A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: A-12

#8971 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2011 12:12 am

Túlio escreveu:Muito menos eu. 8-]
Eu não consigo ver o porquê a MB vai encomendar o caca do FX2 nessa década.
tem uma linha lá na END que fala alguma coisa sobre uma tal de comunalidade, etc e tal... :)


abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: A-12

#8972 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Fev 05, 2011 10:28 am

FCarvalho escreveu:
Túlio escreveu:Muito menos eu. 8-]
Eu não consigo ver o porquê a MB vai encomendar o caca do FX2 nessa década.
tem uma linha lá na END que fala alguma coisa sobre uma tal de comunalidade, etc e tal... :)


abs
O problema não é a comunalidade ou a falta dela, é simplesmente não ter onde operar os aviões.

Se der Rafale ele poderia operar no A-12 apenas com restrições. Se der SH, nem mesmo com restrições. E os novos NAe´s, se vierem algum dia, só para lá de 2025. Então porquê comprar qualquer avião do F-X que seja nesta década (que aliás está apenas começando)? Na MB é A-1M pelo menos pelos próximos 15 anos.


Leandro G. Card




Carlos Mathias

Re: A-12

#8973 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 05, 2011 1:20 pm

Sei não...
Doutrina...
Treino num avião e não num remendo...
Treinar catrapo e toque arremetida com algo mais perto do futuro...
Aviação baseada em terra também faz ataque naval de longo alcance (folga prá FAB)...
Familiarização com as mais modernas táticas e os melhores armamentos, como SCALP-Naval...
Manter um grupo de pilotos treinados no estado da arte...

O A-4M é um remendo, pode até ser efetivo e tal, mas sempre será um remendo.
É como treinar piloto de fórmula-1 num Fusca turbinado e rebaixado.
O fusquete anda rápido, faz curvinha e tal, mas está muuuuuuito longe de um F-1, mesmo o pior deles.

Acho que se aparecer a chance, a MB deve agarrar.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: A-12

#8974 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Fev 05, 2011 1:21 pm

Carlos Mathias escreveu:Sei não...
Doutrina...
Treino num avião e não num remendo...
Treinar catrapo e toque arremetida com algo mais perto do futuro...
Aviação baseada em terra também faz ataque naval de longo alcance (folga prá FAB)...
Familiarização com as mais modernas táticas e os melhores armamentos, como SCALP-Naval...
Manter um grupo de pilotos treinados no estado da arte...

O A-4M é um remendo, pode até ser efetivo e tal, mas sempre será um remendo.
É como treinar piloto de fórmula-1 num Fusca turbinado e rebaixado.
O fusquete anda rápido, faz curvinha e tal, mas está muuuuuuito longe de um F-1, mesmo o pior deles.

Acho que se aparecer a chance, a MB deve agarrar.
[100] [009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

Re: A-12

#8975 Mensagem por PRick » Sáb Fev 05, 2011 1:48 pm

cb_lima escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Sei não...
Doutrina...
Treino num avião e não num remendo...
Treinar catrapo e toque arremetida com algo mais perto do futuro...
Aviação baseada em terra também faz ataque naval de longo alcance (folga prá FAB)...
Familiarização com as mais modernas táticas e os melhores armamentos, como SCALP-Naval...
Manter um grupo de pilotos treinados no estado da arte...

O A-4M é um remendo, pode até ser efetivo e tal, mas sempre será um remendo.
É como treinar piloto de fórmula-1 num Fusca turbinado e rebaixado.
O fusquete anda rápido, faz curvinha e tal, mas está muuuuuuito longe de um F-1, mesmo o pior deles.

Acho que se aparecer a chance, a MB deve agarrar.
[100] [009]

[]s
CB_Lima

Além disso, vai ser bom porque dilui os gastos, construir a nova plataforma e ao mesmo tempo comprar as aeronaves, vai demandar uma concentração maior de recursos. Quer dizer só tem vantagens de comprar antes as aeronaves.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: A-12

#8976 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 05, 2011 2:07 pm

Mas tu não és mole, hein, PRICK? Qual NAe será construído ainda nesta década? Se as FRAGATAS começam a chegar lá por 2028/19 e isso se Deus ajudar...

