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Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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AlbertoRJ
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Re: NOTÍCIAS

#20761 Mensagem por AlbertoRJ » Qui Fev 10, 2011 11:47 pm

Túlio escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Eu acho que o recado é claro: Dessa vez, os EUA é que precisam se adequar (e assim o F/A-18 vencerá). Alguns analistas estão interpretando o contrário.

[]'s

Palavra que eu queria entender melhor o que quiseste dizer, porque boiei, Projeto e Delta véios... 8-]
Tulio, eu percebo que alguns analistas da mídia estão escrevendo e dizendo que o F/A-18 teria suas possibilidades renovadas e até um possível favoritismo devido a uma "nova postura diplomática brasileira" etc. Resumindo, não é isso que as declarações recentes da Dilma e do Jobim indicam. Me parece que ainda falta para os norte-americanos fornecer as garantias que o governo brasileiro e a FAB acham necessárias para um acordo.
Também acho muito cedo para se fazer essas interpretações diplomáticas.

Abraços




Alberto -
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Re: NOTÍCIAS

#20762 Mensagem por Túlio » Qui Fev 10, 2011 11:49 pm

Por mim está correto. :wink: 8-]




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Re: NOTÍCIAS

#20763 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 11, 2011 12:28 am

Penso que a intenção de aproximação com os EUA é uma questão que verdadeiramente está sendo considerado pelo Governo brasileiro, mas se isso vai influenciar na decisão do F-X2, ai já são outros 500 e depende do que já discutimos anteriormente (garantias)... 8-]

[]'s a todos.




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Re: NOTÍCIAS

#20764 Mensagem por lubra » Sex Fev 11, 2011 10:29 am

Em minha opinião o que ocorreu é o seguinte: disseram pra ela que, apesar de ser preferida por quem vai operar, a proposta americana não era a melhor porque não transferia Tecnologia. Ela está conferindo. A depender do resultado, confirma-se o MD. Ou não.




Saudações,
Luciano.

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Suas decisões de ontem definiram sua atual situação.
As decisões de hoje definirão quem você será e onde estará amanhã.
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Re: NOTÍCIAS

#20765 Mensagem por Franz Luiz » Sex Fev 11, 2011 10:49 am

Concordo com o lubra.
Quando disseram que a Presidente poderia estar interessada no F-18, mas condicionou
este interesse com a garantia do Congresso Americano em tranferência de tecnol., muitos se entusiasmaram
de que viria o caça americano. Eu vejo diferente.
Como o Congresso americano vai dar garantias do resultado de uma votação no futuro?
Cada dia é um novo dia nos interesses de se votar algo.
Vejo assim: me dêem esta garantia que é impossível e eu compro. Ah! Não dá? Que pena, nós tentamos.
Mas pode ser que a compra saia assim mesmo, apenas com as garantias do executivo americano.
Mas aí será por outros interesses de geopolítica brasileira.




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Re: NOTÍCIAS

#20766 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 11, 2011 10:55 am

Imagem
Via Notimp

Sem ingerência sobre caças ou aviação civil, Jobim perde poder

Raymundo Costa | Brasília

Muito embora mantenha a agenda cheia para as próximas semanas, o ministro Nelson Jobim está contrariado no governo. Desde antes da posse da presidente Dilma Rousseff, o ministro acumula reveses dentro do governo, entre os quais o mais sério é a revisão do processo de compra dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), determinada pela presidente.

Além da revisão da compra dos caças, o ministro sente-se desconfortável com o noticiário sobre decisões com as quais concorda, mas que são transmitidas como se fossem derrotas do Ministério da Defesa. Este é o caso, por exemplo, da retirada da aviação civil da órbita do Ministério da Defesa, com a qual concorda, mas sobre a qual gostaria de ter participação mais efetiva.

Entre os amigos do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na área jurídica informa-se que Jobim pensou, inclusive, em abreviar sua permanência no governo. Ele pretendia ficar no máximo dois anos, tempo que julga necessário para consolidar o comando civil na Defesa e implementar a Estratégia Nacional de Defesa. Agora, analisaria a hipótese de sair neste semestre.

