NOTÍCIAS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

Re: NOTÍCIAS

#20941 Mensagem por alcmartin » Ter Fev 22, 2011 1:33 pm

Joao, não sei se falou isso baseado no que eu afirmei no outro tópico, "cobrando" a EMBRAER. Se foi, não entendeu. É ponto pacífico na FAB que deve-se apoiar a EMBRAER. Ninguem discute. O que se cobra é num nível abaixo, no operacional, uma maior adequação dos projetos as necessidades operacionais. E claro, ambos, FAB e EMBRAER, juntos cobram maior aporte de recursos por parte do governo para tornar esses projetos viáveis. Cada um no seu quadrado: a EMBRAER quer e precisa vender, com lucro. E a FAB precisa operar a contento. :wink:

Abs!

DELTA22
Sênior
Sênior

#20942 Mensagem por DELTA22 » Ter Fev 22, 2011 4:34 pm

India, Embraer In Talks For Commercial Jet

Feb 22, 2011

By Graham Warwick
Sao Jose dos Campos

India is hopeful of cooperating with Embraer on development of a 90- to 100-seat regional airliner, says a government official at the Feb. 20 unveiling in Brazil of the first EMB-145 airborne early warning and control (AEW&C) platform for India.

The contract to provide three EMB-145 AEW&C testbeds lays a foundation for cooperation between India and Embraer on commercial aircraft and other programs, says VK Saraswat, director general of the Bangalaru-based Defense Research and Development Organization (DRDO).

Saraswat says the Indian government has sanctioned the development of a 90- to 100-seat regional transport and talks have taken place with Embraer. He also notes the potential for cooperation with Brazil on India’s planned fifth-generation Advanced Medium Combat Aircraft, but Embraer says no discussion have taken place on that program.

India’s National Aerospace Laboratory is studying both a 70- to 90-seat regional turboprop and a 90- to 100-seat jet, and the so-called “high powered committee on national civil aircraft development” is to submit a feasibility report to the government by March-April.

Embraer, meanwhile, is studying options in response to the all-new Bombardier CSeries and re-engined Airbus A320NEO, ranging from engine and other upgrades for its 70- to 110-seat E-170/190 family to development of a larger, all-new aircraft.

In addition to the three EMB-145 AW&C platforms, Embraer has delivered Legacy VIP transports to the Indian air force and is the preferred bidder for a nine-aircraft contract to supply additional Legacys for electronic intelligence and target towing.

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... annel=comm

"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#20943 Mensagem por Penguin » Ter Fev 22, 2011 4:38 pm

DELTA22 escreveu:
India, Embraer In Talks For Commercial Jet

Feb 22, 2011

By Graham Warwick
Sao Jose dos Campos

India is hopeful of cooperating with Embraer on development of a 90- to 100-seat regional airliner, says a government official at the Feb. 20 unveiling in Brazil of the first EMB-145 airborne early warning and control (AEW&C) platform for India.

The contract to provide three EMB-145 AEW&C testbeds lays a foundation for cooperation between India and Embraer on commercial aircraft and other programs, says VK Saraswat, director general of the Bangalaru-based Defense Research and Development Organization (DRDO).

Saraswat says the Indian government has sanctioned the development of a 90- to 100-seat regional transport and talks have taken place with Embraer. He also notes the potential for cooperation with Brazil on India’s planned fifth-generation Advanced Medium Combat Aircraft, but Embraer says no discussion have taken place on that program.

India’s National Aerospace Laboratory is studying both a 70- to 90-seat regional turboprop and a 90- to 100-seat jet, and the so-called “high powered committee on national civil aircraft development” is to submit a feasibility report to the government by March-April.

Embraer, meanwhile, is studying options in response to the all-new Bombardier CSeries and re-engined Airbus A320NEO, ranging from engine and other upgrades for its 70- to 110-seat E-170/190 family to development of a larger, all-new aircraft.

In addition to the three EMB-145 AW&C platforms, Embraer has delivered Legacy VIP transports to the Indian air force and is the preferred bidder for a nine-aircraft contract to supply additional Legacys for electronic intelligence and target towing.

http://www.aviationweek.com/aw/generic/ ... annel=comm
Se isso acontecer, me parece um bom e promissor caminho.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
DELTA22
Sênior
Sênior

#20944 Mensagem por DELTA22 » Ter Fev 22, 2011 4:49 pm

Sei lá... Eu nem destaquei essa parte porque achei meio difícil de isso vir a ocorrer, já que os indianos estão ligados ao T-50 até a medula e a Embraer não está (a meu ver) muito preocupada em construir jatos de combate...

