência do motor é tal que o Mi-35 está quase decolando).

Acho que é isso.

Abraços,

Roberto




Avatar do usuário
marcelo bahia
Sênior
Sênior
Mensagens: 1708
Registrado em: Seg Jun 28, 2010 1:18 am
Localização: Calábria-Itália
Agradeceram: 16 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7949 Mensagem por marcelo bahia » Sex Abr 15, 2011 2:26 am

Obrigado, colega!! Muito bom!!

Essas informações deveriam ser colocadas no outro forum para que Jesus possa vê-las! Certamente ele dirá que não passa de uma obra do cão tentando nos enganar. :lol:

Sds.




Diplomata Alemão: "- Como o senhor receberá as tropas estrangeiras que apoiam os federalistas se elas desembarcarem no Brasil??"

Floriano Peixoto: "- Com balas!!!"
thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#7950 Mensagem por thelmo rodrigues » Sex Abr 15, 2011 7:34 am

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Ok, passo aqui informações extra-oficiais sobre os Mi-35 na FAB :

- mísseis Ataka recebidos e devidamente estocados no Brasil;
- sistemas de armamentos e aviônicos são elogiados (pela capacidade e precisão), bem como a blindagem e segurança (por ser bimotor, etc);
- todos os pilotos de Mi-35 treinam nas duas posições : piloto e co-piloto/artilheiro;
- problemas das fontes (compatibilidade de tensões) e capacetes NVG já resolvidos (só falta em um 1 Mi-35);
- o contrato do Mi-35 foi muito bem redigido pela FAB/MD, amarrando bem as obrigações dos russos. Problemas pequenos de russos não falando bem inglês, manuais que não explicam todo o conhecimento dos russos, etc;
- a manutenção a nível de esquadrão com o tempo será toda brasileira, e parte da manutenção mais pesada será realizada pelos PAMA's que estão se qualificando para manter o Mi-35;
- os 2 tanques auxiliares de combustível aumentam em 1h10-1h15 o tempo de vôo do Mi-35, além das 2h30 usuais. Pode-se colocar 4 tanques auxiliares ao todo (só que mata a capacidade de levar armamento);
- o compartimento de carga pode acomodar 8 soldados equipados (embora eu tenha achado meio apertado), e estão cogitando usar tal espaço para colocar combustível extra a fim de aumentar ainda mais a autonomia do Mi-35;
- entrada operacional do Mi-35 estava prevista para 2011, porém deve ficar para 2012 com o corte de orçamento;
- antes dessa entrada operacional serão feitos lançamentos reais de armamentos no Brasil, algo ainda não feito. Na Rússia foram feitos lançamentos de armamentos, não sei quais exatamente;
- o mais importante :D : os ventiladores-de-caminhoneiro nos 2 cockpits são muito apreciados pela tripulação do Mi-35, pois em "Forno Velho" :lol: é quente demais para ficar esperando alguns minutos até o ar-condicionado poder ser acionado (quando o regime de potência do motor é tal que o Mi-35 está quase decolando).

Acho que é isso.

Abraços,

Roberto
Excelente, Roberto. Esclareceu inúmeras dúvidas e afastou vários medos. [009]




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Responder