caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#316 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 10, 2011 5:01 pm

É o que acho tambem. Alias, alguem teria fotos da linha de produção do Marrua?

Quantos saem por mes da fabrica?

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#317 Mensagem por Moccelin » Qui Mar 10, 2011 6:02 pm

Essa da quebra do diferencial eu não sabia! Falha gravíssima de projeto heim! Eu já moí um diferencial da minha Veraneio com motor e câmbio originais, mas foi por uma cagada de pau feroz (estava vazando óleo e eu não percebi porque a garagem onde ela ficava era de brita, aí ele superaqueceu e moeu os duas engrenagens do satélite). Mas pra moer em uso normal tem que ter excesso de torque (causado pelo motor ou pela redução do câmbio).

The cake is a lie...
jauro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

#318 Mensagem por jauro » Qui Mar 10, 2011 6:13 pm

joao fernando escreveu:É o que acho tambem. Alias, alguem teria fotos da linha de produção do Marrua?

Quantos saem por mes da fabrica?
"Da fábrica de Caxias do Sul (RS) já saíram cerca de 500 exemplares do Marruá pintados com o escudo de inúmeros batalhões das Forças Armadas do Brasil e do Exterior........
................Após três anos de testes e adequações às exigências específicas desse setor, a Agrale conseguiu colocar seu jipe no mercado. O Projeto Marruá consumiu R$ 11 milhões e deu origem a um veículo versátil, ágil e robusto. A linha de montagem, situada em Caxias do Sul (RS), tem capacidade para produzir até 70 unidades por mês." (8 de março de 2009.)

"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Hader

#319 Mensagem por Hader » Qui Mar 10, 2011 6:52 pm

Moccelin escreveu:Essa da quebra do diferencial eu não sabia! Falha gravíssima de projeto heim! Eu já moí um diferencial da minha Veraneio com motor e câmbio originais, mas foi por uma cagada de pau feroz (estava vazando óleo e eu não percebi porque a garagem onde ela ficava era de brita, aí ele superaqueceu e moeu os duas engrenagens do satélite). Mas pra moer em uso normal tem que ter excesso de torque (causado pelo motor ou pela redução do câmbio).
Olá Moccelin,

A falha não foi de projeto, no sentido de dimensionamento do conjunto. O problema era o processo produtivo do conjunto de engrenagens. O problema foi sanado com a troca por peças forjadas.
Mas se você arrancar com o AM em primeira marcha em determinadas condições o conjunto pode ir para o saco sim. Tanto que existe um aviso estampado no painel do carro.

Abraços.

Moccelin
Sênior
Sênior

#320 Mensagem por Moccelin » Qui Mar 10, 2011 7:27 pm

São as mesmas orientações para se arrancar com qualquer jipe de alto torque (diesel ou gasolina mechido) com a reduzida engatada... Só que no caso é a 1ª marcha (eles optaram por colocar uma primeira trator e não ter reduzida).

The cake is a lie...
Hader

#321 Mensagem por Hader » Qui Mar 10, 2011 9:13 pm

Moccelin escreveu:São as mesmas orientações para se arrancar com qualquer jipe de alto torque (diesel ou gasolina mechido) com a reduzida engatada... Só que no caso é a 1ª marcha (eles optaram por colocar uma primeira trator e não ter reduzida).
Exato.

[]'s

joao fernando
Sênior
Sênior

#322 Mensagem por joao fernando » Qui Mar 10, 2011 11:33 pm

Ou seja, cagada do motorista (que ele não leia isso) :mrgreen:

Nesses casos, arranca-se em 2º marcha, senão moi mesmo o diferencial

Moccelin
Sênior
Sênior

#323 Mensagem por Moccelin » Sex Mar 11, 2011 3:32 pm

É o tipo de solução que requer treinamento, aviso, quiçá algum tipo de dificuldade de engatar a primeira (como fazem com a ré). Mas aí vem a dúvida, a primeira é realmente "trator", sendo usada exclusivamente pra situações muito específicas, sendo a 2ª marcha a 1ª do dia-a-dia como acontece com ônibus, onde vemos a maioria das vezes o motorista arrancar de 2ª (opção que explica as quebras), ou é uma marcha que é necessária ao uso diário?

