TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#57001 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mar 20, 2011 12:30 am

sapao escreveu:
AlbertoRJ escreveu: O que mandou o FX para os ares foi o papelão do relatório-sabotagem vazado. :wink:

Com certeza, todos sabemos da indole fraca e altamente sugestiva do nosso ex-presidente que deixava ser mandado por qualquer subalterno de 4 ou 5 escalão.
AlbertoRJ escreveu:E talvez perdesse a eleição, certo?
OXALÁ isso fosse verdade!
Que um tema de Defesa decidisse alguma coisa na politica do país, ainda mais na eleição presidencial!
Realmente você acredita que ele não assinou com os franceses por medo de ficar com uma imagem negativa na eleição?
Se você dissesse que seria por causa do custo, talvez eu até concordasse.
Mas por causa de um suposto relatorio vazado que indicaria que a FAB preferiu X e o presidente Y?
Faz-me rir para não chorar que isso iria fazer alguma diferença na campanha eleitoral...
Quantos minutos foram gastos em TODOS os debates e programas de TV falando sobre Defesa?
E não estou falando sobre F-X não, estou falando sobre tudo.

O povo em geral está cagand* para o F-X, a grande maioria nem sabe se foi definido ou não e não está nem ai, e o impacto de tal noticia sobre a campanha teria sido nulo. Existem coisas muito mais inportantes para a população geral como infraestrutura aeroportuaria e trafego aereo que nem foram citadas.
O pro-sub ou o 725 poderiam ter sido discutidos devido as somas envolvidas e nem se ouviu falar.
Sinto muito, mas vejo a realidade eleitoral completamente desinteressada neste assunto a não ser que se trabalhe nos moldes do que o LeandroGCard ja citou.
Sapão, temos um fato que foi o vazamento do relatório.
A partir desse fato, todo o resto é opinião minha.

Primeiro ponto: por que o relatório vazou? Não era para ser secreto? Das mil e uma possibilidades eu acho mais credível a que foi uma tentativa de melar o processo na medida em que este apontava para uma compra dos Rafales. Pode-se chamar isso com uma série de eufemismos mas no fundo é sabotagem.

Segundo: Qual a importância desse vazamento? Ora, muita sim. Em que pese a falta de interesse geral em temas de defesa, o fato repercutiu em todos os meios de comunicação e foi explorado pelos lobies durante meses. Repercutiu na imprensa internacional. O caso do FX tem mais repercussão que o ProSub e isso qualquer um constatou. Todos aqui têm familiares, amigos, colegas de trabalho, pessoas que não se interessam pelo tema mas que emitiram opinião sobre "os caças da FAB". Em quase todas as conversas que tive, quando não achavam que era um gasto desnecessário, a idéia que passava era que o governo estava errado em comprar o mais caro "contra a vontade da FAB". O fato do vazamento foi explorado e moldou essa opinião geral. Tudo porque não saiu sequer uma notinha da FAB para esclarecer.

Terceiro: A repercussão do vazamento foi um fator para que não se tomasse uma decisão? Creio que sim, com toda certeza. Pense como político e concordará comigo. O tema é difícil para quem não é ao menos um entusiasta e o governo ficou em uma posição fraca. Para que ter que justificar uma compra bilionária e ainda por cima contra a própria opinião da FAB? Não era essa a questão que se passava? Isso PODE ser explorado pela oposição? Tem visibilidade para isso? Eu acho que a decisão foi empurrar com a barriga, como sempre. Porque não valia a pena enfrentar uma derrota por causa disso. Pelo que o NJ declarou na CRED da Câmara, nesse momento já se havia chegado a um termo em relação ao preço com os franceses, então não foi esse o motivo. O ProSub e o programa dos helis seguiram em frente mas nem de longe tiveram a polêmica dos caças.

Não quero afirmar com isso que o vazamento tenha sido "patrocinado" pela FAB nem que o tal relatório inicial refletisse a opinião da FAB como instituição, pelo contrário. Mas eu entendo e opino que foi ação de quem NÂO desejava o acordo com os franceses.
Na verdade, acho que isso prejudicou mais a FAB que o próprio GF.

Abraços

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#57002 Mensagem por Carlos Lima » Dom Mar 20, 2011 3:19 am

Sei lá... eu acho que fico com o CM nessa... o que não faltou uma época foram posts sobre vazamento e que a coisa toda ia melar ... e na Cruzex também foi uma festa... quem podia dizer que o Rafale decolava e já tomava um Derby no olho veio e disse...

Eu honestamente acho que existiu sim muita empolgação e exageros de todas as partes típicas de Fórum o que é ok, mas que foi dito e repetido que a coisa ia vazar e no fim ia dar em "nada" se a escolha fosse o Rafale... isso foi dito sim e ínumeras vezes.

Se não é 100% da verdade eu até acredito, mas honestamente não duvido que realmente o processo de escolha e as suas decisões não tenham tido os seus problemas da FAB ao Governo.

