Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Brasileiro
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Re: Projeto VANT

#481 Mensagem por Brasileiro » Dom Fev 13, 2011 12:14 pm

Thor escreveu:Ciclope, a plataforma é um pequeno detalhe. O que mais importa são os payloads e as estações de controle e processamento. Fazer um avião telecomandado é simples, junta uns 2 ou 3 engenheiros aeronáuticos e eletrônicos e fornece apoio que eles produzirão um VANT.
Agora quero ver uma empresa brasileira fazer um sensor optico-infravermelho, numa faixa que não se acha no mercado, com sistema georeferenciado, com plataforma de processamento em tempo real e com a qualidade e precisão que os melhores do mundo tem...isso porque nem falei de payload SAR ou SIGINT.
Aeromodelo com camera made in China é mole, SISVANT é outra coisa.
Não tenho certeza, mas acho que a Elbit/AEL já estava envolvida nas modernizações do F-5M, do A-1, paineis dos A-29, Bandecos, e por último VANT.
Abraços
Nossa tecnologia de VANT nacional já domina decolagens e pousos totalmente automáticos. O perfil de vôo segue 'waypoints' pré-programados e também é automático.
Não tem nada a ver com aeromodelos de grande porte ou de rádio-comando.

Já temos em desenvolvimento também, pela Orbisat, um radar de abertura sintética (SAR) para ser utilizado em VANT. Temos também em desenvolvimento um sitema de detecção de lançamento de míssil por parte da aeronave. Quanto ao sensor de espectro Infra-vermelho e visível, também seguimos avançando.


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Re: Projeto VANT

#482 Mensagem por ciclope » Dom Fev 13, 2011 12:30 pm

Muito bom saber disso brasileiro.
Eu não imaginava que estavamos pesquisando um SAR para vants para mim iamos ficar somente no sensor ótico.




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Re: Projeto VANT

#483 Mensagem por Slip Junior » Dom Fev 13, 2011 12:52 pm

Em breve, algumas novidades no cenário civil brasileiro. :wink:

Abraços




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Re: Projeto VANT

#484 Mensagem por Centurião » Dom Fev 13, 2011 12:58 pm

Esse motor Rotax (austríaco) é fabricado no Brasil? Ele será substituído por um motor de projeto brasileiro?




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Re: Projeto VANT

#485 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Fev 13, 2011 1:10 pm

Existe um programa para desenvolvimento de uma turbina com esse propósito.

[]'s




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Re: Projeto VANT

#486 Mensagem por Brasileiro » Dom Fev 13, 2011 1:12 pm

Centurião escreveu:Esse motor Rotax (austríaco) é fabricado no Brasil? Ele será substituído por um motor de projeto brasileiro?
O Rotax-912 é um motor a pistão, da ordem de 80 hp amplamente difundido no Brasil pelo uso em ultraleves e outras aeronaves de pequeno porte. Em qualquer aeroclube do Brasil se econtra aeronaves com estes motores...
Não é nada que vai f* com a nossa vida se algum dia embargarem, o que também não faria o menor sentido, já que mesmo sem acesso aos motores é bastante 'comum' até ultraleves experimentais feitos com motores de Fusca ou Variante.

Mas que seria bom uma fábrica de motores aeronáuticos aqui no Brasil, disso não há dúvidas. Mas também não é o fim do mundo se não fabricamos este tipo de motor do mais simples e não muito diferente dos motores da maioria dos carros populares por aqui.



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Re: Projeto VANT

#487 Mensagem por Brasileiro » Dom Fev 13, 2011 1:16 pm

AlbertoRJ escreveu:Existe um programa para desenvolvimento de uma turbina com esse propósito.

[]'s
Estão desenvolvelndo um motor turboélice baseado na turbina TR-3500 para equipar um VANT-Estratégico que está sendo planejado.
O desenvolvimento em si até que está indo bem, com alguns protótipos construídos e algumas tecnologias dominadas. O difícil está sendo encontrar alguma empresa que se habilite a fabricar essas turbinas, dados os riscos do programa, a possibilidade de um governo lá na frente achar 'desnecessário' e a baixa demanda.
Mesmo assim, acho que seria interessante levar isso até o fim, visto que essa empresa se capacitada pode ser uma boa fornecedora para uma fábrica maior de turbinas aqui, como a GE-CELMA, aumentando a nacionalização e a complexidade do que poderá ser fabricado aqui para os aviões da Embraer.


abraços]




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Re: Projeto VANT

#488 Mensagem por Centurião » Dom Fev 13, 2011 1:38 pm

Brasileiro escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Existe um programa para desenvolvimento de uma turbina com esse propósito.

