Sapão, temos um fato que foi o vazamento do relatório.sapao escreveu:AlbertoRJ escreveu: O que mandou o FX para os ares foi o papelão do relatório-sabotagem vazado.
Com certeza, todos sabemos da indole fraca e altamente sugestiva do nosso ex-presidente que deixava ser mandado por qualquer subalterno de 4 ou 5 escalão.
OXALÁ isso fosse verdade!AlbertoRJ escreveu:E talvez perdesse a eleição, certo?
Que um tema de Defesa decidisse alguma coisa na politica do país, ainda mais na eleição presidencial!
Realmente você acredita que ele não assinou com os franceses por medo de ficar com uma imagem negativa na eleição?
Se você dissesse que seria por causa do custo, talvez eu até concordasse.
Mas por causa de um suposto relatorio vazado que indicaria que a FAB preferiu X e o presidente Y?
Faz-me rir para não chorar que isso iria fazer alguma diferença na campanha eleitoral...
Quantos minutos foram gastos em TODOS os debates e programas de TV falando sobre Defesa?
E não estou falando sobre F-X não, estou falando sobre tudo.
O povo em geral está cagand* para o F-X, a grande maioria nem sabe se foi definido ou não e não está nem ai, e o impacto de tal noticia sobre a campanha teria sido nulo. Existem coisas muito mais inportantes para a população geral como infraestrutura aeroportuaria e trafego aereo que nem foram citadas.
O pro-sub ou o 725 poderiam ter sido discutidos devido as somas envolvidas e nem se ouviu falar.
Sinto muito, mas vejo a realidade eleitoral completamente desinteressada neste assunto a não ser que se trabalhe nos moldes do que o LeandroGCard ja citou.
A partir desse fato, todo o resto é opinião minha.
Primeiro ponto: por que o relatório vazou? Não era para ser secreto? Das mil e uma possibilidades eu acho mais credível a que foi uma tentativa de melar o processo na medida em que este apontava para uma compra dos Rafales. Pode-se chamar isso com uma série de eufemismos mas no fundo é sabotagem.
Segundo: Qual a importância desse vazamento? Ora, muita sim. Em que pese a falta de interesse geral em temas de defesa, o fato repercutiu em todos os meios de comunicação e foi explorado pelos lobies durante meses. Repercutiu na imprensa internacional. O caso do FX tem mais repercussão que o ProSub e isso qualquer um constatou. Todos aqui têm familiares, amigos, colegas de trabalho, pessoas que não se interessam pelo tema mas que emitiram opinião sobre "os caças da FAB". Em quase todas as conversas que tive, quando não achavam que era um gasto desnecessário, a idéia que passava era que o governo estava errado em comprar o mais caro "contra a vontade da FAB". O fato do vazamento foi explorado e moldou essa opinião geral. Tudo porque não saiu sequer uma notinha da FAB para esclarecer.
Terceiro: A repercussão do vazamento foi um fator para que não se tomasse uma decisão? Creio que sim, com toda certeza. Pense como político e concordará comigo. O tema é difícil para quem não é ao menos um entusiasta e o governo ficou em uma posição fraca. Para que ter que justificar uma compra bilionária e ainda por cima contra a própria opinião da FAB? Não era essa a questão que se passava? Isso PODE ser explorado pela oposição? Tem visibilidade para isso? Eu acho que a decisão foi empurrar com a barriga, como sempre. Porque não valia a pena enfrentar uma derrota por causa disso. Pelo que o NJ declarou na CRED da Câmara, nesse momento já se havia chegado a um termo em relação ao preço com os franceses, então não foi esse o motivo. O ProSub e o programa dos helis seguiram em frente mas nem de longe tiveram a polêmica dos caças.
Não quero afirmar com isso que o vazamento tenha sido "patrocinado" pela FAB nem que o tal relatório inicial refletisse a opinião da FAB como instituição, pelo contrário. Mas eu entendo e opino que foi ação de quem NÂO desejava o acordo com os franceses.
Na verdade, acho que isso prejudicou mais a FAB que o próprio GF.
Abraços