The cake is a lie...
joao fernando
Sênior
Sênior

#324 Mensagem por joao fernando » Sex Mar 11, 2011 4:30 pm

Então, em vez de colocar a reduzida, encarecendo, se reduz a relação do diferencial. Dai a 1º vira uma reduzida sem caixa de redução

Obvio, serve para tracionar muita carga, ou subir paredes. E no plano, em situação normal, se arranca de 2º ou se dose muito bem o pé no acelerador

kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#325 Mensagem por kekosam » Sex Mar 11, 2011 5:21 pm

Pelo menos em caminhões que possuem a primeira trator, não se usa acelerador para arrancar com ela. Sai na lenta mesmo. Arrebentar o diferencial. :shock: Normalmente vai a carcaça/ponta de eixo.

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
gaitero
Sênior
Sênior

#326 Mensagem por gaitero » Sex Mar 11, 2011 6:38 pm

Hader escreveu:Acho que o gaitero quis dizer quebrar o diferencial. Para ele cair só se for junto com o eixo traseiro. A quebra do diferencial da DANA foi um fato usual em certa fase do projeto. A transferência de força arrancava o dente da engrenagem pela raiz...
A soltura do munhão deve ter sido por falha de montagem (falta de adesivo travante em algum parafuso de fixação). Triste, mas acontece. Temos que lembrar que a linha de montagem destes carros foi quase artesanal...

P.S. - Gaitero, vocês já conversaram com o Paulo Farina sobre os problemas que estão enfrentando? Ou está tudo sendo tratado com o Sr. Crosa?

[]'s
Eu estou colaborando com a prefeitura da cidade neste momento, e como a companhia de energia pertence a prefeitura da cidade, temos contato quase que diário com o Diretor, não tenho relação direta com a Cocel, mas posso verificar no proximo jogo de futebol que tivermos, proxima quarta feira, posso verificar com quem esta sendo tratado o assunto..

à decisão de adquirir este veículo, foi feita em especial, por se tratar de uma viatura militar, aqui como em muitas cidades do interior, temos bairros muito afastados e de difícil acesso, contudo, o veículo tem apresentado tantos problemas, que é muito difícil ver um deles saindo da central. Os proprios funcionários evitado dirigir o mesmo, depois dos acidentes que tivemos por falhas mecânicas.

Espero que os problemas sejam resolvidos, pois creio que fomos um dos primeiros clientes desta versão.

Editado pela última vez por gaitero em Sex Mar 11, 2011 6:39 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

#327 Mensagem por gogogas » Sex Mar 11, 2011 6:38 pm

E ae gente ,temos um desconhecido
Terex UAI- M1-50
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Baseados no 4° e 11° Grupos de artilharia anti aérea com os filas e bofors 40 e 70 ...

Gogogas !
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#328 Mensagem por Bourne » Sex Mar 11, 2011 7:14 pm

Não é desconhecido :wink:

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts ... 1%2034.pdf

Caminhão nacional militar que não fabricaram nem 100 unidades. Triste. :cry:

O incrível é que ainda está na ativa. :shock:

gogogas
Sênior
Sênior
Agradeceu: 52 vezes
Agradeceram: 224 vezes

#329 Mensagem por gogogas » Sex Mar 11, 2011 8:20 pm

Bourne escreveu:Não é desconhecido :wink:

http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts ... 1%2034.pdf

Caminhão nacional militar que não fabricaram nem 100 unidades. Triste. :cry:

O incrível é que ainda está na ativa. :shock:
POis é ,produtos mlitar nacional ,não tem o maior patrocinio ,que é nosso governo ... :cry:

Gogogas !
gil eanes

#330 Mensagem por gil eanes » Dom Mar 20, 2011 2:37 am

Pera, uva, maçã, salada mista.

Além da variedade cada um pinta a viatura como quer!!! Ontem vi uma viatura com um singelo EXÉRCITO BRASILEIRO em semi circulo na traseira!!!! Parece que o modelo foi retirado do "Word Art". Estou até agora duvidando da autenticidade do mesmo.

Será que isso foi idéia de um cabo velho, que conseguiu passar pelos olhos atentos do sargento, pelos comandantes do pelotão e da compainha e está fugindo até mesmo aos rigores do comandante da unidade?

Nunca gosto de dizer isso, ahhh mas no meu tempo......

Responder