Alternativas para fim do FX2

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#151 Mensagem por Carlos Lima » Qua Mar 09, 2011 3:33 pm

Justin Case escreveu:Duro é ouvir essa estória de que não dá para comprar avião novo porque "a FAB não vai conseguir voar".
Abraços,

Justin
Pois é amigo...

Sei lá... eu prefiro qualidade ao invés de quantidade, mas esse sou eu :(

[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima :)
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Alternativas para fim do FX2

#152 Mensagem por Vitor » Qua Mar 09, 2011 4:54 pm

O governo gastou mal e demais pra promover o "progresso", agora os caças tem que esperar, simples assim.
NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Grande53
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 6:46 pm

Re: Alternativas para fim do FX2

#153 Mensagem por Grande53 » Qua Mar 09, 2011 6:42 pm

Olá a todos!

Recém chegado a este fórum super interessante e, como vocês, venho acompanhando o processo FX desde o século passado.
No ano passado quase saiu o FX-2 na forma do Rafale e, bem ou mal, colocaria a FAB em outro patamar operacional, mas, não aconteceu. Atualmente há maiores preocupações com a estabilidade econômica de nosso país e gastar 5, 10 ou mais bilhões de dólares não faz sentido algum.
Num fórum de simulação de aviação de combate coloquei quais que seriam as ameaças atuais ao Brasil: o tio bolivariano invadindo a Amazônia ou o tio sam abocanhando a Amazônia Azul? No primeiro caso, alguém disse que no dia seguinte já estaria em águas próximas ao hermano caribenho, um porta-aviões da USN com todo seu poderio intimidatório, além de que todos os principais centros estratégicos brasileiros estarem a milhares de quilômetros da Amazônia, que assim também nos serve como "escudo", facilitando contra-ataques as bases do invasor. No segundo caso, não adiantaria 36, ou 100, ou 200 e tantos caças modernos para confrontar o maior poderio bélico do planeta, além de que acho muito pouco provável que isso aconteça dessa forma, já que a política do talão de cheque é sempre muito mais interessante para todos.
Então sem romantismos e ufanismos, não a necessidade premente de caças modernos. Veja bem, isso não quer dizer que não deveríamos ter caças mais modernos, sim, deveríamos ter, mas acredito que de outra forma, para desenvolver a médio e longo prazo o nosso próprio caça de 5a geração em parceria com algum dos grandes da área, pois assim em 20 ou 30 anos estaríamos autônomos nesse quesito, gastando quantias maiores, é verdade, mas em tempo e espaços maiores sem onerar muito a estabilização econômica. Enquanto isso programas como o da modernização do F-5M ou de outro vetor consagrado(F-16, Mirage2000, Su-30?) com células mais novas, mais armamento de geração recente, seria bem mais barato e plenamente efetivos. O que vocês acham?

Abraços,
Avatar do usuário
suntsé
Sênior
Sênior
Mensagens: 3167
Registrado em: Sáb Mar 27, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 154 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#154 Mensagem por suntsé » Qua Mar 09, 2011 7:30 pm

Grande53 escreveu: No ano passado quase saiu o FX-2 na forma do Rafale e, bem ou mal, colocaria a FAB em outro patamar operacional, mas, não aconteceu. Atualmente há maiores preocupações com a estabilidade econômica de nosso país e gastar 5, 10 ou mais bilhões de dólares não faz sentido algum.
Claro, diante das preocupações de estabilidade econômica, faz muito mais sentido oferecer aumentos astronômicos a salários de parlamentares, que consomem bilhões dos cofres públicos.

