EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1156 Mensagem por Lord Nauta » Dom Mar 06, 2011 10:21 pm

Enlil escreveu:Mas aí é q está, Alitson, quem seria esse "mundo"? Eu sinceramente vejo com ressalvas essa idéia de sempre padronizarmos com calibres de um aliança militar da qual não fizemos parte, embora a dotação de calibres diferentes acarretariam no sério problema de escala, por falta de uma política doméstica de suprimentos regulares, enfrentado historicamente por nossa indústria. O problema não é o calibre mas sim a tecnologia de fabricação, nossa capacidade de suprir as munições utilizadas e, sobretudo, regularidade na recomposição de estoques estratégicos de nossas FAs. Por outro lado um canhão de 105mm é muito grande para um chassi de 6 rodas.

De qualquer forma meu conhecimento sobre o assunto é limitado, mas aparentemente não vejo problema no calibre de 90mm.


[].

Prezados Senhores,

Quanto ao canhão de 90 mm:

1) O mesmo e adequado a uma viatura 6x6 como o Guarani (acho horrível este nome);
2) O poder de fogo de calibre de 90 mm e adequado para missões de reconhecimento e de combate de infantaria,típicas do Guarani;
3) O uso de munição APFSDS-T permite a destruição de pontos fortes;
4) A munição de 90 mm e produzida localmente e em caso de crise a fabricação da mesma pode ser otimizada.

Sds

Lord Nauta




ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1157 Mensagem por ciclope » Dom Mar 06, 2011 11:49 pm

Existe um filme no you tube de uma munição 90mm fabricada no Brasil do tipo flecha com alto pode de perfuração de blindagem. O filme e antigo da epoca do osório mais ainda e efetivo.
Por tanto não vejo problemas no uso d o90mm desde que ele seja fabricado aqui.




binfa
Sênior
Sênior
Mensagens: 3584
Registrado em: Dom Jul 31, 2005 7:34 am
Localização: Rio Claro/SP
Agradeceram: 98 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1158 Mensagem por binfa » Sáb Mar 19, 2011 8:13 pm

NO EXÉRCITO, CAVALARIA E INFANTARIA TRAVAM BATALHA POR NOVO BLINDADO

Está em curso uma batalha no Exército envolvendo o projeto Guarani, de construção de um novo blindado. A Cavalaria quer um carro com oito rodas e canhão de 105 mm, mas a Infantaria pede um veículo de seis rodas e canhão de 90 mm. Embora a segunda alternativa seja mais econômica, tem baixo poder de fogo. “É como subir o Morro do Alemão com um tapa-sexo”, diz um oficial.

Octávio Costa (ISTO É)




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1159 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mar 19, 2011 8:19 pm

binfa escreveu:NO EXÉRCITO, CAVALARIA E INFANTARIA TRAVAM BATALHA POR NOVO BLINDADO

Está em curso uma batalha no Exército envolvendo o projeto Guarani, de construção de um novo blindado. A Cavalaria quer um carro com oito rodas e canhão de 105 mm, mas a Infantaria pede um veículo de seis rodas e canhão de 90 mm. Embora a segunda alternativa seja mais econômica, tem baixo poder de fogo. “É como subir o Morro do Alemão com um tapa-sexo”, diz um oficial.

Octávio Costa (ISTO É)

Putzgrila!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tapa-sexo e carro-blindado, se o Brasil não existisse ele teria que ser inventado... [003] [003] [002]




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1160 Mensagem por irlan » Sáb Mar 19, 2011 8:36 pm

Um canhão de 90mm deve fazer estrago suficiente numa incursão no morro POWS, pelo menos quando se trata de enfrentar bandidagem ele deve dar para algo,os CLANF's deram!!,só ficariamos devendo uma explicação pro pessoal dos direitos humanos.... [003]




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6815
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1161 Mensagem por Viktor Reznov » Sáb Mar 19, 2011 10:32 pm

A infantaria que me perdoe, mas de blindado quem entende é a cavalaria. Então aquele quem entende menos que se cale e ouça os conselhos dos mais capacitados.




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1162 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Mar 19, 2011 10:54 pm

Cross escreveu:A infantaria que me perdoe, mas de blindado quem entende é a cavalaria. Então aquele quem entende menos que se cale e ouça os conselhos dos mais capacitados.

No fundo no fundo não está havendo birra de nehuma parte. O que está havendo no fundo mesmo, é a falta de fundos... [002] [005] , mas eu ainda tenhoesperança que lá para 2014/15 apareça esta versão 8X8/105mm




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
tykuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1086
Registrado em: Sáb Dez 06, 2008 5:28 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 11 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1163 Mensagem por tykuna » Sáb Mar 19, 2011 10:58 pm

Cross escreveu:A infantaria que me perdoe, mas de blindado quem entende é a cavalaria. Então aquele quem entende menos que se cale e ouça os conselhos dos mais capacitados.
Discordo, acho que precisamos é de duas versões mesmo. Cada um com o seu problema e a sua solução.
Quando a infantaria precisar usar 105mm é porque a cavalaria deveria estar ali para apoiar. 90mm para destruir casa, detonar viatura blindada sobre rodas ou para desentocar o cara, é mais que suficiente.




