EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4924
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1006 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jan 17, 2011 12:12 pm

Matheus escreveu:Qual será a função da VBTP com canhão de 90? seria reconhecimento ou proteção das outras VBTP?
Reconhecimento.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Mensagens: 2434
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 9:46 am
Localização: São Paulo, SP
Agradeceram: 272 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1007 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Jan 17, 2011 1:42 pm

Matheus escreveu:Qual será a função da VBTP com canhão de 90? seria reconhecimento ou proteção das outras VBTP?
A sua função será as atribuídas ao VBTP com canhão de 90 mm dentro do Esquadrão de Cavalaria Mecanizado,m previstos nos manuais do EB C2-36.

por exemplo:

Capitulo 1 Introdução
Artigo I Generalidades
1-2 Missões do Esqd C Mec
a. O Esqd C Mec é organizado, equipado e instruido para cumprir missões de reconhecimento e segurança em proveito do escalão superior que o enquadra.

Capitulo 2 Tecnica de Emprego dos Elementos C Mec.
Artigo II
2.7 Considerações iniciais
a. A unidade de emprego do CC é a seção de carros composta de dois CC. No Esqd C Mec encontramos uma seção de carros em cada pelotãoe mais um CC isolado na seção de comando que é o carro do Cmt Esqd.
b. Os CC, empregados nas seções dos pelotões de cavalaria mecanizados, ou em pelotão provisório de carro, constituem-se nos elementos de força do Esqd C Mec, por sua elevada potência de fogo, proteção blindada e ação de choque. Por estas características, é em torno dos mesmos que se nucleiam os Pel ou Esqd C Mec na execução de operações ofensivas, defensivas, retrógradas, de reconhecimento e de segurança.

E por aí afora.

Bacchi




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1008 Mensagem por jauro » Ter Jan 18, 2011 12:26 am

Matheus escreveu:
Qual será a função da VBTP com canhão de 90? seria reconhecimento ou proteção das outras VBTP?
Sem quere ser chato ou pedante.
Outro dia, em um tópico desses, falavamos sobre significados de palavras, sinais convencionados, abreviaturas etc.
Os manuais militares seguem a risca estas convenções. Como um deles foi citado, vou tecer alguns comentários.
Em se tratando de operações e manobras as palavras mais fortes seriam o atacar e o defender. As demais têm seu sentido, mas cada uma significa um tipo de manobra ou ação tática. Então, em um extremo teríamos a ação tática de atacar seguido de ações derivadas dessas como: Marchar para o Combate, reconhecimento (Rec), reconhecimento em força, proteção (Prot), aproveitar o êxito, perseguir, conquistar, apoiar pelo fogo etc.
No outro extremo teríamos as ações derivadas do DEFENDER: Defender na posição, Defesa móvel, acolher, ação retrógada, retraimento, retiradas, segurança etc.

Assim, quando alguém pergunta se ela será para Rec ou Prot, eu diria que para ambas, mas Prot não é a mesma coisa que defender as outras VBTP.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1009 Mensagem por Moccelin » Ter Jan 18, 2011 9:22 am

Hader, Hélio, e principalmente o Bacchi que pediu fontes ("para o bem da verdade histórica") sobre eu falar do EB mudar os requisitos no meio do jogo, em ter existido a idéia do 105mm em algum ponto da história.

Recebi um e-mail confirmando e com transcrições de documentos onde foi publicado, em meios oficiais, a existência da idéia de 105mm, ao menos originalmente. Só estou esperando a autorização para publicar o e-mail que recebí na íntegra.

Mas resumindo: sim, EXISTIU a idéia da família "VBTP-MR" possuir uma versão 8x8 com canhão 105mm, e aparente essa morreu ante os custos envolvidos, restando só as 6x6 e com armamento máximo a torre CMI Defense com canhão Cockerill de 90mm.

O que eu não estou conseguindo é achar os documentos (portarias, por exemplo) que, apesar de serem públicas, estão "escondidas" nas publicações dos Boletins Internos, e sem saber exatamente qual boletim fica difícil achar (ler boletim por boletim de 1999 até 2007 mais ou menos é complicado).

