TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53671 Mensagem por gribel » Sáb Jan 22, 2011 12:56 am

gomugomu escreveu:
Hehe, grande abraço Gribel!

Sem mais enrolação, entendo perfeitamente sua visão e o que quer dizer, apenas discordo.

Não vejo parceria estratégica alguma nas possibilidades descritas, ao final, apenas trocaríamos uma coleira azul, vermelha e branca por outra da mesma cor.

Bom final de semana!
Abração, Gomu²;

Discordância faz parte.

Boa Cerva : )




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53672 Mensagem por Bender » Sáb Jan 22, 2011 1:00 am

Carlos Mathias escreveu:Cestão de sacanagem, né?
:lol: :lol: :lol: :lol:
Quem tá de sacanagem é o sr.reverendíssimo guru do manguesal da foice e do martelo, :D bastou fazer alguns imaginarem uma duzia de radugas moskit passeando pelo Atlântico Sul para a abdução imediata destas mentes :mrgreen:

Agora,quanto a sacanagem desse conversê todo ai iniciado pelo mestre Gribel(Boa cerva! 8-] ) do:" Me perdoe a intromissão,Knigh7"

Eu diria que nada mudou na ideologia desta compra,me perdoem a intromissão,mas essa compra ai é pra treino ou para uma hipotética e se Deus quiser fictícia e muito futura nunca iniciada guerra? Pois se estivermos na mão de qualquer um destes bosts listados na eminência de um conflito,parodiando brisa: nos entramos com o rabo e eles com a bucha.Quem dá mais para sairmos do atoleiro da dependência e do atraso medíocre em que nos encontramos?Parece conversa de mendingo sarnento querendo pinga! Agora se for só para treino da esquadrilha com tecnologia de ponta estado da arte então: 1=99% e vamos em frente com F16Block99 Hiper Mega chuk, peças baratinhas de reposição na mercadocar FMS e passa a régua. Como diz o grande CbLima:Afinal o que nos queremos ser?

Eu queria ser o PRick para entender do PT :mrgreen: 8-]


SDS.




gribel
Sênior
Sênior
Mensagens: 1290
Registrado em: Dom Out 18, 2009 2:18 am
Localização: Juiz de Fora _ MG
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53673 Mensagem por gribel » Sáb Jan 22, 2011 1:11 am

Pelas barbas de São Bacco....era só um pitaco no Knigh7..... 8-]
Xo ver Pearl Harbor......Abração : )




Bender

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53674 Mensagem por Bender » Sáb Jan 22, 2011 1:18 am

Pitaquinho só... :mrgreen:

SDS.




kirk
Sênior
Sênior
Mensagens: 6661
Registrado em: Qui Jul 09, 2009 3:27 am
Agradeceu: 391 vezes
Agradeceram: 245 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53675 Mensagem por kirk » Sáb Jan 22, 2011 3:48 am

Penguin escreveu:
gribel escreveu: Me perdoe a intromissão, Knigh7;

Mas os contextos são outros. O correto e o que já deve ter sido dito é:
A empresa tal está dentro da proposta de uma parceria que já está em andamento, dentro de um plano de estratégia, e que já inclusive deu start a um submarino nuclear brasileiro....e tals

Abração, camarada : )

Aliás, se tá na shortlist, o parecer técnico já foi dado , assim como o aval fabiano....e o trabalho da FAB para aqui e recomeça nos caças adquiridos. O resto é tumulto.
Me intrometendo tb.

Submarino é submarino.
Veículo blindado é veículo blindado.
Escolta é escolta.
E caça é caça.

Cada seleção é uma história diferente, envolve empresas diferentes e interesses e timing diferentes.
Por que criar mercado cativo aqui e abrir mão da competição entre os fornecedores? Isso beneficia apenas o fornecedor.

Estar no short list quer dizer que não foi eliminado antecipadamente com base nas respostas ao RFI.

Segundo a FAB em uma nota oficial de 15/09/2009 ( http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=3753 ):
A concretização da short list visou garantir o atendimento aos requisitos operacionais para aeronave de caça e permitir o aprofundamento das avaliações dos sistemas de armas candidatos que foram selecionados.

