TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56911 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Mar 18, 2011 12:22 am

Agora voltando a falar sério e para finalizar a minha participação no debate.

Me pediram provas de que o vazamento do relatório tivesse saído de dentro da FAB ou COPAC. Evidentemente não tenho essas provas e por isso quero esclarecer o que eu escrevi e o porquê da minha opinião.

Em relação ao relatório creio que poucos ousariam questionar sua veracidade. A jornalista não publicaria tal coisa não tendo a certeza absoluta de que se tratava de um relatório verdadeiro. Isso nunca foi desmentido e já foi até confirmado informalmente por algumas pessoas mais informadas.

Sendo um relatório verdadeiro eu penso que a fonte da jornalista, até para que ela tivesse alguma certeza, deve ser ligada às únicas áreas que tinham acesso a esse relatório preliminar, ou alguém de muita confiança passando por intermediário.
Eentendo que as únicas pessoas que DEVERIAM ter esse acesso seriam de dentro da FAB ou do Governo Federal. Que saibamos, o relatório sequer passou por outros ministérios fora o da Defesa, pelo menos nessa fase.

Errado ou não, o Governo já tinha dado um encaminhamento ao processo e tinha revelado publicamente a sua preferência. Ainda assim, em respeito ao processo ainda em andamento, foi divulgado em nota oficial pelo MD de que isso não significava o fim do mesmo. Erros e mais erros, mas dentro do que pode se chamar de ordem institucional.

Em seguida houve a publicação do relatório pela Folha que iniciou um tremendo debate sobre essa questão com direito até a nota oficial da Saab agradecendo à FAB. A polêmica era em razão do GF estar contrariando o interesse da FAB com a sua preferência. Do GF e da FAB só existiu o silêncio.

Após as mudanças solicitadas pelo MD o relatório final só foi entregue ao Presidente em maio de 2010, no ano e em meio já à campanha presidencial. O que foi feito? A decisão foi adiada. Motivo?

Após a eleição da futura Presidenta houve uma conversa entre ela e o Presidente em que ficou acertado que a escolha dos caças seria feita por ela, após a sua posse.
Obviamente, ela não desejava comprometer o seu inicio de governo com a decisão e acho tinha todo o direito. Em primeiro lugar a idéia de um governante é "arrumar a casa" e privilegiar os principais programas da campanha. O Lula fez a mesma coisa quando assumiu o primeiro mandato. Ao assumir ela resolveu fazer uma nova análise de todo o processo. Motivo?

Creio que a divulgação do relatório inicial serviu para acirrar os lobbies e ampliar muitíssimo a polêmica em relação à escolha do FX-2. Se isso pode até não ter sido "o fator decisivo" para o seu adiamento mas com toda certeza serviu para muitíssimo influenciar decisões naquele momento.

Daí eu considerar o vazamento um ato de sabotagem do processo ligado a quem não tinha intereesse em que o mesmo seguisse pelo caminho divulgado pelo GF, seja lá quem for. E deu certo.

Isso reflete apenas a minha opinião.
[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61270
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56912 Mensagem por Túlio » Sex Mar 18, 2011 9:18 am

Eu ainda sou mais aquela nota do Wikileaks, onde o embaixador ianque relata uma charla com o Brigadeiro Saito onde este pede subsídios (uma garantia assinada de ToT, se não me engano) para que o Super Hornet deslanche na concorrência, ou seja lá como chamem isso. Ao menos para MIM o citado Comandante da Aeronáutica é a 'voz da FAB'. Nessa linha, a FAB quer o F-18 e deve ter suas razões. É assim que penso e já faz bastante tempo, tanto que assumi posição pró-Super Hornet há tempos e mantive, mesmo preferindo o FLANKER. Só a FAB sabe do que realmente precisa para implementar a sua parte da END, a nós cabe apenas...especular... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56913 Mensagem por alex » Sex Mar 18, 2011 11:31 am

Vamos com calma e dar um tempo para sair o resultado. mais uns 6 meses e já deve aparecer alguma coisa.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56914 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Mar 18, 2011 12:47 pm

alex escreveu:Vamos com calma e dar um tempo para sair o resultado. mais uns 6 meses e já deve aparecer alguma coisa.
Sim, daqui a 6 mêses sai uma nota adiando a decisão pro semestre seguinte. [003]




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56915 Mensagem por alex » Sex Mar 18, 2011 1:05 pm

Eu quero ver se o Rafale ganha na India :D




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8398
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56916 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Mar 18, 2011 1:17 pm

alex escreveu:Eu quero ver se o Rafale ganha na India :D
Tem que pensar na Índia, porque acho que a compra da Líbia nem vai rolar...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56917 Mensagem por soultrain » Sex Mar 18, 2011 1:36 pm

A Líbia vai ter Rafale...Mas com as cores da AdLA a patrulhar os céus.





