Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#4711 Mensagem por LeandroGCard » Qui Mar 10, 2011 8:49 pm

Corsário01 escreveu:Eu admiro o otimismo de vcs.

De que dentro de 4 a 8 anos teremos enfim algo de diferente.

Como foi falado acima, Ja se vão 30 anos e nada de novo apareceu.
Sem querer ser por demais pessimista, creio que nada mudará e continuaremos na mesma, aonde a DEFESA é a 3ª pessoa depois de ninguém, ou seja, NADA para os politicos, e se é para ficar acreditando em papai noel, coelhinho da Páscoa e em Duendes, eu prefiros os espelhinhos, pq pelo menos eles funcionam.

Desculpem, eu não era, mas agora SOU cético.
Enquanto a preocupação dos almirantes for montar UMA MARINHA PODEROSA meu ceticismo será igual ou maior que o seu.

Mas se mudar para a montagem de uma PODEROSA INDÚSTRIA DE NAVIOS E SISTEMAS MILITARES, buscar o apoio de grandes empresários e políticos locais (estados e municípios) e do executivo federal, podem até ocorrer atrasos e dificuldades, mas aí os interesses não serão apenas dos almirantes mas de gente muito mais influente, além de ser muito mais fácil sensibilizar a sociedade com a geração de empregos e a agregação de valor. Aí acredito que a coisa vai, e a marinha poderosa será apenas uma consequência ao longo do tempo.

Vide o exemplo do PROSUB, que mais do que submarinos navegando prevê seu projeto e fabricação locais, e já começou com um polpudo contrato para a construção de um novo estaleiro com uma das maiores empresas nacionais (e sem licitação!). As verbas saíram em tempo recorde e praticamente sem choro de ninguém, nem mesmo durante a campanha eleitoral.

Acho que dá para perceber a diferença entre isso e a simples compra de meios de superfície lá fora, sejam eles novos ou usados, sejam eles 30, 10 ou apenas 5. Um caso é gasto, o outro é investimento, e todos entendem perfeitamente isso. É só parar de falar em número de navios e passar a falar em número de empregos gerados e reais contratados nas empresas nacionais para investimentos em tecnologia e construção. Os navios serão apenas uma justificativa e uma consequência posterior, depois de uma EMBRANAV montada ela terá peso para prosseguir sozinha e gerar as próprias encomendas junto ao governo, como faz a Embraer (vide A-29, KC-390, etc...), e a marinha será a beneficiada.

Um grande e ainda esperançoso abraço.

Leandro G. Card

Editado pela última vez por LeandroGCard em Qui Mar 10, 2011 9:48 pm, em um total de 3 vezes.
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Agradeceram: 455 vezes

#4712 Mensagem por Lord Nauta » Qui Mar 10, 2011 9:07 pm

Em breve deve sair licitação da MB para obtenção de novos meios.

Sds

Lord Nauta

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#4713 Mensagem por alex » Qui Mar 10, 2011 9:14 pm

Classe Macaé?

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#4714 Mensagem por WalterGaudério » Qui Mar 10, 2011 9:26 pm

alex escreveu:Classe Macaé?
Novos meios.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
general-lee
Avançado
Avançado
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 3 vezes

#4715 Mensagem por general-lee » Qui Mar 10, 2011 9:46 pm

hum mm !!! ja sei !!!!!!!!dois botes salva vidas , um para o jobim e outro para o novo vermelhucho,juntamente com um submergivel cor-de- rosa kkkkk sds amigos

JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#4716 Mensagem por JL » Sex Mar 11, 2011 11:19 am

Gente basta olha para o passado, recordar a história recente do Brasil, ver os ciclos econômicos, o progresso, os governos e os planos navais e o que na realidade foi feito. Lembro claramente que quando era adolescente tinhamos uns 10 contratorpedeiros, 06 fragatas classe Niterói, uns 08 submarinos, sendo 03 classe Oberon, muito poderosos para a época, além do Nae Minas Gerais. Uma bela marinha e se falava em dois Nae, submarinos de projeto brasileiro, sub nuclear, 12 corvetas classe Inhaúma, fragatas Niterói antiáereas com mísseis brasileiros etc. etc.
Se eu mandasse alguma coisa nesta bagaça, de defesa nacional, em termos navais concentraria esforços não para construir navios e sim para dominar sistemas de armas, pois a primeira coisa que as grandes potências fazem em crises e conflitos é impor bloqueios e aí, quando acaba o estoque do paiol do centro de mísseis, vai se lutar como na II guerra ou pior.
Absurdo é um país que diz poder projetar um sub nuclear, não ter nenhuma arma naval de sua fabricação própria, além de foguetes de chaff.
Israel se preocupou em ter os seus sistemas de armas, próprios, o Irã segue pelo mesmo caminho. India, China, Paquistão, Córeia do Sul, Japão etc já conseguiram.
Se não fosse a Mectron, com os mísseis MAA 1, MAR 1(em desenvolvimento) não teríamos nada.
Agora não adianta nada comprar no futuro FREM ou ter Scorpene dependendo de países estrangeiros para tubo. Hoje até cano de metralhadora de 20 mm Oerlikon o Brasil tem que importar.