Fontes ligadas à Defesa disseram ao Valor, no entanto, que o ministro mantém o projeto original. Ontem, Jobim estava na Amazônia, no fim de semana vai à Argentina e há poucos dias teve reunião com o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) para definir a agenda internacional da Defesa. Também está confirmada a posse, no fim de fevereiro, do ex-deputado José Genoino (PT-SP) na principal assessoria civil do Ministério da Defesa.

Com relação aos caças, essas fontes afirmam que houve apenas "um adiamento" da decisão. A compra de navios de superfície para a Marinha nem mesmo teria sido adiada, porque o processo ainda se encontra em fase de consultas com os fornecedores. Mas, ao mesmo tempo que aceita que o momento não é politicamente favorável ao anúncio de compra de armamentos, é certo que Jobim não concorda com o adiamento dos projetos sob o pretexto de ajuste fiscal: a compra dos caças terá financiamento internacional e o Brasil somente terá de fazer desembolsos a partir do fim de 2012.

A relação de Jobim com o Palácio do Planalto mudou com a posse de Dilma. A presidente demorou a receber o ministro em audiência, e quando decidiu revisar a compra de um lote de 36 caças para a FAB, ela pediu para o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) ler o relatório preparado pelo Ministério da Defesa. Ficou patente que a presidente pensava rever o processo e ouvir novamente todos os envolvidos - como é do seu estilo.

A compra dos caças da FAB é um processo iniciado no primeiro mandato do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. A FAB sempre se manifestou favorável à aquisição do caça da fábrica sueca Saab, o Gripen, mas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva o negócio evoluiu para uma parceria estratégica com a França. O então presidente, no 7 de Setembro de 2009, chegou a dizer que o caça francês Rafale seria o escolhido, embora fosse bem mais caro que os demais concorrentes (além do Gripen, o F-18 americano).

Na troca de governo, os americanos da Boeing (fabricante do F-18, o Super Hornet), que antes estavam isolados, conseguiram estabelecer bons contatos com o Palácio do Planalto e melhoraram sua proposta, que agora inclui a manufatura de peças da fuselagem de todos os F-18 negociados no mundo em uma fábrica no Brasil. Jobim, segundo interlocutores do ministro, é contrário ao reinício de todo o processo licitatório.

Jobim não tem com Dilma o mesmo relacionamento que tinha com Lula, mas ganhou a simpatia dos petistas ao levar o ex-deputado José Genoino para o Ministério da Defesa. Genoino será importante para fazer a interface do ministério com o Congresso, sobretudo quando a questão da tortura e dos desaparecidos entrar na agenda dos congressistas, com a instalação da Comissão da Verdade. O PMDB, partido do ministro, entregou Jobim à própria sorte. Mas se ele sair, vai dizer que o partido perdeu um ministério e quer ser compensado com outra Pasta.




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Re: NOTÍCIAS

#20767 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 11, 2011 11:01 am

Do JORNAL DO COMMERCIO (via AsCom - MD):

CLÁUDIO HUMBERTO

Caças x exportações

O governo brasileiro tenta vincular a compra de aviões de combate para a FAB ao acesso de produtos do País a mercados internacionais. O governo Barack Obama recebeu a sinalização de que o Brasil pode até optar pelos caças F-18 Super Hornet, da Boeing, mas em troca da eliminação de barreiras para produtos como o etanol, no mercado americano. Sem abdicar, claro, da cessão de tecnologia. O primeiro americano a perceber as chances de fechar negócio com o Brasil foi o senador John McCain, que veio fazer lóbi pelos F-18. Há dias, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, recebeu de Dilma sinais do seu interesse em se aproximar do governo Obama. Para adotar nova estratégia na questão dos caças, antes Dilma teve de demover Lula, que assumiu compromissos com os Rafale franceses. O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tem voz ativa na nova estratégia para a compra dos caças, Nelson Jobim (Defesa), não.

