TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56791 Mensagem por Paisano » Sex Mar 11, 2011 12:43 am

pafuncio escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Hmmmmm...
Bom, parece bom. :)
Também apóia o Rafale :wink:
Mas não é um adepto dos porta aviões. [001]




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56792 Mensagem por pafuncio » Sex Mar 11, 2011 12:47 am

Paisano escreveu:
pafuncio escreveu: Também apóia o Rafale :wink:
Mas não é um adepto dos porta aviões. [001]


M Unger???




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56793 Mensagem por Luís Henrique » Sex Mar 11, 2011 10:43 am

alex escreveu:Algumas ideias que me passam pela cabeça:

- Se a Suecia tivesse proposto Gripen C/D esta novela já estaria liquidada há tempos. A FAB passa o diabo com contigenciamento há mais de 20 anos e teria aceitado o caça de menor custo de manutenção de todos eles. Com o Gripen NG não se sabe seu custo então....

_ Que houve vozes internas na FAB contra o Rafale me parece óbvio.
Talvez daqui a alguns anos saberemos o porquê de tudo isto.

- Obama vem com grande pressão para a venda do F-18. Conseguirá seu tento?
Se os suecos conseguissem um preço barato para o Gripen NG, talvez já tivessem levado.
O problema é que de barato o Gripen NG não tem nada.
Ele usa uma F414 enquanto que o SH usa DUAS. Ele pesa 7T enquanto o SH pesa 14T, ele leva 3,2T de combustivel enquanto o SH leva 6,7 e ele custa APENAS 10% menos.
Isso é barato??? :? :?




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56794 Mensagem por helio » Sex Mar 11, 2011 11:27 am

Matheus escreveu:Uma pergunta, se a FAB reclama (e com razão) da falta de verba para a aprte operacional e tem "medo" do Rafale pelo custo de operação, pq não fez um short list apenas de monomotores?
Olá Matheus
Acho que o critério utilizado para que a FAB selecionasse os candidatos obedeceu um convite enviado para os principais países produtores de caças (Russia,EUA,Inglaterra, França e Suecia)
Embora a Suécia nesta relação é um estranho no ninho, pela boa avaliação que tiveram com o FX1 eles foram novamente convidados.
Assim a França que foi também um dos favoritos com o Mirage 2000 entrou com o Rafale, a Russia com o SU-35 e os EUA que foram mal avaliados com o F16 entraram com o Hornet. A Inglaterra entrou com o Thyphoon.
Destes candidatos foram selecionados 3.

Hélio




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56795 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 11, 2011 11:50 am

Beleza Hélio,mas isso tudo prá depois colocar custo como principal nota de corte? :roll: :?
Então que se tivesse selecionado MIG-29M, Hawk, F-16B60...

Uma short list com caças pesados e leves é algo realmente esquizofrênico.

Mas eu acho que a história é outra.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56796 Mensagem por helio » Sex Mar 11, 2011 1:31 pm

Carlos Mathias escreveu:Beleza Hélio,mas isso tudo prá depois colocar custo como principal nota de corte? :roll: :?
Então que se tivesse selecionado MIG-29M, Hawk, F-16B60...

Uma short list com caças pesados e leves é algo realmente esquizofrênico.

Mas eu acho que a história é outra.
Vc tem razão, mas acho que na época que foi elaborado o programa FX2 o pessoal do MD e FAB achavam que iria ter grana......
Abraços
Hélio




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56797 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 11, 2011 1:45 pm

Se iria ter grana, prá quê caça leve na disputa? :roll:
Não tem prá onde correr Hélio, a lista é maluca mesmo. :?

Seria como o EB fazer uma short-list de MBTs com M-1A1, M-41 e M-8 Greyhound. :?

A MB uma lista de escoltas, com Ticonderoga/Moscow, FREMM/OHP e classe Macaé.




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56798 Mensagem por helio » Sex Mar 11, 2011 2:26 pm

Carlos Mathias escreveu:Se iria ter grana, prá quê caça leve na disputa? :roll:
Não tem prá onde correr Hélio, a lista é maluca mesmo. :?

Seria como o EB fazer uma short-list de MBTs com M-1A1, M-41 e M-8 Greyhound. :?

A MB uma lista de escoltas, com Ticonderoga/Moscow, FREMM/OHP e classe Macaé.
Carlos
É como já escrevi, o unico provável motivo de ter sido incluido o Gripen NG no short list, foi devido a avaliação no FX1, pois foi o mais bem avaliado, segundo o pessoal da propria Boeing e Dassault.

Abraços

Hélio




MCesar
Novato
Novato
Mensagens: 14
Registrado em: Dom Abr 25, 2010 10:57 am

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56799 Mensagem por MCesar » Sex Mar 11, 2011 7:25 pm

Olá.

Ao contrário de vocês, arrisco dizer que os finalistas têm lógica própria à nossa situação peculiar.