Os estudos tiveram por base as informações fornecidas pelas empresas em resposta aos pedidos de informações (do inglês Request For Information - RFI), emitidos em Junho de 2008. Os dados provenientes das empresas participantes foram avaliados de forma sistêmica, considerando aspectos referentes às áreas operacional, logística, técnica, Compensação Comercial (offset) e transferência de tecnologia para a indústria nacional de defesa.

Com isso, as avaliações foram concentradas nas seguintes aeronaves finalistas: BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).
Com a SL definida, se iniciou então os trabalhos de avaliação muito mais abrangentes:
A partir do recebimento do pedido de oferta (Request For Proposal – RFP, em inglês), as empresas tiveram até 2 de fevereiro para apresentar propostas com detalhamento nos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, industriais, de compensação comercial (Off set) e de transferência de tecnologia.


Fevereiro - 2009

O Comando da Aeronáutica recebeu em 2 de fevereiro as propostas das empresas participantes selecionadas na short list: BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

A partir disso, a Comissão do Projeto F-X2 iniciou os trabalhos de análise técnica dos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial, industrial e tecnológica (Offset), e de transferência de tecnologia, informados pelos participantes em resposta ao RFP.


Março - 2009

- O Comando da Aeronáutica iniciou as reuniões de esclarecimentos com as empresas participantes do Projeto F-X2, com o objetivo de obter um maior detalhamento das ofertas apresentadas pelas empresas BOEING (F-18 E/F SUPER HORNET), DASSAULT (RAFALE) e SAAB (GRIPEN NG).

A Comissão do Projeto F-X2, por meio da sua equipe técnica, realizou uma completa análise, de acordo com metodologia apropriada, mantendo o foco nos aspectos comerciais, técnicos, operacionais, logísticos, de compensação comercial, industrial e tecnológica (Offset), e de transferência de tecnologia.

Em 30 de março, a Comissão deu início às visitas técnicas às empresas ofertantes e aos voos de avaliação das respectivas aeronaves concorrentes do Projeto F-X2, para verificar aspectos técnicos, operacionais, logísticos e industriais das propostas. Nesse período, foram avaliadas e visitadas as instalações industriais e logísticas, as oficinas de manutenção, os laboratórios de desenvolvimento de sistemas e esquadrões operacionais.


Maio - 2009

Mantendo a política de transparência do processo de seleção das novas aeronaves de caça, o Comando da Aeronáutica recebeu (4 de maio) das empresas participantes as ofertas revisadas para análise pelos integrantes da Comissão do Projeto F-X2.

Junho - 2009

O Comando da Aeronáutica encerrou a primeira bateria de coleta de informações das empresas participantes do processo.

Julho – Setembro - 2009

A Comissão realiza análise e coleta de informações adicionais das propostas dos concorrentes finalistas.

Fonte: CECOMSAER
É Penguim ... se esse pessoal NÃO ENTENDER AGORA ... não tem jeito ... é porque não querem entender ... dae pra frente e perda de tempo ...

Parabéns pela paciência !

Grande Abraço
kirk




[] kirk

Os Estados não se defendem exigindo explicações, pedidos de desculpas ou com discursos na ONU.

“Quando encontrar um espadachim, saque da espada: não recite poemas para quem não é poeta”
Avatar do usuário
ELSONDUARTE
Avançado
Avançado
Mensagens: 474
Registrado em: Qua Ago 12, 2009 7:12 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 9 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53676 Mensagem por ELSONDUARTE » Sáb Jan 22, 2011 9:29 am

