NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2281 Mensagem por Bourne » Dom Jan 30, 2011 12:00 pm

A relação entre Senna, Petrobras, Lotus e Renault
No início de 2010, foi muito veiculado que a Petrobras patrocinaria a Lotus de Tony Fernandes, o que acabou não se concretizando. Petrobras, que sabe-se, apoia Bruno Senna, e o colocaria na Honda para a temporada de 2009, deixando Rubens Barrichello fora da categoria. A Honda saiu, a Brawn usou motores Mercedes, e a Petrobras ficou sem nada.

Nesse final de ano foi dito que Bruno Senna correria com a Lotus de Tony, bancado pela Embratel. Não se confirmou. Mas há um outro rumor, de que a Petrobras forneceria combustíveis e lubrificantes ao Team Lotus e, assim como faria na Honda, colocaria Bruno Senna como piloto.

Contudo, havia uma exigência: a petrolífera queria motores para desenvolver combustíveis e lubrificantes.

O acordo entre Lotus e Renault emperrou essa negociação. A Renault, parceira da Total, vetou a cessão de motores aos brasileiros, para que ficassem os estourando em testes, sendo que na França já possui um combustível que é desenvolvido em conjunto aos motores.

Mais uma vez a Petrobras ficou de fora da Fórmula 1, e não conseguiu bancar Bruno Senna. A segunda maior empresa do mundo quer ficar na F-1, mas não como patrocinadora, sim como fornecedora. Uma boa oportunidade no futuro pode ser em 2013, com as mudanças no regulamento de motores e combustíveis.

http://porforadosboxes.wordpress.com/20 ... a-renault/




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2282 Mensagem por Bourne » Dom Jan 30, 2011 12:22 pm

Razia deve ser piloto de testes da Lotus
Brasileiro dividirá função com Davide Valsecchi

Depois de um ano "esquecido" na Virgin, Luiz Razia, 11º colocado no campeonato de 2010 da GP2 Series, deve ser piloto de testes da Lotus nesta temporada da Fórmula 1.

No ano passado, Razia não chegou a andar com o VR-01 durante um final de semana de GP, mas segundo o site 442race.com, o brasileiro receberá mais chances na equipe de Tony Fernandes, participando de, pelo menos, cinco treinos livres em sextas-feiras.

Razia dividirá o posto de piloto de testes com o italiano Davide Valsecchi, que até pouco tempo era considerado para a vaga de titular na HRT.

Valsecchi fará sua estreia com o novo carro da Lotus no último dia de testes no Bahrein, em março, e depois irá para a pista nos treinos livres dos GPs da Austrália e da Malásia.

-
http://racing.terra.com.br/index.asp?codc=7754




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2283 Mensagem por Bourne » Seg Jan 31, 2011 1:40 pm

São tantas lotus que me confundo
Veja novo Lotus Renault, com Senna de test-driver

Brasileiro foi anunciado nesta segunda-feira, durante exibição de modelo R31

Publicado em 31/01/2011 - 10h00 Lucas Santochi,
de Valência

Fonte: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/23439/

A equipe Lotus Renault, assim como o Team Lotus, terá um piloto brasileiro atuando como test-driver em 2011. Bruno Senna, que correu pela Hispania na temporada passada, ocupará a função de terceiro piloto no time francês.

O sobrinho de Ayrton Senna dividirá a função com o francês Romain Grosjean, que já havia exercido a função dois anos atrás, quando foi promovido para titular na demissão de Nelsinho Piquet após o GP da Hungria de 2009. "É uma grande demonstração de confiança eles me darem essa chance, então eu estou muito feliz. Espero que esse ano possa ser melhor", declarou .

A contratação também marca o retorno da associação Senna-Renault, acontecida em 1994 quando o tio de Bruno correu pela Williams. O brasileiro também terá a companhia do malaio Fairuz Fauzy e do chinês Ho-Pin Tung.