Mas é aquilo, talvez na hora do "super trunfo" colocaram 105mm (super trunfo e o fato do Centauro ter passeado por aqui), na hora que viram os preços em planilhas detalhadas caiu o queixo e largaram mão, ou tem até a opção de terem desistido pelo simples detalhe de já existir um Iveco 8x8 com canhão 105mm e com todas as capacidades que esperavam de um Guarani 8x8 105mm... Ou seja, se o dinheiro der compra-se o Centauro mesmo. Mas aí já estou chutando longe, ou como dizem os americanos "it's a long shot"...




The cake is a lie...
Hader

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1010 Mensagem por Hader » Ter Jan 18, 2011 10:08 am

Olá Moccelin

A questão era dos requisitos iniciais. Neles realmente não havia nenhuma citação ao calibre da peça (90 ou 105 mm).

A idéia sempre houve, mas não nasceu com calibre x ou y, compreendeu?

Parabéns pela pesquisa! É assim que as coisas devem ser, para evitar as barbaridades que vemos em outras paragens...

Abraços!




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1011 Mensagem por Moccelin » Ter Jan 18, 2011 10:30 am

Reginaldo Bacchi escreveu:
Moccelin escreveu:Mas a aspiração de parte dos foristas se baseia justamente nos requisitos iniciais!!! A torre tinha até nome CMI Defense CT-CV, junto com outros componentes, como motor Cummins ou MTU, que foi modificado pra FPT, tinha as medidas do pneu, etc.
Moccelin, eu peço encarecidamente, a bem da verdade histórica (uma coisa muito importante para mim - e que deveria ser importante para todos), que você apresente os documentos que confirmam o que você está dizendo.

Eu li o OBO do EB sobre o VBTP-MR, que foi emitido como guia para as propostas dos varios particpantes, e não encontrei nada daquilo que você está relatando!!!

Por minha parte eu afirmo: tudo que você diz não passa de elucubração de participantes desta lista.

Bacchi
PRONTO!

http://www.sgex.eb.mil.br/sistemas/be/c ... 44&act=bre

Página 32, ítem 79.

Está aí os na aprovação do ROB nº 08/99 (aprovação dada pela portaria que fala justamente sobre a futura VBR-MR... As palavras "canhão" e "105mm" são usadas claramente numa mesma frase, indicando que a idéia existiu sim, e oficialmente, não é "elocubração de participantes dessa lista" apenas. Ah, em diversos pontos existe um sistema escalonado, quanto melhor, mais pontos, ou seja, seria lógico se houvesse assim: canhão 90mm X pontos, canhão 105mm X+n pontos, mas não, fala-se APENAS em 105mm nos requisitos ABSOLUTOS.

Agora, ok, isso são os Requisitos publicados lá em 1999, um estágio embrionário da VBTP-MR e VBR-MR. Mas em 2005 foi publicado uma nova portaria, modificando diversos pontos desses ROB. Mas não é modificado o ítem 79 que fala sobre o canhão 105mm. Ou seja, em 2005 é mantido o requisito do canhão 105mm com peso 10.

Tais modificações foram publicadas na Portaria Nº 212-EME, de 21 DE DEZEMBRO DE 2005, publicadas no Boletim do Exército 01 de 2006:

http://www.sgex.eb.mil.br/be_ostensivo/ ... e01-06.pdf

Bom, até aí ok, aí vem no BE 08/2006 ( http://www.sgex.eb.mil.br/be_ostensivo/ ... e08-06.pdf ) a homologação dos RTB 01/06 – Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média, de Rodas (VBTP – MR). Porém tem um pequeno detalhe, foi publicada a homologação no BE, mas não o RTB em sí (como foi feito com os ROBs e as modificações dos ROBs. Vou procurar esse RTB, mas não duvido que seja de caráter mais sigiloso, visto tratar-se de um documento mais técnico (não sei exatamente o que ele possui), mas se não for sigiloso e alguém tiver acesso poderia publicar aqui e me ajudar a "limpar" meu nome.