Força Militar: Mira no caça nacional

POR MARCO AURÉLIO REIS

Rio - Pressão internacional por todos os lados fez o governo Dilma Rousseff arremeter o processo de compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). O negócio que vai custar de US$ 4 bilhões a US$ 7 bilhões (R$ 6,7 bilhões a R$ 11,7 bilhões) ganhou agora uma sinalização mais clara que dele terá que nascer um caça de quinta geração totalmente desenvolvido no Brasil, uma espécie de independência nacional em relação a ponto tão estratégico de nossa defesa aérea. A lista com três três aviões selecionados (Rafale francês, F/A-18 E/F norte-americano e o Gripen NG sueco) pode ganhar mais dois concorrentes. Missão nesse sentido foi feita pela Rosoboronexport, que projeta o russo Sukhoi, o SU-35. O grupo conseguiu com o governo a abertura para apresentar uma proposta que será analisada pela FAB. Missão idêntica partiu dos italianos pelo Eurofighter. De sua parte os norte-americanos voltaram a acenar com a improvável abertura da tecnologia de seu caça F/A-18 E. Até missão do Congresso dos EUA desembarcou aqui. A aposta dos amigos da coluna, no entanto, ainda é por uma decisão política pelo Rafale.

MAIS SEIS MESES

A presidenta Dilma sinalizou que só tomará a decisão sobre os novos caças após ouvir o Conselho Nacional de Defesa. Com isso, a escolha fica para julho e os gastos para 2012.

RESPONSABILIDADE

Ao condicionar a decisão à reunião do Conselho, Dilma dividirá a responsabilidade pela compra com o vice-presidente, ministros e presidentes da Câmara e Sen

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/economi ... 39219.html




Avatar do usuário
vplemes
Sênior
Sênior
Mensagens: 1047
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 10:10 pm
Agradeceu: 168 vezes
Agradeceram: 159 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53677 Mensagem por vplemes » Sáb Jan 22, 2011 11:37 am

ELSONDUARTE escreveu:Força Militar: Mira no caça nacional

POR MARCO AURÉLIO REIS

Rio - Pressão internacional por todos os lados fez o governo Dilma Rousseff arremeter o processo de compra de 36 novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). O negócio que vai custar de US$ 4 bilhões a US$ 7 bilhões (R$ 6,7 bilhões a R$ 11,7 bilhões) ganhou agora uma sinalização mais clara que dele terá que nascer um caça de quinta geração totalmente desenvolvido no Brasil, uma espécie de independência nacional em relação a ponto tão estratégico de nossa defesa aérea. A lista com três três aviões selecionados (Rafale francês, F/A-18 E/F norte-americano e o Gripen NG sueco) pode ganhar mais dois concorrentes. Missão nesse sentido foi feita pela Rosoboronexport, que projeta o russo Sukhoi, o SU-35. O grupo conseguiu com o governo a abertura para apresentar uma proposta que será analisada pela FAB. Missão idêntica partiu dos italianos pelo Eurofighter. De sua parte os norte-americanos voltaram a acenar com a improvável abertura da tecnologia de seu caça F/A-18 E. Até missão do Congresso dos EUA desembarcou aqui. A aposta dos amigos da coluna, no entanto, ainda é por uma decisão política pelo Rafale.

MAIS SEIS MESES

A presidenta Dilma sinalizou que só tomará a decisão sobre os novos caças após ouvir o Conselho Nacional de Defesa. Com isso, a escolha fica para julho e os gastos para 2012.

RESPONSABILIDADE

Ao condicionar a decisão à reunião do Conselho, Dilma dividirá a responsabilidade pela compra com o vice-presidente, ministros e presidentes da Câmara e Sen

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/economi ... 39219.html
Caça de 5ª geração totalmente brazuca? E depois ainda falam mal da pobre da Catanhede! Alguém deveria ver o que andaram dando para este senhor cheirar. :twisted:




Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53678 Mensagem por Skyway » Sáb Jan 22, 2011 11:42 am

gomugomu escreveu:
Skyway escreveu: Ih véio, "motivos" pra derrubarem a escolha do Governo não faltam.

Até um peido mal dado pelo Jobim é motivo.

Não adianta, o quadro é BEM claro.

"Simpatizantes" das duas outras propostas falam de tudo para tentar derrubar a escolha do Governo, até mesmo falar que não é a escolha do Governo. Acham que aqui tem um bando de ignorantes que vão acreditar em qualquer argumento com uma lógica aparentemente correta, com início, meio e fim, mas o melhor é saber que se estão fazendo isso, é porque até eles sabem a verdade, até eles sabem quem ofereceu mais, ofereceu melhor e foi escolhido. Até eles sabem que manchas e problemas no processo, são invenções.