A Lotus Renault, toda preta, foi apresentada nesta segunda-feira em Valência, e foi revelada aos jornalistas pela dupla de pilotos oficial, Vitaly Petrov e Robert Kubica. O R31 terá as cores preta e dourada no lugar do amarelo e preto do ano passado, e com o distintivo da Lotus estampado nos carros e macacões _reflexo do acordo com o Grupo Lotus e da briga com a Lotus malaia.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2284 Mensagem por Sterrius » Seg Jan 31, 2011 2:38 pm

Ao menos assim ele se mantem na categoria.

Agora é trabalhar pra que ele nao se torne aqueles eternos 3º pilotos que nunca ganham sua chance!




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2285 Mensagem por Bourne » Seg Jan 31, 2011 6:27 pm

Alguns pontos fazem sentido para a F1. Para os campeonatos de turismo os europeus fazem pinturas bem interessantes vistas no WTCC, DTM e FIA GT.
Um pouco de cromática e marketing
Fonte: < http://bandeiraverde.com.br/ >

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Quando um novo carro de Fórmula 1 é divulgado, as pessoas prestam atenção em diversos detalhes. Há quem procure novidades nas asas dianteira e traseira. Há quem procure novidades nas laterais e nos radiadores. Há quem procure novidades em aletas e pequenos detalhes aerodinâmicos. Eu ignoro todos esses aspectos irrelevantes aos meros mortais. Meu negócio é cromática. Sou tão superficial que só consigo palpitar sobre design e cores. E é por isso que fiquei enfadado com o que vi até aqui.

Até este momento, fomos apresentados oficialmente a quatro carros: Ferrari F150, Lotus T128, Sauber C30 e Renault R31. Um quinto carro, o Mercedes W02, teria vazado por meio do semanário Bild am Sonntag. Como esperado em uma pré-temporada árida, nenhum dos cinco surpreendeu até aqui. Para os nerds e aspirantes a projetista, decepção generalizada com carros cada vez mais iguais entre si, desde o bico alto e inchado até sua ponta até as laterais altas e estreitas. Para os demais, decepção com as pinturas. No máximo, mudanças apenas pontuais.

A Ferrari é aquilo lá desde 1900 e garrafa de olha. Não inova em termos mecânicos e aerodinâmicos e é extremamente relutante em fazer uma mísera mudancinha estúpida em seu layout. Não há como contestar o vermelho, é verdade. Duro é aguentar aquelas asas brancas, que dão uma terrível impressão de pobreza. Os emblemas pequenos e o lamentável logotipo à la Marlboro colocado na cobertura do motor só reforçam essa impressão. Sinceramente, nunca dei bola para os lançamentos da Ferrari. O único que me chamou a atenção foi o de 2007, quando lançaram o belíssimo F2007.

O segundo carro “lançado”, se é que se pode dizer assim, foi o Mercedes. Se em 2010 a equipe utilizou a pasta de dente ciano com parcimônia nas laterais, nesse ano esculhambaram de vez, pintando as asas e uma área maior das laterais com aquela cor inexplicável. Cinza com ciano pode até passar uma impressão de modernidade, mas é difícil de engolir em um primeiro momento. E as mudanças de layout, em que se pese terem sido as mais ousadas até aqui, não foram o suficiente pra tirar da Mercedes a imagem de equipe conservadora.

Hoje, três carros foram apresentados. Os três, Lotus, Renault e Sauber, eram alvos de enorme expectativa por parte da mídia e dos espectadores. Nenhum deles, no entanto, surpreendeu.

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Esta, SIM, é uma categoria que valoriza o visual

A Lotus foi a primeira. E começou mal, anunciando o lançamento do T128 para as três da manhã, ignorando o sono dos que não moram lá no cu de Judas do Extremo Oriente. Após muita enrolação, apareceu anunciando o lançamento de sua própria revista, “The Lotus Notes”, cujo nome foi baseado naquele programinha da IBM. As fotos estavam lá na revista. O carro é bonito, talvez até mais que o do ano passado. A inserção do amarelo lá na traseira foi bastante feliz. E o aspecto aerodinâmico do bólido em si é bem mais interessante do que o do ano passado. Pensando bem, a Lotus realmente não deveria ter mudado. O ponto negativo vai para a maneira porca da qual foi feita a apresentação.

