A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: A-12

#8941 Mensagem por Andre Correa » Qua Jan 19, 2011 8:03 pm

Achei interessante o tempo que demora para prende-lo na catapulta... Seria tão mais simples a barra como nos Rafales e Super Hornets




Audaces Fortuna Iuvat
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: A-12

#8942 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jan 19, 2011 8:12 pm

alcluiz escreveu:Achei interessante o tempo que demora para prende-lo na catapulta... Seria tão mais simples a barra como nos Rafales e Super Hornets

O grau de adestramento da tripulação tb fala alto nessa hora.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 1842
Registrado em: Qui Out 06, 2005 12:40 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

Re: A-12

#8943 Mensagem por Luiz Bastos » Qua Jan 19, 2011 8:12 pm

Este filme me parece ser de antes da parada para reparos.




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#8944 Mensagem por Marino » Qua Jan 19, 2011 8:14 pm

É claro.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#8945 Mensagem por Centauro » Qua Jan 19, 2011 9:25 pm

Nossa, impossivel não ficar orgulhoso da nossa MB, da tripulação e todos que estão envolvidos na operação do A-12, mesmo que indiretamente.
BZ a MB e a tripulação

Aproveitando a deixa, gostaria de perguntar, ao Srs Marino, Walter ou outros que puderem responder

A tripulação tem funções especificas, ou pode realizar varias tarefas, por ex: o pessoal do convoo poderia estar envolvido na faina de atracagem ou outras quando não havendo operações aereas

Desde ja agradeço

Centauro




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#8946 Mensagem por Marino » Qua Jan 19, 2011 9:37 pm

O Sr está no céu. :wink:
Normalmente nos navios os militares possuem uma alta especialização, trabalhando em sua área.
Uma ocasião em que todos trabalham juntos, e são treinados para isso, é no combate a incêndio e controle de avarias.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#8947 Mensagem por Centauro » Qua Jan 19, 2011 10:26 pm

Obrigado pela explicação Marino, mais uma vez aproveitando a opotunidade apesar de não ser o topico adequado(na verdade não sei em qual se enquadra minha duvida)vou lançar outra pergunta

Certa vez lendo o FDB, se não me engano li um post seu em que dizia que era da epoca dos bico fino e que as Niteroi as vezes navegavam quase que de lado por motivo de sua grande altura, assim sofrendo com o vento lateral, bem ai vai minha duvida os navios que estão surgindo estão aparentemente cada vez mais altos, seria isto devido ao aumento dos sistemas internos que nescessitam de mais espaço? porque penso que um navio com caracteristicas stealt hoje existentes e com a silhueta dos antigos Gearing seria mais eficiente ou não?




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#8948 Mensagem por Marino » Qua Jan 19, 2011 10:47 pm

Centauro escreveu:Obrigado pela explicação Marino, mais uma vez aproveitando a opotunidade apesar de não ser o topico adequado(na verdade não sei em qual se enquadra minha duvida)vou lançar outra pergunta

Certa vez lendo o FDB, se não me engano li um post seu em que dizia que era da epoca dos bico fino e que as Niteroi as vezes navegavam quase que de lado por motivo de sua grande altura, assim sofrendo com o vento lateral, bem ai vai minha duvida os navios que estão surgindo estão aparentemente cada vez mais altos, seria isto devido ao aumento dos sistemas internos que nescessitam de mais espaço? porque penso que um navio com caracteristicas stealt hoje existentes e com a silhueta dos antigos Gearing seria mais eficiente ou não?
A questão é sim o armamento, mísseis de lançamento vertical, p. ex, e sistemas, como as grandes antenas aegis.
A antiga silhueta era muito favorável a detecção radar, não é algo válido hoje em dia.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#8949 Mensagem por Centauro » Qua Jan 19, 2011 10:52 pm

Novamente Obrigado




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
Andre Correa
Sênior
Sênior
Mensagens: 4891
Registrado em: Qui Out 08, 2009 10:30 pm
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

Re: A-12

#8950 Mensagem por Andre Correa » Qui Jan 20, 2011 8:54 am



nem sei o que dizer... [003]




Audaces Fortuna Iuvat
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A-12

#8951 Mensagem por joao fernando » Qui Jan 20, 2011 10:11 am

Olha o brinquedo do Marino :twisted:

Queria ver era pousar o aviãozinho...

A uns tempos, tentei aprender a pilotar aeromodelo. Aprendi a como não pilotar um aeromodelo :P mas tinha um amigo, que pousava um avião nesse PA ai...




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: A-12

#8952 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 20, 2011 11:48 am

Marino escreveu:
Centauro escreveu:Obrigado pela explicação Marino, mais uma vez aproveitando a opotunidade apesar de não ser o topico adequado(na verdade não sei em qual se enquadra minha duvida)vou lançar outra pergunta

Certa vez lendo o FDB, se não me engano li um post seu em que dizia que era da epoca dos bico fino e que as Niteroi as vezes navegavam quase que de lado por motivo de sua grande altura, assim sofrendo com o vento lateral, bem ai vai minha duvida os navios que estão surgindo estão aparentemente cada vez mais altos, seria isto devido ao aumento dos sistemas internos que nescessitam de mais espaço? porque penso que um navio com caracteristicas stealt hoje existentes e com a silhueta dos antigos Gearing seria mais eficiente ou não?
A questão é sim o armamento, mísseis de lançamento vertical, p. ex, e sistemas, como as grandes antenas aegis.
A antiga silhueta era muito favorável a detecção radar, não é algo válido hoje em dia.

Só complementando a resposta do Marino, sim, os navios tem ficado mais altos, e com a superestrutura aproveitando completamente a a largura oferecida pela boca dos navios, aliás tendência lançada pela MB ao definir com a VOSPER nos anos 70, a configuração das Niterói(Vosper Mk10), NO ENTANTO QTO. mais alta a superestrutura da embarcação, maior é o "efeito vela", justamente o que acontece com as Niterói como relatado pelo Marino. A solução encontrada é justamente aumentar a boca dos navios. É comum nos novos projetos as embarcações com deslocamento superior as 5000t, terem uma boca equivalente a 12 e até 13% do comprimento do casco, qdo. anteriormente era comum,manter essa relação em (média) de 10% ou até menos.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: A-12

#8953 Mensagem por Centauro » Qui Jan 20, 2011 7:03 pm

Obrigado Walter e Marino pelas explicações

Grato




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: A-12

#8954 Mensagem por WalterGaudério » Qui Jan 20, 2011 8:00 pm

Marino escreveu:Do Youtube, copiado do BPN:

SEnhores prestem atenção a surpresa da trilha sonora a partir de 12:19 e 13:30




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: A-12

#8955 Mensagem por joao fernando » Sex Jan 21, 2011 10:21 am

Aqueles cabos que prendem o A4 na catapulta, são perdidos, ou reaproveitados? O engate que vai na catapulta, cai no mar ou fica travado no final do trilho?




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Responder