No fim honestamente esse papo todo é chorar o leite derramado e não leva a lugar algum, porque continuamos sem escolha nenhuma e acho que das opções essa quarta opção é a pior.

É aguardar as cenas dos próximos capítulos dessa novela, mas vamos nos policiar por favor para não fazer nenhuma caça as Bruxas porque não adianta mesmo.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#57003 Mensagem por Bourne » Dom Mar 20, 2011 4:15 am

A PIG, Máfia Anglo-Saxã, o complô global contra os franceses (by PRick :lol: ), o vazamento, a sabotagem sueca, a culpa do FHC, o imperialismo yankee, o (des)anúncio do Rafale, o Irã são todas histórias requentadas. Isto é, falta assunto para tocar o tópico. O que interessa é que o processo não deu em nada de novo. Talvez, o problema não esteja na PIG.

O que importa são os fuzis. Sem caças e AAe são as unicas defesas contra as tropas de Satanás.

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#57004 Mensagem por gribel » Dom Mar 20, 2011 6:45 am

Concordo, Bourne. Mas na mesma medida em que não apareça uma esquadrilha de anjinhos inocentes harpejando a morte da bezerra.

Carlos Mathias

#57005 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mar 20, 2011 9:55 am

Hmmmmm...
Sei, então agora não interessa mais o vazamento e o relatório tábua do mandamentos santo graal da FSP, né?

Alguém sabe se os M-2000/9 virão com as armas?
:lol: :lol: :lol: :lol:

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#57006 Mensagem por Guerra » Dom Mar 20, 2011 11:34 am

Passou da hora de parar de procurar chifre na cabeça de cavalo e de fechar esse tópico.
Não tem mais o que discutir. A polêmica agora é para achar os culpados da novela do FX.
Nós já estamos no terceiro governo empurrando o FX. No governo FHC a estrategia de empurrar com a barriga foi a mesma e nem assim a gente se convence que nossos governantes levam a defesa na sacanagem.
Será que ninguém mais se lembra da piadinha do Lula sobre o FX

Ao ser questionado se é definitiva a decisão do governo brasileiro de comprar caças franceses, ao mesmo tempo que a americana Boeing acreditava que fecharia negócio com o Brasil, o presidente respondeu: "Daqui a pouco, vou receber de graça".

Já viramos piada pelo mundo. Fechem esse tópico e vamos tocar o barco.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#57007 Mensagem por Guerra » Dom Mar 20, 2011 11:37 am

gribel escreveu:caraca....pág 3801! :shock:

Vamos iniciar uma campanha para fechar esse tópico.
Meu Deus, 3 governos e ninguém decidi nada!! Essa é a maior piada dos sites de defesa pelo mundo.

Guerra
Sênior
Sênior

#57008 Mensagem por Guerra » Dom Mar 20, 2011 11:42 am

Bourne escreveu:A PIG, Máfia Anglo-Saxã, o complô global contra os franceses (by PRick :lol: ), o vazamento, a sabotagem sueca, a culpa do FHC, o imperialismo yankee, o (des)anúncio do Rafale, o Irã são todas histórias requentadas. Isto é, falta assunto para tocar o tópico. O que interessa é que o processo não deu em nada de novo. Talvez, o problema não esteja na PIG.
Não sei o qe é pior nessa história. A falta de coprometimento e de vergonha na cara dos 3 ultimos governos, ou cara de pau de quem defende esse canalhas.

Tem cara que deve achar que eu sou idiota para engolir que a culpa para essa palhaçada não é dos politicos envolvidos no processo.

Se algum desses canalhas algum dia tirasse um minuto da sua vida para ler um pouco sobre defesa (o que eu acho muito dificil) e passe aqui pelo DB, o malandro iria morrer de tanto rir ao ver como tem gente ingenua nesse mundo.

Editado pela última vez por Guerra em Dom Mar 20, 2011 11:45 am, em um total de 1 vez.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#57009 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mar 20, 2011 11:42 am

Engraçado que malhar o GF é mole, ninguém discute isso. É fácil culpar quando o FX-2 vem de longos anos.
Mas é só lembrar que tem gente com culpa no cartório, que houve sabotagem, que o Presidente só recebeu o relatório final em maio de 2010 e então a postura muda e o assunto tem que ser esquecido e enterrado.
Pois enterrem.
Acho que M-2000-9 seria até um prêmio. :roll:

[]'s

Alberto -
Guerra
Sênior
Sênior

#57010 Mensagem por Guerra » Dom Mar 20, 2011 11:47 am

AlbertoRJ escreveu:Engraçado que malhar o GF é mole, ninguém discute isso. É fácil culpar quando o FX-2 vem de longos anos.
Mas é só lembrar que tem gente com culpa no cartório, que houve sabotagem, que o Presidente só recebeu o relatório final em maio de 2010 e então a postura muda e o assunto tem que ser esquecido e enterrado.
Pois enterrem.

[]'s
É isso ai. Vamos esperar mais um governo. Vamos esperar mais piadas dos politicos sobre o assunto. Enquanto isso vamos nos divertir colocando a culpa na falta de decisão e vontade politica em quem não toma decisões e não faz politica.

