Crise Econômica Mundial

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55186
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2410 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2311 Mensagem por P44 » Qua Fev 09, 2011 9:03 am

Estou a treinar o passo de ganso para me adequar á nova realidade :mrgreen: nada melhor para entrar no clima que visitar blogs de fachos :twisted:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61328
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6594 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#2312 Mensagem por Túlio » Qua Fev 09, 2011 9:32 am

soultrain escreveu: Angola:
Com uma população que ronda já os 18 milhões e um PIB per capita de 4792 euros, Angola é hoje uma das maiores potencias económicas da Lusofonia.

Brasil:
Os quase 194 milhões de habitantes do Brasil fazem deste país o grande país da Lusofonia. Apesar dos muito notáveis avanços, o PIB per capita continua com um valor que ainda deixa a desejar de 7500 euros.
Não entendi essa parte: Angola com uma renda per capita quase que 60% menor que a Brasileira e com uma população (mercado interno) quase onze vezes menor é "hoje uma das maiores potencias económicas da Lusofonia". O Brasil, maior em tudo, "deixa a desejar". Como se explica isso?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39243
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2797 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2313 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Fev 09, 2011 10:55 am

Simples...menos italianada e loiros... :twisted:

:shock:

Agora a sério, talvez seja porque é mais fácil penetrar no mercado angolano? O que não falta é empresas portuguesas nesse mercado. E já não é a primeira vez que oiço empresários a queixarem-se de como é dificil operar no mercado brasileiro.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61328
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6594 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#2314 Mensagem por Túlio » Qua Fev 09, 2011 11:06 am

Sei não, Hammerhead, mas do jeito que vai a UE - imclusive já falando em botar a Grécia, Portugal e sei lá mais quem para fora da Eurozona - eu diria que ainda vamos assar uns churras aqui em Tramandaí... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2315 Mensagem por marcelo l. » Qua Fev 09, 2011 12:25 pm

Textos de um Simpósio: Política Macroêconômica nos Oito Anos de Governo Lula

http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/ ... l_2011.pdf

A maioria dos autores é bem crítica ao governo lula, portanto mesmo que não se concorde com a enfase aqui e ali e algumas razões, é sempre de bom tom entender que a economia do Brasil não navega na calmaria que alguns querem.




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2316 Mensagem por tflash » Qua Fev 09, 2011 12:56 pm

Túlio escreveu:
soultrain escreveu: Angola:
Com uma população que ronda já os 18 milhões e um PIB per capita de 4792 euros, Angola é hoje uma das maiores potencias económicas da Lusofonia.

Brasil:
Os quase 194 milhões de habitantes do Brasil fazem deste país o grande país da Lusofonia. Apesar dos muito notáveis avanços, o PIB per capita continua com um valor que ainda deixa a desejar de 7500 euros.
Não entendi essa parte: Angola com uma renda per capita quase que 60% menor que a Brasileira e com uma população (mercado interno) quase onze vezes menor é "hoje uma das maiores potencias económicas da Lusofonia". O Brasil, maior em tudo, "deixa a desejar". Como se explica isso?
Túlio, os homens dizem que é uma das maiores, não a maior. Angola é um sitio para onde estão a ir alguns amigos meus. O relato que me fazem é o seguinte. Estão a crescer mas importam quase tudo. Estão a construir infraestruturas mas faltam muitas coisas básicas. Não é um crescimento homogéneo. Para investir é capaz de ser melhor que o Brasil, que já está num estágio de desenvolvimento que o crescimento e as oportunidades são menores. O problema de angola é o risco e um ambiente politico em que para se fazer seja o que for, tem que se ter o aval da família "dos Santos".




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
marcelo l.
Sênior
Sênior
Mensagens: 6097
Registrado em: Qui Out 15, 2009 12:22 am
Agradeceram: 66 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2317 Mensagem por marcelo l. » Qua Fev 09, 2011 2:33 pm



Novo hino da juventude...

l




"If the people who marched actually voted, we wouldn’t have to march in the first place".
"(Poor) countries are poor because those who have power make choices that create poverty".
ubi solitudinem faciunt pacem appellant
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61328
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6594 vezes
Contato:

Re: Crise Econômica Mundial

#2318 Mensagem por Túlio » Qua Fev 09, 2011 4:35 pm

tflash escreveu:
Túlio, os homens dizem que é uma das maiores, não a maior. Angola é um sitio para onde estão a ir alguns amigos meus. O relato que me fazem é o seguinte. Estão a crescer mas importam quase tudo. Estão a construir infraestruturas mas faltam muitas coisas básicas. Não é um crescimento homogéneo. Para investir é capaz de ser melhor que o Brasil, que já está num estágio de desenvolvimento que o crescimento e as oportunidades são menores. O problema de angola é o risco e um ambiente politico em que para se fazer seja o que for, tem que se ter o aval da família "dos Santos".