[]'s.

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#20945 Mensagem por Penguin » Ter Fev 22, 2011 5:01 pm

DELTA22 escreveu:Sei lá... Eu nem destaquei essa parte porque achei meio difícil de isso vir a ocorrer, já que os indianos estão ligados ao T-50 até a medula e a Embraer não está (a meu ver) muito preocupada em construir jatos de combate...

[]'s.
Os indianos estão começando o desenvolvimento desse projeto (MCA). Mas é coisa para o pós-2020-2025.
Se a colaboração entre a Embraer e os indianos avançar, me parece ser um caminho muito interessante.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5716 vezes
Agradeceram: 3259 vezes

#20946 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 22, 2011 5:07 pm

DELTA22 escreveu:Sei lá... Eu nem destaquei essa parte porque achei meio difícil de isso vir a ocorrer, já que os indianos estão ligados ao T-50 até a medula e a Embraer não está (a meu ver) muito preocupada em construir jatos de combate...

[]'s.

O MCA nada tem a ver com o programa do T-50, a não ser o fato de ter a prestenção de ser um caça de 5a geração genuinamente indiano.
A parceria com os russo visa Tot's e a produção de um substituto para os Su-30MKI, além do uso do conhecimento ganho para o desenvolvimento do MCA.
O projeto do MCA visa substituir Mig-29, M2000, Mig-27 e Mig-21 da extensa frota indiana.
São programas complementares.
O desinteresse da Embraer é justificável pelo simples fato de que a FAB - seu principal cliente - não quer saber de caça de 5a geração antes de 2031. Então, temos mais vinte anos de FX pela frente.
Até lá quem sabe a FAB arruma alguma outra coisa para fazer... além de esperar.

abs

Carpe Diem
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#20947 Mensagem por joao fernando » Ter Fev 22, 2011 5:20 pm

Tirando o fator vinagre do dia, onde se le FAB entenda Embraer

Já li que não se podia colocar sonda Revo nos ERJ, e voilá, apareceu a sonda revo.

E não duvido, que um ERJ-190 não possa receber um bomb-bay pressurizado, para o lugar dos P-3 Br

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
irlan
Sênior
Sênior
Agradeceu: 4 vezes
Agradeceram: 40 vezes

#20948 Mensagem por irlan » Ter Fev 22, 2011 5:23 pm

Não temos nenhum jato comercial que atenda os requisitos dos indianos?

Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
DELTA22
Sênior
Sênior

#20949 Mensagem por DELTA22 » Ter Fev 22, 2011 5:29 pm

Santiago e FCarvalho, é uma questão de aguardar. Tomara que se realize no futuro, mas digamos que estou com um "otimismo prudente" (para não dizer cético) quanto a esse assunto. 8-]

[]'s aos 2.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5716 vezes
Agradeceram: 3259 vezes

#20950 Mensagem por FCarvalho » Ter Fev 22, 2011 5:49 pm

Delta, depois de quase 10 anos debatendo defesa aqui no DB, com todas essas indas e vindas, ceticismo para mim virou xarope pra tosse, que se deve toma em doses homeopáticas pra não matar os (in)pacientes aqui. :)

ps: deixei de ser otimista no começo para me torna realista no meio do caminho. agora perto do fim, seja lá qual for, só sendo cetico mesmo.

abs.

Carpe Diem
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#20951 Mensagem por Matheus » Ter Fev 22, 2011 7:10 pm

O que será aquele sensor próximo a sonda?

sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#20952 Mensagem por sapao » Ter Fev 22, 2011 7:16 pm

joao fernando escreveu:Tirando o fator vinagre do dia, onde se le FAB entenda Embraer

Já li que não se podia colocar sonda Revo nos ERJ, e voilá, apareceu a sonda revo.