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((( Túlio, depois que você desbloquear o tópico do F-X2, acho que seria bom transferir estas 2 notícias para lá. []'s. )))




Editado pela última vez por DELTA22 em Sex Fev 11, 2011 11:05 am, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS

#20768 Mensagem por PRick » Sex Fev 11, 2011 11:04 am

AlbertoRJ escreveu:
Túlio escreveu:
Palavra que eu queria entender melhor o que quiseste dizer, porque boiei, Projeto e Delta véios... 8-]
Tulio, eu percebo que alguns analistas da mídia estão escrevendo e dizendo que o F/A-18 teria suas possibilidades renovadas e até um possível favoritismo devido a uma "nova postura diplomática brasileira" etc. Resumindo, não é isso que as declarações recentes da Dilma e do Jobim indicam. Me parece que ainda falta para os norte-americanos fornecer as garantias que o governo brasileiro e a FAB acham necessárias para um acordo.
Também acho muito cedo para se fazer essas interpretações diplomáticas.

Abraços
Isso está assim desde sempre, o NJ cansou de repetir isso, e nada mudou. O que vemos é um monte de mentiras na mídia, como essa notícia acima, dizendo que a Boieng melhorou a sua proposta agora, isso não é real, a proposta de produzir algumas peças da estritura do F-18E já estava na mesa no governo passado.

Depois temos um monte de interpretações que falam um monte de coisas, que não tem base nos fatos, ainda que os discursos possam estar mais amenos, o que é normal em novo governo, nada mudou em termos de fatos, os contenciosos diplomáticos e comerciais estão todos aí.

[]´s




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Re: NOTÍCIAS

#20769 Mensagem por Booz » Sex Fev 11, 2011 11:11 am

O negócio tem lá sua divisão primária e secundará que também se divide.
Na primeira: econômica/política/técnica cujas etapas já foram vencidas
Na segunda fica a econômica e política, esta se dividindo entre política interna e externa.
Enfim a secundária é a mais complicada, pois tem que balancear futricas e interesses internos com o novelo da política externa que vai se estendendo pelo comércio relações políticas etc. Sem dúvida é muito mais fácil desagradar à França do que aos EUA (cujo peso comercial e político no Brasil e no mundo é inigualável). O mesmo fez a França quando rangeu os dentes mas fingiu que não era com ela as tratativas - que ela supostamente ajudou a açular - do Brasil com o irã.

O problema - que virou clichê - com os americanos é a ToT. Em são consciência ninguém pode dizer que isto é balela. "Ah JP! Mas os franceses não transferem..." - Putz! Ninguém entrega tudo o que investiu décadas de pesquisa e desenvolvimento (de graça). Mas com a corda no pescoço e não vendo no horizonte uma concorrência tão presumível fazem-no mais que os americanos. O poder de aguentar pressão de uns não é igual ao deles. Além do mais, os europeus concorrem em outro nicho.
Por isto tudo é que creio que tudo não passa de nova onda do imperador, muita fumaça e nenhum fogo a vista (ainda).

Evidente, em relação à logistíca os americanos continuam imbatíveis. Só que retornamos ao velho lugar comum: todo o mundo para eles é concorrente (e estão certos) pois vendem tudo e em qualquer lugar do mundo.

O Franz Luiz disse bem:
"como esperar que garantam uma votação futura?"
O assunto passa por comissões mas pode ser requerida - por qualquer congressista deles - informações e isto pode gerar entraves e atrasos graves, quando não jogar um contrato às moscas.

Ah que saudades... Dos tempos em que sonhávamos com asas que cortam os ventos gélidos das estepes e silvam furiosas os céus da grande mãe Rússia...
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Re: NOTÍCIAS

#20770 Mensagem por PRick » Sex Fev 11, 2011 11:14 am

DELTA22 escreveu:Do JORNAL DO COMMERCIO (via AsCom - MD):

CLÁUDIO HUMBERTO

Caças x exportações

O governo brasileiro tenta vincular a compra de aviões de combate para a FAB ao acesso de produtos do País a mercados internacionais. O governo Barack Obama recebeu a sinalização de que o Brasil pode até optar pelos caças F-18 Super Hornet, da Boeing, mas em troca da eliminação de barreiras para produtos como o etanol, no mercado americano. Sem abdicar, claro, da cessão de tecnologia. O primeiro americano a perceber as chances de fechar negócio com o Brasil foi o senador John McCain, que veio fazer lóbi pelos F-18. Há dias, o secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, recebeu de Dilma sinais do seu interesse em se aproximar do governo Obama. Para adotar nova estratégia na questão dos caças, antes Dilma teve de demover Lula, que assumiu compromissos com os Rafale franceses. O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) tem voz ativa na nova estratégia para a compra dos caças, Nelson Jobim (Defesa), não.