Horas depois, a Sauber fez o lançamento de seu brinquedinho em Valência. Aí eu me lembrei o porquê de nunca ter torcido para a Sauber antes dela ter se tornado BMW Sauber em 2006. Como tudo o que existe na Suíça, a equipe é extremamente opaca e conservadora. Eficiente, mas opaca e conservadora. Seu C31 é tão apagado e estagnado que me fez lembrar mais do F1.09 da BMW Sauber do que do C30 do ano passado, que tinha linhas bem arrojadas. O próprio diretor técnico da equipe, James Key, apontou que o carro é “previsível por um lado”. A pintura, então, nem se fala. O branco com preto do ano passado funcionou legal sem patrocinadores, mas com esses decalques mequetrefes aí, o layout ficou sem-graça e poluído ao mesmo tempo. Até mesmo os logotipos não se destacam. Chega a ser incoerente ter um carro tão chato para uma dupla de pilotos tão legal.

E a Renault foi a última do dia. Na verdade, todo mundo já sabia que a pintura seria preta com alguns filetes dourados e um bocado de vermelho nas asas. Eu não nego a ninguém que a pintura do R30 do ano passado, toda amarela com detalhes em preto e vermelho, era uma das minhas preferidas em toda a história da Fórmula 1 e que, por mim, poderia permanecer daquele jeito para sempre. Mas eis que aparece a Lotus Cars para mudar tudo. Ela quis homenagear a Lotus preta e dourada patrocinada pela John Player Special, mas não soube fazer com destreza. E o resultado, que tinha tudo para dar certo, saiu incrivelmente negativo. A pintura ficou desarmônica e cansativa de se ver, graças especialmente às asas avermelhadas. Quanto ao carro, a coisa desengonçada de sempre, com a asa dianteira esquisitona e a traseira grandalhona. Não sei como querem voltar a ganhar alguma coisa com soluções aerodinâmicas dignas de um Quasímodo. E com uma pintura retrô atabalhoada.

Esses carros só servem pra reforçar a minha opinião de que europeus não entendem nada de imagem. Em todos os aspectos. Depois, reclamam que os americanos conseguem ser bem mais rentáveis, mesmo produzindo porcarias. Os ianques, aliás, merecem menção especial aqui.

Enquanto as equipes europeias se afundam na chatice, suas primas americanas surpreendem com layouts minimamente atraentes. A HVM, equipe americana com DNA mexicano que compete na Indy, mostrou seu novo esquema de cores para 2010. Seu carro será branco e verde com uma mescla de bolinhas dessas duas cores em sua metade, cortesia da tal da Entergy. A Penske mostrou sua nova pintura vermelha, amarela e branca com a bênção da Shell e também uma pintura alternativa a ser utilizada nas 500 Milhas de Indianápolis e em outras duas etapas, toda branca e azul com detalhes em vermelho. Por fim, a equipe-satélite da Chip Ganassi já exibiu as cores que serão utilizadas por Graham Rahal: vermelho, azul e branco, alusão óbvia à bandeira americana. Todas as quatro pinturas ficaram ótimas e chamaram a atenção de todos. Se quer fotos, dê um pulo no ótimo Blog do Borgo, do pedreiro João Pedro Borgonove.

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Mas os verdadeiros especialistas em imagem são os caras da NASCAR. Quem não conhece o "Dupont car" de Jeff Gordon?
E não são exceções. Você olha para um grid da Indycar e vê enorme profusão de cores, formas e patrocinadores. Alguns dos layouts mais recentes certamente não sairão da cabeça dos fãs mais ávidos do automobilismo, como são os casos da Target Chip Ganassi, da Marlboro Penske, da 7-Eleven Andretti-Green ou da Pennzoil Panther. Um momento. Target Chip Ganassi? Marlboro Penske? Ah, tá.