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56918 Mensagem por gribel » Sex Mar 18, 2011 4:07 pm

Penguin escreveu:
[]'s
Foristas e imprensa em cima do que foi supostamente vazado. Nem a FAB ou nenhum membro do GF se pronunciou nesta direção.
Se o relatório vazado foi verdadeiro, alguém vazou.
Se algum vazou, deveria ter sido identificado e punido. Isso pode inclusive ter ocorrido. Ou não.
Se nada ocorreu, não te parece estranho? Um superior hierárquico não punir um subordinado por tamanha insubordinação?

[]s[/quote]

C disse tudo...
"Se nada ocorreu, não te parece estranho? Um superior hierárquico não punir um subordinado por tamanha insubordinação?"

[]s




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37510
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56919 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 18, 2011 4:52 pm

AlbertoRJ escreveu:
Câmara vai ouvir ministro da Defesa sobre reequipamento das Forças Armadas [003]
17/03/2011 - 09h42


O ministro da Defesa, Nelson Jobim, será convidado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, para falar sobre o andamento do Programa Espacial Brasileiro e os programas de modernização das Forças Armadas. :?: :?

Há preocupação especial com o atual estágio do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), localizado no Maranhão.

Quanto aos programas de reequipamento das Forças Armadas, os parlamentares querem saber o que o governo fará com os contratos já firmados e quando haverá uma decisão sobre a compra de aviões de caça para a Força Aérea Brasileira (FAB). [027] [104]

O ministério da Defesa perdeu mais de R$ 4 bilhões do orçamento previsto para 2011 e todos os projetos sofrerão cortes.

Na avaliação do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Jobim criou constrangimentos à FAB ao manifestar sua preferência pelo caça francês Rafale. :shock:

Segundo ele, os militares consideram superior o Gripen NG de fabricação sueca.

Além disso, entendem que a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao Brasil nos dias 19 e 20, também servirá para que os Estados Unidos reforcem o lobby pelo F-18 Super Hornet.

"É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte"
Fonte: http://www.inforel.org
Olha, é muita cara de pau mesmo. Sem comentários.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6811
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56920 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Mar 18, 2011 5:18 pm

Eduardo Azedo não tinha sido pego com umas falcatruas tempos atrás?




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56921 Mensagem por Penguin » Sex Mar 18, 2011 5:22 pm

FCarvalho escreveu:
AlbertoRJ escreveu:
Olha, é muita cara de pau mesmo. Sem comentários.
Pepê não era assessor dele?




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Zavva
Avançado
Avançado
Mensagens: 548
Registrado em: Sex Set 17, 2010 7:30 pm

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56922 Mensagem por Zavva » Sex Mar 18, 2011 5:42 pm

FCarvalho escreveu:
AlbertoRJ escreveu:
Olha, é muita cara de pau mesmo. Sem comentários.
Porque "cara de pau" ?
O que foi que ele disse de errado ?

Abs




F-X2: Alguns se preocupam com a presença de componentes americanos, eu me preocupo com a ausência de componentes brasileiros.
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37510
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3219 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56923 Mensagem por FCarvalho » Sex Mar 18, 2011 7:37 pm

Zavva escreveu:Porque "cara de pau" ?
O que foi que ele disse de errado ?

Abs
Estou a falar da CREDEN.
Não há fatos novos a serem sabidos na esfera da defesa.
Menos ainda com relação aos fatos citados no texto.
Tudo o que aconteceu ou deixou de aconter na defesa neste país recentemente é de conhecimento da CREDEN.
Então não há realmente nenhum interesse concreto em se "saber" como andam os projetos do MD.
Apenas a velha e matigada retórica política de sempre.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4910
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 666 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56924 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Mar 18, 2011 7:59 pm

'Sim, nós podemos… vender o Super Hornet'

Além dos diversos acordos bilaterais, visita do presidente norte-americano reforçará lobby por caça da Boeing

Imagem

http://www.aereo.jor.br/page/2/
Caças ficam em segundo plano na visita de Obama

Confortável com sua carteira de pedidos, Boeing “cede espaço” à discussão de um assunto mais urgente: a venda de petróleo brasileiro aos EUA

Imagem

http://www.aereo.jor.br/

Acho que já era... :twisted: :twisted: :twisted:


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56925 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Mar 19, 2011 1:10 am

Dúvido que não seja discutido isso, mas dúvido mesmo




Responder