Se ouves-se preocupações com a estabilidade econômica do Brasil, a primeira coisa a ser revista seria a elevadíssima taxa básica de juros (que é o principal fator que faz sangrar o orçamento da união) mais, iria mexer com muitos interesses né, então é melhor empurrar o problema com a barriga e fazer o contribuinte pagar a conta, com o aumento de carga tributária.
Grande53 escreveu: Num fórum de simulação de aviação de combate coloquei quais que seriam as ameaças atuais ao Brasil: o tio bolivariano invadindo a Amazônia ou o tio sam abocanhando a Amazônia Azul? No primeiro caso, alguém disse que no dia seguinte já estaria em águas próximas ao hermano caribenho, um porta-aviões da USN com todo seu poderio intimidatório, além de que todos os principais centros estratégicos brasileiros estarem a milhares de quilômetros da Amazônia, que assim também nos serve como "escudo", facilitando contra-ataques as bases do invasor.
Em breve os modernos caças venezuelanos estaram totalmente integrados a força aérea venezuelana. è claro que não visualizo a possibilidade do Brasil perder uma guerra para venezuela. Mas o potencial ofensivo desses caças, causariam graves prejuízos ao Brasil se atacassem, pontos estratégicos de nossa infra-estrutura (particularmente ligadas ao
setor energético), então os prejuízos econômicos bilionários, seriam graves. Muitos maiores do que a aquisição de armase tecnologias que poderiam intimidar um agressor a não tentar uma aventura. Sem falar dos reveses que sofreríamos no inicio das hostilidades.
Grande53 escreveu:No primeiro caso, alguém disse que no dia seguinte já estaria em águas próximas ao hermano caribenho, um porta-aviões da USN com todo seu poderio intimidatório
Uma coisa que eu considero lamentável, na mentalidade de alguns, é que estas pessoas pensam na defesa do Brasil se apoiando em terceiros. Ja pensou o Brasil precisando da ajuda dos EUA, para derrotar o mediócre Hugo Chaves? Seria muito humilhante mesmo. Uma das 8 potências econômicas do mundo, não ter maturidade para bancar a própria defesa e correr para a barra das calças do tio [003] [003] [003]

Grande53 escreveu: No segundo caso, não adiantaria 36, ou 100, ou 200 e tantos caças modernos para confrontar o maior poderio bélico do planeta, além de que acho muito pouco provável que isso aconteça dessa forma, já que a política do talão de cheque é sempre muito mais interessante para todos.
Ainda, bem que os estrategistas Russos e chineses não pensam assim. Mesmo apesar de não terem paridade militar com os EUA, as forças armadas desses países tem potencial para causar tantos estragos, que para os EUA, é sempre melhor negociar com eles do que partir para as vias de fato.

Mesmo que não tenhamos condições de vence-los, temos que garantir uma capacidade militar que torne qualquer guerra inviável. E criar condições para que nossa diplomacia negocie em condições favoráveis a fim de evitar o escalamento para um conflito.
Grande53 escreveu:já que a política do talão de cheque é sempre muito mais interessante para todos.
Atualmente, as potências tem interesses em manter uma relação pacifica com o Brasil, devido aos problemas de segurança que eles mesmos semearam pelo mundo. Mas daqui a 50 anos? quem garante que eles teram interesse em ter relações pacificas com o Brasil?

Você garante isso? você tem bola de cristal?

Seguro morreu de velho, eu prefiro um programa de defesa e ciência e tecnologia sério, do que deixar a minha pátria a mercê do acaso, a mercê as vontade dos senhores do mundo.

Me desculpe, eu não quero se hostil. Mas achei esta parte do seu texto particularmente repugnante. Você parte do principio, de que o Brasil irá sempre ser um país facilmente comprável. Que a melhor solução será sempre entregar nossas riquezas. Porque afinal se deixarmos os interesses estrangeiros terem acesso a tudo que quiserem eles nos deixaram em paz :roll: :roll:

Sinto muito, eu visualizo um futuro mais sério para o Brasil. um Brasil que seja conhecido por promover avanços na área da ciência e tecnologia, um país que tenha poderio científico tecnológico. Um país que domine tecnologias sensíveis para resistir as pressões externas e para o desenvolvimento da capacidade industrial.

Grande53 escreveu: Então sem romantismos e ufanismos, não a necessidade premente de caças modernos. Veja bem, isso não quer dizer que não deveríamos ter caças mais modernos, sim, deveríamos ter, mas acredito que de outra forma, para desenvolver a médio e longo prazo o nosso próprio caça de 5a geração em parceria com algum dos grandes da área, pois assim em 20 ou 30 anos estaríamos autônomos nesse quesito, gastando quantias maiores, é verdade, mas em tempo e espaços maiores sem onerar muito a estabilização econômica. Enquanto isso programas como o da modernização do F-5M ou de outro vetor consagrado(F-16, Mirage2000, Su-30?) com células mais novas, mais armamento de geração recente, seria bem mais barato e plenamente efetivos. O que vocês acham?