Sentiu o que acontece? Mesmo tendo muito menos visibilidade que uma corrida de Fórmula 1, uma equipe da Indy consegue fixar sua imagem – e seu patrocinador – com quase tanta facilidade quanto na cabeça de alguém que goste razoavelmente de automobilismo. Os marqueteiros americanos, talvez os melhores do mundo, sabem disso. Para eles, patrocinar não é apenas estampar alguns adesivos na lateral do carro e esperar que as vendas aumentem unicamente porque alguns torcedores viram o logotipo bonitinho por lá. O patrocínio é um trabalho de relacionamento com o cliente por meio da fixação simpática da marca em sua cabeça. Você vê a pintura bonita da Penske por um bom tempo e se simpatiza com a equipe e com quem a patrocina. Bingo!

Quem mais compreendeu isso é a NASCAR e seus patrocinadores. Por lá, as equipes desenvolvem relacionamentos longínquos e altamente frutíferos com as empresas. Não por acaso, os contratos de patrocínio são de longuíssima duração. E o trabalho é feito meticulosamente. As equipes capricham nas pinturas, dando a elas um ar de fácil identificação e de exclusividade. O resultado é impressionante: quem, nos Estados Unidos, não conhece o carro azul e cinza patrocinado pela Lowe’s e pilotado pelo Jimmie Johnson? Ou o carro preto com chamas vermelhas patrocinado pela Dupont e pilotado pelo Jeff Gordon? Ou o carro alaranjado da Home Depot pilotado pelo Tony Stewart? Os torcedores chegam a um ponto em que torcem tanto pelas empresas como por equipes ou pilotos. Marketing melhor do que esse, não há.

A Fórmula 1 segue caminho inverso. Suas equipes optam pelo total conservadorismo, utilizando pinturas pouco chamativas e dando pouco espaço a patrocinadores. A Ferrari é uma exceção por questões óbvias, e talvez por ser a única que trabalha sua imagem com maestria que ela tenha, de longe, a maior torcida. Em menor escala, temos a McLaren prateada, a Red Bull azulada e a Lotus verde, mas nada se compara ao choque promovido pelas equipes americanas. Os carros já não enchem os olhos de mais ninguém. E os patrocinadores acabam sumindo no meio disso. Quem aqui se lembra que a CNN patrocina a Lotus?

Há quem torça o nariz para esse tipo de análise, alegando que tudo isso é papo de marqueteiro da Vila Olímpia. Mas devemos nos lembrar que são os patrocinadores que sustentam o esporte. E eles estão sumindo lentamente, já que cada vez mais empresas percebem que a aparição pura e simples nos carros já não funciona como antigamente. Sem patrocinadores, sem automobilismo. Portanto, se todo mundo quer fazer o negócio ser rentável, que prestem atenção no aspecto visual da coisa. Dane-se o difusor traseiro ou o KERS. O povão gosta mesmo é de cor e imagem.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2286 Mensagem por Bourne » Seg Jan 31, 2011 6:38 pm

Lotus malaia, a mais bonita do grid até agora

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Lotus Renault, o vermelho ficou estranho
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P. S. O interessante é que as duas Lotus tem motor Renault e apelam para pinturas clássicas da Renault. Lembrem que a Lotus verde usa equipamento da RedBull. Não são fracos.

Sauber, a mais sem graça do grid.
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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2287 Mensagem por Bourne » Ter Fev 01, 2011 11:13 am

Asa móvel traseira funcionando.



Ainda essa asa irá dar muito acidente. Basta o piloto se distrair com outro carro ou coisa parecida para esquecer de acionar a asa e passar reto na curva, levando que estiver pela frente. Por que a asa traseira é que proporciona o equilíbrio e mantém o carro no chão, se não estiver bem ajustada não faz tempo ou não faz curva. No caso da asa dianteira ajustável, se falhar, o carro sai de frente e se mantém controlável devido a asa traseira.

Enfim, mais uma invenção burocrática da F1 que parece boa, mas é estragada pelas regras e frescuras. Resta esperar que em 2013 com motores turbo e outras coisas para ver o que sai. carro asa para ver o que sai. mas no fim deve mudar muito pouco ou morrer na burocracia e conservadorismo que impera na F1. :lol: :roll:

Na verdade vou continuar a me dedicar a Indy/Nascar e WTCC que são mais interessantes.

