PAK FA - VOOU!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

Re: PAK FA - VOOU!!!

#1876 Mensagem por Luís Henrique » Qui Fev 24, 2011 7:10 pm

marcelo l. escreveu:Esse tópico sim dá uma tristeza, o Estado brasileiro preferiu três caças de 4.5 geração do que o PAK-FA...provavelmente será o segundo melhor caça atrás apenas do F-22.
será que ficará atrás mesmo?? :twisted:
há controvérsias.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
marcelo l.
Sênior
Sênior
Agradeceu: 138 vezes
Agradeceram: 66 vezes

#1877 Mensagem por marcelo l. » Qui Fev 24, 2011 7:16 pm

Carlos Mathias escreveu:"É uma opção de altíssimo risco, segundo quem entende realmente do riscado".
Eu não reclamo de A ou B, por que a decisão para mim foi do Estado, é algo que vai repercutir muito em termos de projeção por anos. Mas, em termos racionais medindo tudo, o Brasil deixou passar uma oportunidade para sua defesa. Aqui o cavalo passou.

"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Boss
Sênior
Sênior
Agradeceu: 103 vezes
Agradeceram: 356 vezes

#1878 Mensagem por Boss » Qui Fev 24, 2011 7:20 pm

A END prevê também chutarmos ótimas oportunidades como o PAK-FA para focar 100% em uma merda de uma novela sem fim.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

#1879 Mensagem por Brasileiro » Qui Fev 24, 2011 7:50 pm

UAC nega vôo do segundo protótipo do PAK-FA
United Aircraft Corporation, has denied reports that the second prototype fifth-generation fighter T-50 (PAK FA) made its first flight. Reported by the radio station Ekho Moskvy, referring to ITAR-TASS

As of late Wednesday evening, February 23, coming to an end ground testing of aircraft; in the air, he has not yet been raised.

Earlier on February 23 , Interfax reported that the T-50 (PAK FA) made its first flight, rising into the air from the runway Aircraft Production Association, Komsomolsk-on-Amur.

It was also reported that the fighter jet piloted by distinguished test pilot Sergei Bogdan Russia and the flight was normal.
http://www.defence.pk/forums/india-defe ... light.html

abraços]

----------------
amor fati
Carlos Mathias

#1880 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 24, 2011 7:59 pm

Aháááááá !!!!

Taí a prova cabal!

Altíssimo risco mesmo. :roll: :lol:

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#1881 Mensagem por sapao » Qui Fev 24, 2011 9:47 pm

marcelo l. escreveu:
Carlos Mathias escreveu:"É uma opção de altíssimo risco, segundo quem entende realmente do riscado".
Eu não reclamo de A ou B, por que a decisão para mim foi do Estado, é algo que vai repercutir muito em termos de projeção por anos. Mas, em termos racionais medindo tudo, o Brasil deixou passar uma oportunidade para sua defesa. Aqui o cavalo passou.
Alto risco constatado agora com o orçamento de 2011, so que cada um entendo o "risco" como quiser.
A FAB tem tanta ojeriza pela tecnologia russa que criou o curso de Engenharia Aeroespecial no ITA com uma bancada que escreve em cirilico...

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Carlos Mathias

#1882 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 24, 2011 9:50 pm

Mas não seria melhor "cortar" um projeto de 5ºG do que cortar em cima de nada?
Quando a grana voltar (e vai voltar), a FAB vai recomeçar com o ... O ... Enfim.
Vai voltar a voar o... O ...
Realmente, cortar sobre o nada não tem risco nenhum, 0-0=0.

Mas isso sou eu, que não seio de nada.

sapao
Sênior
Sênior

#1883 Mensagem por sapao » Qui Fev 24, 2011 10:30 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas não seria melhor "cortar" um projeto de 5ºG do que cortar em cima de nada?
Quando a grana voltar (e vai voltar), a FAB vai recomeçar com o ... O ... Enfim.
Vai voltar a voar o... O ...
Realmente, cortar sobre o nada não tem risco nenhum, 0-0=0.