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((( Túlio, depois que você desbloquear o tópico do F-X2, acho que seria bom transferir estas 2 notícias para lá. []'s. )))
Isso não é noticia, isso não existe, negociações sobre subsídios agricolas fora da OMC e a UE não serão mudadas, não é só uma questão interna dos EUA, mas algo que envolve centenas de bilhões de dólares, o FX-2 perto disso é uma gota no oceano, é preciso que as pessoas tenham senso de realidade até para fazer factóides.

[]´s




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Re: NOTÍCIAS

#20771 Mensagem por Gerson Victorio » Sex Fev 11, 2011 11:38 am

DELTA22 escreveu:Imagem
Via Notimp

Sem ingerência sobre caças ou aviação civil, Jobim perde poder

Raymundo Costa | Brasília

Muito embora mantenha a agenda cheia para as próximas semanas, o ministro Nelson Jobim está contrariado no governo. Desde antes da posse da presidente Dilma Rousseff, o ministro acumula reveses dentro do governo, entre os quais o mais sério é a revisão do processo de compra dos caças da Força Aérea Brasileira (FAB), determinada pela presidente.

Além da revisão da compra dos caças, o ministro sente-se desconfortável com o noticiário sobre decisões com as quais concorda, mas que são transmitidas como se fossem derrotas do Ministério da Defesa. Este é o caso, por exemplo, da retirada da aviação civil da órbita do Ministério da Defesa, com a qual concorda, mas sobre a qual gostaria de ter participação mais efetiva.

Entre os amigos do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) na área jurídica informa-se que Jobim pensou, inclusive, em abreviar sua permanência no governo. Ele pretendia ficar no máximo dois anos, tempo que julga necessário para consolidar o comando civil na Defesa e implementar a Estratégia Nacional de Defesa. Agora, analisaria a hipótese de sair neste semestre.

Fontes ligadas à Defesa disseram ao Valor, no entanto, que o ministro mantém o projeto original. Ontem, Jobim estava na Amazônia, no fim de semana vai à Argentina e há poucos dias teve reunião com o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) para definir a agenda internacional da Defesa. Também está confirmada a posse, no fim de fevereiro, do ex-deputado José Genoino (PT-SP) na principal assessoria civil do Ministério da Defesa.

Com relação aos caças, essas fontes afirmam que houve apenas "um adiamento" da decisão. A compra de navios de superfície para a Marinha nem mesmo teria sido adiada, porque o processo ainda se encontra em fase de consultas com os fornecedores. Mas, ao mesmo tempo que aceita que o momento não é politicamente favorável ao anúncio de compra de armamentos, é certo que Jobim não concorda com o adiamento dos projetos sob o pretexto de ajuste fiscal: a compra dos caças terá financiamento internacional e o Brasil somente terá de fazer desembolsos a partir do fim de 2012.

A relação de Jobim com o Palácio do Planalto mudou com a posse de Dilma. A presidente demorou a receber o ministro em audiência, e quando decidiu revisar a compra de um lote de 36 caças para a FAB, ela pediu para o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) ler o relatório preparado pelo Ministério da Defesa. Ficou patente que a presidente pensava rever o processo e ouvir novamente todos os envolvidos - como é do seu estilo.

A compra dos caças da FAB é um processo iniciado no primeiro mandato do governo tucano de Fernando Henrique Cardoso. A FAB sempre se manifestou favorável à aquisição do caça da fábrica sueca Saab, o Gripen, mas no governo de Luiz Inácio Lula da Silva o negócio evoluiu para uma parceria estratégica com a França. O então presidente, no 7 de Setembro de 2009, chegou a dizer que o caça francês Rafale seria o escolhido, embora fosse bem mais caro que os demais concorrentes (além do Gripen, o F-18 americano).

Na troca de governo, os americanos da Boeing (fabricante do F-18, o Super Hornet), que antes estavam isolados, conseguiram estabelecer bons contatos com o Palácio do Planalto e melhoraram sua proposta, que agora inclui a manufatura de peças da fuselagem de todos os F-18 negociados no mundo em uma fábrica no Brasil. Jobim, segundo interlocutores do ministro, é contrário ao reinício de todo o processo licitatório.