O problema(deles) é que não percebem que nós já sabemos disso, nós ja sabemos que eles sabem e o que estão fazendo. :mrgreen:

Fala sério, de certa forma, quando não estamos com a irritação a flor da pele, é até engraçado... :lol:

Errado.

Não, errado para você. Tenho direito a minha opinião, não? :wink:

O que ocorre é que os adeptos da ala francesa manipulam argumentos em seu favor, quando os convém consideram a fonte crível (o que muda quando a informação não é pertinente), diminuem os problemas apresentados na proposta francesa, maximizam os hipotéticos ganhos e ainda fazem tudo isso com um ar de superioridade, como se fossem detentores do conhecimento e todo o resto vem abaixo deles.

Adeptos da ala francesa seriam todos do DB que não admitem o baixo nível dos argumentos trazidos pelos simpatizantes da ideologia "não importa pra quem torce, desde que seja contra a frança"?

Quanto a Manipular a seu favor e considerar a fonte crível quando convém, sinto muitíssimo mas não vejo como poderia estar mais enganado. Peço gentilmente que leia os últimas páginas do tópico até onde sua paciência permitir, e ver que grupo traz fontes variadas, sem qualquer controle de qualidade, pescadas de qualquer canto da internet, apenas para tentar provar seus argumentos. Por favor, faça isso.

Quanto a diminuir os problemas da proposta francesa, existe um problemão MESMO nisso. Vocês acreditam a partir de fontes nada confiáveis nesses problemas da proposta francesa, nós do fórum DB(para mim membros do Fórum, para você Ala francesa, mesmo eu sendo do fórum e nunca ter torcido pelo Rafale... :lol: ) sabemos diferenciar informação tecnica confiável da abobrinha, simplesmente porque já debatemos ela nessas mais de 3mil páginas a exaustão com ponto de vistas tecnicos, e MUITAS vezes com explicações de quem entende e/ou trabalha com o assunto técnico específico em debate, como manutenção de caças franceses, relações industriais entre dois países e etc, coisa que você não vai encontrar em nenhum outro fórum ou blog por aí. Tentamos mostrar essa carga de qualidade que acompanha nossos argumentos, mas claramente o propósito de estarem aqui não é de debater o assunto, é de forçar a opinião de que a França é uma merda, achando equivocadamente que todos aqui adoram a frança ou torcem pro Rafale apenas por entenderem que ele é a melhor opção, e tentar mostrar no contraponto que a Suécia ou EUA são maravilhosos.

Acho que isso que disse acima também explica o final do seu parágrafo supracitado. Não é "ar de superioridade", é gente calejada de debater isso mesmo, é gente que perdeu horas, dias, meses e anos nesse tópico muitas vezes buscando esclarecer apenas um aspecto de todo esse assunto complexo que é o FX-2. O que nós fazemos aqui e que nos diferencia dos outros espaços da internet é que buscamos o conhecimento geral, e não a reputação de um ou outro. Aqui nós nos alimentamos com conhecimento passado um pouco por cada um, ajudando em um debate e aprimorando o conhecimento sobre um aspecto. Por exemplo, se alguem chega aqui e fala que o pneu do Piper Cub é calibrada de acordo com a fase da Lua, ao invés de fazer como se faz em outros fóruns e blogs quando chega alguem, bate na mesa do "alto de seu conhecimento" e fala que não é verdade e pronto, nós aqui nos reunimos e buscamos a partir dos pontos de vistas, fontes e dados técnicos, esclarecer e espalhar para quem quiser esse conhecimento no Fórum o que de fato acontece, se o pneu é calibrado ou não de acordo com a fase da Lua. Essa é a diferença que muitos de vocês não percebem, é por isso que vocês levam advertências e alguns são expulsos, por que entram no DB e tentam debater em um nível abaixo do exigido aqui. Aqui não é lugar para donos da razão, aqui é lugar para se buscar conhecimento, dividir opiniões, não para forçar a sua.


