será que ficará atrás mesmo??marcelo l. escreveu:Esse tópico sim dá uma tristeza, o Estado brasileiro preferiu três caças de 4.5 geração do que o PAK-FA...provavelmente será o segundo melhor caça atrás apenas do F-22.

há controvérsias.
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
será que ficará atrás mesmo??marcelo l. escreveu:Esse tópico sim dá uma tristeza, o Estado brasileiro preferiu três caças de 4.5 geração do que o PAK-FA...provavelmente será o segundo melhor caça atrás apenas do F-22.
Eu não reclamo de A ou B, por que a decisão para mim foi do Estado, é algo que vai repercutir muito em termos de projeção por anos. Mas, em termos racionais medindo tudo, o Brasil deixou passar uma oportunidade para sua defesa. Aqui o cavalo passou.Carlos Mathias escreveu:"É uma opção de altíssimo risco, segundo quem entende realmente do riscado".
http://www.defence.pk/forums/india-defe ... light.htmlUnited Aircraft Corporation, has denied reports that the second prototype fifth-generation fighter T-50 (PAK FA) made its first flight. Reported by the radio station Ekho Moskvy, referring to ITAR-TASS
As of late Wednesday evening, February 23, coming to an end ground testing of aircraft; in the air, he has not yet been raised.
Earlier on February 23 , Interfax reported that the T-50 (PAK FA) made its first flight, rising into the air from the runway Aircraft Production Association, Komsomolsk-on-Amur.
It was also reported that the fighter jet piloted by distinguished test pilot Sergei Bogdan Russia and the flight was normal.
Alto risco constatado agora com o orçamento de 2011, so que cada um entendo o "risco" como quiser.marcelo l. escreveu:Eu não reclamo de A ou B, por que a decisão para mim foi do Estado, é algo que vai repercutir muito em termos de projeção por anos. Mas, em termos racionais medindo tudo, o Brasil deixou passar uma oportunidade para sua defesa. Aqui o cavalo passou.Carlos Mathias escreveu:"É uma opção de altíssimo risco, segundo quem entende realmente do riscado".
Carlos Mathias escreveu:Mas não seria melhor "cortar" um projeto de 5ºG do que cortar em cima de nada?
Quando a grana voltar (e vai voltar), a FAB vai recomeçar com o ... O ... Enfim.
Vai voltar a voar o... O ...
Realmente, cortar sobre o nada não tem risco nenhum, 0-0=0.
Mas isso sou eu, que não seio de nada.
Sapão, tem duas questões que você colocou por isso vou dividi-las:sapao escreveu:Alto risco constatado agora com o orçamento de 2011, so que cada um entendo o "risco" como quiser.marcelo l. escreveu: Eu não reclamo de A ou B, por que a decisão para mim foi do Estado, é algo que vai repercutir muito em termos de projeção por anos. Mas, em termos racionais medindo tudo, o Brasil deixou passar uma oportunidade para sua defesa. Aqui o cavalo passou.
A FAB tem tanta ojeriza pela tecnologia russa que criou o curso de Engenharia Aeroespecial no ITA com uma bancada que escreve em cirilico...
Há boas razões para escolha Sapão, isso acredito que ninguém nega, mas a cada momento entram novas variáveis externas que dificilmente poderiam ter ser pensadas em 2009, por isso esse eterno debate do que se deixou dentro de uma escolha racional que foi o resultado do short-list.sapao escreveu:Mas a intenção escolhida foi aprender com o F-X a partir para um futuro caça nativo após 2020 que vai ser construido com base das TOT oferecidas, pelo menos é o que entendo do PEMAER.
Se a escolha foi certa ou não só o tempo dirá.
A lista está baseada no que temos hoje, não tem como esconder.
Querer um caça de 5 geração para daqui a 4 anos que vai ser controlado por um AEW com um radar da decada de 90?
Que vai ter as peças trasportadas por um cargueiro da decada de 70?
Que vai ter seus pilotos formados por um avião da decada de 60 e outro da de 80?
A caça é uma das faces da FAB, e não adianta investir tudo nela pois ela sozinha não faz guerra.
Pois é, há controvérsias. Mas o que importa aqui é que jogamos uma p*ta oportunidade fora.Luís Henrique escreveu:será que ficará atrás mesmo??marcelo l. escreveu:Esse tópico sim dá uma tristeza, o Estado brasileiro preferiu três caças de 4.5 geração do que o PAK-FA...provavelmente será o segundo melhor caça atrás apenas do F-22.![]()
há controvérsias.