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
brisa

#4717 Mensagem por brisa » Sex Mar 11, 2011 11:28 am

O pior é que os argentinos, estão ficando pior que a Bolívia em termos navais.....

Se los hermanos fizessem uma pressãozinha, aposto que a MB reagiria de acordo..... [001]

Carlos Mathias

#4718 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 11, 2011 11:29 am

O que estamos vivendo em termos econômicos atualmente e as previsões para o futuro, é algo completamente diferente de tudo o que já tivemos no Brasil.
Mirar o futuro baseando tudo neste passado de fracassos e derrotas?
Sei não...

Até a milenar estrutura das FAs está mudando.

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#4719 Mensagem por alex » Sex Mar 11, 2011 11:46 am

sistemas de armas = equipamento computadorizado com software desenvolvido no país ligado a radares ou infravermelho desenvolvidos aqui que pode lançar uma familia de misseis ou bombas de fabricação nacional.

O JL falou tudo.

O Brasil está disparando balas em 360 º sem mirar nenhum alvo.
A falta de concentração em um foco é gritante.
A END está escrita em papel de pão.

Carlos Mathias

#4720 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Mar 11, 2011 11:48 am

:roll: :roll: :roll: :roll:

rcolistete
Sênior
Sênior

#4721 Mensagem por rcolistete » Sex Mar 11, 2011 12:18 pm

Corsário01 escreveu:
Na minha ótica, e ela não precisa ser "luz" para ninguém, o que os EUA querem é ter o Brasil forte militarmente no AS, e a forma como eles viram isso num 1º momento é esta.
Caro Padilha,

Para mim essa intenção existe sim, mas secundária. Mais importante para os EUA (ou França, etc) é :
- exercer influência sobre nós ao nos vender equipamentos militares (novos ou usados), pois quer queiramos ou não ficamos total ou parcialmente dependentes do país vendedor;
- vender produtos e serviços ao Brasil (manutenção de navios usados seria em parte feita nos EUA e com sobressalentes e serviços de empresas dos EUA), gerando receita e empregos.

E duvido que (EUA, França, etc) nos queiram muito fortes militarmente a ponto de "apitarmos" demais no cenário internacional.
Corsário01 escreveu: Posso estar 100% errado, mas eu me alinharia SIM com os EUA. Afinal, este pais SEMPRE foi nosso parceiro. Basta dar uma olhadinha dentros dos quarteis e ver que o que funciona, na maioria é americano.
Desculpe, Padilha, mas basta ler os vazamentos do Wikileaks sobre o Brasil para vermos que se deixarmos os EUA matam nosso ProSUB nuclear.
Corsário01 escreveu:O que os EUA querem é um Brasil forte militarmente para que o mesmo possa ser chamado de aliado. De que adianta um aliado capado?
Na minha opinião : EUA, França, etc, nos querem fortes somente o suficiente para dar conta da Venezuela e América do Sul. Não mais do que isso, sem atrapalhar ambições de 1o mundo no Atlântico Sul (incluindo costa atlântica da África).
Corsário01 escreveu: Desculpem o desabafo, mas muito se escreveu, muito tempo foi desperdiçado em vão por algo irreal. Não temos como pagar esta conta de Bilhões e mais Bilhões.
E a solução é material usado "barato" (na aquisição) mas com manutenção exorbitante e vida útil reduzida, necessitando de modernização em alguns anos ?
Corsário01 escreveu:O Déficit público matou todo o trabalho. O Governo não está errado em cortar os custos. A hora é essa antes que todo o trabalho feito seja perdido.
Discordo, para aumentos de mais de 60% para políticos, etc, tem-se dinheiro. Para bilhões de R$ para salvar bancos, idem. É tudo questão de prioridades e planejamento. O que o CB_Lima tanto repete : "o que o Brasil quer ser quando crescer ?".

Abraços,

Roberto

Editado pela última vez por rcolistete em Sex Mar 11, 2011 12:55 pm, em um total de 1 vez.
suntsé
Sênior
Sênior
Agradeceu: 232 vezes
Agradeceram: 154 vezes

#4722 Mensagem por suntsé » Sex Mar 11, 2011 12:38 pm

Os Estados Unidos fizeram nossos diplomata fazerem papel de amadores diante do mundo todo, quando o Brasil em conjunto com a Turquia tentou mediar a questão nuclear iraniana a pedido deles....e tem gente que ainda acredita na boa intenções desses caras.

