Soldados Brasileiros no IRAQUE ??????
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
-
- Júnior
- Contato:
Soldados Brasileiros no IRAQUE ??????
Iraque
A confirmação do convite para envio de tropas brasileiras para o Iraque, pelo Ministro Viegas, desmentindo as negativas da área diplomática e o termo "improvável", mostra que as negociações estão em andamento. Na atual conjuntura, em que os Estados Unidos controlam as ações, sim é realmente improvável. Porém sob um mandato da ONU será bem mais do que "provável". Mais que provável, imperioso para um país que pleiteia assento permanente no Conselho de Segurança.
Tropas da França, Alemanha e Rússia já estariam operando no Iraque se tivessem um mandato da ONU, o que tem sido vetado pelos americanos. Lembrar que as operações no Afeganistão são responsabilidade agora da OTAN. Os líderes Blair, Chirac e Schroeder estarão discutindo exatamente esse assunto, nesse fim de semana.
Analisando sob o ponto de vista militar brasileiro, uma participação no Iraque pode representar uma ruptura no atual marasmo, para não dizer o pântano que está envolvida a Defesa Brasileira e o pensamento estratégico nacional. Podendo oferecer de um batalhão até uma brigada significaria uma profunda e radical mudança para as três forças.
Nos anos 90, o oxigênio que as forças tiveram foi a participação em missões de paz: Angola (1 batalhão) e Timor Leste ( 8º grupo com membros do 1º Batalhão PE/RJ-66 homens embarcou em Maio 2003). A participação nessas missões serviu para atualizar em muito, vários pontos das Forças Armadas.
Outro enfoque, não comentado é o interesse comercial brasileiro na região. Sim temos interesses e de longa data e na área de petróleo. O Maior campo petrolífero do Iraque, Majnoon, foi descoberto pela Petrobrás, na década de 70. No recente encontro presidencial Brasil-USA(Junho2003), o presidente Bush ofereceu a participação, junto com a Halliburton, de explorações petrolíferas, no Iraque. E embora a saída da Petrobrás os laços comerciais entre Brasil e Iraque eram enormes, até a crise comercial durante a década de 80. Entre outras atividades tínhamos fábricas de: tratores, ar-condicionado e montadora de veículos.
Enfim o improvável do Ministro Viegas poderá ser provável.
A confirmação do convite para envio de tropas brasileiras para o Iraque, pelo Ministro Viegas, desmentindo as negativas da área diplomática e o termo "improvável", mostra que as negociações estão em andamento. Na atual conjuntura, em que os Estados Unidos controlam as ações, sim é realmente improvável. Porém sob um mandato da ONU será bem mais do que "provável". Mais que provável, imperioso para um país que pleiteia assento permanente no Conselho de Segurança.
Tropas da França, Alemanha e Rússia já estariam operando no Iraque se tivessem um mandato da ONU, o que tem sido vetado pelos americanos. Lembrar que as operações no Afeganistão são responsabilidade agora da OTAN. Os líderes Blair, Chirac e Schroeder estarão discutindo exatamente esse assunto, nesse fim de semana.
Analisando sob o ponto de vista militar brasileiro, uma participação no Iraque pode representar uma ruptura no atual marasmo, para não dizer o pântano que está envolvida a Defesa Brasileira e o pensamento estratégico nacional. Podendo oferecer de um batalhão até uma brigada significaria uma profunda e radical mudança para as três forças.
Nos anos 90, o oxigênio que as forças tiveram foi a participação em missões de paz: Angola (1 batalhão) e Timor Leste ( 8º grupo com membros do 1º Batalhão PE/RJ-66 homens embarcou em Maio 2003). A participação nessas missões serviu para atualizar em muito, vários pontos das Forças Armadas.
Outro enfoque, não comentado é o interesse comercial brasileiro na região. Sim temos interesses e de longa data e na área de petróleo. O Maior campo petrolífero do Iraque, Majnoon, foi descoberto pela Petrobrás, na década de 70. No recente encontro presidencial Brasil-USA(Junho2003), o presidente Bush ofereceu a participação, junto com a Halliburton, de explorações petrolíferas, no Iraque. E embora a saída da Petrobrás os laços comerciais entre Brasil e Iraque eram enormes, até a crise comercial durante a década de 80. Entre outras atividades tínhamos fábricas de: tratores, ar-condicionado e montadora de veículos.
Enfim o improvável do Ministro Viegas poderá ser provável.
-
- Júnior
- Contato:
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Re: Soldados Brasileiros no IRAQUE ??????
Morreu algum brasileiro lá?
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Ilya Ehrenburg
Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
-
- Sênior
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Ilya Ehrenburg escreveu:Morreu algum brasileiro lá?
O forista Ilya tb gosta de cemitérios heim?
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Morreu.Ilya Ehrenburg escreveu:Morreu algum brasileiro lá?
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Viktor Reznov
- Sênior
- Agradeceu: 1959 vezes
- Agradeceram: 796 vezes
Nossa. Em 2003 eu ainda era um adolescente gordo e cheio de espinhas.
I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Liga não...estamos em 2011 e eu SOU um adolescente cheio de espinhas...só não sou gordo ushauhsuahsuhaushuahsuahsuahsuahsuhCross escreveu:Nossa. Em 2003 eu ainda era um adolescente gordo e cheio de espinhas.
Teve um brasileiro que foi capturado ou atacado por terroristas lá no Iraque não? Mais algum além desse?
-
- Júnior
Conversando com um FE...ele me disse q seria enviado um Dofesp para Bagda em novembro, para fazer a segurança da embaixada que estaria voltando a "funcionar".
Mas tirando essa conversa, eu nao vi ou li nada sobre!
Mas tirando essa conversa, eu nao vi ou li nada sobre!
- MAJOR FRAGUAS
- Sênior
- Agradeceu: 88 vezes
- Agradeceram: 26 vezes
Só vejo uma chance disso tornar realidade: o Brasil ganhando um assento definitivo no CS da ONU!!!
Sds Coloradas
Sds Coloradas
- Bolovo
- Sênior
Mas no DB a gente só debate coisas de dez, vinte anos atrás, como por exemplo, a compra de novos caças para a FAB.Bourne escreveu:A notícia tem quase uma década.
- Ilya Ehrenburg
- Sênior
- Agradeceram: 1 vez
Ou o novo fuzil...Bolovo escreveu:Mas no DB a gente só debate coisas de dez, vinte anos atrás, como por exemplo, a compra de novos caças para a FAB.Bourne escreveu:A notícia tem quase uma década.
Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg
Ilya Ehrenburg
- Bolovo
- Sênior
Por isso mesmo. Nada fora do normal. Vou criar um tópico para discutirmos o fim da União Soviética.