Mas isso sou eu, que não seio de nada.

Coitado de você CM, da a maior pena...
Caiu de paraquedas aqui no meio do forum e não sabe de nada!

Não tem como "cortar" um projeto desses, nem falar para congelar porque aqui a coisa ta feia e tal...
Se esta ruim para a gente esta ruim para eles tambem, MAS eles não tiram a verba do projeto porque LÁ ele é prioridade.
Deixou de pagar?
Abraço, ou paga multa ou volta depois para comprar feito muito mais caro, e nessa historia vamos reviver o A-1.

Quando o dinheiro retornar? Até pouco tempo atrás você dizia que não ia faltar, agora é quando retornar...
Não sei não CM, sou mais pessimista que você e ja vi esse filme antes. Como você falou quase todos sofreram cortes, e quando o dinheiro voltar vai ter um monte de boca para se alimentar.
Alem disso, o F-X e uma parcela das missões da FAB, quando o dinheiro voltar a prioridade vai ter se acumulado: temos os P/C-95 que estão durando mais que barata, o T-27, T-25, os E/R-99, o R-35 e por ai vai.
E APOSTO com você que QUANDO o dinheiro voltar (isso da até samba) vai ser para pagar as multas do H-X, do P-3, e para terminar o A-1M, o MAR, o MAA-1B, e por ai vai.

marcelo l.
Sênior
Sênior

#1884 Mensagem por marcelo l. » Qui Fev 24, 2011 10:45 pm

sapao escreveu:
marcelo l. escreveu: Eu não reclamo de A ou B, por que a decisão para mim foi do Estado, é algo que vai repercutir muito em termos de projeção por anos. Mas, em termos racionais medindo tudo, o Brasil deixou passar uma oportunidade para sua defesa. Aqui o cavalo passou.
Alto risco constatado agora com o orçamento de 2011, so que cada um entendo o "risco" como quiser.
A FAB tem tanta ojeriza pela tecnologia russa que criou o curso de Engenharia Aeroespecial no ITA com uma bancada que escreve em cirilico...
Sapão, tem duas questões que você colocou por isso vou dividi-las:

1- Sempre tento colocar o Estado brasileiro em tudo, até nas medidas que todos entenderam bem e fizeram aquela ação por escolhas de manter o poder. Mas, o caso do PAK-FA não deixa de ser a grande oportunidade em termos de avião de ponta que o Brasil teve em toda a sua história, é a primeira vez que me lembro que o Brasil foi convidado a comprar um caça que quando entrar em serviço será um dois melhores do mundo e continuará a ser um dos melhores por pelo menos 20 anos.

Tenho certeza que nem a FAB ou MD fizeram o corte dele do F-X-2 pensando contra o país, elas projetaram os interesses do que pensam ser correto para o Brasil nas suas respectivas óticas, como, por sinal, todos os outros participantes da decisão, e quem toma ao meu ver sempre as decisões é o Estado, as instituições apenas fazem parte dele.

2 - Sobre o orçamento de 2011 ainda muitas surpresas virão, eu vejo que a maioria boa para alguns setores, o orçamento deste ano globalmente ainda é melhor que o do ano passado, mesmo com o contigenciamento, quando os cortes ficarem claros no meio ano, ainda será superior e melhor que o antecessor.

Editado pela última vez por marcelo l. em Qui Fev 24, 2011 10:57 pm, em um total de 3 vezes.
"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
Carlos Mathias

#1885 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Fev 24, 2011 10:50 pm

Enfim sapão, a MB cortou em submarino nuclear, escoltas no estado da arte e etc, e o EB em 2000 blindados, ambos com todas estas mazelas que assolam a FAB e outros setores do governo.

Agora, olhe a lista que você mesmo fez...