Mas deixa eu entender: o melhor lugar para empresários Portugueses investirem não seria justamente Portugal, no meio de uma crise sem tamanho e mui necessitada de empregos? Para que investir em África às custas da própria prosperidade?

Bobear e esses 'gaijos' um dia lá voltam só para descobrir que todo mundo agora fala ALEMÃO!!! :shock: :shock: :shock: :shock:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2319 Mensagem por irlan » Qua Fev 09, 2011 5:32 pm

Como o pessoal de Portugal recebeu a reeleição do vosso presidente?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2320 Mensagem por tflash » Qua Fev 09, 2011 5:40 pm

Sim e não. A especialidade do português é fazer fortuna em regiões em desenvolvimento. Temos um historial de ocupar nichos em falta e fazer dinheiro com isso. O que falta ao empresário típico português e que felizmente, por muito se falar e escrever, está a mudar lentamente é investir em investigação e inovação. O investimento em angola é feito nestes moldes. Eles constroem hotéis, por exemplo, mas não tem ninguém que faça manutenção ao A/C ou que perceba de cozinhas industriais e é ai que está a entrar o investimento português. São empresas que surgem para colmatar necessidades que pouca gente imagina. Temos excesso de oferta por causa da crise económica por isso temos gente que vai para lá. Mas estamos a operar nos mesmos moldes que operávamos à centenas de anos. O equipamento que instalamos e mantemos é japonês ou Alemão. Apenas somos os que vão ao local e cobramos por isso.

O que falta agora, no território português é empreendedorismo para lançar marcas e tecnologia própria para vender internacionalmente. Temos algumas coisas mas ainda são poucas. A agravar isso, temos o desinteresse sistemático pelas pequenas empresas, por parte do governo. Temos que ver a coisa pelo lado prático. Se eu tenho uma empresa com vinte empregados, não vou mudar para o estrangeiro com a minha família porque o outro pais oferece melhores condições. Uma empresa grande já não tem esses problemas. Infelizmente é nessas que os ex-ministros vão trabalhar quando saem do governo.

Irlan: Eu apoiei, houve aqui pessoal que não gostou mas o segundo candidato era controverso e tinha o apoio da esquerda mais demagógica. A população não perdoou e ele já está a ter uma postura mais interventiva, tendo feito o seu primeiro veto a uma legislação do governo.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2321 Mensagem por Centurião » Qua Fev 09, 2011 9:57 pm

Túlio escreveu:
soultrain escreveu: Angola:
Com uma população que ronda já os 18 milhões e um PIB per capita de 4792 euros, Angola é hoje uma das maiores potencias económicas da Lusofonia.

Brasil:
Os quase 194 milhões de habitantes do Brasil fazem deste país o grande país da Lusofonia. Apesar dos muito notáveis avanços, o PIB per capita continua com um valor que ainda deixa a desejar de 7500 euros.
Não entendi essa parte: Angola com uma renda per capita quase que 60% menor que a Brasileira e com uma população (mercado interno) quase onze vezes menor é "hoje uma das maiores potencias económicas da Lusofonia". O Brasil, maior em tudo, "deixa a desejar". Como se explica isso?
Eu acho que para os portugueses sabem que é melhor procurar oportunidades em Angola (e isso é refletido no relatório desse banco), pois eles importam quase tudo. Portugal tem uma proximadade em várias áreas com Angola, então isso facilita a entrada de empresas portuguesas. Enquanto que no Brasil, a concorrência é bem mais díficil pois já existem empresas (brasileiras e estrangeiras) que cobrem essas necessidades. Na minha opinião, isso acaba influenciando o relatório do banco (e os números).

O Brasil cresceu ano passado em termos reais (sem inflação e valorização do real) uma Angola e meia. Se for contar o PIB em dólares, cresceu quase cinco! Claro que isso não ocorre todo ano, já que 2010 foi atípico, mas dá uma dimensão da coisa. Ou seja, para uma empresa competitiva é muito melhor mercado. No entanto, a concorrência é bem maior, além disso as empresas instaladas aqui, justamente pelo tamanho da economia, tendem a ser bem maiores.