Não bastassem os fatos acima descritos, ainda usam a tática do abafa e do "tratoriza", o que fazem por serem maioria neste fórum. Desconsideram os posts que não agradam sua visão e quando algum impõe uma afronta muito forte começam a avalanche de ahãns e emoticons, uma pena.

Aqui ninguém abafa um bom debate, aqui ninguém "tratoriza" a opinião de ninguém, isso que disse é mentira ou um péssimo julgamento. Perceba que aqui nós não damos corda pra quem quer aplauso, aqui nós não damos corda pra quem não quer aprender e ensinar, que só quer impor sua opinião, e tente me provar que os simpatisantes da ideologia "França é uma merda" não fazem exatamente isso, tente provar. Se vem uma avalanche de "ahãns" e emoticons, entenda que esse é justamente o valor que os foristas sérios do DB dão ao espaço de discussões, por que é melhor demosnstrar assim o que pensam quando a paciência se esgota ao ler certas coisas do que partir para a grosseria e baixar o nível do DB. Nível esse que já lhe expliquei acima, nível esse que acolhe qualquer um que venha para ensinar e aprender, mas bate forte em quem não tem humildade e vem carregado de arrogância.

Mas quem tem olhos percebe tudo, a desinformação aqui quem dá é a ala francesa. Ainda, o faz com um ar de intelectualidade, uma manipulação velada da verdade. É só ver as "fontes" que usam para sustentar seus argumentos, a principal delas (ultimamente) é um próprio forista que diz uma série de coisas (não estou falando que são mentira), que são consideradas ao pé da letra, como verdade absoluta. O fato deste forista ser simpatizante da oferta francesa não é nem mencionado.

Sempre agradeco muito pelo fato do fórum ter seus posts sempre a disposição de qualquer pesquisa. A "ala francesa" traz desinformação? Pois bem, faça a mesma coisa que pedir acima para fazer. Volte quantas páginas a paciência lhe permitir, e me aponte ONDE a "ala francesa" trouxe desinformação. Isso por que julgo que a "ala francesa" no seu conceito é todo mundo que entende que o Rafale é a melhor opção, independente da torcida pessoal e etc. Aliais, isso é algo que penso que não entendem, aqui entendemos que é possível e até comum ter uma opinião, uma torcida ou um avião que mais lhe agrada, e mesmo assim ser humilde o suficiente para reconhecer que o melhor par ao Brasil pode não ser o seu escolhido pessoal. Eu sempre gostei do Typhoon, mas entendo que o Rafale é o melhor candidato, e sei que tem um MONTE de usuários do DB na mesma situação, e que infelizmente é taxado injustamente de "ala francesa". Essa história de "ser simpatizante" só é relevante em espaços virtuais onde os argumentos são julgados pela pessoa que o traz, e não pela forma com que é apresentado e pelo conteúdo. Julgar o debate pela pessoa é coisa de outros espaços da internet. :wink:


Em tempo, existe também o argumento jurídico, quando sai alguma informação contra eles sempre há um fato típico, antijurídico, envolvido, e, subitamente, a discussão entorno dos aspectos jurídicos do fato sobrepõe às do debate sobre as ofertas.

Aprendemos depois de ANOS debatendo o assunto que TUDO tem um lado jurídico, que nada é feito nem na FAB, nem na MB, nem no EB e provavelmente nem na prefeitura de sua cidade sem um embasamento jurídico. Então se um fato ou argumento entra em conflito com as bases jurídicas, nada mais natural e saudável que isso seja discutido também. Ganhamos conhecimento profundo em um assunto na medida que debatemos ele por completo. Não adianta arranhar a superfície do assunto falando de alcance, quantidade de armas e etc, e não debater todo o resto que de forma direta influenciam também nesses fatores citados. Deixar o debate sobre ofertas é uma escolha de quem debate, se um não mudar de assunto, o assunto não muda. Se está discutindo batatas e de repente o outro lado passa a falar de maçãs, o assunto só muda para maçãs se você parar de falar de batatas. Não bote nos outros uma culpa que é 50% de um e 50% de outro.

São sucessões lementáveis de pseudo-factóides. Não comentarei mais sobre isto, mas achei importante no momento, dado o tom acusatório do post supracitado.