No carro atual da Indy, o Dallara, utiliza o efeito asa disfarçado. Caso contrário, andar colado em ovais seria bem complicado.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2288 Mensagem por Bourne » Ter Fev 01, 2011 11:33 am

RedBull, uma das equipes que melhor trabalhar seu marketing que reflete na bela pintura do carro. :lol:

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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2289 Mensagem por Bourne » Qua Fev 02, 2011 9:12 pm

Off-topic, mas [009] [082] [082] [082] [082] [082]
02/02 - 16:43
Curitiba volta a receber etapa de abertura da temporada 2011 do WTCC

Fonte: < http://grandepremio.ig.com.br/outrascat ... 59267.html >
A etapa de abertura da temporada 2011 do Mundial de Turismo volta a ser em Curitiba. O promotor do WTCC confirmou ainda um acordo de três anos entre a categoria e a Stock Car

A etapa de abertura da temporada de 2011 do WTCC, marcada para 20 de março, volta a ser em Curitiba depois da aprovação da FIA. A mudança para Interlagos chegou a ser confirmada pelo promotor da categoria no fim do ano passado, mas por causa dos problemas de logística e das obras no circuito paulista, a solução foi levar a corrida novamente para o Paraná.

Outra notícia confirmada nesta quarta-feira (2) é o acordo de três anos firmado entre o WTCC e a Vicar, promotora da Stock Car, garantindo um evento em conjunto entre as categorias no mesmo fim de semana até 2013. O primeiro acontece em março deste ano.

“Depois de cinco anos como evento único, o WTCC está enfrentando um desenvolvimento importante através da parceria com a Vicar”, declarou Marcello Lotti, promotor do Mundial de Turismo. “A oportunidade de compartilhar o evento com a Stock Car vai aumentar a popularidade do Mundial no Brasil. Gostaria de agradecer à prefeitura de Curitiba, que continua apoiando o WTCC no Brasil”, acrescentou.

Em nota, a Vicar disse que a união entre as duas categorias traria benefícios para ambas. “Acreditamos que fazer parte do mesmo evento trará benefícios para as categorias, já que o automobilismo brasileiro será visto como um grande espetáculo de duas categorias tops no mesmo fim de semana.”




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2290 Mensagem por Bourne » Qui Fev 03, 2011 10:46 am

Mais frescura. Acabarma de estragar a ideia da asa móvel. :lol: :lol: :lol:
FIA sugere criação de uma "zona de ultrapassagem"
Pilotos teriam 600 metros na reta principal para usar asa móvel e fazer manobra

Publicado em 03/02/2011 - 08h06 Da Redação
Fonte: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/23493/

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) pretende fazer alguns ajustes para garantir o sucesso total da asa traseira móvel, entre eles criar uma zona de ultrapassagem de 600 metros.

A inovação estreou nesta semana nos testes coletivos de Valência, mas ainda existe uma incerteza sobre sua eficiência na corrida. No entanto, de acordo com o site da revista inglesa "Autosport", a FIA teria informado as equipes de seus planos para as primeiras corridas: melhorar o espetáculo sem banalizar as ultrapassagens.

A ideia da zona de ultrapassagem _onde a asa traseira mostrará sua utilidade_ consistiria dos 600 metros finais da reta principal dos circuitos. O piloto só poderia ativar a asa se estivesse a menos de um segundo do carro à frente na zona de frenagem da curva anterior à reta principal.

Para a entidade, os 600 metros é a distância ideal para garantir as ultrapassagens, mas também não será tão fácil. Algumas simulações sugerem que este espaço resultará em um diferencial de velocidade entre os carros na casa de 10 a 12 km/h.

Para facilitar categoria, fãs e jornalistas, linhas serão pintadas na pistas para marcar a zona de ultrapassagem. Seria assim: uma linha indicará o início da zona de ultrapasagem, enquanto duas linhas serão pintadas na curva que indicará o segundo de diferença. Isso também ajudará quando o cronômetro falhar.