Avatar do usuário
tflash
Sênior
Sênior
Mensagens: 5426
Registrado em: Sáb Jul 25, 2009 6:02 pm
Localização: Portugal
Agradeceram: 31 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2322 Mensagem por tflash » Qua Fev 09, 2011 10:10 pm

O Brasil também é e está a ser uma fonte de investimento boa para os portugueses mas são investimentos diferentes. para entrar em Angola, tem que se levar tudo. No Brasil, se eu quiser fazer um Hotel, contrato empresas e funcionários brasileiros e abro ao público. Em angola tenho que pensar em tudo. A comida, o equipamento, o mobiliário, a gestão tem que ser importadas, dá mais trabalho mas dá muito mais lucros e oportunidades.




Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39243
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2797 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2323 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 10, 2011 10:36 am

Só para vocês perceberem como isto funciona. Eu quando comprei o meu apartamento à ano e meio decidi (na verdade a minha Maria decidiu) que tinhamos que comprar um móvel de cozinha, já que os que a mesma tinha eram insuficientes para toda a loiça, tachos, electrodomésticos, etc. A empresa onde eu comprei é uma PME com apenas 2 lojas em Portugal e uma pequena fábrica. Sabem para onde é que eles se internacionalizaram? Não, não foi para Espanha, mas sim para Angola. O mais incrivel é que o volume de negócios é tal que eles estavam a construir uma fábrica de raiz lá. Para isso contraram uma construtora portuguesa que estava a operar por aquelas bandas, e todos os quadros superiores da fábrica são portugueses, todos os formadores são portugueses e são todos pagos a peso de ouro. Acham que se a mesma empresa investi-se no Brasil seria assim tão fácil? Claro que não, em primeiro lugar deparava-se com a vossa legislação, depois há a questão que os quadros superiores e grande parte dos formadores não poderiam nem teriam que ser portugueses, já o que não falta no Brasil são quadros formados e preparados para assumir tal responsabilidade. Para além de que o mercado Brasileiro é um mercado maduro que tem já muita oferta em todas as áreas.

Vocês não são um país em desenvolvimento!

Vejam o caso da Polónia, um pais que estava a sair do comunismo e como tal tinha muitas oportunidades de negócios. Os empresários Portugueses que investiram lá, estão a ter lucros brutais já que entretanto ficaram com a sua cota parte no comércio polaco.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
irlan
Sênior
Sênior
Mensagens: 2757
Registrado em: Qua Out 08, 2008 8:26 pm
Agradeceram: 40 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2324 Mensagem por irlan » Qui Fev 10, 2011 11:25 am

Alguem aqui tem coragem de pagar mais de mil reais em uma mesa?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: Crise Econômica Mundial

#2325 Mensagem por Bourne » Qui Fev 10, 2011 11:36 am

cabeça de martelo escreveu:Só para vocês perceberem como isto funciona. Eu quando comprei o meu apartamento à ano e meio decidi (na verdade a minha Maria decidiu) que tinhamos que comprar um móvel de cozinha, já que os que a mesma tinha eram insuficientes para toda a loiça, tachos, electrodomésticos, etc. A empresa onde eu comprei é uma PME com apenas 2 lojas em Portugal e uma pequena fábrica. Sabem para onde é que eles se internacionalizaram? Não, não foi para Espanha, mas sim para Angola. O mais incrivel é que o volume de negócios é tal que eles estavam a construir uma fábrica de raiz lá. Para isso contraram uma construtora portuguesa que estava a operar por aquelas bandas, e todos os quadros superiores da fábrica são portugueses, todos os formadores são portugueses e são todos pagos a peso de ouro. Acham que se a mesma empresa investi-se no Brasil seria assim tão fácil? Claro que não, em primeiro lugar deparava-se com a vossa legislação, depois há a questão que os quadros superiores e grande parte dos formadores não poderiam nem teriam que ser portugueses, já o que não falta no Brasil são quadros formados e preparados para assumir tal responsabilidade. Para além de que o mercado Brasileiro é um mercado maduro que tem já muita oferta em todas as áreas.

Vocês não são um país em desenvolvimento!

Vejam o caso da Polónia, um pais que estava a sair do comunismo e como tal tinha muitas oportunidades de negócios. Os empresários Portugueses que investiram lá, estão a ter lucros brutais já que entretanto ficaram com a sua cota parte no comércio polaco.
:oops: :oops: :oops: :oops: :oops:

Entretanto, que é mais fácil entrar em Angola que no Brasil, isto é.Também iria preferir investir em Angola do que no Brasilpor que é mais fácil ganhar dinheiro e existe pouca competição. Além de de aproveitar antes que os grandes cheguem.




Editado pela última vez por Bourne em Qui Fev 10, 2011 11:51 am, em um total de 1 vez.
Responder