Agora, se falas em meados da próxima década, aí concordo. Não necessariamente com o caça massss... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37541
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: A-12

#8977 Mensagem por FCarvalho » Sáb Fev 05, 2011 2:16 pm

Bom vão me bater, mas...

em resumo...

eu sempre achei que estes A-4, foram adquiridos pela MB com um único e singelo propósito: treinar a aviação naval de asa fixa e reaprender como se faz. E só.

À época, não se tinha nada além disso que pudesse operar no A-11, sendo assim F-18 nem pensar. Mas aí veio o A-12, de brinde no inicio dos anos 2000. Note-se, que até este momento os A-4 já contavam com 3/4 anos na MB sem se quer sabermos se todos poderiam ser operacionais e a formação de pilotos andava a conta gotas.

Bom, veio o A-12 e nada de A-4 refit. A MB sonhava com uns F-18A/B no A-12, mas como sempre a poupança nunca dava e... o A-12 mal chegou e quebrou.

clario que antes disso deu pra fazer uns catapros e coisas afins. mas nada que pudessemos dizer que o binomio A-4/A-12 tivesse sido algum dia full operacional.

se não fossem refitados no inicio de suas carreiras na MB há uns 14 anos atrás, os A-4 serviriam no maximo como aeronave de treinamento e ponto. Mas sem um pota-aviões para operar, para que a pressa de refitar, não é mesmo.

Os supostos novos Nae's da MB só vão sair daqui as uns 15 anos,hiato isso se tudo, absolutamente tudo, der certo. Em 2025, detalhe, o primeiro deve entrar em operação Não significa estar operacional. Isso vai levar mais uns 2/3 anos de operacões até ser devidamente declarado operacional. Portanto, o Nae S. Paulo tende a extender sua vida útil até meados de 2028/29. dividindo seu tempo de saida com a entrada do "A-13".

Vamos ficar quase vinte anos operando A-4BR, numa arena naval infestada de aeronaves de 4a e/ou 5a geração? Nesse tempo, o momento propício para reaprender a voar já passou, há muito. Ou temos algo que voe e opere de verdade, ou é melhor deixar guardado. Porque se nestes vinte anos nós por acaso precisarmos, vamos nos defender com caças de 50 anos?

Na minha humilde e ignorântica percepção, para cobrir este hiato, a MB ou compra o FX, ou como nos meus sonhos, vai na 25 de março e compra uns M-29K/KUB na promoção agora, refita os bichos na oficina da AEL e manda ver.

Os A-4s a gente manda pro uruguai de brinde.

abs




Carpe Diem
PRick

Re: A-12

#8978 Mensagem por PRick » Sáb Fev 05, 2011 2:20 pm

Túlio escreveu:Mas tu não és mole, hein, PRICK? Qual NAe será construído ainda nesta década? Se as FRAGATAS começam a chegar lá por 2028/19 e isso se Deus ajudar...

Agora, se falas em meados da próxima década, aí concordo. Não necessariamente com o caça massss... 8-]
Tulio,

Vc acho que o FX-2 vai ficar no cronograma? Está vendo aí o P-3BR. Já são mais de 04 anos de atrasos. Se a MB receber os caças em 2020, já será ótimo. E ainda tem gente falando em Gripen NG e Sea Gripen.

[]´s




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: A-12

#8979 Mensagem por Túlio » Sáb Fev 05, 2011 2:26 pm

Creio que a MB consegue o que quer justamente por ser PONDERADA no que pede. A validade do A-12 num TO de última geração é praticamente ZERO! Idem suas escoltas. Para encarar a vizinhança quase que dá mas é só. Olhem a capacidade AAe conjunta, segura o quê? A capacidade ASW, então? Uns SeaHawks e eles que se virem? Onde TAS e toda a bugigangada HI-TECH que se precisa para se ter uma capacidade mínima contra um SSN? Vamos botar o pé no chão que nem a MB, uma kôza de cada vez... :wink:

Mesmo que se escolha Rafale, para que pegar F3 daqui a alguns anos e ficar subutilizando no A-12 se podemos esperar um pouco mais e pegar Tranches melhores depois? 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
Localização: S.B. do Campo
Agradeceram: 812 vezes

Re: A-12

#8980 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Fev 05, 2011 2:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Sei não...
Doutrina...
Treino num avião e não num remendo...
Treinar catrapo e toque arremetida com algo mais perto do futuro...
Aviação baseada em terra também faz ataque naval de longo alcance (folga prá FAB)...
Familiarização com as mais modernas táticas e os melhores armamentos, como SCALP-Naval...
Manter um grupo de pilotos treinados no estado da arte...