è triste ver como existem crianças ingênuas que acreditam no canto da sereia :mrgreen:

Alcantara
Sênior
Sênior
Agradeceu: 215 vezes
Agradeceram: 248 vezes
Contato:

#4723 Mensagem por Alcantara » Sex Mar 11, 2011 12:59 pm

alcluiz escreveu:‘Pacotão do Obama’ para a Marinha do Brasil

* Oscar Austin (DDG-79)
* Roosevelt (DDG-80)
* Howard (DDG-83)
* Bulkeley (DDG-84)
Oscar Austin is the first ship of the Flight IIA subclass of the Arleigh Burke class. Compared to previous Burkes, Flight IIAs are four feet and six inches (1.4 m) longer, displace about 900 tons more, carry six more VLS cells, and have a hangar that can house two SH-60 Seahawk helicopters. To prevent the additional superstructure aft from fouling radar returns, the rear-facing SPY-1D panels are one deck higher. Oscar Austin is one of two Flight IIA ships using the older 5"/54 caliber naval rifle (the other is Roosevelt (DDG-80)) which cannot use certain advanced munitions that require the longer 5"/62 caliber gun mounted by USS Winston S Churchill and later Burkes.

Imagem

Imagem

Independentemente das questões políticas, é bonito o bicho... quase 10.000 toneladas de aço e poder.

Imagem

Imagem

"Se o Brasil quer ser, então tem que ter!"
Tchelo
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 1 vez

#4724 Mensagem por Tchelo » Sex Mar 11, 2011 4:51 pm

Deixa eu ver se entendi....hoje nossos marinheiros navegam sucatas de 40 anos de idade e sinceramente, não navegarão algo novo tão cedo. De repente surge a oportunidade de navegarem AB, mas estão dizendo que não vale a pena pois precisam ser modernizados dentro de alguns anos.Tá.....então fiquemos com as sucatas e com os naviozinhos de papel de pão da END......ô povo otimista esse do DB.

Se vocês preferem continuar esperando o Papai Noel gorducho chegar voando com o seu trenó tudo bem. Eu prefiro esperar o Obama Noel chegar voando com o seu AF1.

Corsário01
Sênior
Sênior
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 176 vezes

#4725 Mensagem por Corsário01 » Sex Mar 11, 2011 5:30 pm

E a solução é material usado "barato" (na aquisição) mas com manutenção exorbitante e vida útil reduzida, necessitando de modernização em alguns anos ?
Roberto, cada um tem suas convicções. Eu respeito as suas, porém, apesar de concordar 100% com a END e o PAEMB, preciso me lembrar que neste páis, estes projetos nunca são de ESTADO e sim de Governos que a cada 4 anos vão e vem.

Eu não acredito mais em nada e me desculpe, mas estamos falando de AB Flight II com um radar SPY-1 que vc pode juntar FREMM com mais o que vc quiser que não chega nem aos pés, estamos falando de turbinas LM2500, que são as melhores no mundo e que usamos nas Inhaumas e Barroso. Não vou me alongar quanto ao resto, mas quero te lembrar que esses navios caso realmente venham para a MB, sempre podem sofrer up grades e nos mesmos moldes da espinha dorsal de Escoltas da US Navy.

Vc dirá que esses sistemas virão com algum downgrade. É possivel e não. Só quem está lá negociando sabe. Quanto aos misseis, o lançador do navio pode lançar diferentes tipos e não apenas o SM-2.

Enfim, engraçado que o Chile não está preocupado em ser sacaneado, só nós é que seremos.

O Wikileaks mostrou muita coisa. E não mostrou outras. Se queremos ser detentores de know how temos que fazer, quebrar a cara e pagar. Mas isso é justamente o que nosso governo nunca quis.

Por isso eu quero os "espelhinhos" SIM" , pq sei que nunca seremos que o NÓS do DB e do PN e de onde mais quiser enumerar aqui, desejamos.

Sempre seremos o pais dos usadinhos de ocasião sim, pq nunca se dá a devida atenção para este tipo de desenvolvimento. E enquanto a classe politica não mudar, eu tb não mudarei de opinião.

Entenda que para mim o melhor dos mundos é o que prega a END / PAEMB, mas com esses politicos não há projeto de Defesa que vá adiante.

Muito me preocupa o NUKE. Vamos ver se sai, pq os pagtos estão sendo feitos sempre atrasados e não sei não.

O futuro dirá se estou errado. Espero estar, mas até lá, me deixe querer ver a minha Marinha equipada com navios e sistemas de ponta.OK?

Editado pela última vez por Corsário01 em Sex Mar 11, 2011 5:36 pm, em um total de 1 vez.
Abraços,

Padilha
Responder