Eu ainda acho que é melhor encostar uma BMW M-5 que encostar um Fusca 68. Se meu objetivo é correr e vencer.

sapao
Sênior
Sênior

#1886 Mensagem por sapao » Sex Fev 25, 2011 12:12 am

Mas a intenção escolhida foi aprender com o F-X a partir para um futuro caça nativo após 2020 que vai ser construido com base das TOT oferecidas, pelo menos é o que entendo do PEMAER.
Se a escolha foi certa ou não só o tempo dirá.

A lista está baseada no que temos hoje, não tem como esconder.
Querer um caça de 5 geração para daqui a 4 anos que vai ser controlado por um AEW com um radar da decada de 90?
Que vai ter as peças trasportadas por um cargueiro da decada de 70?
Que vai ter seus pilotos formados por um avião da decada de 60 e outro da de 80?

A caça é uma das faces da FAB, e não adianta investir tudo nela pois ela sozinha não faz guerra.

marcelo l.
Sênior
Sênior

#1887 Mensagem por marcelo l. » Sex Fev 25, 2011 9:54 am

sapao escreveu:Mas a intenção escolhida foi aprender com o F-X a partir para um futuro caça nativo após 2020 que vai ser construido com base das TOT oferecidas, pelo menos é o que entendo do PEMAER.
Se a escolha foi certa ou não só o tempo dirá.

A lista está baseada no que temos hoje, não tem como esconder.
Querer um caça de 5 geração para daqui a 4 anos que vai ser controlado por um AEW com um radar da decada de 90?
Que vai ter as peças trasportadas por um cargueiro da decada de 70?
Que vai ter seus pilotos formados por um avião da decada de 60 e outro da de 80?

A caça é uma das faces da FAB, e não adianta investir tudo nela pois ela sozinha não faz guerra.
Há boas razões para escolha Sapão, isso acredito que ninguém nega, mas a cada momento entram novas variáveis externas que dificilmente poderiam ter ser pensadas em 2009, por isso esse eterno debate do que se deixou dentro de uma escolha racional que foi o resultado do short-list.

Lembro, apenas, que o contigenciamento até o momento não é corte, acho que o Mansueto mais ou menos coloca o pensa o que o Guido vai fazer explicando o mecanismo dos restos a pagar, vão segurar tudo e deixar para segundo semestre, no fim paga-se próximo ano com multa, é vantagem, só na cabeça dele e de quem cair no conto, claro que muitos projetos vão sair com esse mecanismo, por isso a atual grita do orçamento não me convence, instalaram apenas o terror para depois fazer as bondades no final, no fim vai ter mais gente contente no natal.

sapao
Sênior
Sênior

#1888 Mensagem por sapao » Sex Fev 25, 2011 5:35 pm

Infelizmente Marcelo ja tivemos algumas reuniões por aqui explicando a situação, e um dos pontos mais enfocados é que o que houve NÃO é contingenciamento e SIM um corte.

A diferença e que não existe verba prevista para ser liberada depois caso melhore, tem que se virar com o que tem.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2003 vezes
Agradeceram: 817 vezes

#1889 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Fev 25, 2011 6:29 pm

Luís Henrique escreveu:
marcelo l. escreveu:Esse tópico sim dá uma tristeza, o Estado brasileiro preferiu três caças de 4.5 geração do que o PAK-FA...provavelmente será o segundo melhor caça atrás apenas do F-22.
será que ficará atrás mesmo?? :twisted:
há controvérsias.
Pois é, há controvérsias. Mas o que importa aqui é que jogamos uma p*ta oportunidade fora.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

#1890 Mensagem por Brasileiro » Sex Fev 25, 2011 7:27 pm

O F-22 deve mesmo continuar sendo o mais stealthy, mais do que o PAK-FA, J-20 e outros.

Agora se continuará como melhor caça é outra história....

abraços]

----------------
amor fati
Responder