Abraços,
O principal objetivo dessa licitação internacional, não é apenas comprar caças. Mas também ter acesso a tecnologias de ponta que pudermos absorver, para participar de um futuro projeto de caça moderno em parceria com outro países.
Atualmente, não acredito que o Brasil esteja em condições de projetar um novo caça de ultima geração com tecnologias totalmente próprias.

Saudações Cordiais.
Avatar do usuário
Beronha
Sênior
Sênior
Mensagens: 2954
Registrado em: Ter Mar 27, 2007 5:37 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#155 Mensagem por Beronha » Qua Mar 09, 2011 8:27 pm

Sugestão do beronha para o fim do FX2:

http://www.contatoradar.com.br/forum/lo ... 70965.html
:twisted:
[003] [003] [003] [003]

tá caminhando para isso...
Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#156 Mensagem por faterra » Qua Mar 09, 2011 8:38 pm

Beleza, Suntsé!
A ficha ainda não caiu para muitos brasileiros, infelizmente! Também com políticos do naipe dos que estão no nosso Congresso, não dá para esperar muita coisa! Vai ser muito difícil sair qualquer ajuda deste lado para desenvolver a consciência dos brasileiros no que diz respeito à defesa da soberania de nosso país.
Realmente, lamentável esta idéia de escorarmos em países mais fortes para que consigamos suprir nossa defesa contra qualquer um. Quanto isto nos custaria? E ainda teríamos a mesma necessidade inicial para sempre!
Por quanto tempo ainda seremos o país do "jeitinho brasileiro de ser"'com toda nossa viralatice ?
:oops: :oops: :oops:
Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Grande53
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 6:46 pm

Re: Alternativas para fim do FX2

#157 Mensagem por Grande53 » Qua Mar 09, 2011 10:06 pm

suntsé escreveu:
Grande53 escreveu: No ano passado quase saiu o FX-2 na forma do Rafale e, bem ou mal, colocaria a FAB em outro patamar operacional, mas, não aconteceu. Atualmente há maiores preocupações com a estabilidade econômica de nosso país e gastar 5, 10 ou mais bilhões de dólares não faz sentido algum.
Claro, diante das preocupações de estabilidade econômica, faz muito mais sentido oferecer aumentos astronômicos a salários de parlamentares, que consomem bilhões dos cofres públicos.

Se ouves-se preocupações com a estabilidade econômica do Brasil, a primeira coisa a ser revista seria a elevadíssima taxa básica de juros (que é o principal fator que faz sangrar o orçamento da união) mais, iria mexer com muitos interesses né, então é melhor empurrar o problema com a barriga e fazer o contribuinte pagar a conta, com o aumento de carga tributária.


Caro colega

Sim, essa realidade da extrema desonestidade da classe política brasileira é um câncer para a sociedade, agora acredito que nossos políticos são mero reflexo do que o povo é em geral, desonesto, malandro e tentando levar vantagem em tudo, ou estou enganado?

Quanto a deterem poder político e econômico, é assim em qualquer lugar do mundo, não?! vide os bancos, as multinacionais, a indústria bélica, etc.



Grande53 escreveu: Num fórum de simulação de aviação de combate coloquei quais que seriam as ameaças atuais ao Brasil: o tio bolivariano invadindo a Amazônia ou o tio sam abocanhando a Amazônia Azul? No primeiro caso, alguém disse que no dia seguinte já estaria em águas próximas ao hermano caribenho, um porta-aviões da USN com todo seu poderio intimidatório, além de que todos os principais centros estratégicos brasileiros estarem a milhares de quilômetros da Amazônia, que assim também nos serve como "escudo", facilitando contra-ataques as bases do invasor.
Em breve os modernos caças venezuelanos estaram totalmente integrados a força aérea venezuelana. è claro que não visualizo a possibilidade do Brasil perder uma guerra para venezuela. Mas o potencial ofensivo desses caças, causariam graves prejuízos ao Brasil se atacassem, pontos estratégicos de nossa infra-estrutura (particularmente ligadas ao
setor energético), então os prejuízos econômicos bilionários, seriam graves. Muitos maiores do que a aquisição de armase tecnologias que poderiam intimidar um agressor a não tentar uma aventura. Sem falar dos reveses que sofreríamos no inicio das hostilidades.


