Valeu pessoal.Moccelin escreveu:Mesmo se lembrarmos que a guerra é barulhenta até de longe (num caso de ressuprimento de uma tropa em combate defendendo um ponto, por exemplo) é possível acostuma-los. Assim como as tropas de cavalaria do mundo todo produziram cavalos selecionados para a tarefa de combater, mantendo o controle do cavalariano numa carga sob fogo (e não só em filmes de cowboy, mas em séculos de guerras de verdade) existiria um treinamento e uma seleção para formar "búfalos militares".Túlio escreveu:
Não creio que animais de carga sejam levados diretamente até uma área de combate, ficando sob fogo. É possível que levem o que é preciso levar apenas até suas proximidades, sendo o resto do percurso feito apenas por Soldados, carregando o material necessário, retornando o animal para buscar nova carga. Seria ilógico conduzir um animal assim até o meio de um tiroteio, sem contar que não são FABRICADOS EM SÉRIE, são TREINADOS desde jovens para sua missão. Uma única baixa é um grande problema logístico...
É como a seleção de espécimes para a formação de qualquer raça de animal, como as dos cachorros, onde temos cães como os retrievers, que tem o instinto de trazer a caça inteira, sem estragar, e mantém isso hoje em dia como a capacidade inerente na hora de buscar bolinhas, tocos, ou qualquer coisa que joguemos pra eles e DEVOLVER pro dono (coisa mais difícil pra ensinar pra um cão como o pitbull, ou mesmo um pastor alemão). Ou gado... Temos gado de leite com imensa produtividade, gado de corte que alcança a maturidade cedo, gado de leite rústico, gado de corte pra criação extensiva em áreas alagadas, e por aí vai (não sei quais raças encaixam em cada situação).
O projeto todo se baseia nisso, selecionar, treinar, e criar doutrina! Quanto mais tempo passa melhor para o serviço os bichos vão ficando, e provavelmente vão se percebendo limitações ou capacidades que nem se sabia que o bicho tinha. A única coisa necessária é visão aberta e claro, liberdade para apresentar novidades e ser "à frente do seu tempo" o que é complicado no EB (experiências próprias, e não me o "disseram e me falaram").
Estava pensando numa emboscada com esses bichos fugindo, em vez de ficarem sob controle.
Abraços.