Nossa tecnologia de VANT nacional já domina decolagens e pousos totalmente automáticos. O perfil de vôo segue 'waypoints' pré-programados e também é automático.Thor escreveu:Ciclope, a plataforma é um pequeno detalhe. O que mais importa são os payloads e as estações de controle e processamento. Fazer um avião telecomandado é simples, junta uns 2 ou 3 engenheiros aeronáuticos e eletrônicos e fornece apoio que eles produzirão um VANT.
Agora quero ver uma empresa brasileira fazer um sensor optico-infravermelho, numa faixa que não se acha no mercado, com sistema georeferenciado, com plataforma de processamento em tempo real e com a qualidade e precisão que os melhores do mundo tem...isso porque nem falei de payload SAR ou SIGINT.
Aeromodelo com camera made in China é mole, SISVANT é outra coisa.
Não tenho certeza, mas acho que a Elbit/AEL já estava envolvida nas modernizações do F-5M, do A-1, paineis dos A-29, Bandecos, e por último VANT.
Abraços
Não tem nada a ver com aeromodelos de grande porte ou de rádio-comando.
Já temos em desenvolvimento também, pela Orbisat, um radar de abertura sintética (SAR) para ser utilizado em VANT. Temos também em desenvolvimento um sitema de detecção de lançamento de míssil por parte da aeronave. Quanto ao sensor de espectro Infra-vermelho e visível, também seguimos avançando.
abraços]