Concordo, mas além das vantagens naturais que mencionei, temos os E-99 e por enquanto eles não tem nada na área de AEW

Grande53 escreveu:No primeiro caso, alguém disse que no dia seguinte já estaria em águas próximas ao hermano caribenho, um porta-aviões da USN com todo seu poderio intimidatório

Uma coisa que eu considero lamentável, na mentalidade de alguns, é que estas pessoas pensam na defesa do Brasil se apoiando em terceiros. Ja pensou o Brasil precisando da ajuda dos EUA, para derrotar o mediócre Hugo Chaves? Seria muito humilhante mesmo. Uma das 8 potências econômicas do mundo, não ter maturidade para bancar a própria defesa e correr para a barra das calças do tio [003] [003] [003]



Pois o colega viu essa colocação de forma errada. Não acho que nossas FA iriam correndo pedir ajuda ao tio sam, somos bem maduros para não ter que fazer isso. Seria sim o interesse dos americanos de evitar uma desestabilização da área e seus interesses regionais e dar um chega pra lá no Chavez e não é de hoje que eles morrem de vontade de fazer isso.


Grande53 escreveu: No segundo caso, não adiantaria 36, ou 100, ou 200 e tantos caças modernos para confrontar o maior poderio bélico do planeta, além de que acho muito pouco provável que isso aconteça dessa forma, já que a política do talão de cheque é sempre muito mais interessante para todos.
Ainda, bem que os estrategistas Russos e chineses não pensam assim. Mesmo apesar de não terem paridade militar com os EUA, as forças armadas desses países tem potencial para causar tantos estragos, que para os EUA, é sempre melhor negociar com eles do que partir para as vias de fato.

Mesmo que não tenhamos condições de vence-los, temos que garantir uma capacidade militar que torne qualquer guerra inviável. E criar condições para que nossa diplomacia negocie em condições favoráveis a fim de evitar o escalamento para um conflito.



Só que não somos russos ou chineses, tradicionais ex-oponentes da Guerra Fria, e nem temos bomba atômica ou forças armadas qualitativamente ou numéricamente expressivas.


Grande53 escreveu:já que a política do talão de cheque é sempre muito mais interessante para todos.
Atualmente, as potências tem interesses em manter uma relação pacifica com o Brasil, devido aos problemas de segurança que eles mesmos semearam pelo mundo. Mas daqui a 50 anos? quem garante que eles teram interesse em ter relações pacificas com o Brasil?

Você garante isso? você tem bola de cristal?

Seguro morreu de velho, eu prefiro um programa de defesa e ciência e tecnologia sério, do que deixar a minha pátria a mercê do acaso, a mercê as vontade dos senhores do mundo.

Me desculpe, eu não quero se hostil. Mas achei esta parte do seu texto particularmente repugnante. Você parte do principio, de que o Brasil irá sempre ser um país facilmente comprável. Que a melhor solução será sempre entregar nossas riquezas. Porque afinal se deixarmos os interesses estrangeiros terem acesso a tudo que quiserem eles nos deixaram em paz :roll: :roll:

Sinto muito, eu visualizo um futuro mais sério para o Brasil. um Brasil que seja conhecido por promover avanços na área da ciência e tecnologia, um país que tenha poderio científico tecnológico. Um país que domine tecnologias sensíveis para resistir as pressões externas e para o desenvolvimento da capacidade industrial.


Não tenho bola de cristal, então não dá para garantir nada, muito menos daqui há 50 anos, não é?!

Pois isso que sugeri, de se desenvolver um programa próprio, inicialmente em parceria com quem tem tecnologia, e em 20 ou 30 anos, teremos a nossa própria.