Cada um com a sua opinião amigo. Meu post não foi acusatório, foi analítico e uma interpretação básica já diz isso. Mas se para você soou acusatório a ponto de achar importante gastar seu tempo me respondendo, talvez tenha se reconhecido no meu post, não vejo outro motivo.

Um forte abraço e espero que tenha entendido o que é o DB.





Editado pela última vez por Skyway em Sáb Jan 22, 2011 11:48 am, em um total de 1 vez.
AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
FOXTROT
Sênior
Sênior
Mensagens: 7684
Registrado em: Ter Set 16, 2008 1:53 pm
Localização: Caçapava do Sul/RS.
Agradeceu: 264 vezes
Agradeceram: 106 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53679 Mensagem por FOXTROT » Sáb Jan 22, 2011 11:44 am

Devo estar de porre, uma coisa é "reformar" F-5, outra BEM DIFERENTE é projetar, desenvolver e colocar em operação um caça de quinta geração, quando nunca na história desse país :twisted: se projetou um caça.

Sauadções




"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53680 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Jan 22, 2011 11:56 am

é por isso que se deseja tecnologia militar de caças




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53681 Mensagem por joao fernando » Sáb Jan 22, 2011 11:58 am

Me sirvam um calice desse vinho, por favor... :roll:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53682 Mensagem por pafuncio » Sáb Jan 22, 2011 12:32 pm

Belíssimo post, Sky, é até compreensível que as falanges suecas e yankee estejam ovulando, fagueiramente. Afinal, pelo que se lê na mídia, o Rafale dançou, ainda que eu pense que se trate de uma erra compreensão dos fatos.

Mas já cansou essa onda ovulatória, né ???


Abrazos, pagaaaaanooooooossssssssssssssssssssssssss.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18719
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 1957 vezes
Agradeceram: 2478 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53683 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 22, 2011 1:10 pm

Skyway escreveu: Sempre agradeco muito pelo fato do fórum ter seus posts sempre a disposição de qualquer pesquisa. A "ala francesa" traz desinformação? Pois bem, faça a mesma coisa que pedir acima para fazer. Volte quantas páginas a paciência lhe permitir, e me aponte ONDE a "ala francesa" trouxe desinformação. Isso por que julgo que a "ala francesa" no seu conceito é todo mundo que entende que o Rafale é a melhor opção, independente da torcida pessoal e etc. Aliais, isso é algo que penso que não entendem, aqui entendemos que é possível e até comum ter uma opinião, uma torcida ou um avião que mais lhe agrada, e mesmo assim ser humilde o suficiente para reconhecer que o melhor par ao Brasil pode não ser o seu escolhido pessoal.
Olá, Skyway.

O que foi colocado no Fórum para inflar a proposta do Rafale e depois fora constatado que era inverdade:
-Os Rafales F1 da Marinha francesa ja haviam sido reservados para a MB;
- A FAB e o Governo Federal estavam em sintonia qiuanto ao FX2: só não havia tido o anúncio por causa da iminente visita dos Reis da Suécia,
-Depois estavam aguadando para anunciar o Rafale vencedor após a posicão francersa sobre o Irã.
-O custo da hora voo do Rafale no Brasil de 9.800 Euros. Ora, isso é um contrato com a Indústria, segundo o que o Almirante Edouard Guillaud afirmou http://www.defesanet.com.br/fx2/oesp_23set09a.htm
Mesmo com a paridade, isso não significa que a hora-voo do Rafale para a FAB será esse valor. Vc precisa incluir o custo aduaneiro, transporte para o Brasil, custo do pessoal que faz a manutencão de 1 e 2 escalão (por acaso os mecânicos que vieram dar suporte aos Rafales na CRUZEX eram da Dassault?).

A maior fonte contra o Rafale acaba sendo as declaracões do próprio Jobim, por ser língua-solta. Eu e o Penguin já cansamos de colocar aqui declaracões dele para rebater declaracões de foristas.