Imagem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1164 Mensagem por Bolovo » Sáb Mar 19, 2011 10:59 pm

Eu acho que esse Octávio Costa sabe porra nenhuma do que disse.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1165 Mensagem por Enlil » Dom Mar 20, 2011 1:38 am

binfa escreveu:NO EXÉRCITO, CAVALARIA E INFANTARIA TRAVAM BATALHA POR NOVO BLINDADO

Está em curso uma batalha no Exército envolvendo o projeto Guarani, de construção de um novo blindado. A Cavalaria quer um carro com oito rodas e canhão de 105 mm, mas a Infantaria pede um veículo de seis rodas e canhão de 90 mm. Embora a segunda alternativa seja mais econômica, tem baixo poder de fogo. “É como subir o Morro do Alemão com um tapa-sexo”, diz um oficial.

Octávio Costa (ISTO É)
:lol:...




RECRUTA
Júnior
Júnior
Mensagens: 56
Registrado em: Seg Ago 30, 2010 3:44 pm

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1166 Mensagem por RECRUTA » Dom Mar 20, 2011 7:40 pm

Como já postei anteriormente: os RCMec seriam dotados de VBRec 8x8 com canhão 105mm e os
VBCav 8x8 com torreta interna com canhão de 40mm.

Bat Inf Mec seriam dotados de VBRec 6x6 com canhão 90 mm e os VBInf com torreta externa com canhão de 30 mm.

Vem crescendo a idéia de formação e emprego das FT no mobiliário s/rodas como hoje é empregado nas unidades blindadas no emprego 2 x 2 ou 2 x 1 ex:

RCMec e BAT INF MEC ( 2 x 2 )
Esqd Comando e Apoio
Esqd Cav Mec
Esqd CAV Mec
Cia Inf Mec
Cia Inf Mec

RCMec (2 x 1 )
Esqd Comando e Apoio
Esqd Cav Mec
Esqd Cav Mec
Cia inf Mec

BAT INF MEC ( 2 x 1 )
Cia Comando e Apoio
Cia Inf Mec
Cia Inf Mec
Esqd Cav Mec

Os Pel Rec Mec já estão incorporados nas devidas unidades: Esqd Cav Mec e Cia Inf Mec.

Mas como tudo isso depende de dinheiro e estudo da doutrina vamos aguardar!!!!!!!!!




Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1167 Mensagem por Guerra » Dom Mar 20, 2011 7:45 pm

Sinceramente eu não acredito num emprego em FT da inf e cav mec. Acredito mais nos dois meios sendo empregados separados em missões diferentes. Inf mec em missões ofensivas e a cav mec fazendo o que sempre fez. MIssões de segurança. Atuaalmente a cav mec faz essas duas missões e na verdade só faz segurança e finge ter poder ofensivo.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
brasil70
Sênior
Sênior
Mensagens: 722
Registrado em: Sáb Mai 29, 2010 2:01 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1168 Mensagem por brasil70 » Dom Mar 20, 2011 11:36 pm

É previsto algo sobre o Guarani na LAAD?




"O que tem que ser feito, tem que ser bem feito, tem que ser perfeito.
Uma vez PE, sempre PE!"
_________________
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1169 Mensagem por helio » Seg Mar 21, 2011 8:29 am

Amigos
A verdade é que existem várias correntes dentro do EB acerca do que seria o VBR ideal, um 8X8 com canhão 105mm ou um 6X6 com canhão de 90mm.
O Estado Maior até o momento aprovou o desenvolvimento da versão de 90mm .
É perfeitamente normal que cada oficial graduado da cavalaria ou da infantaria deem suas opiniões a respeito das preferencias, mas duvido que seja uma reinvidicação da maioria da cavalaria em ter os VBR com versão 105mm. Em conversas informais com alguns comandantes de OM de cavalaria, principalmente aqueles que estão mais distantes dos centros de manutenção, me disseram que são contrários aos veiculos da versão 8x8 pois sabem que terão uma manutenção mais complicada (e cara) .
A primeira OM a receber os Guarani (tanto com canhão 30mm ou equipados simplesmente com metralhadoras .50 será de INFANTARIA. Isto já está confirmado.
Se pretende equipar uma Cia completa com Guaranis para avaliar sua operacionalização.
quanto a LAAD, a IVECO estará presente, mas não sei se o protótipo estará exposto. A conferir.

Abraços

Hélio




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1170 Mensagem por Moccelin » Seg Mar 21, 2011 1:25 pm

Tinha que ter a reportagem inteira! às vezes o tal repórter da "Quanto É" consultou um Tenente ou um Capitão modernão de Cavalaria e colocou isso como a visão da Cavalaria como um todo...

É só me pegar como exemplo. Eu acredito que se eu tivesse formado normalmente e estivesse hoje com o CFO e 2 anos de experiência minha opinião não seria diferente da atual, que é melhor o 105mm pros Esq C Mec do que manter o 90mm. Agora, transformar isso na visão de toda a Arma chegando ao ponto de criar uma rixa entre a Cavalaria e a Infantaria é demais pra mim.

P.S.: Pra infantaria já não bastariam as versões com canhão de tiro rápido?




The cake is a lie...
Responder