Agora, os documentos de 2007 em diante eu deixo pra outro dia, vai dar bem mais trabalho porque os BE de 98 a 2006 possuem um índice único, de onde eu achei as datas e fui caçando os BE específicos (tinha que abrir um ou dois, no máximo, me baseando na altura do ano indicado no índice 1998-2006).

Mas resumindo a ópera. Até o final de 2006 o ROB em vigor sobre a VBR-MR era de canhão 105mm, em documentos OFICIAIS. Nada de apenas elocubração... Ok, pode até ser um wishfull thinking, mas um baseado no ROB em vigor quando foi publicado o Edital da Concorrência nº 001/2005 do CTEx (agosto de 2005).

Agora, se não tem nada falando sobre o canhão no OBO que você citou (por falar nisso, o que é OBO) eu não sei. Nada é falado no Edital de concorrência também, mas esse é para a VBTP-MR, e não a VBR-MR e não sei como funciona o processo licitatório, se teria que haver uma nova concorrência pra VBR-MR, se pode acumular com uma concorrência só, enfim, simplesmente não tenho o conhecimento técnico pra isso, então não sei... Nem sei qual é o peso de um ROB nessa novela, se ele é realmente importante ou se é apenas um rumo geral, que pode ser modificado ou ignorado na medida que as coisas vão evoluindo (os custos vão aparecendo). Mas que o ROB falava claramente em 105mm como um Requisito com peso alto (10), ah, isso falava.

Mas outra hora eu vou escarafunchar os BE de 2006 em diante e juntar todos os outros documentos possíveis sobre a futura família de blindados, deve ter alguma coisa como modificações nos ROB ou algo assim.




Editado pela última vez por Moccelin em Qua Jan 19, 2011 8:39 am, em um total de 1 vez.
The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1012 Mensagem por Moccelin » Ter Jan 18, 2011 11:16 am

Muita coisa eu achei no Portal Guardião do Saber, que, diga-se de passagem eu nem sei se é público (já que aparece só o IP, e não o domínio), mas eu acessei via Google, sem qualquer tipo de maracutaia de informática, então, se não for público é um absurdo eu ter conseguido acessar em pesquisas via Google:

http://200.20.16.3/guardiao/controle.ph ... =consultar

Porém pra ler o tal RTB 01/2006 do DCT eu teria que acessar o SISLEG-EB, o link dá um erro de DNS, o que indica que ele pode ser de acesso restrito ou o link está quebrado mesmo, e esse não encontrei.

Mas é aquilo também, eu não consegui até hoje uma cópia do R-70, que é um documento público, e isso nem quando eu era Aluno EPC adido à AMAN, quem dirá um documento de outra unidade que pode até ser sigiloso (o chato é que eu não sei se é)!

P.S.: Não tem nada a ver com a história, mas se alguém tiver o R-70 ou souber onde encontra-lo seria interessante. Trata-se de um documento público, o regulamento de uma Escola, mas inventaram mil e uma desculpas pra eu não ter e até hoje eu só consegui pedaços! Tiveram a capacidade de me falar que era Alunos/Cadetes não podiam ter acesso a ele!!!

E fica uma dica para os atuais Alunos/Cadetes e futuros Alunos/Cadetes: os manuais são públicos e neutros, mas a interpretação SEMPRE estará CONTRA você! Então procure, leia, e interprete antes de ocorrerem os problemas... E não confie no sistema igual eu fiz! Porque se documentos que você não pode ter acesso sumirem é você quem paga.




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1013 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 18, 2011 11:35 am

Estava de bobeira na net e achei a foto de um Urutu com canhão 90mm.

Imagem


Em comparação um Cascavel

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
ciclope
Sênior
Sênior
Mensagens: 1328
Registrado em: Qua Set 10, 2008 9:51 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1014 Mensagem por ciclope » Ter Jan 18, 2011 12:04 pm

Pow não é tão feio quanto eu imaginava.
Será que a qualidades do casacavel eram tão superior assim?