Ora, colega, quem manda no mundo capitalista é o dinheiro, ou não?! Se ainda temos os políticos que temos, conforme observado acima, nossas riquezas foram, são e serão vendidas, apesar da indignação popular. Também quero e acredito que um dia a maioria do povo brasileiro serão de pessoas sérias e honestas, mas estamos muito longe disso, infelizmente. Obviamente temos setores ou grupos que já praticam isso e em várias áreas somos referência mundial, mas ainda são ilhas dentro deste oceano de ignorância, malandragem e incompetência.




Grande53 escreveu: Então sem romantismos e ufanismos, não a necessidade premente de caças modernos. Veja bem, isso não quer dizer que não deveríamos ter caças mais modernos, sim, deveríamos ter, mas acredito que de outra forma, para desenvolver a médio e longo prazo o nosso próprio caça de 5a geração em parceria com algum dos grandes da área, pois assim em 20 ou 30 anos estaríamos autônomos nesse quesito, gastando quantias maiores, é verdade, mas em tempo e espaços maiores sem onerar muito a estabilização econômica. Enquanto isso programas como o da modernização do F-5M ou de outro vetor consagrado(F-16, Mirage2000, Su-30?) com células mais novas, mais armamento de geração recente, seria bem mais barato e plenamente efetivos. O que vocês acham?

Abraços,
O principal objetivo dessa licitação internacional, não é apenas comprar caças. Mas também ter acesso a tecnologias de ponta que pudermos absorver, para participar de um futuro projeto de caça moderno em parceria com outro países.
Atualmente, não acredito que o Brasil esteja em condições de projetar um novo caça de ultima geração com tecnologias totalmente próprias.

Saudações Cordiais.

Conforme exposto acima, a idéia de já se iniciar um programa para a capacitação tecnológica em parceria para em 2 ou 3 décadas termos um caça de fabricação nacional de 5a, 6a ou que geração que for.

Boa discussão!

Abraços,

sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#158 Mensagem por sapao » Qua Mar 09, 2011 10:13 pm

Grande53 escreveu: Num fórum de simulação de aviação de combate coloquei quais que seriam as ameaças atuais ao Brasil: o tio bolivariano invadindo a Amazônia ou o tio sam abocanhando a Amazônia Azul? No primeiro caso, alguém disse que no dia seguinte já estaria em águas próximas ao hermano caribenho, um porta-aviões da USN com todo seu poderio intimidatório, além de que todos os principais centros estratégicos brasileiros estarem a milhares de quilômetros da Amazônia, que assim também nos serve como "escudo", facilitando contra-ataques as bases do invasor. No segundo caso, não adiantaria 36, ou 100, ou 200 e tantos caças modernos para confrontar o maior poderio bélico do planeta, além de que acho muito pouco provável que isso aconteça dessa forma, já que a política do talão de cheque é sempre muito mais interessante para todos.
Então sem romantismos e ufanismos, não a necessidade premente de caças modernos. Veja bem, isso não quer dizer que não deveríamos ter caças mais modernos, sim, deveríamos ter, mas acredito que de outra forma, para desenvolver a médio e longo prazo o nosso próprio caça de 5a geração em parceria com algum dos grandes da área, pois assim em 20 ou 30 anos estaríamos autônomos nesse quesito, gastando quantias maiores, é verdade, mas em tempo e espaços maiores sem onerar muito a estabilização econômica. Enquanto isso programas como o da modernização do F-5M ou de outro vetor consagrado(F-16, Mirage2000, Su-30?) com células mais novas, mais armamento de geração recente, seria bem mais barato e plenamente efetivos. O que vocês acham?

Abraços,
Bem vindo.
Bom, em resumo sua teoria diz que se tivermos uma ameaça que não seja os EUA basta pedir que eles vão vir ajudar, e se forem os EUA não adianta nada ter FFAA.
Bom, partindo desse principio é muito melhor fazer igual Porto Rico e aderir logo como 51 estado, sai muito mais barato e o numero viria a calhar.

Os EUA intervindo para manter a estabilidade? De graça nem o Mickey Mouse...