Se me permitem um pitaco na boa discussão, que tal considerar que foi uma maneira, na época, de a Fab tentar obter uma decisão com qualquer um deles, colocando, para isso, uma opção para cada possibilidade de "candidato em alta" para agradar quem viesse a ser o decisor, na hora "H"?

Vou me explicar: o SH, o Gripen e o Rafale são opções muito diferentes entre si. Sem dúvida. Mas observem que cada qual pode preencher os interesses dos mais diferentes decisores e seus "motivos" de ocasião, de acordo com os humores do momento certo, por mais que esses humores mudem. Além disso, qualquer um deles, bem ou mal, com vantagens aqui, devantagens ali, atende aos requisitos de caça para a Fab. Só ficaram de fora mesmo os russos, que, aparentemente, aquela força não acataria senão após conhecê-los muito bem. Ou seja, preconceito mesmo, e ponto final.

Correu-se certo risco com a eliminação do Sukhoi, pois poderia haver reação desfavorável, mesmo ante o fato de o MD já ter indicado sua "preferência". Assim, tirando os russos com base em algum pretexto aceitável, optaram pelo F18 (que competiu, na verdade, com o F16) e o Rafale (que competiu com o Eurofighter). O Gripen iria ficar (o NG "transpirava" simpatia com o END).

Assim, ficaria explicado porque esses canditatos, tão diferentes entre si, foram "selecionados" - justamente por conta dessas diferenças...

Teria sido uma estratégia, só isso.

Os indianos, por exemplo, de forma diferente, até agora mantêm todos os candidatos ao programa deles na disputa. São decidófobos não quanto ao preferido final deles, mas quanto ao fornecedor: EUA, Europa, Rússia. Chuto que visam máxima vantagem a partir da diversidade. Se for isso, o Mig35 estaria fora. Mais cedo ou mais tarde devem fazer sua listinha com base em algum critério também, e devem usar critério diferente da Fab, acho, por esse motivo.

[]s




brisa

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56800 Mensagem por brisa » Sex Mar 11, 2011 7:57 pm

MCesar escreveu:Olá.

Ao contrário de vocês, arrisco dizer que os finalistas têm lógica própria à nossa situação peculiar.

[]s
MCesar, seje muito bem vindo ao FDB......

....é um prazer ler seu post. Concordo em tudo..... Parabens!!!!!!

Grande Abraço

Brisa




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56801 Mensagem por Matheus » Sex Mar 11, 2011 8:27 pm

MCesar escreveu:Olá.

Ao contrário de vocês, arrisco dizer que os finalistas têm lógica própria à nossa situação peculiar.

Se me permitem um pitaco na boa discussão, que tal considerar que foi uma maneira, na época, de a Fab tentar obter uma decisão com qualquer um deles, colocando, para isso, uma opção para cada possibilidade de "candidato em alta" para agradar quem viesse a ser o decisor, na hora "H"?

Vou me explicar: o SH, o Gripen e o Rafale são opções muito diferentes entre si. Sem dúvida. Mas observem que cada qual pode preencher os interesses dos mais diferentes decisores e seus "motivos" de ocasião, de acordo com os humores do momento certo, por mais que esses humores mudem. Além disso, qualquer um deles, bem ou mal, com vantagens aqui, devantagens ali, atende aos requisitos de caça para a Fab. Só ficaram de fora mesmo os russos, que, aparentemente, aquela força não acataria senão após conhecê-los muito bem. Ou seja, preconceito mesmo, e ponto final.

Correu-se certo risco com a eliminação do Sukhoi, pois poderia haver reação desfavorável, mesmo ante o fato de o MD já ter indicado sua "preferência". Assim, tirando os russos com base em algum pretexto aceitável, optaram pelo F18 (que competiu, na verdade, com o F16) e o Rafale (que competiu com o Eurofighter). O Gripen iria ficar (o NG "transpirava" simpatia com o END).

Assim, ficaria explicado porque esses canditatos, tão diferentes entre si, foram "selecionados" - justamente por conta dessas diferenças...

Teria sido uma estratégia, só isso.

Os indianos, por exemplo, de forma diferente, até agora mantêm todos os candidatos ao programa deles na disputa. São decidófobos não quanto ao preferido final deles, mas quanto ao fornecedor: EUA, Europa, Rússia. Chuto que visam máxima vantagem a partir da diversidade. Se for isso, o Mig35 estaria fora. Mais cedo ou mais tarde devem fazer sua listinha com base em algum critério também, e devem usar critério diferente da Fab, acho, por esse motivo.


[]s
Se a FAB diz que não tem grana pra operar, um dos requisitos deveria ser o baixo custo de operação e isso só monomotores podem atender. Se sua teoria estiver certa, foi um tiro no próprio pé, pq para tentar atender a vários interesses, criou-se uma vasta quantidade de lobistas, puxa-sacos, interesseiros, etc.




Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56802 Mensagem por Matheus » Sex Mar 11, 2011 8:29 pm

helio escreveu:
Matheus escreveu:Uma pergunta, se a FAB reclama (e com razão) da falta de verba para a aprte operacional e tem "medo" do Rafale pelo custo de operação, pq não fez um short list apenas de monomotores?
Olá Matheus
Acho que o critério utilizado para que a FAB selecionasse os candidatos obedeceu um convite enviado para os principais países produtores de caças (Russia,EUA,Inglaterra, França e Suecia)
Embora a Suécia nesta relação é um estranho no ninho, pela boa avaliação que tiveram com o FX1 eles foram novamente convidados.
Assim a França que foi também um dos favoritos com o Mirage 2000 entrou com o Rafale, a Russia com o SU-35 e os EUA que foram mal avaliados com o F16 entraram com o Hornet. A Inglaterra entrou com o Thyphoon.
Destes candidatos foram selecionados 3.

Hélio
Me parece, como leigo, que a FAB devria ter posto com um pré requisto um teto no custo de operação.




Carlos Mathias

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56803 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 11, 2011 8:40 pm

Nenhum dos três da bost-list atendem à END, já que NENHUM deles leva a um sucedâneo de 5ºG.
O único caça que permitia essa sequência lógica de "4ºG que leva a um 5ºG" era SU-35BM.

Já é um erro, ao meu ver.

Como é que uma Força que se diz "mendiga de verbas" pode pensar em gastar rios de dinheiro para desenvolver um caça que hoje já está começando a obsolescência, ou seja, um 4ºG?

O X é o custo?
Um MIG-29M custa 20 milhas, menos da metade de um Gripen-C e menos de 1/3 de um Gripen-NG.

Custo de operação?
Caímos sempre em alternativas verdadeiramente mais baratas.

O que eu vejo, olhando tudo hoje, depois de tantas manobras, idas e vindas, é que se queria desde sempre o QUS.
Os outros entraram para figuração e plano B.

Então, custo, manutenção, ToTs, é tudo conversa fiada.

Se o QUS custasse 100 milhas, seria escolhido do mesmo jeito.




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56804 Mensagem por faterra » Sex Mar 11, 2011 9:14 pm

Se nossas FA`s tivessem verbas de custeio decentes, semelhantes aos países que têm respeito pela defesa de sua soberania, elas poderiam comprar seus vetores operacionais diretamente dos fabricantes, encomendar pesquisas e desenvolvimentos, etc, conforme reza a lei que dispensa concorrências e a própria END. Mas, infelizmente, não existe nada disso e para se reequiparem têm que ficar de pires na mão perante nossas autoridades. Neste caso, têm que se submeter à vontade das mesmas. No caso da FAB foi-lhe solicitado testar e analisar os vetores que lhe interessavam, o que fizeram de acordo com suas conveniências e montando a listinha com 3 candidatos. Agora é esperar e receber condignamente qualquer caça escolhido pelo GF, nem que seja o perna-curta do Gripen, uma vez que a informação repassada foi de que daquela lista, qualquer um servia para defesa aérea do país.
É o que me parece estar acontecendo com os helicópteros. Contando as moedinhas que sobram em seu bolso ela compra de prateleira tantos BlackHawk`s quantos conseguir botar a mão, sem o GF dar um pio - dizem que vêem com "off set's", tomara! Mas, no caso dos helicópteros de ataque o GF a atendeu com os Mi-35`s que, embora aparentemente fizesse cara de quem não gostou muito, aceitou e hoje têm um dos melhores vetores em seu inventário. Parece que está mudando de opinião. mas, isto só o futuro dirá.
Com relação ao custeio, acredito ainda que eles serão o suficiente para mantê-los operando indiferente de quem seja o escolhido, tal e qual funciona hoje. Portanto, ainda não acredito nesta história de comprar e não operar.
Minha fraca e pobre opinião.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Juliano_ssa
Júnior
Júnior
Mensagens: 115
Registrado em: Qui Jun 14, 2007 10:05 am
Localização: Alagoinhas/Bahia
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#56805 Mensagem por Juliano_ssa » Sáb Mar 12, 2011 12:43 pm

Poder
Bem eu tirei essa "novidade" da REVISTA ISTÉ DINHEIRO então eu espero contribuir para esse forum com alguma coisa apesar que na minha opinião esse fx-2 está morto.


Ainda em pauta

Nº edição: 701 | 11.MAR - 21:00
A falta de recursos no Orçamento da União deste ano não significa o adiamento até o ano que vem da compra dos caças.

por Denize Bacoccina

Especula-se no próprio governo que a escolha do fornecedor ainda possa sair, mesmo porque não haveria desembolso na compra dos aviões neste ano. O contrato é estimado em US$ 5 bilhões. A americana Boeing, a sueca Saab e a francesa Dassault estão no páreo. O Ministério da Defesa calcula que, depois de escolhido o parceiro, vai demorar pelo menos um ano para definir as condições contratuais. Além disso, a compra irá contar com financiamento externo.




Responder