EDIT/ATUALIZ - IVECO VBTP-MR Guarani

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4924
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#991 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jan 14, 2011 11:19 am

Não querendo me meter no debate dos colegas, apenas contribuindo com o mesmo...

Pode até ser que o OBO não cite a torre de 105 mm, mas o Expedito Stephani Bastos repetiu isso algumas vezes:
O projeto prevê uma família 6x6, com várias versões como transporte de pessoal, reconhecimento, porta morteiro, socorro, comando, comunicações, diretora de tiro, oficina e ambulância, além de um 8x8 com torre e canhão de 105mm, tanto que o estudo conceitual previu um posicionamento dos dois eixos dianteiros dispostos de tal forma que deixe espaço para a colocação de um quarto eixo entre estes e o traseiro, permitindo assim que as quatro rodas dianteiras virem.
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/IVECO.pdf
A previsão é que ao desenvolver este protótipo possamos ter uma família de blindados sobre rodas denominada de VBTP-MR (Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média de Rodas que terá as versões abaixo apresentada, partindo de uma mesma plataforma 6x6 com uma versão 8x8 com torre e canhão de 105mm.
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts ... 0IIIAC.pdf


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#992 Mensagem por helio » Sex Jan 14, 2011 11:27 am

FIGHTERCOM escreveu:
helio escreveu: Prezado Hélio,

Este é um ponto que sempre tive curiosidade, pois as informações disponíveis são escassas. No caso do Guarani, qual seria a diferença de custos (fabricação e operacionalização) entre uma versão 6x6 e 8x8? Sei que talvez você não possa expor essa informação em detalhes ($), mas seria possível colocar a diferença em %?


Desde já agradeço,

Wesley
Olá Wesley

Não tenho o detalhamento da diferença de custos, porém fui informado que é da ordem de 40%
Entretanto o que eu quero que alguns foristas entendam é que não existe nenhum requisito no ROB exigindo um VCR equipado com um canhão de 105mm. Esta aspiração parte em boa parte de foristas. Então pra que um 8X8?

Hélio
Prezado Hélio,

Acho que essa confusão sobre a possível versão 8x8 deve-se em parte à imagem abaixo:

Imagem

Tem ainda o trecho abaixo:
Uma reportagem esclarecedora da T&D sobre o Programa VBTP-MR.
Exclusivo - Programa VBTP-MR: O Exército Brasileiro toma uma decisão importante
Dom, 05 de Abril de 2009 18:51

Por Reginaldo Bacchi

....

O EB, evidentemente, levou isso em consideração e, ao emitir seu Requisitos Operacionais Básicos (ROB) nº 09/99, em que definiu a sua viatura blindada de transporte de pessoal média sobre rodas (VBTP-MR 6X6), especificou também uma série de versões derivadas: comunicações, Comando e Controle, socorro mecânico, porta morteiro de 120mm, ambulância, posto de comando, direção de tiro, oficina e, em versão 8X8, as viaturas de combate de fuzileiros (VBCI) e de reconhecimento.

....
O texto se encontra na íntrega no link abaixo:
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... in-Army%29


Abraços,

Wesley[/quote]

Wesley
Na ocasião em que foi confeccionado este folder, fizeram várias projeções inclusive de uma versão 8X8 com canhão 105mm.
Tendo em vista a eficiencia do canhão Cockerill Mk8 de 90mm que atende os requisitos da força, optou-se por ele, mas depende ainda de uma aprovação do projeto, e em seguida uma encomenda.

Hélio




Elias RS
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 152
Registrado em: Ter Abr 29, 2008 10:24 am
Agradeceram: 1 vez

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#993 Mensagem por Elias RS » Sex Jan 14, 2011 11:27 am

Isso é verdade por que tb lí esses textos do Expedito...
Abs
Elias




helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#994 Mensagem por helio » Sex Jan 14, 2011 11:31 am

FIGHTERCOM escreveu:Não querendo me meter no debate dos colegas, apenas contribuindo com o mesmo...

Pode até ser que o OBO não cite a torre de 105 mm, mas o Expedito Stephani Bastos repetiu isso algumas vezes:
O projeto prevê uma família 6x6, com várias versões como transporte de pessoal, reconhecimento, porta morteiro, socorro, comando, comunicações, diretora de tiro, oficina e ambulância, além de um 8x8 com torre e canhão de 105mm, tanto que o estudo conceitual previu um posicionamento dos dois eixos dianteiros dispostos de tal forma que deixe espaço para a colocação de um quarto eixo entre estes e o traseiro, permitindo assim que as quatro rodas dianteiras virem.
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts/IVECO.pdf
A previsão é que ao desenvolver este protótipo possamos ter uma família de blindados sobre rodas denominada de VBTP-MR (Viatura Blindada Transporte de Pessoal Média de Rodas que terá as versões abaixo apresentada, partindo de uma mesma plataforma 6x6 com uma versão 8x8 com torre e canhão de 105mm.
http://www.ecsbdefesa.com.br/defesa/fts ... 0IIIAC.pdf


Abraços,

Wesley
Wesley
Conforme já expliquei,na ocasião do projeto inicial não foi descartada a versão 8X8, entretanto após a opção pela cockerill Mk8 mudou.