Sobre modernização, talvez não tenhamos dinheiro NEM para modernizar o C-95, imagina para comprar e modernizar um caça (que ja vai entrar no processo obsoleto) e ainda investir em um de 5 geração!
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Grande53
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 6:46 pm

Re: Alternativas para fim do FX2

#159 Mensagem por Grande53 » Qua Mar 09, 2011 10:26 pm

Olá, sapao, veja minha resposta ao suntsé.
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#160 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Mar 09, 2011 10:44 pm

Beronha escreveu:Sugestão do beronha para o fim do FX2:

http://www.contatoradar.com.br/forum/lo ... 70965.html
:twisted:
[003] [003] [003] [003]

tá caminhando para isso...

O Beronha chutando o balde.... :mrgreen:
de volta a Campo Grande - MS.
sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#161 Mensagem por sapao » Qua Mar 09, 2011 10:54 pm

Eu vi, e coloquei que achar que os USA vão interferir para manter a estabilidade na região de graça é um pouco de ingenuidade.
Nem na segunda guerra eles fizeram isso, imagina aqui.
Como diz a piada da formiguinha: "Obrigado nada, pode ir abaixando as calças..."

A Amazonia NÃO seria um defesa para um ataque hipotetico de um SU-30 a Brasilia; e a distancia seria igual para ambos, portanto não vejo ela como um facilitador de contra-ataque e sim como um desafio para nós, ja que nossos caças tem as pernas beeeeeeem mais curtas.

Sobre um projeto de caça de 5 geração, sugiro que você de uma olhada la no topico do F-X e ver que um dos objetivos do projeto é exatamente isso (está la escrito no PEMAER), com a grande diferença que estaremos usando aeronaves novas e não modernizadas.
Acredite, aeronave modernizada não é solução e sim tampão!
[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Alternativas para fim do FX2

#162 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Mar 09, 2011 11:12 pm

Isso é verdade. Após a Segunda Guerra eles rasparam o tesouro britânico até a última moeda e contribuíram muito para o fim do império. Desculpem o "off".

[]'s
Alberto -
Grande53
Novato
Novato
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mar 08, 2011 6:46 pm

Re: Alternativas para fim do FX2

#163 Mensagem por Grande53 » Qui Mar 10, 2011 12:26 am

sapao escreveu:Eu vi, e coloquei que achar que os USA vão interferir para manter a estabilidade na região de graça é um pouco de ingenuidade.
Nem na segunda guerra eles fizeram isso, imagina aqui.
Como diz a piada da formiguinha: "Obrigado nada, pode ir abaixando as calças..."

A Amazonia NÃO seria um defesa para um ataque hipotetico de um SU-30 a Brasilia; e a distancia seria igual para ambos, portanto não vejo ela como um facilitador de contra-ataque e sim como um desafio para nós, ja que nossos caças tem as pernas beeeeeeem mais curtas.

Sobre um projeto de caça de 5 geração, sugiro que você de uma olhada la no topico do F-X e ver que um dos objetivos do projeto é exatamente isso (está la escrito no PEMAER), com a grande diferença que estaremos usando aeronaves novas e não modernizadas.
Acredite, aeronave modernizada não é solução e sim tampão!

Veja bem, o tio sam não faz nada de graça como bem sabemos e, se isso acontecesse, eles já estariam recebendo na forma da preservação seus intere$$es na região venezuelana e vizinhança do Norte da América do Sul e Central, bem longe da costa brasileira.

Temos bases perto das fronteiras de nossos vizinhos amazônicos e com certeza a FAB já tem estratégias e planos de defesa e contra-ataque para uma situação similar.

Quanto ao FX-2, sim conheço os objetivos, mas acho que nessa enrolação toda que até agora não se materializou em nenhum contrato real, poderíamos ter embarcado na sociedade do PAK russo como a Índia fez, ou na pior das hipótese ter fechado com o Gripen, que de certa forma nos daria boa tecnologia, apesar dos inúmeros componentes norte-americanos no projeto e suas eventuais restrições.
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#164 Mensagem por helio » Qui Mar 10, 2011 11:23 am

Amigos

Neste cenário de ser prioritário ou não a aquisição de caças, de teremos ou não ajuda de terceiros tenho a seguinte opinião:
Quando falamos em soberania da nação, entendo que uma das razões principais de ser necessário equiparmos as nossas FA está em mostrar às eventuais ameaças que temos reais condições de nos defender. Se temos que mostrar que temos sim garras para mostrar, a presença de uma FA bem equipada ( e principalmente bem treinada) é essencial.
Vejam por exemplo o caso dos paises árabes nas guerras contra Israel, mostravam que tinham garras pois estavam equipadas com equipamentos atualizados, entretanto pouco sabiam operar, e embora alguns tivessem que recorrer a pilotos mercenários levaram uma baita de uma surra.