O A-4M é um remendo, pode até ser efetivo e tal, mas sempre será um remendo.
É como treinar piloto de fórmula-1 num Fusca turbinado e rebaixado.
O fusquete anda rápido, faz curvinha e tal, mas está muuuuuuito longe de um F-1, mesmo o pior deles.

Acho que se aparecer a chance, a MB deve agarrar.
Tudo isso é a mais pura verdade, mas as prioridades da MB são claras e não há $$$ para tudo. Então é isso, A-4M até 2025. A encomenda de aeronaves no padrão F-X (se algum dia vier a existir) será para entrega por esta época, ou os aviões só vão servir para treinamento também.


Leandro G. Card




Bender

Re: A-12

#8981 Mensagem por Bender » Sáb Fev 05, 2011 4:23 pm

Túlio escreveu:Creio que a MB consegue o que quer justamente por ser PONDERADA no que pede. A validade do A-12 num TO de última geração é praticamente ZERO! Idem suas escoltas. Para encarar a vizinhança quase que dá mas é só. Olhem a capacidade AAe conjunta, segura o quê? A capacidade ASW, então? Uns SeaHawks e eles que se virem? Onde TAS e toda a bugigangada HI-TECH que se precisa para se ter uma capacidade mínima contra um SSN? Vamos botar o pé no chão que nem a MB, uma kôza de cada vez... :wink:

Mesmo que se escolha Rafale, para que pegar F3 daqui a alguns anos e ficar subutilizando no A-12 se podemos esperar um pouco mais e pegar Tranches melhores depois? 8-]
Concordo com esta opinião,é capaz de Fab e MB seguirem caminhos diferentes também,vai saber.

SDs.




Carlos Mathias

Re: A-12

#8982 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Fev 05, 2011 4:33 pm

Ahã...
Sei...

É que como na bost-list só tem um que pode operar no PA, tem-se que dizer que não há grana, que o mundo vai acabar, que a MB é phoda e só compra à vista e com dinheiro vivo...

A MB chuta esse povo todo e compra logo SU-35BM naval (existe a previsão da versão naval) e passa para operação de rampa.

Vai receber antes e estar REALMENTE armada. 8-]




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: A-12

#8983 Mensagem por faterra » Seg Fev 07, 2011 10:05 pm

Estou ciente que a MB tem suas prioridades, mas, o que a impede de fato em iniciar de imediato o projeto do 1º NAe, podendo inclusive alterar uma dessas prioridades?
Pelo que estou deduzindo, isto está virando uma prioridade também, tendo em vista a necessidade dos caças definitivos para o desenvolvimento de doutrina e treinamentos e não ter uma NAe à altura. Acho inclusive que deveria ser um projeto prevendo a operação de qualquer aeronave naval.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39153
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2776 vezes

Re: A-12

#8984 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Fev 08, 2011 10:00 am

Caro engenheiro CM, mas que SU-35BM naval pode operar no São Paulo? Engenheiros portugueses não percebem nada de aviação naval... :twisted:




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Carlos Mathias

Re: A-12

#8985 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Fev 09, 2011 12:20 pm

Arranca aquelas cataPUTAS podres :x , solda uma rampa do bom aço nacional e acaba coma palhaçada de vaporzinho prá lá, vaporzinha prá cá.

Fica mais leve, simples de operar e não tem dependência tecnológica. 8-]

Se um SU--33 decola, sendo bem mais pesado e menos potente, um BM, sendo bem mais leve e bem mais potente... :wink: 8-]




Responder