Os primeiros testes serão realizados na próxima semana, em Jerez e o sistema deve ser avaliado nas quatro primeiras corridas: Austrália, Bahrein, Malásia e China. "As equipes estão mais ou menos preparadas tecnicamente para isso. É preciso um ajuste fino", afirmou Eric Boullier, chefe da Renault.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2291 Mensagem por Sterrius » Qui Fev 03, 2011 1:46 pm

que ideia mais ridicula. Torna é mais dificil do que facil a ultrapassagem.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2292 Mensagem por Bourne » Dom Fev 06, 2011 11:24 am

:shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

Por isso que as equipes não gostam de liberar pilotos para correr em rali e outras competições.
EM KUBICA, SENNA DEVE SER TITULAR DA LOTUS RENAULTDa Redação

Teo José

Fonte: http://amigosdavelocidade.uol.com.br/in ... s&id=10295

Neste domingo, o polonês Robert Kubica sofreu um grave acidente no Rally Ronda di Andora, na Itália, e se feriu gravemente. As primeiras informações não oficiais dão conta de que ele quebrou o fêmur, fraturou a bacia e o pulso. Por conta de dois graves acidentes, um na F3 e outro na Fórmula 1, ele tem placas de titânio o braço esquerdo e uma lesão mais grave pode impedi-lo de correr por vários meses.

Além isso, a agência de notícias alemã SID afirma que o pulso foi o lugar mais afetado e Kubica corre o risco de perder a mão. O pai do piloto informou que seu filho está bem, mas não deu maiores detalhes.

Segundo o site italiaracing, o polonês ficou 90 minutos preso nas ferragens até ser resgatado pelo corpo de bombeiros e está em coma induzido no hospital Santa Corona di Pietra Ligure para evitar mais sangramentos.

No início da última semana, durante a apresentação do carro da Lotus Renault, o chefe da equipe Eric Boullier afirmou que o brasileiro Bruno Senna seria o reserva imediato da equipe por estar melhor preparado.

"Vou dar a quem está pronto", disse Boullier em Valência. "Bruno é o piloto mais preparado para fazer isso."
Kubica é hospitalizado após bater em rali na Itália

Piloto polonês sofreu um acidente a bordo de seu Skoda Fabia neste domingo

Publicado em 06/02/2011 - 09h34 Da Redação

Fonte: http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/23532/

Robert Kubica foi levado ao hospital após sofrer um acidente no Rali Ronde di Andora, na Itália.

As agências de notícias locais afirmam que o polonês, piloto da Lotus Renault na F-1, foi hospitalizado de helicóptero depois de bater no estágio de abertura da competição a bordo de seu Skoda Fabia.

Segundo informações do jornal italiano "La Stampa", Kubica foi levado ao hospital com múltiplas fraturas, sendo que as lesões mais graves envolveriam mão e perna. Apesar da seriedade da batida, o polonês não corre risco de morte. Seu navegador, Jakub Gerber, não se machucou.

Caso Kubica não esteja capacitado para competir nas primeiras provas da temporada da F-1, o principal candidato a substituí-lo na Lotus Renault seria o brasileiro Bruno Senna, reserva da equipe.




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2293 Mensagem por Bourne » Dom Fev 06, 2011 11:28 am





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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2294 Mensagem por Sterrius » Dom Fev 06, 2011 2:56 pm

Senna então garantiu sua vaga pelas primeiras corrida, pelo menos a primeira.

Sorte que Kubica vai se recuperar e deverá estar correndo por ae de novo quando curar as fraturas




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Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#2295 Mensagem por Bourne » Dom Fev 06, 2011 8:41 pm

Pelo que li Kubica teve sorte de não ter que amputar uma das mãos e não se sabe se conseguirá ter todos os movimentos normais, ou seja, a carreira do Polonês pode ter acabado. O estranho é que o acidente não parece nada de espetacular e fora do convencional do que se vê em ralis. Já tinha vistos casos em que o piloto destruiu o carro bem mais que o do Kubica e saiu andando como no caso do Kimi ano a passado. Além do mais o navegador não sofreu nenhum ferimento mais grave.




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