Eu estou convencido que o mole é ser presidente no Brasil. Já que o cara não precisa ser responsabilizado pela falta de decisão politica. Não é acusado de corrupção quando diz: "eu não sabia".
Assim até eu e um analfabeto pode ser presidente

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#57011 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Mar 20, 2011 11:54 am

Guerra escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Engraçado que malhar o GF é mole, ninguém discute isso. É fácil culpar quando o FX-2 vem de longos anos.
Pois enterrem.

[]'s
É isso ai. Vamos esperar mais um governo. Vamos esperar mais piadas dos politicos sobre o assunto. Enquanto isso vamos nos divertir colocando a culpa na falta de decisão e vontade politica em quem não toma decisões e não faz politica.

Eu estou convencido que o mole é ser presidente no Brasil. Já que o cara não precisa ser responsabilizado pela falta de decisão politica. Não é acusado de corrupção quando diz: "eu não sabia".
Assim até eu e um analfabeto pode ser presidente
Mas é muito simples esquecer tudo e só culpar o Presidente não é? Foi só uma "bricadeirinha" passar o relatório secreto para a mídia. :roll:
Tá certo, toca o barco.

[]'s

Alberto -
Paisano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 649 vezes
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

#57012 Mensagem por Paisano » Dom Mar 20, 2011 11:59 am

Peço a todos um pouco mais de calma e tranquilidade durante o debate.

Carlos Mathias

#57013 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Mar 20, 2011 12:09 pm

Não tem que acabar com tópico nenhum.
Ninguém pediu isso quando Lula antecipou a decisão e ficaram meses descendo a lenha nele e no NJ.

Ninguém pediu isso quando vazou o relatório tábua dos mandamentos da FSP e ficaram meses usando essas "leis" com justificativa para escolher A ou B, ou QUS.

Ninguém pediu isso semana passada, quando a onda era que o F-18 estava garantido, porque "o Patriota é assim com os caras", "o Obrahma é amigão da DR", "a Boeing vai ajudar a EMBRAER NO KC-390", "vamos receber ABs de graça e não importa custo de operação"...

Não veja razão para fecharmos um tópico tão rico em informações e aprendizado sobre tudo o que envolve Defesa e o maravilhoso FX -~.

O Obrahma só vai embora amanhã, quem sabe até lá ele não anuncia com a DR a compra dos F-18E, né?

Mas aí... Será que vão dizer que "num pooooode porque a DR está antecipando uma decisão que tem de ser técnica e da FAB somente; que o relatório da FAB, o original, puro, imaculado e intocado pelo NJ, aponta o Gripen-NG como o único campoeõa e etc, etc, etc ?????

Vamos procurar chifre nas cabeçadas dos cachorros como sempre se fez aqui, não deve ser só só porque mudou o cachorro que vamos parar, né não? :lol:

Poeira hááááááááá´!
Poeira hááááááááá !
Levantou poeiráááááá !!!!!

Calma que ainda tem até segunda pro anúncio certo.

lubra
Avançado
Avançado

#57014 Mensagem por lubra » Dom Mar 20, 2011 12:09 pm

Eu acho que estão dando importância demais ao resultado do vazamento. Ele ocorreu pra criar o factóide de que a FAB preferia o Gripen. Hoje todo mundo sabe que a FAB NÃO preferia o Gripen (vide o uiquiliks). Só alguns é que preferiam, e sem respaldo no comando. Por isso vazaram. É o que acho. Isso parece coisa de quem perdeu e queria melar a brincadeira.

Acho também que o Gripen não tem chance. O tempo dele passou (lá no FX1).

Pra mim, o fato da decisão tomada em 07/09 pelo presidente a favor do Rafale e que depois foi o que se viu pra voltar atrás, é que levou ao ponto onde estamos até hoje. Lembrando que tinha a conversa do preço, que os franceses não tinham baixado como prometido, mas parece que depois isso foi resolvido. Só que a decisão não saiu mais.

Saudações,
Luciano.

Guerra
Sênior
Sênior

#57015 Mensagem por Guerra » Dom Mar 20, 2011 12:14 pm

AlbertoRJ escreveu:Mas é muito simples esquecer tudo e só culpar o Presidente não é? Foi só uma "bricadeirinha" passar o relatório secreto para a mídia. :roll:
Tá certo, toca o barco.

[]'s
Simples esquecer para quem? Para mim? Simples e muito conviniente para o governo. Porque se o governo tivesse o mínimo de comprometimento o que teria a obrigaçaõ de fazer é apurar o tal de vazamento. Ou isso também não é da alçada do governo? Ou o presidente tb não sabia que tem apurar as irregularidades e que ele é o responsavel por fazer isso?

Toca o barco mesmo. É assim que tudo se desenrola nesse pais nos ultimos 3 governos. Toda merda que acontece é só colocar a culpa numa suposta conspiração golpista. É só dizer que é sabotagem. É só dizer:
"nunca na história desse país..." e todo mundo engole.

Responder