Quanto a termos paises que possam nos socorrer, não vejo de forma vexatória pois para isto existem tratados no mundo como a propria OTAN e a OEA aonde os paises signatarios recebem ajuda de outros. Estes tratados servem para reforçar a união entre paises, e acho que neste caso o Brasil só tem a ganhar.

Numa guerrra moderna, o conflito com confronto de exercitos ao contrário das guerras do inicio do século passado, tende a durar apenas poucos dias, entretanto se as nossas FA forem bem equipadas e com alto indice de operacionalidade e de adestramento, as eventuais discussões sobre vários temas entre vizinhos sequer aconteciam.

Como veem, para mim é antes de qualquer prioridade, o principal é termos capacitação e indice alto de operacionalidade. Se vai ser um caça de 4ª,4 e meio ou 5ª geração, isto não é essencial.

Abraços

Hélio
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Alternativas para fim do FX2

#165 Mensagem por Luís Henrique » Qui Mar 10, 2011 12:25 pm

Grande53 escreveu:Olá a todos!

Recém chegado a este fórum super interessante e, como vocês, venho acompanhando o processo FX desde o século passado.
No ano passado quase saiu o FX-2 na forma do Rafale e, bem ou mal, colocaria a FAB em outro patamar operacional, mas, não aconteceu. Atualmente há maiores preocupações com a estabilidade econômica de nosso país e gastar 5, 10 ou mais bilhões de dólares não faz sentido algum.
Num fórum de simulação de aviação de combate coloquei quais que seriam as ameaças atuais ao Brasil: o tio bolivariano invadindo a Amazônia ou o tio sam abocanhando a Amazônia Azul? No primeiro caso, alguém disse que no dia seguinte já estaria em águas próximas ao hermano caribenho, um porta-aviões da USN com todo seu poderio intimidatório, além de que todos os principais centros estratégicos brasileiros estarem a milhares de quilômetros da Amazônia, que assim também nos serve como "escudo", facilitando contra-ataques as bases do invasor. No segundo caso, não adiantaria 36, ou 100, ou 200 e tantos caças modernos para confrontar o maior poderio bélico do planeta, além de que acho muito pouco provável que isso aconteça dessa forma, já que a política do talão de cheque é sempre muito mais interessante para todos.
Então sem romantismos e ufanismos, não a necessidade premente de caças modernos. Veja bem, isso não quer dizer que não deveríamos ter caças mais modernos, sim, deveríamos ter, mas acredito que de outra forma, para desenvolver a médio e longo prazo o nosso próprio caça de 5a geração em parceria com algum dos grandes da área, pois assim em 20 ou 30 anos estaríamos autônomos nesse quesito, gastando quantias maiores, é verdade, mas em tempo e espaços maiores sem onerar muito a estabilização econômica. Enquanto isso programas como o da modernização do F-5M ou de outro vetor consagrado(F-16, Mirage2000, Su-30?) com células mais novas, mais armamento de geração recente, seria bem mais barato e plenamente efetivos. O que vocês acham?

Abraços,
Precisamos criar 2 ou 3 grandes conglomerados de defesa no Brasil.

1 poderia ser a Embraer adquirindo a SAAB e a helibras
2 poderia ser a odebrecht adquirindo a mectron a engepron e alguns estaleiros
3 poderia ser a avibras + a imbel + a turbomeca e adquirindo a Volvo

Antes disto podemos adquirir o SH, o Rafale ou o Gripen.
Podemos também cancelar e adquirir Gripen A MLU ou F-16MLU ou qualquer coisa.
Mas precisamos de grandes empresas no setor da defesa.
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Trancado