E não duvido, que um ERJ-190 não possa receber um bomb-bay pressurizado, para o lugar dos P-3 Br
João,
os engenheiros aqui podem esclarecer melhor, mas não tem nem comparação a colocação de uma sonda externa a aeronave, coisa que o Brasil ja tinha feito com o AT-26, com a colocação de um bomb-bay que modifica TODA a estrutura da aeronave e que no Brasil so se conhecia da epoca do B-29 ou por fotos.
Em engenharia nada é impossivel, basta termos mentes capazes, tempo e vontade (leia-se dinheiro) para realizar.
Não vi ninguem dizendo que não era possivel, e sim que não era a melhor opção a epoca da compra.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#20953 Mensagem por LeandroGCard » Ter Fev 22, 2011 7:47 pm

sapao escreveu:João,
os engenheiros aqui podem esclarecer melhor, mas não tem nem comparação a colocação de uma sonda externa a aeronave, coisa que o Brasil ja tinha feito com o AT-26, com a colocação de um bomb-bay que modifica TODA a estrutura da aeronave e que no Brasil so se conhecia da epoca do B-29 ou por fotos.
Em engenharia nada é impossivel, basta termos mentes capazes, tempo e vontade (leia-se dinheiro) para realizar.
Não vi ninguem dizendo que não era possivel, e sim que não era a melhor opção a epoca da compra.
A instalação de um bomb-bay em aviões como o EMB-190 é perfeitamente possível, seguindo-se a mesma receita utilizada para a instalação do bomb-bay nos próprios P-3, derivados que são do projeto do Electra, que não o possuía.

Os que imaginam alguma dificuldade maior prendem-se ao conceito dos bomb-bays dos bombardeiros da II guerra Mundial, que ficavam embaixo das asas, na mesma posição das longarinas. Isto permitia manter praticamente a mesma posição do CG tanto com o compartimento de bombas cheio quanto após elas terem sido lançadas, e nos aviões de asa alta ou média não era um problema mas nos de asa baixa complicava um pouco o projeto, se ele não fosse feito desde o início pensando nisso.

No caso do EMB-190 com asa baixa e longarina em caixa fechada, a instalação do bomb-bay nesta posição "tradicional" seria realmente muito difícil. Mas o mesmo acontecia com o Electra, e a solução dos engenheiros foi deslocar o bomb-bay para a frente da asa, como pode ser visto na última imagem da página abaixo.

http://majalahmiliter.blogspot.com/2008 ... -keep.html

Se a FAB aceitasse para o EMB-190 a mesmam solução que considerou satisfatória no P-3, a instalação do bomb-bay poderia ter sido desenvolvida sem muitos problemas, desde que se desse à Embraer o prazo e a remuneração adequadas para projetar e implementar esta modificação. E pelo tempo que está demorando a reforma dos P-3, acho que prazo não seria problema, talvez o custo.

Mas o que ouvi foi que o problema da FAB com o EMB-190 não teria sido a ausência do bomb-bay, mas a alta velocidade de stol, incompatível com o emprego dos torpedos que a FAB planeja utilizar.

Leandro G. Card

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#20954 Mensagem por Enlil » Ter Fev 22, 2011 8:16 pm

FCarvalho escreveu:

[]'s.

O MCA nada tem a ver com o programa do T-50, a não ser o fato de ter a prestenção de ser um caça de 5a geração genuinamente indiano.
A parceria com os russo visa Tot's e a produção de um substituto para os Su-30MKI, além do uso do conhecimento ganho para o desenvolvimento do MCA.
O projeto do MCA visa substituir Mig-29, M2000, Mig-27 e Mig-21 da extensa frota indiana.
São programas complementares.
O desinteresse da Embraer é justificável pelo simples fato de que a FAB - seu principal cliente - não quer saber de caça de 5a geração antes de 2031. Então, temos mais vinte anos de FX pela frente.
Até lá quem sabe a FAB arruma alguma outra coisa para fazer... além de esperar.

abs
O MCA visa substituir os três primeiros e complementar o vencedor do MRCA; talvez em um segundo momento até substituí-lo. O substituto dos MiGs-21 é o LCA Tejas.

[].

Enlil
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 28 vezes

#20955 Mensagem por Enlil » Ter Fev 22, 2011 8:20 pm

joao fernando escreveu:Tirando o fator vinagre do dia, onde se le FAB entenda Embraer

O problema sempre foi $ mesmo.

[].

Responder