Hélio




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4924
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#995 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jan 14, 2011 11:49 am

helio escreveu: Wesley
Na ocasião em que foi confeccionado este folder, fizeram várias projeções inclusive de uma versão 8X8 com canhão 105mm.
Tendo em vista a eficiencia do canhão Cockerill Mk8 de 90mm que atende os requisitos da força, optou-se por ele, mas depende ainda de uma aprovação do projeto, e em seguida uma encomenda.

Hélio
helio escreveu: Wesley
Conforme já expliquei,na ocasião do projeto inicial não foi descartada a versão 8X8, entretanto após a opção pela cockerill Mk8 mudou.

Hélio
Prezado Hélio,

Obrigado pelo esclarecimento.


Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4924
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 674 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#996 Mensagem por FIGHTERCOM » Sex Jan 14, 2011 11:57 am

VBTP-MR - Guarani - Produção




Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceram: 610 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#997 Mensagem por jauro » Sex Jan 14, 2011 5:02 pm

Família de Blindados.

Os projetos principais do Programa Combatente Brasileiro referem-se à Família de Blindados de Rodas (FBR), em que consta a previsão inicial do desenvolvimento de 17 (dezessete) viaturas, sendo 11 (onze) médias e 06 (seis) leves, conforme abaixo:

Viatura Blindada Transporte de Pessoal (VBTP)
Viatura Blindada Especial de Comando e Direção de Tiro (VBE CDT)
Viatura Blindada de Reconhecimento (VBR)
Viatura Blindada Leve Especial Posto de Comando (VBE PC LR)
Viatura Blindada Especial Socorro (VBE Soc)
Viatura Blindada Especial Ambulância (VBE Amb)
Viatura Blindada Especial de Comunicações (VBE Com)
Viatura Blindada Especial Oficina (VBE Oficina)
Viatura Blindada de Combate Morteiro Médio (VBC Mrt Me)
Viatura Blindada Especial Posto de Comando (VBE PC)

As demais viaturas da família de blindados são:
• Viatura Blindada de Combate Fuzileiro (VBC Fuz);
• Viatura Blindada de Combate Morteiro Pesado (VBC Mrt Pes);
• Viatura Blindada Leve de Reconhecimento (VBR LR);
• Viatura Blindada Leve de Combate Anticarro (VBC AC LR);
• Viatura Blindada Leve Especial de Observação Avançada (VBE OA LR);
• Viatura Blindada Leve de Combate Morteiro (VBC Mrt LR); e
• Viatura Blindada Leve Especial Radar (VBE Rdr LR).
(transcrito da Estratégia Braço Forte)

As VBR e VBR-LR assinaladas em vermelho, a primeira é 8x8 e a segunda, a que será adotada, apresentada, ou fabricada, será 6x6, totalizando 16 (dezesseis) modelos.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
lobo_guara
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Sex Ago 24, 2007 1:49 pm
Localização: Brasil
Agradeceram: 19 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#998 Mensagem por lobo_guara » Sex Jan 14, 2011 10:49 pm

Blindado Brasileiro fabricado pela Iveco Italiana, torre REMAX fabricada pela ARES agora da EBIT israelense e temos contendas diplomática com os dois países. Que maravilha de pensamento estratégico que temos! :roll: :roll: :cry:
Bastava o MD haver criado uma Holding para controlar as empresas do setor e comercializar os seus produtos e teríamos um grande empresa de equipamentos militares e muitos produtos capazes de atender divessos clientes mundo afora. E tem gente que ainda defende a continuidade do tucano linguarudo do Jobim no MD.




Deve, pois, um príncipe não ter outro objetivo nem outro pensamento, nem tomar qualquer outra coisa por fazer, senão a guerra e a sua organização e disciplina, pois que é essa a única arte que compete a quem comanda. (Machiavelli)
helio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2074
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 1:56 pm
Localização: São Paulo / SP
Agradeceram: 25 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#999 Mensagem por helio » Sáb Jan 15, 2011 12:31 am

lobo_guara escreveu:Blindado Brasileiro fabricado pela Iveco Italiana, torre REMAX fabricada pela ARES agora da EBIT israelense e temos contendas diplomática com os dois países. Que maravilha de pensamento estratégico que temos! :roll: :roll: :cry:
Bastava o MD haver criado uma Holding para controlar as empresas do setor e comercializar os seus produtos e teríamos um grande empresa de equipamentos militares e muitos produtos capazes de atender divessos clientes mundo afora. E tem gente que ainda defende a continuidade do tucano linguarudo do Jobim no MD.