[]'s
Estão desenvolvelndo um motor turboélice baseado na turbina TR-3500 para equipar um VANT-Estratégico que está sendo planejado.
O desenvolvimento em si até que está indo bem, com alguns protótipos construídos e algumas tecnologias dominadas. O difícil está sendo encontrar alguma empresa que se habilite a fabricar essas turbinas, dados os riscos do programa, a possibilidade de um governo lá na frente achar 'desnecessário' e a baixa demanda.
Mesmo assim, acho que seria interessante levar isso até o fim, visto que essa empresa se capacitada pode ser uma boa fornecedora para uma fábrica maior de turbinas aqui, como a GE-CELMA, aumentando a nacionalização e a complexidade do que poderá ser fabricado aqui para os aviões da Embraer.


abraços]

Valeu pela explicação, Brasileiro. Mas existe uma salada de siglas que parecem fazer referência a três projetos com finalidades distintas:

TAPP 5000 - Fabricada pela TGM Turbinas, para VANTS de até 1,5 tonelada. A conclusão do projeto estava para dezembro do ano passado. O que aconteceu?
TH-1000 - Motor turbohélice de 1000 cv. Desenvolvido a partir da TR-3500. Término em 2015. Seria usado para um VANT de reconhecimento estratégico.
TR-3500 - Turbina para uso em VANT estratégico do tipo do Global Hawk.

Todas esssa informações são baseadas em notícias de meados de 2009. Alguém tem mais informações sobre isso?


http://www.incubadorarevap.com.br/notic ... max=7&tpl=

Projeto de tecnologia estratégica para o país terá R$ 116 milhões na segunda fase

O Brasil já está migrando para o rol de países que desenvolvem e certificam turbinas aeronáuticas. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em conjunto com a empresa Polaris Tecnologia, finalizou o desenvolvimento do primeiro protótipo de um turbo-reator de 350 quilos de empuxo, equivalente a uma potência de 1300 HP. Agora os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de um motor turboélice de 1000 HP (é a TH-1000) para equipar veículos aéreos não tripulados.
.
.
.
"A próxima etapa do projeto, avaliada em R$ 116 milhões, prevê a construção de 11 laboratórios avançados na área de testes para turbinas, infra-estrutura necessária para garantir o processo de homologação dos motores”. Segundo o diretor da Polaris, esse tipo de laboratório ainda não existe no Brasil. Os recursos estão sendo negociados com a FINEP.
Mais informações:

Em fevereiro de 2010, a FINEP liberou mais dinheiro para a otimização da turbina para uso em VANT. O projeto tem duração de 32 meses.

http://www.incubadorarevap.com.br/notic ... max=7&tpl=




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Re: Projeto VANT

#489 Mensagem por Thor » Dom Fev 13, 2011 3:39 pm

Brasileiro escreveu:
Thor escreveu:Ciclope, a plataforma é um pequeno detalhe. O que mais importa são os payloads e as estações de controle e processamento. Fazer um avião telecomandado é simples, junta uns 2 ou 3 engenheiros aeronáuticos e eletrônicos e fornece apoio que eles produzirão um VANT.
Agora quero ver uma empresa brasileira fazer um sensor optico-infravermelho, numa faixa que não se acha no mercado, com sistema georeferenciado, com plataforma de processamento em tempo real e com a qualidade e precisão que os melhores do mundo tem...isso porque nem falei de payload SAR ou SIGINT.
Aeromodelo com camera made in China é mole, SISVANT é outra coisa.
Não tenho certeza, mas acho que a Elbit/AEL já estava envolvida nas modernizações do F-5M, do A-1, paineis dos A-29, Bandecos, e por último VANT.
Abraços
Nossa tecnologia de VANT nacional já domina decolagens e pousos totalmente automáticos. O perfil de vôo segue 'waypoints' pré-programados e também é automático.
Não tem nada a ver com aeromodelos de grande porte ou de rádio-comando.

Já temos em desenvolvimento também, pela Orbisat, um radar de abertura sintética (SAR) para ser utilizado em VANT. Temos também em desenvolvimento um sitema de detecção de lançamento de míssil por parte da aeronave. Quanto ao sensor de espectro Infra-vermelho e visível, também seguimos avançando.


abraços]
Não há dúvida que estamos mais avançados no Sistema de Navegação Autonoma e Controle, já em fase final de desenvolvimento, como vimos nos últimos testes realizados em Pirassununga.
A Orbisat, acho que em parceria com a AGX, também está bem adiantada no SAR para VANT.
Infelizmente ainda não atingiram o nível que os UAV israelenses, que já usam com bastante eficiencia militar desde a campanha no vale do Beka (1982). Quem sabe em poucos anos teremos a precisão necessária para atividades de força aérea.