Avatar do usuário
saullo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2924
Registrado em: Qui Jun 21, 2007 6:09 pm
Agradeceram: 181 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1015 Mensagem por saullo » Ter Jan 18, 2011 1:11 pm

Bolovo escreveu:Estava de bobeira na net e achei a foto de um Urutu com canhão 90mm.

Imagem


Em comparação um Cascavel

Imagem
Já tinha visto desenhos desse Urutu em publicidade em uma revista. Essa é a primeira foto do tal.
Ele era capaz de transportar quantos soldados ?

Abraços




Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1016 Mensagem por Moccelin » Ter Jan 18, 2011 1:28 pm

Observe a lateral do Cascavel e do "Uruvel"... Façamos assim, pegue o centro do sistema boomerang, e vá subindo. Onde o casco do Cascavel termina (um segmento acima do fim da caixa de roda) o Urutu ainda tem toda a parte superior (inclinada), ou seja, o carro em sí é uns 30% mais alto que o Cascavel.

Isso, na época, chamou mais atenção do EB do que a capacidade anfíbia.

É importante ressaltar que o Urutu é mais novo, logo o Urutu de Reconhecimento é ainda mais novo (o Bacchi deve saber os tempos), provavelmente já haviam muitos Cascavéis na força quando surgiu o Urutu Rec e optaram por não mudar o que já estava sendo empregado.

E vão acostumando, a VBR-MR vai ser maomenos isso aí.

P.S.: Enquanto eu fazia a pesquisa que eu postei acima eu percebi que os nomes oficiais no EB são:
- VBTP-MR - Uruveco de transporte de tropas (não sei como será a distinção entre as versões com canhão de tiro rápido e sem canhão, ou se todas as de Transporte de Pessoal terão a mesma torre);
- VBR-MR - Uruveco de Reconhecimento (com canhão 90mm :? ).

Já as especializadas é ainda mais complicado, já que existem duas sub-divisões:
- VBE/(Especialidade)-MR - Esse é o nome das versões especializadas, onde (Especialidade) pode ser lido como PC (Posto de Comando), CDT (Central Diretora de Tiro), Com (Comunicações), Soc (Socorro), Ofc (Oficina).
- VBC/Mrt-MR - Viatura Blindada de Combate, Morteiro - Média, de Rodas (na nomeclatura oficial);
- VBTE/Amb-MR - Viatura Blindada de Transporte Especializado, Ambulância - Média, de Rodas.

E esses são os nomes oficiais de toda a família!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1017 Mensagem por Alitson » Ter Jan 18, 2011 9:05 pm

Falta de $$$$$ é uma M mesmo... 6X6 com canhão de 90mm é dose!!!!!!!! :roll:

Neste caso, em vez de desenvolver, não seria mais barato comprar a produção de um Patria por exemplo?




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Hader

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1018 Mensagem por Hader » Ter Jan 18, 2011 10:02 pm

Alitson escreveu:Falta de $$$$$ é uma M mesmo... 6X6 com canhão de 90mm é dose!!!!!!!! :roll:

Neste caso, em vez de desenvolver, não seria mais barato comprar a produção de um Patria por exemplo?


Quantos exércitos do mundo, nos últimos 5 anos, colocaram uma encomenda de mais de 2000 carros de combate de uma só vez? Vamos com calma... O EB não busca um hunter-killer. Busca um carro de recon. Quem manda é a doutrina, não a vontade.

[]'s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1019 Mensagem por Bolovo » Ter Jan 18, 2011 10:41 pm

Alitson escreveu:Falta de $$$$$ é uma M mesmo... 6X6 com canhão de 90mm é dose!!!!!!!! :roll:

Neste caso, em vez de desenvolver, não seria mais barato comprar a produção de um Patria por exemplo?
Iria dar na mesma.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4924
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1020 Mensagem por FIGHTERCOM » Qua Jan 19, 2011 4:45 am

Não é o Guarani, mas é 6x6 e tem um canhão de 90mm

Imagem


Abraços,

Wesley Maia




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Responder