Perdão Guará mas estou saturado de sugestões utópicas! :cry: :cry: :cry:

Hélio




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1000 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 15, 2011 12:41 pm

E eu ainda não entendo nem o 90mm: 76 já estava por demás de bueno. Não é - ao menos que eu saiba - um carro para ENGAJAR OUTROS CARROS (senão o mais simples seria colocar-lhe uns mísseis AT) e sim para fazer reconhecimento e manter o Comando da área informado em tempo real sobre o que está acontecendo em seu TO. A grande vantagem - repito, ao menos que eu saiba - de carros assim é, devido a sua muito maior mobilidade e pequena silhueta, poder engajar e desengajar à vontade e APENAS EM CASO DE EXTREMA NECESSIDADE, dentro das múltiplas variáveis que permeiam uma batalha. Fora disso é ficar quietinho no seu canto, apenas observando e informando, e dar no pé se for descoberto... 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1001 Mensagem por Moccelin » Sáb Jan 15, 2011 2:02 pm

Foi postado aqui no fórum (antes de escolherem a Iveco) um texto. Vou caçar esse texto, mas vai ser meio difícil! Nele estavam, entre outras coisas, a torre da versão reconhecimento CMI Def CT-CV, motores (tinha um da MTU e um da Cummins), dimensões dos pneus, que eu lembro de ter falado que era estranho, muito pequeno pra uma viatura de concepção moderna, peso máximo das versões, enfim, tinha um monte de coisas.

Vou ver se acho e depois posto aqui!

O difícil vai ser achar, já que é um post com mais de 2 anos, antes da IVECO, antes daquela maquete feia pra burro, antes da 1:1,00 que veio na LAAD 2009, antes mesmo de eu saber que não voltaria pra Academia, enfim, acho tem mais de 2 anos!

Editado: fui conferir a data que surgiu aquela maquete feia que dói e foi em 2007, ou seja, tem praticamente 4 anos! Logo esse post que eu falo é de 2006 ou 2007 (anos que eu estava com minha matrícula trancada e quando comecei a participar do DB).

Editado 2: Sinceramente, não sei usar o sistema de buscas do fórum! Coloquei CT-CV (que é o nome da torre nesse post que eu falo) e vaio 0 (zero) resultados, "CMI Defense" vem só os resultados recentes (2010 e 2011)... Alguém lembra onde a gente discutia o "Urutu 3" antes de surgir esse post?

Editado 3: Estou caçando agora os Requisitos Operacionais Básicos nº 09 de 1999 e as Propostas de Requisitos Básicos de VBTP-MR de 2005, creio que lá devem estar as respostas!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1002 Mensagem por Moccelin » Sáb Jan 15, 2011 2:30 pm

Achei!!! Ou pelo menos em parte, porque os oficiais mesmo eu não achei!

Texto do Beraldi no DefesaNet:

http://www.defesanet.com.br/laad07/3_eb_vbtp-mr.htm

Gostaria que os "com fontes" (traduzindo: os que sabem procurar direito nos inúmeros sites do EB) pudessem postar os documentos do post acima:

- Requisitos Operacionais Básicos nº 09 de 1999;
- Propostas de Requisitos Básicos de VBTP-MR de 2005.

Obrigado.




The cake is a lie...
Centauro
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 147
Registrado em: Ter Set 15, 2009 6:15 pm
Agradeceram: 4 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1003 Mensagem por Centauro » Sáb Jan 15, 2011 9:25 pm

Srs, de acordo com minhas fontes(revista Tecnologia e Defesa), a capacidade da munição anti-carro do canhão de 90 mm escolhido e de penetrar até 150 mm de blindagem em aço a 2.000 mts; levando em conta que a blindagem frontal do M-60 chega ao maximo de 120 mm e que ele é considerado adequado para nosso cenário, acho que a torre de 90 mm pe o suficiente para parar um CC, mesmo não sendo esta sua função. Ex: alguns Uruvecos 90 mm poderiam atrazar a retirada inimiga protegida de CCs alvejando alguns veiculos e levando o inimigo a se desorganizar, agindo assim poderia dar o tempo necessario a Cavalaria chegar e enfrentar os CCs restantes diretamente.

O que acham?

Obrigado e bom fim de semana a todos.

Centauro




“Quero a ordem e a liberdade, mas quando esta perigar, minha espada estará pronta para defendê-la. As dificuldades não me quebrantam o ânimo” Marechal Manoel Luis Osorio
Avatar do usuário
Moccelin
Sênior
Sênior
Mensagens: 4849
Registrado em: Qua Abr 11, 2007 11:53 am
Localização: Três Corações - MG
Agradeceram: 2 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1004 Mensagem por Moccelin » Seg Jan 17, 2011 7:23 am

Eu até poderia responder esse post com minha opinião de leigo, mas enquanto não achar esses dois documentos eu não vou fazer isso!




The cake is a lie...
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: URUTU III: FIAT/IVECO

#1005 Mensagem por Matheus » Seg Jan 17, 2011 12:07 pm

Qual será a função da VBTP com canhão de 90? seria reconhecimento ou proteção das outras VBTP?




Responder