Jobim não tem com Dilma o mesmo relacionamento que tinha com Lula, mas ganhou a simpatia dos petistas ao levar o ex-deputado José Genoino para o Ministério da Defesa. Genoino será importante para fazer a interface do ministério com o Congresso, sobretudo quando a questão da tortura e dos desaparecidos entrar na agenda dos congressistas, com a instalação da Comissão da Verdade. O PMDB, partido do ministro, entregou Jobim à própria sorte. Mas se ele sair, vai dizer que o partido perdeu um ministério e quer ser compensado com outra Pasta.
A FAB ou o Saito ja emitiu nota dizendo isso? CECOMSAER?

depois não quer ser chamada de PIG..




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Re: NOTÍCIAS

#20772 Mensagem por renam oliveira » Sex Fev 11, 2011 11:46 am

Embraer pode desenvolver avião militar com Índia
11 de fevereiro de 2011 | 9h 58

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CLARISSA MANGUEIRA - Agencia Estado

BAGALORE - A Embraer pode desenvolver, em parceria com a Índia, um avião turboélice de treinamento básico, com o objetivo de atender a potencial demanda das forças aéreas de ambas as nações, afirmou hoje o vice-presidente para o Mercado de Defesa da companhia, Orlando Neto. A Embraer também espera ganhar em breve um contrato com a Índia para fornecer nove aeronaves multimissão (capazes de atuar em missões variadas, como vigilância, bloqueio eletrônico e de comunicação e transporte de autoridades), revelou o executivo.

A companhia está entre as inúmeras empresas de defesa que participam do evento Aero Índia Show, na esperança de que o país asiático compre mais armas, aeronaves e outros equipamentos para as forças armadas. O orçamento militar da Índia é de US$ 32,150 bilhões no atual ano fiscal até março.

Segundo Neto, a Força Aérea Brasileira (FAB) tem entre 100 e 150 aeronaves turboélice de treinamento fabricadas pela Embraer, que precisarão ser renovados ou substituídas por um avião novo de treinamento em 2018. "Assim, teremos também um espaço para a substituição. Por isso, há espaço para desenvolver e produzir em parceria um avião de treinamento básico", disse Neto. "Os dois países podem gastar, provavelmente, o dinheiro de maneira igual e produzir cerca de 100 a 150 aviões, cada um."

O executivo afirmou que a companhia mantém "discussões contratuais" sobre uma proposta de aquisição do país de nove aviões multimissão. A Embraer ofereceu a plataforma da aeronave Legacy para o negócio. "Estamos na fase final das discussões", afirmou.

Segundo ele, a Embraer entregará o primeiro de três jatos Embraer 145 que a Índia encomendou no segundo semestre deste ano. As aeronaves serão utilizadas para inteligência, vigilância e missões de reconhecimentos pela Força Aérea da Índia. A Embraer fechou um contrato de US$ 250 milhões em 2008 para fornecer os três jatos à Índia. Segundo o executivo, os outros dois jatos serão entregues no início de 2012.

Neto disse que há a possibilidade de a Embraer exportar 145 aviões equipados com um radar de alerta desenvolvido pela Índia para outros países. "Nós vemos espaço para as exportações", destacou o executivo. "Este produto vai atrair a atenção de outras nações na região (da Ásia e Pacífico) e de outros lugares." As informações são da Dow Jones.




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Re: NOTÍCIAS

#20773 Mensagem por Brasileiro » Sex Fev 11, 2011 12:14 pm

Ainda prefiro o caça "turco" junto com os "maledettos" :mrgreen:




abraços]




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Re: NOTÍCIAS

#20774 Mensagem por DELTA22 » Sex Fev 11, 2011 12:20 pm

Então vou comprar uma banheira com formol para ver se eu consigo estar jovem quando isso acontecer! [003] [003] [003]

[]'s.




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Re: NOTÍCIAS

#20775 Mensagem por Penguin » Sex Fev 11, 2011 1:17 pm

MINISTÉRIO DA DEFESA
Assessoria de Comunicação Social
Resenha Diária

https://www.defesa.gov.br/phocadownload ... 202011.pdf




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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