E o que é pior? Um forista colocar aqui uma informacões de mídia "com pouca credibilidade" (como Folha de São Paulo, O Globo) ou um forista que coloca uma informacão aqui, mas quando confrontado com essa tal midia, não tem como apontar de onde tirou essa informacão?
O Penguin faz isso o tempo todo: usa a mídia, usa delcaracões de autoridades, usa documentos acessíveis pela internet para confrontar concepcões de parte dos torcedores franceses. Tempos atrás eu estava debatendo com ele no BM a respeito da aerodinâmica do Super Hornet (eu contra e ele a favor). Mesmo nós estando em lados opostos, eu reconheci que ele é fundamental para os Fóruns. Ele é um dos limpa-trilhos: ele vai limpando, de forma embasada, muitas inverdades colocadas no Fórum por foristas, e com isso ele é um dos que contribuem para informar e não desinformar quem está aqui.

Skyway escreveu: Quanto a diminuir os problemas da proposta francesa, existe um problemão MESMO nisso. Vocês acreditam a partir de fontes nada confiáveis nesses problemas da proposta francesa, nós do fórum DB(para mim membros do Fórum, para você Ala francesa, mesmo eu sendo do fórum e nunca ter torcido pelo Rafale... :lol: ) sabemos diferenciar informação tecnica confiável da abobrinha, simplesmente porque já debatemos ela nessas mais de 3mil páginas a exaustão com ponto de vistas tecnicos, e MUITAS vezes com explicações de quem entende e/ou trabalha com o assunto técnico específico em debate, como manutenção de caças franceses, relações industriais entre dois países e etc, coisa que você não vai encontrar em nenhum outro fórum ou blog por aí. Tentamos mostrar essa carga de qualidade que acompanha nossos argumentos, mas claramente o propósito de estarem aqui não é de debater o assunto, é de forçar a opinião de que a França é uma merda, achando equivocadamente que todos aqui adoram a frança ou torcem pro Rafale apenas por entenderem que ele é a melhor opção, e tentar mostrar no contraponto que a Suécia ou EUA são maravilhosos.
Quando um forista afirma que o Rafale tem problema de custo, incompativel com o orcamento da FAB, ele não está criando nenhuma lenda urbana. Os custos para a ADLA e a Marina Nationale são conhecidos, já colocados aqui com base em documentos públicos.
Abracos




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53684 Mensagem por orestespf » Sáb Jan 22, 2011 1:29 pm

pafuncio escreveu:Belíssimo post, Sky, é até compreensível que as falanges suecas e yankee estejam ovulando, fagueiramente. Afinal, pelo que se lê na mídia, o Rafale dançou, ainda que eu pense que se trate de uma erra compreensão dos fatos.

Mas já cansou essa onda ovulatória, né ???


Abrazos, pagaaaaanooooooossssssssssssssssssssssssss.
Alexandre, o Rafale ficou estigmatizado com aquele "anúncio" do Lula e Sarkozy, deu no que deu e o resto da estória já conhecemos. A presidente Dilma, sabiamente, optou por solicitar todas as informações possíveis sobre os caças, tanto o que pensa o MD quanto o que foi realizado pela FAB/COPAC. Agindo desta forma ela não será acusada de escolher um caça que foi escolhido pelo ex-presidente Lula, passa a ideia de transparência em sua decisão, deixa claro que aquele "anúncio" é coisa do passado e que ela não tem compromisso algum com ele. E se ela escolher/decidir pelo Rafale, então não será acusada de nada de nada. Isto é sabedoria, sabedoria feminina! Enquanto isso, ela mata dois coelhos com uma só cajadada: ganha tempo para implementar as antipáticas medidas orçamentárias, a ponto de adiar a decisão para meados deste ano (ou segundo semestre, sei lá) e deixar a conta para se iniciar em 2012. (Edit) O Rafale não morreu, o que mataram foi o "anúncio" passado. :wink:


Abração!!!




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2

#53685 Mensagem por pafuncio » Sáb Jan 22, 2011 1:41 pm

Concordo, Especulador-Geral. :wink: Mas o clima azedou aqui, como não ocorria de há muito. Pensam que Inês é Lázaro ... :mrgreen:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Responder