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Re: Projeto VANT

#490 Mensagem por WalterGaudério » Ter Fev 15, 2011 3:23 pm

Thor escreveu:
Brasileiro escreveu: Nossa tecnologia de VANT nacional já domina decolagens e pousos totalmente automáticos. O perfil de vôo segue 'waypoints' pré-programados e também é automático.
Não tem nada a ver com aeromodelos de grande porte ou de rádio-comando.

Já temos em desenvolvimento também, pela Orbisat, um radar de abertura sintética (SAR) para ser utilizado em VANT. Temos também em desenvolvimento um sitema de detecção de lançamento de míssil por parte da aeronave. Quanto ao sensor de espectro Infra-vermelho e visível, também seguimos avançando.


abraços]
Não há dúvida que estamos mais avançados no Sistema de Navegação Autonoma e Controle, já em fase final de desenvolvimento, como vimos nos últimos testes realizados em Pirassununga.
A Orbisat, acho que em parceria com a AGX, também está bem adiantada no SAR para VANT.
Infelizmente ainda não atingiram o nível que os UAV israelenses, que já usam com bastante eficiencia militar desde a campanha no vale do Beka (1982). Quem sabe em poucos anos teremos a precisão necessária para atividades de força aérea.

Thor boa tarde, a Orbisat tem o projeto orbisar quase em ponto de bala. A carga últil crítica, (não para o radar SAR), é mesmo o sistetema de giroestabilização para sensores eletro-ópticos, como imageadores termais(IR) e Câmaras de alta resolução, aliás nós tb não fabricamos ainda tais cargas. A Orbisat, no entanto já tem tecnologia, desenvolvida em conjunto com o CTEx para câmaras termais, para uso em Fuzis automáticos, bem como para óculos de visão infra-vermelha. Portanto, é questão do gov Federal APOIAR($$$$$$$$$$$$$$) para o resultado aparecer. Já existe capacitação mínima para se dar um passo adiante.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
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Re: Projeto VANT

#491 Mensagem por Slip Junior » Ter Fev 15, 2011 8:35 pm

WalterGaudério escreveu:Thor boa tarde, a Orbisat tem o projeto orbisar quase em ponto de bala. A carga últil crítica, (não para o radar SAR), é mesmo o sistetema de giroestabilização para sensores eletro-ópticos, como imageadores termais(IR) e Câmaras de alta resolução, aliás nós tb não fabricamos ainda tais cargas. A Orbisat, no entanto já tem tecnologia, desenvolvida em conjunto com o CTEx para câmaras termais, para uso em Fuzis automáticos, bem como para óculos de visão infra-vermelha. Portanto, é questão do gov Federal APOIAR($$$$$$$$$$$$$$) para o resultado aparecer. Já existe capacitação mínima para se dar um passo adiante.
Walter, na verdade, já há uma empresa brasileira (Xmobots) que desenvolveu um sistema de giroestabilização (Gimbal) para sensores ópticos para aplicação em VANTs: http://www.dcabr.org.br/download/evento ... mianti.pdf

Abraço




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Re: Projeto VANT

#492 Mensagem por V.Soares » Sáb Fev 19, 2011 5:37 am

Slip Junior escreveu:Em breve, algumas novidades no cenário civil brasileiro. :wink:

Abraços
Olá Slip Junior! Poderia compartilhar conosco tuas informações?
Obrigado.




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Re: Projeto VANT

#493 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Fev 19, 2011 5:33 pm

Slip Junior escreveu:
WalterGaudério escreveu:Thor boa tarde, a Orbisat tem o projeto orbisar quase em ponto de bala. A carga últil crítica, (não para o radar SAR), é mesmo o sistetema de giroestabilização para sensores eletro-ópticos, como imageadores termais(IR) e Câmaras de alta resolução, aliás nós tb não fabricamos ainda tais cargas. A Orbisat, no entanto já tem tecnologia, desenvolvida em conjunto com o CTEx para câmaras termais, para uso em Fuzis automáticos, bem como para óculos de visão infra-vermelha. Portanto, é questão do gov Federal APOIAR($$$$$$$$$$$$$$) para o resultado aparecer. Já existe capacitação mínima para se dar um passo adiante.
Walter, na verdade, já há uma empresa brasileira (Xmobots) que desenvolveu um sistema de giroestabilização (Gimbal) para sensores ópticos para aplicação em VANTs: http://www.dcabr.org.br/download/evento ... mianti.pdf

Abraço

Valeu pelo esclarecimento Slip.




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Re: Projeto VANT

#494 Mensagem por DELTA22 » Sex Abr 01, 2011 10:52 pm

Olho na turbina TAPP 5000.

Pelo que entendi em conversas recentes, é a mais promissora. :wink:


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Projeto VANT

#495 Mensagem por Wingate » Seg Abr 04, 2011 11:39 am

Exemplo de utilização de VANTs no Afganistão, operados por militares de CINGAPURA:



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